Mundo Automóvel

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
80,163
57,139
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Conheci uma pessoa que não queria carros com vidros eléctricos... Aliás, quando menos coisas electrónicas e electricas tivesse melhor. A malta gozava com ele, que devia era ter um carro a carburador dos anos 60....
Eu acho que talvez tenhamos passado o sweet spot ai por 2007-2015, em que os carros já traziam todos os dispositivos de segurança, conforto e motores eficientes, e não tinham excesso de sistema, e eram relativamente simples de fazer manutenção.

O futuro o dirá, mas acho que os carros atuais vão ser muito complicados de manter, por outro lado as pessoas atualmente tambem trocam mais de carro só porque sim, por isso se calhar não tem tanta relevância.

Karadavis

Tribuna Presidencial
24 Outubro 2017
6,669
8,558
Amegos, digam de vossa justiça. Tenho 2 carros a gasóleo que me estão a chupar o dinheiro todo, então pensei e disse á Maria: vamos comprar um frigorífico a pilhas, ela ficou confusa e eu lá lhe expliquei o que consegui.
Que carros a pilhas aconselham para uma família com 2 crianças, em princípio novo ou poucos KMS até 35/40k. A maria faz cerca de 50km/dia. Esqueçam a Tesla que não curto a pinta do musk

jorgebest

Lugar Anual
2 Junho 2020
7,602
8,660
Amegos, digam de vossa justiça. Tenho 2 carros a gasóleo que me estão a chupar o dinheiro todo, então pensei e disse á Maria: vamos comprar um frigorífico a pilhas, ela ficou confusa e eu lá lhe expliquei o que consegui.
Que carros a pilhas aconselham para uma família com 2 crianças, em princípio novo ou poucos KMS até 35/40k. A maria faz cerca de 50km/dia. Esqueçam a Tesla que não curto a pinta do musk
Elétricos ainda não é um bom investimento a longo prazo, porque não é uma tecnologia consolidada. Quem comprou elétricos há 3-4 anos está com um veículo super desvalorizado e com pouca autonomia comparado com os de hoje. Eu pessoalmente estou a aguardar mais uns meses para ver o que a Toyota vai fazer com as novas baterias.

Dito isto, se tivesse que comprar já e como também tenho uma bebé, seria entre um Skoda Enyaq 85 (cerca de 580km WLTP) e um Volvo ali de tamanho médio e dentro do plafond empresarial.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
80,163
57,139
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Elétricos ainda não é um bom investimento a longo prazo, porque não é uma tecnologia consolidada. Quem comprou elétricos há 3-4 anos está com um veículo super desvalorizado e com pouca autonomia comparado com os de hoje. Eu pessoalmente estou a aguardar mais uns meses para ver o que a Toyota vai fazer com as novas baterias.

Dito isto, se tivesse que comprar já e como também tenho uma bebé, seria entre um Skoda Enyaq 85 (cerca de 580km WLTP) e um Volvo ali de tamanho médio e dentro do plafond empresarial.
Os carros há 4 anos tinham autonomias semelhantes.

Quanto ao resto nestas coisas tem que se analisar cada caso, se andares muito o EV vai compensar muito, se comprares usado ainda compensa mais, agora se andares pouco e comprares novo provavelmente não justifica.

Toyota pagas bem pelo carro...

• Like
Reações: jorgebest

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
80,163
57,139
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Para a troca fazer sentido financeiramente tens que comprar um usado, e não tenha um valor muito maior que o carro que tens.

• Like
Reações: Karadavis

Karadavis

Tribuna Presidencial
24 Outubro 2017
6,669
8,558
Para a troca fazer sentido financeiramente tens que comprar um usado, e não tenha um valor muito maior que o carro que tens.
O valor dos que tenho atualmente deve ser 2mil e outro 8mil, ambos já têm para cima de 200mil kms. Já não compro carro há 12 anos 😁 entre as manutenções que tenho gasto neles, que com a idade e kilometragem é normal, e gastar 180 paus/mês para a Maria ir trabalhar tem sido um arrombo.
Entre dar mais 5/10k a mais num elétrico vs um híbrido ou gasolina acho que faz sentido ou estarei a ver mal?

