Juniores (Sub 19) - 2023/2024

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
6,568
5,751
Primeiro, quanto ao jogo, o resultado é humilhante, mas claramente, a aposta do FC Porto é a YL e usa os sub 19 para dar rodagem à base da equipa que disputa a YL e que depois é incrementada pelos talentos já identificados na equipa B. Ora, isso abre espaço nos sub 19 para jogadores que nem são tidos ou achados para a disputa da YL. O regime, já eliminado da YL, veio com uma equipa mais próxima da seu potencial máximo, ao que se juntarmos algumas escolhas de difícil compreensão por parte do Capucho (que irei abordar mais à frente), dão origem a resultado deste, nas vésperas do embate com o Mainz, onde toda a gente se poupou e evitou lesões inconvenientes, nomeadamente quem desta equipa S19 entra nas escolhas da YL (Gil, Teixeira, Oliveira, Gomes, Benni, Andrade,...)


Segundo, quanto ao comentário, concordo com muita coisa, não com tudo. As minhas concordâncias e divergências irei incluir na abordagem que farei de seguida. Há decisões do Capucho que só as entendo por razões não desportivas. Ou seja, por qualquer decisão disciplinar, contratual ou alguma lesão prolongada que desconheço.

Com a lesão do Gonçalo Ribeiro, a chamada do Diogo Fernandes à B é uma boa decisão. O potencial do Fernandes é maior que o potencial do Meixedo (não estou a afirmar que seja GR para o FC Porto no futuro!) e é um bom espaço para ganhar rodagem para a YL. A baliza deve ser entregue ao Gonçalo Silva e é isso que tem vindo a ser feito, felizmente.

Há um bom central nesta equipa, acho que tem potencial, mas o seu rendimento é resultante da sua companhia. Os laterais são o que são, o outro central é normalmente mau, não há um 6 razoável na equipa e por vezes metem um espécie de GR à baliza (felizmente, não nos últimos jogos). Não há santo que faça milagres. Refiro-me ao Luís Gomes. Quer o Queta, quer o Erik, para lá de centímetros, são banais, até sofríveis em alguns aspectos. Gostaria de ter visto mais do Tomé Almeida, que apesar de não ter nos sub17 me deslumbrado, também não me pareceu ser tão sofrível em alguns aspectos do jogo como os outros dois. Não sei se a sua escassa utilização é devido ao empresário que tem ou por qualquer outro motivo extra campo, mas só vejo como solução recolocar o Benni a central, sobretudo nestes jogos mais disputados com os clubes de Lisboa ou com o Braga.

Nas laterais há um problema gigante. Só há um lateral capaz que é o Dinis, mas está lesionado. Não percebo a insistência no Amaral. O rapaz tem uma entrega ao jogo assinalável e é esforçado, mas é muito limitado pelo seu físico. Não há volta a dar à questão. Acho preferível colocar o Paiva a lateral esquerdo que o Amaral a lateral direito. Apesar de reconhecer mais raça e atitude no Amaral do que no Paiva. Mas há disputas de bola em que o Amaral por mais vontade que tenha, é derrotado à partida. Também não me parece que o Martim Cunha esteja tão à vontade nos sub17 que fosse uma solução óbvia para os sub19.

No meio campo, o Regal tem uma entrega total, rapaz muito focado e esforçado, mas não tem qualidade para ser o 6 da equipa. Falta-lhe futebol. Ao Oliveira e ao Teixeira faltam-lhe nervo para a posição e espanta-me a pouca utilização do Vasco Santos quando era capitão nos sub17 e jogava de central, lateral direito e a 6! Chega a este escalão e desaparece?
O meio campo recupera poucas bolas. Não pressiona a saída de bola dos adversários. E obriga os seus jogadores mais criativos (teixeira e Gil) e pegarem no jogo muito atrás. Tudo isto porque não há um 6. A utilização do Campas é útil para dar descanso ao Gil e não com ele.

No ataque, não tenho muito a apontar. É o que é. É o que sobra. Embora o Leite não seja um 9, percebo porque é titular. Basta ver a forma física do Tiago Sousa. O Tiago Andrade é evidente e depois sobra o Pedra e o Alfa para a outra ala. Percebo a escolha do Alfa pela dimensão física, mas gostaria de ver mais do Pedra. Subiram o Varela, que também não acho que seja um fenómeno, embora fisicamente seja muito potente. Preferia que estivesse a demonstrar mais que o Alfa, mas não está. Ou seja, o destaque que tinha nos sub17 é mais esbatido nos sub19, onde a dimensão física já está noutro nível.


