#Basquetebol FIBA Europe Cup 3ª J.: FC Porto-Rostock Seawolves 87-75

Pixies

Bancada central
4 Junho 2014
2,073
2,039
Acho que estamos a sobreavaliar o jogo de ontem.

Foi um excelente resultado, mas o Miguel Maria, o Dunn e o Vlad não eram bestas, e agora não são bestiais. E na realidade não somos bons quando ganhamos e maus quando perdemos.

Também não acho que tenha propriamente a ver com a ausência do Riley.

Na realidade fizemos um jogo mais coeso colectivamente, principalmente atrás.
Coeso e coletivo não combina com Riley. Aliás como defesa e Riley são opostos.

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,805
18,519
Acho que estamos a sobreavaliar o jogo de ontem.

Foi um excelente resultado, mas o Miguel Maria, o Dunn e o Vlad não eram bestas, e agora não são bestiais. E na realidade não somos bons quando ganhamos e maus quando perdemos.

Também não acho que tenha propriamente a ver com a ausência do Riley.

Na realidade fizemos um jogo mais coeso colectivamente, principalmente atrás.
Não acho que é uma questão de serem bestas ou bestiais, mas estes jogos serviram para provar algumas coisas. O Guerreiro o ano passado mal teve minutos e agora foi chamado e tem cumprido muito bem. O Miguel Maria mostrou que é capaz de organizar bem o jogo. Pouco jogou na época passada. O Delgado foi muito importante quando entrou, pouco jogava também.

Estes jogos para mim provam que os nossos portugueses têm mais qualidade do que a opinião que o Sá tinham deles. Na época passada quando jogamos a final do campeonato contra as toupeiras, os nossos americanos tinham muito mais minutos acumulados que os deles. Foram muitos jogos na época passada com rotações entre os 6 americanos na ficha de jogo e o Miguel Queiroz. Espero que isso este ano não se repita. O Maria merece minutos, o Vlad merece minutos, o Guerreiro merece minutos e o Delgado merece minutos!

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
26,774
19,403
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Não acho que é uma questão de serem bestas ou bestiais, mas estes jogos serviram para provar algumas coisas. O Guerreiro o ano passado mal teve minutos e agora foi chamado e tem cumprido muito bem. O Miguel Maria mostrou que é capaz de organizar bem o jogo. Pouco jogou na época passada. O Delgado foi muito importante quando entrou, pouco jogava também.

Estes jogos para mim provam que os nossos portugueses têm mais qualidade do que a opinião que o Sá tinham deles. Na época passada quando jogamos a final do campeonato contra as toupeiras, os nossos americanos tinham muito mais minutos acumulados que os deles. Foram muitos jogos na época passada com rotações entre os 6 americanos na ficha de jogo e o Miguel Queiroz. Espero que isso este ano não se repita. O Maria merece minutos, o Vlad merece minutos, o Guerreiro merece minutos e o Delgado merece minutos!
Faltou referir que isso tudo aconteceu porque tinhas 3 estrangeiros.

Quando tiveres 6, que minutos vai ter o Guerreiro e o Miguel Maria?

O Maria, Guerreiro e Vlad merecem mais minutos? Talvez. Mas se cada americano jogar 30 minutos (vão jogar mais, certamente), sobram 20 minutos a dividir por Vlad, Maria, Gonçalo e Guerreiro. Dá 5 minutos, em média, a cada um.

Temos de compreender que o basquetebol é um jogo que baseia muito o seu rendimento na utilização (minutos e usage).
Com 6 estrangeiros, é impossível termos um jogo combinado estatisticamente, como o de ontem.

RR11

Lugar Anual
5 Março 2020
2,955
3,060
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20

O Maria, Guerreiro e Vlad merecem mais minutos? Talvez. Mas se cada americano jogar 30 minutos (vão jogar mais, certamente), sobram 20 minutos a dividir por Vlad, Maria, Gonçalo e Guerreiro. Dá 5 minutos, em média, a cada um.

Temos de compreender que o basquetebol é um jogo que baseia muito o seu rendimento na utilização (minutos e usage).
Com 6 estrangeiros, é impossível termos um jogo combinado estatisticamente, como o de ontem.
Contra metade das equipas da Liga, podem e devem ter mais que isso. Nos jogos contra os restantes candidatos e jogos europeus, não. Tem de haver um equilíbrio.