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
49,176
81,550
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Entre dar mais 5/10k a mais num elétrico
Quando tiveres um elétrico nunca mais olhas para trás. A suavidade e facilidade da condução, o silêncio, o que poupas em manutenção. Sabendo onde carregar nos sítios públicos mais baratos compensa mais do que a gasolina, ainda mais agora. Se carregares em casa ainda mais.

A rede de postos está a expandir-se a grande velocidade eliminando praticamente a "ansiedade da autonomia". Em viagens mais longas, dependendo da autonomia do carro, terás que planear onde parar e parar mais vezes mas isso depende de cada um. Se és alguém que gosta de estar a conduzir sem parar durante 4 horas ou assim então o elétrico pode não ser para ti. Se gostas de ir parando de vez em quando então não terás problemas.

Atenção que a autonomia que os fabricantes "vendem" não é real, especialmente em autoestrada. Por exemplo, se saires para uma viagem longa com o carro carregado a 100% (uns 470km, vá, no caso do meu) fica a saber que esses 470km serão menos, talvez 350km ou assim, dependendo se tens pé pesado ou não mas isso é como nos carros a combustível. Se acelerares mais gastas mais.

Dito isto, nesta altura um elétrico, especialmente em cidade, é ótimo e serve bem a maioria das pessoas. Há adaptações que têm que ser feitas, nomeadamente em cidades onde não haja tantos carregadores públicos - se não tiveres onde carregar sem casa - em que terás que planear a altura em que deixas o carro a carregar, provavelmente em carregadores lentos ou semi lentos. Mas é uma questão de hábito. Nem todos se adaptam. Os carros estão parados a maioria do seu tempo útil. Haverá o tempo em que os governantes vão perceber que montar tomadas de carregamento em postes de iluminação - usando a rede já montada - e até nos lancis de passeios são boas opções para se deixar os carros a carregar durante a noite, por exemplo.

Tenho elétrico há quase 2 anos e estou completamente maravilhado. Nunca tive problemas em carregar - tenho vários cartões CEME - e já viajei bastante por Portugal. Por exemplo, Porto-Lisboa, basta-te parar num dos postos da Tesla - estão abertos a todas as marcas - na Mealhada ou em Fátima. Nas auto estradas há postos de carregamento EV em quase todo o lado.

Ainda há alguma falta de civismo nos postos de carregamento: donos de carros a combustão que estacionam ilegalmente lá, à patrão, donos de EV que estacionam sem estarem a carregar - é ilegal. As pessoas confundem os postos de carregamentos de EV com lugares de estacionamento. Não são lugares de estacionamento, são postos de abastecimento, tal como o lugar de abastecimento num bomba de gasolina. Não deixarias lá o teu carro estacionado o dia todo, certo?

Mais coisas: há quem goste de "sentir o carro" e do "barulho do ronco do motor" e de ter que usar os dois pés e a mão para mudar as mudanças para ter a "noção de condução". São gostos. Na verdade, em termos de eficiência e facilidade de condução, são argumentos que não fazem sentido, na minha opinião de 33 anos de carta, 31 deles a conduzir carros a combustão com mudanças manuais.

Última edição:

Rower

Bancada central
3 Junho 2014
1,856
3,487
Eu fiz test drive a alguns eléctricos e gostei muito da experiência. Gostei muito do Polestar 4, do Model 3 e Y (também não gosto do Musk, mas o produto tem qualidade) e também do Ionic 5. Podes tentar fazer um test drive de 3 dias para teres uma ideia melhor do que implica o carro eléctrico. A Volvo deixava fazer isso, pelo menos com o EX90(incrível, mas caro).
No entanto, pela qualidade/preço e por ter de fazer algumas viagens mais longas, acabei por comprar outra vez um carro a gasolina. Estão a sair modelos eléctricos muito porreiros, e na próxima quase de certeza que vou por aí. Mas para já ainda não me convenceu a 100%.

• Like

jorgebest

Lugar Anual
2 Junho 2020
7,602
8,660
O valor dos que tenho atualmente deve ser 2mil e outro 8mil, ambos já têm para cima de 200mil kms. Já não compro carro há 12 anos 😁 entre as manutenções que tenho gasto neles, que com a idade e kilometragem é normal, e gastar 180 paus/mês para a Maria ir trabalhar tem sido um arrombo.
Entre dar mais 5/10k a mais num elétrico vs um híbrido ou gasolina acho que faz sentido ou estarei a ver mal?
Há que ter em conta factores como autonomia diária e se podes carregar no trabalho ou em casa, se compras pela empresa ou particular.. Um plug-in com autonomia de 100km também é boa opção, tem boas vantagens fiscais ainda que não tanto como um elétrico. Mas é um meio-termo a ter em conta, sobretudo se podes carregar no trabalho. Os VW ou até um Seat Leon PHEV fazem mais de 100km com motor elétrico..

