#Voleibol Play-off, 1/2F, Jogo 3: FC Porto-SL Benfica 2-3

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
27,912
20,734
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Outro aspeto é o timing das substituições. A título de exemplo, neste jogo, a substituição demasiado tardia da Shainah pela Mika no 5.º set, aos 7-13 e depois de a Shainah, sozinha, ter dado 4 pontos ao Benfica? A propósito, 9 dos 15 pontos do Benfica nesse set, ou seja, 60%, foram erros nossos! Nenhuma equipa ganha o que quer que seja com esta percentagem de erros…
Mas isso já se sabe.

Quem nos ganha já sabe que à lei da bala não tem hipótese. É defender, sustentação, e mandar uma, e mais outra, e ainda mais outra bola para o nosso campo.. o erro mais tarde ou mais cedo aparece.

E quando já estamos em espiral mental, como ontem, é mais cedo do que mais tarde.

Aliás o treinador do Benfica demorou, mas chegou lá. Primeiro tirou a enterra da Clemente. Depois tirou a melhor jogadora ofensiva, e defendeu.. e ganhou.

O meu receio é que tenha percebido isso, e no próximo jogo volte à receita. Vai dificultar-nos e muito a vida

WhiteWolf

Bancada central
8 Agosto 2023
1,741
1,838
Mas isso já se sabe.

Quem nos ganha já sabe que à lei da bala não tem hipótese. É defender, sustentação, e mandar uma, e mais outra, e ainda mais outra bola para o nosso campo.. o erro mais tarde ou mais cedo aparece.

E quando já estamos em espiral mental, como ontem, é mais cedo do que mais tarde.

Aliás o treinador do Benfica demorou, mas chegou lá. Primeiro tirou a enterra da Clemente. Depois tirou a melhor jogadora ofensiva, e defendeu.. e ganhou.

O meu receio é que tenha percebido isso, e no próximo jogo volte à receita. Vai dificultar-nos e muito a vida
O Henrique Furtado já tinha percebido no primeiro jogo que a melhor estratégia era servir sempre na Beatriz e na Victória para tirar as nossas centrais do ataque devido à receção deficiente. O Miguel percebeu isso e, no segundo jogo, tirou a Beatriz da receção, o nosso ataque passou a funcionar e o Furtado já não meteu a Mayara, porque defende mal. As estatísticas comprovam-no.
Agora, se todos entendemos a mudança estratégica (a substituição da Alice e a aposta no nosso erro nas transições), como é que as jogadoras e, sobretudo, o Miguel, não entenderam? Como é que pode dizer "faltou parar melhor a Mayara"? Porra, basta ver meia dúzia de jogos dela para perceber como ataca (sempre a jogar para o block-out, raramente põe uma bola no chão) ou até ir ler os comentários no fórum dos orcs, até eles dizem que ela é demasiado previsível! Se eles já tinham feito isso no primeiro jogo, como é que repetimos os mesmos erros?

• Like
Reações: PVPC e Regod

afpdias

Tribuna
22 Outubro 2015
4,005
1,531
Para mim são estas 3 frases que resumem o jogo de ontem. Enquanto que o treinador do benfica conseguiu ver que muitos dos nossos pontos estavam a vir de erros da Holt e da Alice e a meio do segundo set tirou-as o Miguel simplesmente utilizava sempre as mesmas 7 jogadoras e estourou-as completamente, que aliás já o foi fazendo ao longo da época... relembro que só conseguimos dar a volta ao terceiro set frente ao braga na final da taça porque a Jazz entrou muito bem nessa altura mas foi preciso estar na iminência de perder o set para o Miguel mexer...

Há necessidade da Murek ter jogado o jogo todo?!? da Kelsey? da Milana? Mesmo a Shanaih saiu completamente de rastos e a fazer erros atrás de erros... claro que quando existe cansaço os erros aparecem ...

A Ana Rui, a Mika, a Vitória, mesmo a Joana não podiam ter jogado mais, durante o segundo e sobretudo terceiro set? A Tarasova ninguém a vê...

É que nem mesmo com um pavilhão cheio, a cantar e a puxar por elas, conseguiram voltar a virar o momento do jogo... isto é preocupante...
Eh pah..
Só jogamos o campeonato e a taça.. na europa ficamos de fora logo no início..
A maioria dos jogos ganhámos por 3-0.. jogadores profissionais e não aguentam isto?

