Might is right é uma doutrina que funciona enquanto funciona, mas raramente funciona por muito tempo, sobretudo quando tu és um país com cinco milhões de habitantes rodeado por centenas de milhões de pessoas que consideras da religião errada, e como tal sub-humanas.
Se os judeus conhecessem palavras como diplomacia, negociação e tolerância, teriam podido estabelecer para sempre o seu estado naquela região. Só precisariam de tratar os árabes com um mínimo de justiça, dar aos palestinos o seu estado nas fronteiras de 1967, tal como sugeriu a resolução 242 da ONU, e procurar uma política de apaziguamento com os vizinhos, aproveitando para investir por lá e ganhar dinheiro e influência entre os árabes (como fizeram no passado ao longo de séculos)
Foram antes pela via do "queremos tudo e fodei-vos". Acho que vai acabar por correr mal para eles. A demografia, parecendo que não, is a bitch.
Em poucas palavras, duvido que o estado de Israel chegue a cumprir cem anos de existência (a não ser que mudem a sede para Kiev, o que não seria tão estranho quanto possa parecer à primeira vista.). Mas em 2048 cá estaremos, espero eu, para verificar o acerto da minha previsão.