Actualidade Nacional

Hendrix

Lugar Anual
31 Março 2025
1,229
2,496
Há um site (que todos os pais certamente consultam ou já consultaram...alguns até são "oradores") em que lá é que se aprende tudo sobre a sexualidade.

Agora ir para a escola aprender coisas básicas sobre sexualidade, isso é perder tempo e desencaminha os miúdos.
Eu não acho que desencaminhe os miúdos. Não me parece que a orientação sexual dependa do meio ambiente. Se fosse por isso ninguém era gay. Afinal de contas, somos todos fruto de relações heterossexuais.

O que me faz confusão nesta discussão é a ideia que se quer passar de incompatibilidade de temas.
Não é possível manter no programa educação sexual e introduzir literacia financeira?

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
27,903
44,485
Conquistas
7
109
Eu não acho que desencaminhe os miúdos. Não me parece que a orientação sexual dependa do meio ambiente. Se fosse por isso ninguém era gay. Afinal de contas, somos todos fruto de relações heterossexuais.

O que me faz confusão nesta discussão é a ideia que se quer passar de incompatibilidade de temas.
Não é possível manter no programa educação sexual e introduzir literacia financeira?
claro que é, a questão é que não querem mesmo essa educação sexual na escola
especialmente a que refere a existência de gays, Trans, etc.

é só uma medida para agradar ao pessoal do chega e cds e os mais conservadores do PSD.

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
27,903
44,485
Conquistas
7
109
os grupos de conservadores só fazem lobby por coisas para atrasar a sociedade.

arranjem uma máquina do tempo e vão para os anos 50, fds

• Like
Reações: grandeporto e Vlk

liebe_fcp

Bancada lateral
16 Junho 2017
925
1,346
Finalmente luz ao fundo do túnel para a literacia financeira, peca por tardia!

Agora, tenho de concordar que não era necessário abolir a educação sexual, poderiam perfeitamente coexistir. Acho um bocadinho mais útil do que aprender a tocar flauta ou tocar ferrinhos, por exemplo...

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,770
16,142
os grupos de conservadores só fazem lobby por coisas para atrasar a sociedade.

arranjem uma máquina do tempo e vão para os anos 50, fds
Sobre este assunto,

acho que é preferível ter um professor como role model que inclusivamente podia ser auxiliado por um psicólogo que naturalmente adaptaria os conteúdos às idades das crianças, começando por educar que não é ok permitir que sejam tocadas por adultos, que daria noções básicas sobre os seus orgãos reprodutivos, passando depois para as questões da sexualidade e do género, e do respeito nas relações efectivas e sexuais, como a questão do consentimento, por exemplo, do que deixar esse papel aos Numeiros e aos Big Brothers da vida.

Isso é o lado utópico da questão.

Depois há o lado realista: e o lado realista é que, na maior parte dos casos, as aulas de cidadania servem para produzir um deck sobre a importância de poupar água e pouco mais.

Finalmente há o lado político. E aí é como tu dizes, há um lado muito conservador da sociedade que está de novo a ganhar preponderância para quem o sexo é um assunto tabu e quanto menos se falar nisso melhor.

• Like
Reações: Vlk

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,586
7,954
46
Lisboa
Finalmente luz ao fundo do túnel para a literacia financeira, peca por tardia!

Agora, tenho de concordar que não era necessário abolir a educação sexual, poderiam perfeitamente coexistir. Acho um bocadinho mais útil do que aprender a tocar flauta ou tocar ferrinhos, por exemplo...
Podia haver uma disciplina para finanças e economia e manter a cidadania como ela era até agora (que é muito mais do que a educação sexual). Não percebo esta necessidade de se pôr as duas matérias em competição.

• Like
Reações: liebe_fcp

lexx4point0

Arquibancada
17 Março 2013
409
220
Sinceramente não entendo qual o problema de se ter Educação Sexual no ensino, especialmente no ensino secundário ( no 7 ano, os alunos já tem normalmente pelo menos 12 anos e já começam a ficar expostos a esses temas ). Também é claro que se deve abordar outros temos, como civismo, e conceitos básicos de literacia financeira, e outros assuntos do dia a dia ( regras de transito, uso da internet, etc ). Não se trata de doutrinar e tentar espetar uma ideologia, mas sim conceitos básicos que o comum cidadão deve estar informado.

liebe_fcp

Bancada lateral
16 Junho 2017
925
1,346
Numa cadeira dessas o Importante parece me é o CIVISMO.

Educação sexual ? As bases apenas .
Concordo e subscrevo.
Tudo o que passar de noções básicas do que é, do que representa, é asneira. O assunto género / preferência / identidade sexual é demasiado controverso para que se possa gerar algum tipo de consenso. O importante mesmo é passar o valor RESPEITO pelas opções de cada ser humano, sejam elas quais forem.

• Like
Reações: Dagerman

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,653
52,328
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
O Ventura e o Tavares são o mesmo tipo de político, usam as mesmas estratégias, livre, BE e chega são o mesmo tipo de partido, vivem do divisionismo, do ódio e da mentira. Tal como o eleitorado desses partidos é constituído pelo mesmo tipo de gente, sendo os mais radicais de ambos exatamente iguais, bullies que vivem do insulto e da ameaça, e que poluem todo o espaço de debate.