Se jogássemos mais na europa ainda compreendia, mas é q nem isso..

• Like
Reações: Azul Escuro

WhiteWolf

Bancada central
8 Agosto 2023
1,741
1,838
Eh pah..
Só jogamos o campeonato e a taça.. na europa ficamos de fora logo no início..
A maioria dos jogos ganhámos por 3-0.. jogadores profissionais e não aguentam isto?

Se jogássemos mais na europa ainda compreendia, mas é q nem isso..
Se reparares, com exceção do primeiro jogo na Luz, sempre que fomos obrigados a jogar o quarto e/ou o quinto set, as coisas não correram nada bem, mesmo no jogo da Taça contra o Sporting. Dá a ideia de que as jogadoras estão "programadas" para três sets... é uma hipótese absurda que, infelizmente, tem alguma sustentação na prática...

• Like
Reações: Ninelives

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
27,912
20,734
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
O Henrique Furtado já tinha percebido no primeiro jogo que a melhor estratégia era servir sempre na Beatriz e na Victória para tirar as nossas centrais do ataque devido à receção deficiente. O Miguel percebeu isso e, no segundo jogo, tirou a Beatriz da receção, o nosso ataque passou a funcionar e o Furtado já não meteu a Mayara, porque defende mal. As estatísticas comprovam-no.
Agora, se todos entendemos a mudança estratégica (a substituição da Alice e a aposta no nosso erro nas transições), como é que as jogadoras e, sobretudo, o Miguel, não entenderam? Como é que pode dizer "faltou parar melhor a Mayara"? Porra, basta ver meia dúzia de jogos dela para perceber como ataca (sempre a jogar para o block-out, raramente põe uma bola no chão) ou até ir ler os comentários no fórum dos orcs, até eles dizem que ela é demasiado previsível! Se eles já tinham feito isso no primeiro jogo, como é que repetimos os mesmos erros?
Porque jogas de forma sobranceira. A resposta é tão simples quanto isto.

• Like
Reações: Ninelives

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
27,912
20,734
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Isso quer dizer que o MC sabia o que dizia quando usou o termo "sóbrios". É grave.
Claro, e as jogadora não?

Não queria voltar ao tema, mas as danças, os sorrisos e os handshakes são o quê? Concentração, humildade e profissionalismo?

Quando estávamos a ser fuzilados no 5º set, já não houve baile.

Volto ao mesmo, e não me interessa nada se é normal ou não. Estamos no FCPorto. Baixar a bola, cerrar os dentes e jogar.

WhiteWolf

Bancada central
8 Agosto 2023
1,741
1,838
Claro, e as jogadora não?

Não queria voltar ao tema, mas as danças, os sorrisos e os handshakes são o quê? Concentração, humildade e profissionalismo?

Quando estávamos a ser fuzilados no 5º set, já não houve baile.

Volto ao mesmo, e não me interessa nada se é normal ou não. Estamos no FCPorto. Baixar a bola, cerrar os dentes e jogar.
Não vou por aí. Há muitas equipas por esse mundo fora onde as jogadoras o fazem e não perdem por causa disso. Queres exemplos? o Conegliano, o Eczacibasi e, até bem longe, o NEC Red Rockets no Japão, entre muitos. Idem idem, aspas aspas na LOVB e da USA Major League. Perdem por causa disso? Não.

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
27,912
20,734
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Não vou por aí. Há muitas equipas por esse mundo fora onde as jogadoras o fazem e não perdem por causa disso. Queres exemplos? o Conegliano, o Eczacibasi e, até bem longe, o NEC Red Rockets no Japão, entre muitos. Idem idem, aspas aspas na LOVB e da USA Major League. Perdem por causa disso? Não.
Mas leste-me a dizer que perdem por causa disso?

Eu gostava de saber é em que sentido isso ajuda à concentração, foco e entrega. Já nem vou falar de profissionalismo e respeito pelo adversário.

E com todo o respeito que esses Clubes possam merecer, até porque são imensamente maiores do que nós dentro da modalidade, todos eles juntos não fazem metade do que é e significa o FCPorto.

E se calhar é isso que está a faltar perceber.

WhiteWolf

Bancada central
8 Agosto 2023
1,741
1,838
Mas leste-me a dizer que perdem por causa disso?