Quanto aos sub17 que poderiam ajudar, não sou muito optimista. O Filipe Sousa a central, sim. Mas seria um rombo nos sub17. De resto, só vejo os Mirandas. No caso do Manuel, excelente jogador, é a zona dos sub 19 onde há mais talento (Gil, Teixeira e Oliveira). No caso do André, para extremo, teria que baixar o Varela. eu teria preferido subir o André Miranda, mas a opção não foi essa...
Todos os outros Sub17, e há alguns com talento, acho que não lhes seria benéfica a promoção pela questão física do jogo.
O Tiago Sousa está assim tão mal?
Falas de algumas situações como inevitáveis mas não há qualquer inevitabilidade em futebol.
Não ter um lateral esquerdo de raiz é imperdoável assim como não ter outro central.
As gerações nunca podem ser estanques.Num percurso formativo há sempre gente que sai e que entra.
Não é admissível que o FCP não tenha meios para arranjar um defesa esquerdo nem um central de 2005 ou de 2006.
Há jogadores fora dos grandes que tem elementos de qualidade que podem ser contratados para.suprir limitações.
Quem coordena a formação não tem observadores?
Dispensaram o Paolo de.Sousa ao Rio Ave.
Alguém acompanhou a evolução do homem?
 
Última edição:
  • Like
Reações: TennantWho

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
23,907
40,914
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
O problema aqui reside na falta de jeito digamos assim de Nuno Capucho para encaixar ou aproveitar da melhor forma possível o talento à sua disposição, pois creio que poderíamos ter feito mais e melhor.
 

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
15,041
9,256
O problema aqui reside na falta de jeito digamos assim de Nuno Capucho para encaixar ou aproveitar da melhor forma possível o talento à sua disposição, pois creio que poderíamos ter feito mais e melhor.
Neste jogo simplesmente é muito difícil fazer melhor. A maioria dos de qualidade tao na B. E depois há aquele problema na formação, tem uns de topo a nível nacional e o resto banal, nos rivais pode não haver craques, mas também não há banalidade, é mais homogéneo. As convocatórias pra seleções mostra isso. A base é Benfica ou Sporting, mas os craques são do Porto...e craques é 1 ou 2, em boas gerações 3.
 
  • Like
Reações: TennantWho

fcporto1978

Tribuna
15 Junho 2020
4,814
8,617
Pró ano nem Youth League sequer, fdx!!

Não percebo porque é que ESTA ÉPOCA se "roubam" jogadores a uma equipa capaz de ganhar um título europeu, para a equipa B!
 

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
15,041
9,256
Pró ano nem Youth League sequer, fdx!!

Não percebo porque é que ESTA ÉPOCA se "roubam" jogadores a uma equipa capaz de ganhar um título europeu, para a equipa B!
Ninguém os rouba pra Youth League, apenas pro campeonato que tem 0 de interesse pra formação do jogador. Na Youth League jogam sempre os melhores.
 
  • Like
Reações: fcporto1978

Ricardo Ribeiro

Arquibancada
1 Julho 2021
138
168
O Lusitânia desde que mudou de treinador, subiu bastante de rendimento.

Descem muitas equipas e assim sendo, será difícil alcançarem a permanência.
Qual o motivo de desceram tantas equipas, haverá reformulação da 1ª divisão?

Sendo que havia apenas duas series de 12 equipas, irão reduzir mais?

Enviado do meu Redmi Note 8 através do Tapatalk
 

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
115,583
51,005
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Qual o motivo de desceram tantas equipas, haverá reformulação da 1ª divisão?

Sendo que havia apenas duas series de 12 equipas, irão reduzir mais?

Enviado do meu Redmi Note 8 através do Tapatalk
Sim, haverá redução.

Teremos um campeonato de 20 equipas. Em cada série, 10 equipas.

Enviado do meu 2201117SY através do Tapatalk
 
  • Like
Reações: Ricardo Ribeiro

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
6,568
5,751
Sim, haverá redução.

Teremos um campeonato de 20 equipas. Em cada série, 10 equipas.

Enviado do meu 2201117SY através do Tapatalk
Vão alinhar com as series da 2a divisão ou a 2a divisão vai ficar com 12 equipas cada série?

Últimos anos não tem havido assim equipas a fazer.meia dúzia de.pontos este modelo até garantiu alguma competitividade se calhar a ideia é.elitizar
 

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
115,583
51,005
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Vão alinhar com as series da 2a divisão ou a 2a divisão vai ficar com 12 equipas cada série?

