Actualidade Nacional

Lucho75

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2015
19,444
28,508
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
O pessoal fala dos anos 70 como se não houvesse saúde em Portugal.

Eu Nasci em 75 num hospital público e a minha irmã em 70 também.

E espante-se, já tomávamos vacinas.

• Wow
Reações: Panda Azul e Branco

Psantos123

Bancada central
22 Fevereiro 2025
1,160
743
drones a patrulhar a floresta inteira,
de preferência automáticos com rotas pré-definidas.

a GNR já utiliza drones...mas quantos?
Exatamente, na era dos drones e nada, ainda temos fogos....

É porque é do interesse de alguém, não há qualquer dúvida!

Aliás se se plantaram mais de 1 milhão de hectares de eucaliptos, nos últimos 40 anos, foi mesmo para quê??

orlandomro

Bancada lateral
21 Agosto 2016
977
801

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
6,072
6,845
A criminalidade no Estado Novo não era residual, posso explicar o porquê no novo tópico de História, passe a publicidade.

Não havia tanto stress...hmm. Não sei, não era nascido, mas parece-me que os tipos que foram para Ultramar podem não concordar.

Portugal era bastante pior naquela altura, principalmente para mulheres e pobres.
Em relação à criminalidade, podes bem ter razão. Havia decerto mais violência conjugal do que hoje, e não me admiraria que o número de homicídios fosse igual ou maior, com as tradicionais disputas à sacholada por causa dum palmo de terra ou acesso a águas de rega, ou então as sessões de paulada nas romarias.

Em relação ao stress, não duvides que era muito menor. Primeiro porque os trabalhadores não demoravam uma ou duas horas a chegar ao emprego, depois porque as expectativas e o espírito de competição eram muito mais baixas. Outra coisa de que não duvido, e que é consequência do que acabei de dizer, é que as pessoas são mais infelizes hoje do que nessa época, apesar de todos os confortos e progressos. Porque a felicidade só marginalmente depende dos bens materiais.

• Like
Reações: Lucho75

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
6,072
6,845
e no entanto a esperança média de vida é bem maior agora...
Devido a dois factores: taxa de mortalidade infantil muito mais baixa (vantagem de se nascer em hospitais em vez de em casa) e cuidados de saúde na velhice.
Por outro lado, há 50 anos morria-se com mais saúde do que hoje.

• Like

Lucho75

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2015
19,444
28,508
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
e no entanto a esperança média de vida é bem maior agora...
Com a evolução da medicina é normal.

Não tenho estudos científicos que o comprovem, mas se calhar morre-se muito mais de cancro que nessas anos, por ex.

A alimentação e o estilo de vida eram muito diferentes.

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
8,475
16,950
Conquistas
5
  • Artur Jorge
  • Jorge Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
isto é que também não faz sentido...
penas suspensas deviam ser para crimes "leves"...

não para isto.

4 incêndios, um deles desta dimensão:
"Este incêndio teve de ser extinto por 63 operacionais, oito viaturas e quatro meios aéreos"
e leva uns anitos de pena suspensa, não faz sentido.
O juiz responsável pela decisão devia ter a casa incendiada. Podia ser que pensasse duas vezes antes de soltar outro criminoso.

Morreram duas pessoas num dos incêndios que esse fdp ateou, o prémio é ter pena suspensa. Só mesmo nesta farsa de país chamada Portugal, em que os criminosos têm mais direitos que quem cumpre a lei.

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
28,234
45,003
Conquistas
7
109
Devido a dois factores: taxa de mortalidade infantil muito mais baixa (vantagem de se nascer em hospitais em vez de em casa) e cuidados de saúde na velhice.
Por outro lado, há 50 anos morria-se com mais saúde do que hoje.
também se comia bem melhor em termos de qualidade...

ainda que se passasse mais fome.

• Like
Reações: Dagerman

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
28,234
45,003
Conquistas
7
109
O juiz responsável pela decisão devia ter a casa incendiada. Podia ser que pensasse duas vezes antes de soltar outro criminoso.

Morreram duas pessoas num dos incêndios que esse fdp ateou, o prémio é ter pena suspensa. Só mesmo nesta farsa de país chamada Portugal, em que os criminosos têm mais direitos que quem cumpre a lei.
eu sinceramente não sei se é uma questão de de juízes específicos ou se é do sistema judicial inteiro...

alguém que tenha mais conhecimento disso do que eu que explique...

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
6,072
6,845
Com a evolução da medicina é normal.

Não tenho estudos científicos que o comprovem, mas se calhar morre-se muito mais de cancro que nessas anos, por ex.

A alimentação e o estilo de vida eram muito diferentes.
Mortes por cancro em Portugal
Em 1974: 11 693 (população 9,1M)
Em 2019: 28 330 (população 10,3M)

• Like

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
6,072
6,845
também se comia bem melhor em termos de qualidade...

ainda que se passasse mais fome.
Por estranho que possa parecer, morre-se muito mais por comer demasiado (e sobretudo mal) do que por comer pouco.
Não é por acaso que o último grito em matéria de saúde é o jejum.

• Like
Reações: Cheue

Lucho75

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2015
19,444
28,508
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
  • Like
Reações: Dagerman

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
28,234
45,003
Conquistas
7
109
Por estranho que possa parecer, morre-se muito mais por comer demasiado (e sobretudo mal) do que por comer pouco.
Não é por acaso que o último grito em matéria de saúde é o jejum.
hoje em dia há multiplos corredores inteiros de supermercado de merda que nunca, nunca se devia comer.
muita dela até publicitada logo para as crianças - certos cereais, bollycaos, merdocaos etc...

e contra mim falo, porque o único vicio que tenho é a merda do açúcar.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
77,025
53,003
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Mortes por cancro em Portugal
Em 1974: 11 693 (população 9,1M)
Em 2019: 28 330 (população 10,3M)

Se não era diagnosticado não contava como morte por cancro... alem de que as pessoas morriam mais novas e o cancro acontece em idades mais avançadas.

• Like

Lucho75

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2015
19,444
28,508
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
hoje em dia há multiplos corredores inteiros de supermercado de merda que nunca, nunca se devia comer.
muita dela até publicitada logo para as crianças - certos cereais, bollycaos, merdocaos etc...

A comida processada é um autêntico veneno e uma das causas para certos cancros.

Alguma faz mais mal que beber álcool.... De forma moderada é claro

• Like

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
77,025
53,003
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19

O açucar é facil de deixar, é só quereres.

8 Fevereiro 2023
16,372
21,231
Se o número do teu nick é indicador da tua idade, tu és mais velho que eu.

Tu tens noção do que era este país há 50 anos atrás ?

Fazes alguma ideia da idade da pedra que se vivia no antigo regime nessa altura, comparado com o resto da Europa ocidental ?

Se já não tens a sorte de ter familiares que viveram nesse tempo, sai à rua e fala com idosos que tenham vivido.

Dizem e repetem slogans como se não tivessem meio cérebro sequer para pensar, como se este país no último meio século não tivesse tido uma evolução brutal em tudo que é indices de uma sociedade moderna e democrática.

Há coisas a melhorar ?

No shit Sherlock, news flash, haverá sempre, até ao dia em que todas as pessoas possam viver num humilde apartamento de 30... perdão, de 70m2, num condomínio privado, com piscina, segurança privada, etc, até esse dia chegue, haverá sempre coisas a melhorar, aqui e em todo o lado.

Agora repetirem esse disco riscado, como se os últimos 50 anos tivessem sido maus para a população portuguesa, comparado com o que existia no antigo regime, tenham vergonha na cara pa.

Os factos são lixados e isto nem 20% mostra.