Eu gostava de saber é em que sentido isso ajuda à concentração, foco e entrega. Já nem vou falar de profissionalismo e respeito pelo adversário.

E com todo o respeito que esses Clubes possam merecer, até porque são imensamente maiores do que nós dentro da modalidade, todos eles juntos não fazem metade do que é e significa o FCPorto.

E se calhar é isso que está a faltar perceber.
Compreendo o que dizes, só que não ajuda nem deixa de ajudar, é irrelevante, pura e simplesmente. E não percebo onde é que é falta de profissionalismo ou de respeito pelos adversários (sim, falo nos dois géneros, masculino e feminino; a dança da comemoração dos ases até começou no masculino). Primeiro, não o fazem voltados para os adversários, não podem, são penalizados. Segundo, muitas das vezes, os adversários fazem o mesmo.

Quanto ao que significa o FCPorto, sim, só nós, adeptos (incluo os atletas que são adeptos), sabemos o que é isso. Mas isso aprende-se, inculca-se e entranha-se com o tempo. Não posso é pedir a quem chega e está de breve passagem pelo Clube que assimile isso. Não é justo nem é exequível.

• Like
Reações: DPF e PVPC

PVPC

Bancada lateral
28 Outubro 2024
652
606
Compreendo o que dizes, só que não ajuda nem deixa de ajudar, é irrelevante, pura e simplesmente. E não percebo onde é que é falta de profissionalismo ou de respeito pelos adversários (sim, falo nos dois géneros, masculino e feminino; a dança da comemoração dos ases até começou no masculino). Primeiro, não o fazem voltados para os adversários, não podem, são penalizados. Segundo, muitas das vezes, os adversários fazem o mesmo.

Quanto ao que significa o FCPorto, sim, só nós, adeptos (incluo os atletas que são adeptos), sabemos o que é isso. Mas isso aprende-se, inculca-se e entranha-se com o tempo. Não posso é pedir a quem chega e está de breve passagem pelo Clube que assimile isso. Não é justo nem é exequível.
É isso, por um lado há quem se esteja nas tintas se as atletas A, B ou C são portuguesas que berram muito em campo, ou são portistas, ou até se são sócias desde praticamente o dia em que nasceram.
Mas querem ao mesmo tempo que as atletas D e E se comportem de acordo com a história do Porto e que saibam o que significa ser Porto.
É o que temos. 😉

Ps - para ser perfeitamente claro, as atletas A, B e C são a Joana, a Ana Rui e a Bruna.
Ps - para ser ainda mais claro, também me é irrelevante se são portuguesas, portistas ou sócias e ainda menos que saibam a história e essência do Porto.
Só quero que as atletas sejam profissionais e consigam dar o que têm em campo.

Não se pode é ter uma coisa sem a outra, a não ser que sejam atletas que fiquem cá muitos e bons anos e assimilem esse sentir.

• Like
Reações: DPF e WhiteWolf

WhiteWolf

Bancada central
8 Agosto 2023
1,741
1,838
É isso, por um lado há quem se esteja nas tintas se as atletas A, B ou C são portuguesas que berram muito em campo, ou são portistas, ou até se são sócias desde praticamente o dia em que nasceram.
Mas querem ao mesmo tempo que as atletas C e D se comportem de acordo com a história do Porto e que saibam o que significa ser Porto.
É o que temos. 😉

Ps - para ser perfeitamente claro, as atletas A, B e C são a Joana, a Ana Rui e a Bruna.
Ps - para ser ainda mais claro, também me é irrelevante se são portuguesas, portistas ou sócias e ainda menos que saibam a história e essência do Porto.
Só quero que as atletas sejam profissionais e consigam dar o que têm em campo.

Não se pode é ter uma coisa sem a outra, a não ser que sejam atletas que fiquem cá muitos e bons anos e assimilem esse sentir.
Só acrescento que, infelizmente, por si só, o portismo (ou a identificação com o clube, se quiserem) não ganha campeonatos, quem dera que sim. Por vezes, parece que há quem se esqueça disso...

• Like
Reações: PVPC

Ninelives

Bancada central
1 Maio 2016
1,289
1,270
Póvoa de Varzim
Porque jogas de forma sobranceira. A resposta é tão simples quanto isto.
Então apartir do 2-0 e a péssima entrada no 3º set é que foi óbvio que se convenceram que estava feito... e mesmo durante o 3º set houve vários momentos em que podiamos ter empatado e tentado passar para frente, conseguimos passar de um 3-10 para 11-12, com o público a puxar como é raro ver, e cometemos erros incríveis por displicência nossa...

