Entre dar mais 5/10k a mais num elétrico
Quando tiveres um elétrico nunca mais olhas para trás. A suavidade e facilidade da condução, o silêncio, o que poupas em manutenção. Sabendo onde carregar nos sítios públicos mais baratos compensa mais do que a gasolina, ainda mais agora. Se carregares em casa ainda mais.
A rede de postos está a expandir-se a grande velocidade eliminando praticamente a "ansiedade da autonomia". Em viagens mais longas, dependendo da autonomia do carro, terás que planear onde parar e parar mais vezes mas isso depende de cada um. Se és alguém que gosta de estar a conduzir sem parar durante 4 horas ou assim então o elétrico pode não ser para ti. Se gostas de ir parando de vez em quando então não terás problemas.
Atenção que a autonomia que os fabricantes "vendem" não é real, especialmente em autoestrada. Por exemplo, se saires para uma viagem longa com o carro carregado a 100% (uns 470km, vá, no caso do meu) fica a saber que esses 470km serão menos, talvez 350km ou assim, dependendo se tens pé pesado ou não mas isso é como nos carros a combustível. Se acelerares mais gastas mais.
Dito isto, nesta altura um elétrico, especialmente em cidade, é ótimo e serve bem a maioria das pessoas. Há adaptações que têm que ser feitas, nomeadamente em cidades onde não haja tantos carregadores públicos - se não tiveres onde carregar sem casa - em que terás que planear a altura em que deixas o carro a carregar, provavelmente em carregadores lentos ou semi lentos. Mas é uma questão de hábito. Nem todos se adaptam. Os carros estão parados a maioria do seu tempo útil. Haverá o tempo em que os governantes vão perceber que montar tomadas de carregamento em postes de iluminação - usando a rede já montada - e até nos lancis de passeios são boas opções para se deixar os carros a carregar durante a noite, por exemplo.
Tenho elétrico há quase 2 anos e estou completamente maravilhado. Nunca tive problemas em carregar - tenho vários cartões CEME - e já viajei bastante por Portugal. Por exemplo, Porto-Lisboa, basta-te parar num dos postos da Tesla - estão abertos a todas as marcas - na Mealhada ou em Fátima. Nas auto estradas há postos de carregamento EV em quase todo o lado.
Ainda há alguma falta de civismo nos postos de carregamento: donos de carros a combustão que estacionam ilegalmente lá, à patrão, donos de EV que estacionam sem estarem a carregar - é ilegal. As pessoas confundem os postos de carregamentos de EV com lugares de estacionamento. Não são lugares de estacionamento, são postos de abastecimento, tal como o lugar de abastecimento num bomba de gasolina. Não deixarias lá o teu carro estacionado o dia todo, certo?
Mais coisas: há quem goste de "sentir o carro" e do "barulho do ronco do motor" e de ter que usar os dois pés e a mão para mudar as mudanças para ter a "noção de condução". São gostos. Na verdade, em termos de eficiência e facilidade de condução, são argumentos que não fazem sentido, na minha opinião de 33 anos de carta, 31 deles a conduzir carros a combustão com mudanças manuais.