E claro que os do chega dizem que não são iguais aos do livre e vice versa, tal como a juve leo diz que não é igual ao no name..

O culto do lider tambem os caracteriza, quando o lider mente lá vêm eles repetir e aldrabar em cima das mentiras e justificar as mesmas. Como é óbvio... lol.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,770
16,142
O Ventura e o Tavares são o mesmo tipo de político, usam as mesmas estratégias, livre, BE e chega são o mesmo tipo de partido, vivem do divisionismo, do ódio e da mentira. Tal como o eleitorado desses partidos é constituído pelo mesmo tipo de gente, sendo os mais radicais de ambos exatamente iguais, bullies que vivem do insulto e da ameaça, e que poluem todo o espaço de debate.

E claro que os do chega dizem que não são iguais aos do livre e vice versa, tal como a juve leo diz que não é igual ao no name..

O culto do lider tambem os caracteriza, quando o lider mente lá vêm eles repetir e aldrabar em cima das mentiras e justificar as mesmas. Como é óbvio... lol.

Estou a ver que arranjaste uma nova rotina de humor, a seguir à contabilidade dos golos do Ronaldo e ao jornalismo de qualidade do jornal o Jogo. Essa do Livre e do CH ter o mesmo tipo de eleitorado que vive do ódio é óptima. ahahah

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,653
52,328
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Sinceramente não entendo qual o problema de se ter Educação Sexual no ensino, especialmente no ensino secundário ( no 7 ano, os alunos já tem normalmente pelo menos 12 anos e já começam a ficar expostos a esses temas ). Também é claro que se deve abordar outros temos, como civismo, e conceitos básicos de literacia financeira, e outros assuntos do dia a dia ( regras de transito, uso da internet, etc ). Não se trata de doutrinar e tentar espetar uma ideologia, mas sim conceitos básicos que o comum cidadão deve estar informado.
O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI), tutelado por Fernando Alexandre, garante que é "falso que a sexualidade tenha sido eliminada da disciplina" de Cidadania e Desenvolvimento, no entanto, numa nota explicativa, dá conta de que, "a nível internacional, a sexualidade não é um tema habitualmente abordado no âmbito das disciplinas de Cidadania", servindo esta, " sobretudo, o objetivo de promoção dos valores democráticos e da participação cívica, combatendo comportamentos discriminatórios".

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,770
16,142
Cheue

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
27,903
44,485
Conquistas
7
109
o termo 'ideologia de género' começou em grupos ultraconservadores e de extrema direita e já ne normalizou completamente em todo o lado...

agora até temos comentadores a usar esse termo nas tv's a toda a hora, também a propósito desta questão da cidadania nas escolas,

é preciso ter mesmo uma lata do caralho para dizer que isto é retirar ideologia da disciplina e não perceber que o querer retirar é ainda mais ideológico - é até pior que isso, é não querer reconhecer a realidade.

aliás, normalmente, mesmo os políticos, quando referem o quere retirar a ideologia das politicas, estão simplesmente a defender uma ideologia contrária enquanto se armam em pseudo-isentos.

31 Julho 2024
3,931
6,281

É assim mesmo, caralho. Mais folhas de Excel e menos dessas tretas de sexualidade que não interessam para nada.
Em termos de sexualidade, basta ensinar o básico. Não é preciso mais nada.

Ou queres que os professores ensinem o significado de cada letra da palavra LBTQ+?

Dava jeito era criarem uma disciplina literacia financeira.

• Like
Reações: liebe_fcp

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,770
16,142
Em termos de sexualidade, basta ensinar o básico. Não é preciso mais nada.

Ou queres que os professores ensinem o significado de cada letra da palavra LBTQ+?

Dava jeito era criarem uma disciplina literacia financeira.
Não digo as letras todas da sigla mas também não vão aprender o POC.

Eu acho piada que se diga que os putos são muito novos para saber o que é respeitar e aceitar a diversidade sexual mas já não são muito novos para aprender coisas como “contas bancárias, cartões de crédito, seguros e outros produtos e serviços financeiros para tomar decisões informadas” ou “Compreender como os impostos são calculados e como o sistema financeiro funciona para participar ativamente na sociedade”

os impostos são mais importantes do que a sexualidade? Conhecer produtos e serviços financeiros exige menos maturidade do que aceitar que uma rapariga pode gostar de outra rapariga sem que isso seja um problema? Querem tirar a ideologia das aulas de cidadania e acabam eles próprios por impor a sua ideologia com a sua obsessão com a importância da economia sobre o afecto.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,952
6,518
virtue signal para grunhos.
ideologia de género não existe.
Se transmites a crianças de 10 ou 12 anos a ideia de que o sexo delas não corresponde necessariamente com um género estás a incutir-lhes uma ideologia. Porque isso de ciência não tem nada. Uma coisa é admitir que numa ínfima minoria da população há pessoas que não se identificam com o sexo com que nasceram, e não há mal nenhum nisso, outra coisa é dizer que isso é normal. Se fosse normal (estatisticamente) os trans não seriam 1% ou menos da população. A única coisa que se deve ensinar às crianças é a aceitar a diferença. Quando o que se faz é PROMOVER a diferença, está-se a agredir psicologicamente a imensa maioria dos que não são "diferentes". E isso para mim é violência infantil.