WhiteWolf

Bancada central
8 Agosto 2023
1,741
1,838
Estive a rever o jogo e há duas situações recorrentes que, para mim, são inexplicáveis:

1) Em situações de transição (neste e noutros jogos), é frequente a Milana dar o primeiro toque e deixar para a Beatriz a responsabilidade da distribuição, mesmo em situações em que a Beatriz está em condições de dar o primeiro toque. Para mim, devia ser ao contrário...

2) Porquê insistir tanto em servir na Rizzo, que é só a melhor recetora do campeonato (67% de eficácia)? Neste jogo, foi a que recebeu mais (26), com percentagens de 73% de positividade e 46% de excelência, ou seja, demos à distribuidora do Benfica quase 13 "bolas na mão". Neste parâmetro, quem ficou mais perto dela foi a Kyra, com 42% e 26%, respetivamente, bem longe da Rizzo.

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
27,912
20,734
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21

Se calhar não fui claro.

Pouco me interessa a nacionalidade da atleta e se é portista ou não. Já tivemos capitães de equipa que não eram portistas.

Excluindo a Murek, que o pai sonhava que jogasse cá desde pequena, as estrangeiras não têm que saber nada sobre o Clube. Mas para isso existe um corpo directivo e técnico, que só tem de dizer "minha amiga, aqui não é o Leixões, nem o Cuiabá".

Ainda nem percebi de onde veio sequer a parte das estrangeiras, as jogadoras que mais vezes vejo a fazer isso até são duas portuguesas lol

Voltando ao profissionalismo e respeito pelo adversário, quando blocas uma miúda de 17 anos e com 1.70m do Esmoriz, e fazes uma dancinha a comemorar, falta um pouco de tudo. Desde noção até ao respeito pelo adversário, que referi.

E são estas situações que me incomodam, não é festejar um ponto espectacular, uma bola de grande sustentação, ou um ponto decisivo. Como é evidente.

• Like
Reações: Regod e Um Portista

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
27,912
20,734
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Só acrescento que, infelizmente, por si só, o portismo (ou a identificação com o clube, se quiserem) não ganha campeonatos, quem dera que sim. Por vezes, parece que há quem se esqueça disso...
O Fernando Sá é um jogador histórico do basquetebol do FCPorto. Foi capitão de equipa.

Sou contra a sua contratação desde o 1o dia.

• Like
Reações: Um Portista

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
36,210
34,681
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Se calhar não fui claro.

Pouco me interessa a nacionalidade da atleta e se é portista ou não. Já tivemos capitães de equipa que não eram portistas.

Excluindo a Murek, que o pai sonhava que jogasse cá desde pequena, as estrangeiras não têm que saber nada sobre o Clube. Mas para isso existe um corpo directivo e técnico, que só tem de dizer "minha amiga, aqui não é o Leixões, nem o Cuiabá".

Ainda nem percebi de onde veio sequer a parte das estrangeiras, as jogadoras que mais vezes vejo a fazer isso até são duas portuguesas lol

Voltando ao profissionalismo e respeito pelo adversário, quando blocas uma miúda de 17 anos e com 1.70m do Esmoriz, e fazes uma dancinha a comemorar, falta um pouco de tudo. Desde noção até ao respeito pelo adversário, que referi.

E são estas situações que me incomodam, não é festejar um ponto espectacular, uma bola de grande sustentação, ou um ponto decisivo. Como é evidente.
Exato cabe a equipa tecnica corrigir que nao o faz. Nem a direcção corrige

WhiteWolf

Bancada central
8 Agosto 2023
1,741
1,838
O Fernando Sá é um jogador histórico do basquetebol do FCPorto. Foi capitão de equipa.

Sou contra a sua contratação desde o 1o dia.
Não me estava a referir a ti nem a ninguém aqui do fórum. Se dei a entender isso, peço desculpa.

WhiteWolf

Bancada central
8 Agosto 2023
1,741
1,838
Se calhar não fui claro.

Foste claro, temos é opiniões diferentes. Estou em desacordo quanto ao que dizes nos três primeiros parágrafos e de acordo quanto à questão da comemoração específica que referes.
I agree to disagree, sempre respeitando as opiniões diferentes, obviamente :)