A hipocrisia e falta de vergonha, de quem tantos telhados de vidro, é surreal.Felizmente que temos líderes que se demitem depois de mais de cem pessoas morrerem em incêndios. FELIZMENTE!
A hipocrisia e falta de vergonha, de quem tantos telhados de vidro, é surreal.Felizmente que temos líderes que se demitem depois de mais de cem pessoas morrerem em incêndios. FELIZMENTE!
A criminalidade no Estado Novo não era residual, posso explicar o porquê no novo tópico de História, passe a publicidade.Era um país de salários baixos, com uma taxa de analfabetismo enorme e onde 20% da população sobrevivia da agricultura.
Os pobres não tinham acesso a coisas como automóveis, reformas, subsídio de férias, educação superior ou cuidados de saúde (pelo menos no interior).
Em contrapartida havia solidariedade familiar e comunitária, missas e procissões a dar com um pau, o vinho era barato e a criminalidade era residual.
Com tudo isso, as pessoas eram tão felizes ou infelizes como hoje, porque embora o conforto fosse muito menor, não havia stress (e portanto os AVC eram quase desconhecidos).
Eu não trocava os dias de hoje pelos de 1970, mas o retrato dum Portugal muito triste e deprimido durante o salazarismo é treta de sociólogo lisboeta ressentido pelo facto de na sua juventude ser preciso oferecer uma aliança de casamento à namorada para lhe poder saltar à cueca.
Com essa descrição fizeste-me recuar a esses tempos.Era um país de salários baixos, com uma taxa de analfabetismo enorme e onde 20% da população sobrevivia da agricultura.
Os pobres não tinham acesso a coisas como automóveis, reformas, subsídio de férias, educação superior ou cuidados de saúde (pelo menos no interior).
Em contrapartida havia solidariedade familiar e comunitária, missas e procissões a dar com um pau, o vinho era barato e a criminalidade era residual.
Com tudo isso, as pessoas eram tão felizes ou infelizes como hoje, porque embora o conforto fosse muito menor, não havia stress (e portanto os AVC eram quase desconhecidos).
Eu não trocava os dias de hoje pelos de 1970, mas o retrato dum Portugal muito triste e deprimido durante o salazarismo é treta de sociólogo lisboeta ressentido pelo facto de na sua juventude ser preciso oferecer uma aliança de casamento à namorada para lhe poder saltar à cueca.
O pessoal nesses tempo morria de m3rdas que nem sabia....Com essa descrição fizeste-me recuar a esses tempos.
Eu digo-o sem problemas que as pessoas eram muito mais felizes nos anos 70/80 com pouco e miséria do que o conforto e tecnologia dos dias de hoje.
Falaste aí dos AVC e eu acrescento o cancro. Na minha juventude era raro ouvir que conhecido morreu de cancro ou Doenças cardiovasculares . Ou era de velhice ou acidente.
Leste o que escrevi?O pessoal nesses tempo morria de m3rdas que nem sabia....
Como é que iam saber se nem ao médico iam?
Exatamente, na era dos drones e nada, ainda temos fogos....drones a patrulhar a floresta inteira,
de preferência automáticos com rotas pré-definidas.
a GNR já utiliza drones...mas quantos?
e no entanto a esperança média de vida é bem maior agora...Leste o que escrevi?
As pessoas que conhecia no meu meio ou morriam de velhice ou de acidentes.
No partido ChegaNazi os gajos não sabem o que é esperança média de vida.....e no entanto a esperança média de vida é bem maior agora...
Deviam era ter que pagar pelos prejuízos causadosisto é que também não faz sentido...
penas suspensas deviam ser para crimes "leves"...
não para isto.
![]()
Pena de prisão suspensa para autor de 4 incêndios florestais em Aveiro
www.noticiasaominuto.com
4 incêndios, um deles desta dimensão:
"Este incêndio teve de ser extinto por 63 operacionais, oito viaturas e quatro meios aéreos"
e leva uns anitos de pena suspensa, não faz sentido.
Em relação à criminalidade, podes bem ter razão. Havia decerto mais violência conjugal do que hoje, e não me admiraria que o número de homicídios fosse igual ou maior, com as tradicionais disputas à sacholada por causa dum palmo de terra ou acesso a águas de rega, ou então as sessões de paulada nas romarias.A criminalidade no Estado Novo não era residual, posso explicar o porquê no novo tópico de História, passe a publicidade.
Não havia tanto stress...hmm. Não sei, não era nascido, mas parece-me que os tipos que foram para Ultramar podem não concordar.
Portugal era bastante pior naquela altura, principalmente para mulheres e pobres.
Devido a dois factores: taxa de mortalidade infantil muito mais baixa (vantagem de se nascer em hospitais em vez de em casa) e cuidados de saúde na velhice.e no entanto a esperança média de vida é bem maior agora...
Com a evolução da medicina é normal.e no entanto a esperança média de vida é bem maior agora...
O juiz responsável pela decisão devia ter a casa incendiada. Podia ser que pensasse duas vezes antes de soltar outro criminoso.isto é que também não faz sentido...
penas suspensas deviam ser para crimes "leves"...
não para isto.
![]()
Pena de prisão suspensa para autor de 4 incêndios florestais em Aveiro
www.noticiasaominuto.com
4 incêndios, um deles desta dimensão:
"Este incêndio teve de ser extinto por 63 operacionais, oito viaturas e quatro meios aéreos"
e leva uns anitos de pena suspensa, não faz sentido.
também se comia bem melhor em termos de qualidade...Devido a dois factores: taxa de mortalidade infantil muito mais baixa (vantagem de se nascer em hospitais em vez de em casa) e cuidados de saúde na velhice.
Por outro lado, há 50 anos morria-se com mais saúde do que hoje.
eu sinceramente não sei se é uma questão de de juízes específicos ou se é do sistema judicial inteiro...O juiz responsável pela decisão devia ter a casa incendiada. Podia ser que pensasse duas vezes antes de soltar outro criminoso.
Morreram duas pessoas num dos incêndios que esse fdp ateou, o prémio é ter pena suspensa. Só mesmo nesta farsa de país chamada Portugal, em que os criminosos têm mais direitos que quem cumpre a lei.
Mortes por cancro em PortugalCom a evolução da medicina é normal.
Não tenho estudos científicos que o comprovem, mas se calhar morre-se muito mais de cancro que nessas anos, por ex.
A alimentação e o estilo de vida eram muito diferentes.
Por estranho que possa parecer, morre-se muito mais por comer demasiado (e sobretudo mal) do que por comer pouco.também se comia bem melhor em termos de qualidade...
ainda que se passasse mais fome.
Vai de encontro à percepção que tinha.Mortes por cancro em Portugal
Em 1974: 11 693 (população 9,1M)
Em 2019: 28 330 (população 10,3M)
![]()
Incidência e mortalidade por cancro : Liga Portuguesa Contra o Cancro
IncidênciaA incidência do cancro é o número de novos casos de cancro que surgem numa população específica durante um determinado período de tempo (normawww.ligacontracancro.pt