Astronomia

battou

Tribuna Presidencial
17 Março 2012
15,836
13,801
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
1,926
9,374
ainda sobre isto falei hoje com uns colegas e um deles disse algo como "As minhas filhas assistiram á repetição do video do lançamento com a turma e ficaram maravilhadas".
Fico genuinamente feliz por esta geração. Parece que foi aos anos a ultima noticia deste género nos telejornais. Pode ser nostalgia mas lembro-me em miúdo ver mais notícias positivas do que agora. O Obama na Casa Branca, o Milagre do Hudson, os mineiros do Chile, aquele homem que rompeu a barreira de som.
Bem sei que as desgraças vendem mas as notícias que inspiram são estas do tipo da Artemis II

Enquanto criança deliciava-me com os vários voos do Space Shuttle, sendo o primeiro o Columbia.

A descolagem e o regresso.

Na altura vivia em França e basicamente todas as descolagens e os regressos eram transmitidas em direto.

Na altura também porque existiam os Foguetões Ariane, que regularmente partiam de Kourou, na Guiana Francesa.

A tudo isso juntavam-se os programas Cosmos do Carl Sagan, que assistia junto com meu Pai e os livros de Astronomia que ele me comprava e eu devorava.

Certa vez, pouco tempo antes do regresso a Portugal, e já depois de me terem comprado uns binóculos, meus Pais adquiriram, sem eu o saber, um telescópio para mo darem.

Uma alegria e emoção incrível, quando pude começar com os primeiros passos no seu uso, aqui em Portugal, em zona menos urbana.

Ver Saturno, Júpiter, Vénus, a Lua, o Sol a as suas manchas solares, etc... Um sonho para mim, então criança ainda.

Ricky Silva

Lugar Anual
18 Julho 2025
6,549
13,521
Algum de vocês acredita que há vida fora da Terra?

Eu acho que há vida (microscópica e talvez até forma celulares mais complexas) em algumas luas de planetas do Sistema Solar.

Quanto a vida inteligente ou desenvolvida como o ser humano, não sei o que pensar. As distâncias astronómicas também tornam quase impossivel, em termos temporais, coincidirmos com outras civilizações desenvolvidas.

Eu fico maluco só de pensar que se um habitante do exoplaneta mais próximo da Terra tiver neste preciso momento a ver-nos pelo telescópio, aquilo que estaria a ver era a civilização egípcia lol

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
79,868
56,822
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19

Eu acho que há vida (microscópica e talvez até forma celulares mais complexas) em algumas luas de planetas do Sistema Solar.

Quanto a vida inteligente ou desenvolvida como o ser humano, não sei o que pensar. As distâncias astronómicas também tornam quase impossivel, em termos temporais, coincidirmos com outras civilizações desenvolvidas.

Eu fico maluco só de pensar que se um habitante do exoplaneta mais próximo da Terra tiver neste preciso momento a ver-nos pelo telescópio, aquilo que estaria a ver era a civilização egípcia lol
A probabilidade de não haver mais vida inteligente no universo é proxima de 0.

Ricky Silva

Lugar Anual
18 Julho 2025
6,549
13,521
A probabilidade de não haver mais vida inteligente no universo é proxima de 0.
A equação de Drake diz o contrário. O que pode acontecer é tu não os veres porque as distâncias são tão astronómicas que tu em muitos casos estás observar o passado há milhões de anos atrás.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
79,868
56,822
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
A equação de Drake diz o contrário. O que pode acontecer é tu não os veres porque as distâncias são tão astronómicas que tu em muitos casos estás observar o passado há milhões de anos atrás.
o que eu disse:

"A probabilidade de não haver mais vida inteligente no universo é proxima de 0"

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
102,851
250,047
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas

Seria mais estranho estarmos sozinhos do que estarmos acompanhados

• Like
Reações: jcmp17

Tunes

Tribuna Presidencial
4 Agosto 2016
8,902
4,982
Conquistas
5
  • Deco
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • Bobby Robson

Sobre esse tema:

• Like
Reações: Ricky Silva

blue_Dragon

Tribuna Presidencial
28 Junho 2017
12,022
11,644
o que eu disse:

"A probabilidade de não haver mais vida inteligente no universo é proxima de 0"
discorodo porque segundo estudos cientificos há mais estrelas no universo do que grãos de areia na Terra e em alguma delas é bem possivel que exista vida inteligente.