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
26,774
19,403
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Contra metade das equipas da Liga, podem e devem ter mais que isso. Nos jogos contra os restantes candidatos e jogos europeus, não. Tem de haver um equilíbrio.
Estou a falar em jogos competitivos.

Obviamente que não estou a falar em jogos com as equipas mais fracas, como é evidente. Aí até o Santiago e o Carrera podem e devem jogar.

O Vlad ontem fez 18/11. Excelente.

Mas vai haver mais algum jogo, em toda a temporada, em que vai jogar 38 minutos?

• Like
Reações: zeco e RR11

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,805
18,519

Eu estou de acordo com isso, mas se olhares para o exemplo da época passada, o Porto acabou a época com 7 jogadores com mais de 1.000 minutos de utilização. O Benfica acabou com 2. O jogador do Benfica com mais minutos de utilização foi o Broussard com 1119 minutos. No Porto o Douglas teve 1552 minutos, o Landis 1402, Xeyrius 1272, Marble 1242, Fayne 1187, Washpun 1185 e Queiroz 1060. Tivemos os 6 americanos mais utilizados com mais minutos que o jogador mais utilizado do Benfica. O Douglas teve o equivalente a mais 10 jogos completos que o Broussard. Que achaste do desempenho do Douglas na final?

O jogo de ontem para mim prova que temos portugueses com qualidade suficiente para não repetir esta situação. Se descansarmos cada americano mais 2 ou 3 minutos, no fim do jogo são 12-18 minutos a mais para outros jogarem.

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
26,774
19,403
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Eu estou de acordo com isso, mas se olhares para o exemplo da época passada, o Porto acabou a época com 7 jogadores com mais de 1.000 minutos de utilização. O Benfica acabou com 2. O jogador do Benfica com mais minutos de utilização foi o Broussard com 1119 minutos. No Porto o Douglas teve 1552 minutos, o Landis 1402, Xeyrius 1272, Marble 1242, Fayne 1187, Washpun 1185 e Queiroz 1060. Tivemos os 6 americanos mais utilizados com mais minutos que o jogador mais utilizado do Benfica. O Douglas teve o equivalente a mais 10 jogos completos que o Broussard. Que achaste do desempenho do Douglas na final?

O jogo de ontem para mim prova que temos portugueses com qualidade suficiente para não repetir esta situação. Se descansarmos cada americano mais 2 ou 3 minutos, no fim do jogo são 12-18 minutos a mais para outros jogarem.
Estás a dizer isso a mim, que desde o 1º ano critico o Sá por derreter a equipa nas fases regulares, para depois nos PO cairmos de um penhasco?

O jogo de ontem provou que temos portugueses de qualidade? Talvez. E o jogo anterior, provou o quê?

O Vlad é o craque dos 18/11 ou o jogador dos 6 pontos e 1 ressalto da partida anterior?

Temos de ter um bocado de coerência e consistência de avaliação, senão andamos ao sabor do vento (e dos resultados)

Pixies

Bancada central
4 Junho 2014
2,073
2,039
Estás a dizer isso a mim, que desde o 1º ano critico o Sá por derreter a equipa nas fases regulares, para depois nos PO cairmos de um penhasco?

O jogo de ontem provou que temos portugueses de qualidade? Talvez. E o jogo anterior, provou o quê?

O Vlad é o craque dos 18/11 ou o jogador dos 6 pontos e 1 ressalto da partida anterior?

Temos de ter um bocado de coerência e consistência de avaliação, senão andamos ao sabor do vento (e dos resultados)
Se jogam 5 / 10 minutos vão provar o quê? A gestão do Gonçalo Delgado o ano passado foi criminosa. Quando tinhas um tronco que não sabia jogar de costas para o cesto, limitado no lançamento e ll.

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
26,774
19,403
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Li e compreendi mal. Mas como encaixas o Riley num jogo coletivo e que seja efetivo a defender? Burro velho não aprende línguas.
Não discordo do que argumentas

O meu ponto era só vincar que a mudança do Riley pelo Maria (no encaixe defensivo) não é um upgrade. Na minha opinião, claro.