Karadavis

Tribuna Presidencial
24 Outubro 2017
6,669
8,558
Há que ter em conta factores como autonomia diária e se podes carregar no trabalho ou em casa, se compras pela empresa ou particular.. Um plug-in com autonomia de 100km também é boa opção, tem boas vantagens fiscais ainda que não tanto como um elétrico. Mas é um meio-termo a ter em conta, sobretudo se podes carregar no trabalho. Os VW ou até um Seat Leon PHEV fazem mais de 100km com motor elétrico..
Obviamente carregar em casa nem colocava a hipótese de carregar na rua. Qual a vantagem de um plug in vs elétrico? Não ter que parar para carregar numa viagem mais longa?

jorgebest

Lugar Anual
2 Junho 2020
7,602
8,660
Obviamente carregar em casa nem colocava a hipótese de carregar na rua. Qual a vantagem de um plug in vs elétrico? Não ter que parar para carregar numa viagem mais longa?
Um plug-in no fundo é um carro típico a gasolina mas também com motor elétrico que te permite fazer uns 100km sem gastar "gota". É o ideal para quem ainda não quer dar o salto completo. Lá na empresa é tudo plug-in porque, lá está, chegam ao trabalho e deixam o carro a carregar, não precisando de o fazer em casa. E depois se precisares de ir ao alentejo fazes o resto a gasolina como um carro normal.

A desvantagem em relação aos 100% elétricos é o carregamento mais frequente por isso se calhar não compensa para quem não pode deixar a carregar no trabalho..

• Like

Moxley

Bancada central
1 Novembro 2014
2,177
1,478
Mas já ias trocar de carro ou vais trocar porque queres poupar?

Fazendo contas de merceeiro:

30k€ dá cerca de 15000L de gasóleo, considerando 2€/L. Se o teu carro consumir uns 6L/100, consegues fazer 250k km com os 30k€.
Se a esposa faz 50km/dia, isso dá uns ~18k/20k km/ano. Ao fim de uns ~10/12 anos terias retorno do investimento do carro elétrico, considerando apenas o gasto em combustível.

Isto, claro, ignorando subidas do preço do combustível, IUC, manutenções, etc.

• Like

Karadavis

Tribuna Presidencial
24 Outubro 2017
6,669
8,558
Mas já ias trocar de carro ou vais trocar porque queres poupar?

Fazendo contas de merceeiro:

30k€ dá cerca de 15000L de gasóleo, considerando 2€/L. Se o teu carro consumir uns 6L/100, consegues fazer 250k km com os 30k€.
Se a esposa faz 50km/dia, isso dá uns ~18k/20k km/ano. Ao fim de uns ~10/12 anos terias retorno do investimento do carro elétrico, considerando apenas o gasto em combustível.

Isto, claro, ignorando subidas do preço do combustível, IUC, manutenções, etc.
Mais tarde ou mais cedo iríamos trocar, apesar de gostar dos carros que tenho, já estão ultrapassados e no último ano tenho gasto bastante em manutenções que a meu ver já não se justificam. O problema é convencer a Maria porque para ela o carro é só para ir de A a B e não se importa se é de 2004 ou de 2026 no entanto já está a ficar farta de gastar dinheiro neles 😁 a ver vamos.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
80,163
57,139
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Mais tarde ou mais cedo iríamos trocar, apesar de gostar dos carros que tenho, já estão ultrapassados e no último ano tenho gasto bastante em manutenções que a meu ver já não se justificam. O problema é convencer a Maria porque para ela o carro é só para ir de A a B e não se importa se é de 2004 ou de 2026 no entanto já está a ficar farta de gastar dinheiro neles 😁 a ver vamos.
Eu acho que se o custo de um carro novo não te faz diferença nenhuma no orçamento estás a ver bem, caso contrario acho que estás a ver mal, no final o carro pode ser mesmo para ir do ponto A para o B, e o capital que vais ter que meter ou os juros que vais pagar sobre ele mais desvalorização vai ser dificil de compensar.