Últimos anos não tem havido assim equipas a fazer.meia dúzia de.pontos este modelo até garantiu alguma competitividade se calhar a ideia é.elitizar
2024/2025, serão cinco séries de 10 equipas cada.
 
  • Like
Reações: SUPERMLY

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
115,583
51,005
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Jogo em atraso

Lusitânia 2-0 Alverca

Enviado do meu 2201117SY através do Tapatalk
 

jorgcastro

Bancada central
19 Agosto 2016
2,450
3,715
Custos? Somos FC do Porto, temos é de mudar de Direção, porque tem havido dinheiro para tudo menos para o que deve haver.

Quanta aos sub 23, é o ideal para lançar pra a competição talentos precoces entre os 15 e os 17 anos para jogarem em vez de passarem épocas no sofá como tem acontecido ao David Vinhas, Brás, Francisco, Rui Monteiro, Meireles, Anha Candé, Gonçalo Sousa Paiva, Luis Gomes, Umaro Candé, Ribeiro, Diogo Fernandes ou Gonçalo Silva etc, etc. Aliás é publico atletas chegarem a esta idade e dizerem que o FC do Porto não modelo de desenvolvimento, porque não competem estao parados, nem sao emprestados, nem vendidos...
AVB discorda...

Não à equipa Sub-23: "Não tenho intenção de criar equipa de sub-23. O salto dos sub-19 para a equipa B deve ser dado e da equipa B para o FC Porto também. Se não for possível, é algo que deve ser explorado através do empréstimo transitório. Quero uma linha direta entre sub-19, bês e equipa principal."
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,507
21,334
Gaia
AVB discorda...

Não à equipa Sub-23: "Não tenho intenção de criar equipa de sub-23. O salto dos sub-19 para a equipa B deve ser dado e da equipa B para o FC Porto também. Se não for possível, é algo que deve ser explorado através do empréstimo transitório. Quero uma linha direta entre sub-19, bês e equipa principal."
---------------------------

Eu apoio o AVB e anseio pela mudança, mas já referi aqui duas x que acho que ele em termos de Academia ainda pensa pequeno.
Não apoio PdC, mas acho o Projeto da Maia muito mais de acordo com a grandeza do FC do Porto.

Apoio AVB para fazer sair PdC, mas se ele prosseguir com o CAR em Gaia vou criticar e para mim será mais um remendo.
Penso pela minha cabeça, AVB vai mal se for teimoso e fizer uma coisa pequenina, que mal dá para o que existe, quanto mais para sub 23 e Futebol feminino.
 

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
15,041
9,256
AVB discorda...

Não à equipa Sub-23: "Não tenho intenção de criar equipa de sub-23. O salto dos sub-19 para a equipa B deve ser dado e da equipa B para o FC Porto também. Se não for possível, é algo que deve ser explorado através do empréstimo transitório. Quero uma linha direta entre sub-19, bês e equipa principal."
Tal como já tinha dito a única coisa boa que a atual direção fez foi ter imposto este plano para integração dos jovens. Os mesmo bons jogam na B aos 16/17 e nunca sobem em definitivo sem passar pela B. Fábio Silva e Tomás Esteves foram um exemplo do que não devemos fazer. Youth League é uma prioridade por causa do prestígio e pra cimentarmos o nosso nome como clube formador de excelência e assim atrair mais jovens. E campeonato sub-19 é pra por os melhores sub-17, ganhar pouco importa.

Ou seja, como é a única coisa boa atualmente no clube, o AVB concorda em continuar assim...mas com academia. E treinador que saiba evoluir jogadores da formação tipo o SC.
 
  • Like
Reações: TennantWho

jorgcastro

Bancada central
19 Agosto 2016
2,450
3,715
---------------------------

Eu apoio o AVB e anseio pela mudança, mas já referi aqui duas x que acho que ele em termos de Academia ainda pensa pequeno.
Não apoio PdC, mas acho o Projeto da Maia muito mais de acordo com a grandeza do FC do Porto.

Apoio AVB para fazer sair PdC, mas se ele prosseguir com o CAR em Gaia vou criticar e para mim será mais um remendo.
Penso pela minha cabeça, AVB vai mal se for teimoso e fizer uma coisa pequenina, que mal dá para o que existe, quanto mais para sub 23 e Futebol feminino.
Esse é o ponto mais importante: é perfeitamente aceitável que o candidato em que votarei tenha más/piores/menos boas opções e vice-versa… certamente (e está longe disso…), não está tudo bem, mas, também, não será necessário queimar tudo… e é possível trocar opiniões de forma educada e civilizada…