Isto não é em defesa do Riley, nem uma critica ao Miguel.

• Like
Reações: FCPORTO2016

Psantos123

Bancada central
22 Fevereiro 2025
1,505
1,022
Não vi o jogo de ontem.

Mas vi o 3 período contra o Zbord, como tenho visto muitos jogos contra os Bois de vermelho, incluindo a miséria que foi o playoff do ano passado.

Não me fodam, este treinador não é treinador para a nossa equipa, ponto parágrafo!!

Já o Miguel Maria, faz-me lembrar o Otávio Sapateiro no futebol.....

Também fazia de vez em quando uns cortes do caralho, e a seguir enterrava a equipa continuamente......

E lá vinham certos camaradas aqui com a puta da conversa, que não era tão mau como pintavam...., que estava em crescimento....., que merecia mais oportunidades.....

RR11

Lugar Anual
5 Março 2020
2,955
3,060
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Não vi o jogo de ontem.

Mas vi o 3 período contra o Zbord, como tenho visto muitos jogos contra os Bois de vermelho, incluindo a miséria que foi o playoff do ano passado.

Não me fodam, este treinador não é treinador para a nossa equipa, ponto parágrafo!!

Já o Miguel Maria, faz-me lembrar o Otávio Sapateiro no futebol.....

Também fazia de vez em quando uns cortes do caralho, e a seguir enterrava a equipa continuamente......

E lá vinham certos camaradas aqui com a puta da conversa, que não era tão mau como pintavam...., que estava em crescimento....., que merecia mais oportunidades.....
Não tenho a menor dúvida que o Miguel Maria num não grande fazia números. Outro dia o Hugo Ferreira fez bons números pelo Esgueira, se o Miguel Maria jogasse numa equipa destas ia fazer bons números consistentemente e iam pedi-lo para cá. Tudo depende do contexto.

Pixies

Bancada central
4 Junho 2014
2,073
2,039
Não discordo do que argumentas

O meu ponto era só vincar que a mudança do Riley pelo Maria (no encaixe defensivo) não é um upgrade. Na minha opinião, claro.

Isto não é em defesa do Riley, nem uma critica ao Miguel.
Estou a vontade porque falo desde que veio a baila o possível regresso do Riley. Eu prefiro o MM ao Riley todos os dias. Mesmo não marcando 25 pontos por jogo.

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
26,774
19,403
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Estou a vontade porque falo desde que veio a baila o possível regresso do Riley. Eu prefiro o MM ao Riley todos os dias. Mesmo não marcando 25 pontos por jogo.
Há duas coisas diferentes.

Uma é as características do Riley, outra é o seu rendimento.

Em relação às características, não será unanime (nada é, hoje em dia), mas quase, que não é o jogador que a equipa precisa ou deveria contratar.

Outra coisa diferente é o seu rendimento. E, dentro do que é o seu jogo, o Riley tem cumprido. Tem marcado, em volume, com uma eficácia boa, para não dizer até excelente.

Agora, convém lembrar, pela quadragésima vez, que o Riley já jogou cá. E por esse motivo, todos já sabemos que o Riley é jogador de streetbasket, que joga sozinho, que na defesa fica a ver jogar, e que normalmente só passa a bola ao cesto. Para além de tudo isto, é um atleta por norma ineficiente. Agora, se já estamos a malhar forte e feio nele, e tem sido eficiente, quando chegar a ineficiência vai ser fuzilado..

Mas a culpa não é dele. Se levas um vegetariano para almoçar picanha na churrasqueira, no fim de contas o culpado não é ele..

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,805
18,519

Pessoalmente não estou à espera que o Vlad faça outro jogo assim. Também não estou à espera que o Miguel Maria faça outro jogo com 14 assistências. Por a razão simples que não vão ter minutos para isso.

O meu ponto é que temos qualidade nos portugueses para ter mais minutos do que o tiveram na época passada. Como tu dizes, o Sá anda a torrar jogadores na fase regular. Temos qualidade para não ter que fazer isso!

• Like
Reações: Pixies e Pombal