Não acredito que sejamos capazes de o fazer, o nosso nível tecnológico está longe de ser capaz de tal feito.
Mas o inverso é possível. O que será capaz de fazer o ser humano daqui por 1000 anos? A probabilidade de existirem civilizações milénios mais avançadas do que nós por esse Universo fora é grande, diria eu. Porque não?
Claro que traria a velha questão: se nos descobrirem nos próximos tempos, é porque seguramente são muito mais evoluídos. Vêm com que intenção?
Há muitas hipóteses em equação e poucas respostas ou respostas puramente especulativas.
Há possibilidade de viajar à velocidade da luz ou ultrapassá-la? Não sabemos.
Podem civilizações a centenas ou mais de anos luz de distância terem enviado missões à Terra e a que distância estão ainda? E se forem pouco mais evoluídas do que nós ou do mesmo nível atual seguramente não trarão seres vivos mas robots capazes de transmitir mensagens.
Se existirem civilizações muito mais avançadas que nós, e temos a tendência de "ver" gente igual ou quase a nós mas podem ser totalmente diferentes, podem já nem existir - se imaginarmos que um planeta a 100 anos luz da terra é visto aqui 100 anos atrás, imagina "voares" para lá e chegas 100 anos depois, à velocidade da luz, passaram 200 anos aqui quando chegares lá.
Isto chega a um ponto que parámos de raciocinar porque o absurdo enche a nossa mente, podem aparecer pessoas a dizer que pode-se passar por uma espécie de portal e uma viagem de 100 anos se faz num minuto ou menos mas aí entramos na ficção científica.
Quando nem conseguimos sequer ainda explorar a Lua e já se fala de Marte está tudo dito.
Os outros os aliens não sabemos nada, há especulações mas não há nenhuma evidência que o comprove.
Já lí em tempos várias dezenas de livros sobre o tema mas o que vejo é a minha caminhada nesta vida a chegar ao fim e 20 anos atrás parecem-me por vezes ontem, 40 anos atrás semanas atrás e eu com 20 anos ainda tenho artefactos de viagens que fiz na década de 70, tudo me parece perto mas já passei os 70...puta de vida esta!