Óliver Torres

socrates

Tribuna
11 Setembro 2017
2,904
1,835
não sou grande apreciador deste jogador. No entanto acho que a sua compra pelos os valores mencionados é mt caro para a nossa bolsa e não é um PL que são os jogadores mais caros. Para fazerem um ideia com este dinheiro dava para cmp um Bas dost e um Bruno fernades

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
22,232
40,454
Tenho vista para o Dragão.
Zeus disse:
Mas o Porto joga todos os jogos com 4 jogadores no meio campo... nao chega?
Joga com dois médios ao meio e dois extremos que estão permanentemente a 20 metros deles, por vezes mais.

Dois médios que pouco apoio têm dos extremos e apenas são ajudados por um lateral, já que o outro é um central adaptado que pouco sobe.
A equipa está permanentemente esticada e com buracos enormes entre jogadores.
Não temporiza o jogo com a bola no pé e desperdiça posses de bola atrás de posses de bola.

Se apanhamos uma equipa competente na troca de bola e com uma pressão orientada,  depois fica mais fácil para eles explorar esses espaços entre sectores e mesmo entre jogadores.

Isso do 4-4-2 ter 4 jogadores no meio campo é uma falácia, porque na prática isso não acontece.
Há falta de mecanização nos apoios que os extremos têm de dar aos 2 médios e estamos coxos nos laterais.

No ano passado o Besiktas foi a primeira equipa a expor de uma maneira gritante a fragilidade do nosso meio campo e os buracos enormes entre setores.
Esse 4-4-2, que na prática é um 4-2-4, foi engolido pelo meio campo do Besiktas que tinha 3 médios e ainda o apoio constante dos laterais ou dos extremos.

Pensei nessa altura que o Conceição iria tirar ilações importantes dessa flagrante fragilidade do seu sistema táctico, mas paulatinamente foi-se mantendo teimosamente agarrado a ele, sem lhe incluir variantes e pior, sem trabalhar uma alternativa devidamente oleada, como um 4-3-3, por exemplo.

Precisamos de uma equipa que jogue mais curta entre setores para assim podermos controlar melhor a posse de bola e os tempos de jogo.
Assim também fica mais eficaz uma pressão orientada e harmoniosa, em vez de termos os dois desgraçados sozinhos na frente a fazer piscinas na pressão.

Miguel Barbosa

Tribuna
7 Outubro 2017
4,223
6,380
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
Zeus disse:
Nao joga.

Joga em 4-2-4 e os médios estão completamente desapoiados. Sempre.

O Lage joga com 4 jogadores no meio campo. O Jesus joga com 4 jogadores no meio campo.

O Sergio não joga com 4 jogadores. E por isso foi comido e bem comido pelo Lage em pleno Dragão num jogo que, provavelmente, vale o campeonato.
O pior disto é que estes problemas nao sao deste ano.

RodiFCP

Bancada central
24 Maio 2017
1,098
724
Tripeiro1893 disse:
Hoje deu toda a razão ao treinador quando o deixa fora do XI.
Nessa lógica no próximo jogo vamos jogar apenas com o Danilo, os outros 13 têm de ir para o banco!

Miguel ranhada

Tribuna
29 Janeiro 2017
3,729
1,446
Muito mau contra o braga mas na linha do resto da equipa, pelo que se tem visto ele faz 4 ou 5 jogos muito bons e a seguir vai se abaixo, está na hora de carburar outra vez, é preçiso não esquecer que o maior problema do nosso meio campo é quem vem pegar a bola nos centrais para iniciar o jogo ofensivo, e isso o Oliver faz muito bem ( excepto no último jogo).

Drag72

Tribuna
9 Março 2012
3,100
63
52
Lisboa
Zeus disse:
Isso não é verdade e tu sabes muito bem, dois extremos nunca serão dois médios, aliás os extremos estão sempre bem encostados à linha como o Sérgio faz questão e ele próprio já o disse, aquela táctica é mais um 4-2-2-2 do que 4-4-2.

Para mim o pior erro do SC é apostar nesta táctica de 2 jogadores no meio, 2 encostados à linha e 2 pls, eu perco as vezes que o nosso meio campo está claramente descompensado e o Marega e o Corona se anulam porque ocupam praticamente o mesmo lugar.

E no jogo contra o Braga tirando 2-3 jogadores, todos os restantes foram uma miséria, Óliver incluído.

LuccaLisboa

Tribuna
5 Agosto 2013
4,356
2,794
Drag72 disse:
Isso não é verdade e tu sabes muito bem, dois extremos nunca serão dois médios, aliás os extremos estão sempre bem encostados à linha como o Sérgio faz questão e ele próprio já o disse, aquela táctica é mais um 4-2-2-2 do que 4-4-2.

Para mim o pior erro do SC é apostar nesta táctica de 2 jogadores no meio, 2 encostados à linha e 2 pls, eu perco as vezes que o nosso meio campo está claramente descompensado e o Marega e o Corona se anulam porque ocupam praticamente o mesmo lugar.

E no jogo contra o Braga tirando 2-3 jogadores, todos os restantes foram uma miséria, Óliver incluído.
Esta é a minha "guerra" aqui no fórum há anos. Com equipas grandes e CL fico louco quando vejo Corona e Brahimi ao mesmo tempo, com 2 avançados. É um 4222 e nunca um 442

D

Dragon_92

Guest
Uma coisa parece-me clara: este 4-4-2 ou 4-2-2-2 (como queiram chamar-lhe) está longe de oferecer a segurança que oferecia o 4-3-3 há uns anos atrás nos jogos importantes.

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
22,232
40,454
Zeus disse:
Esse 4222 prefiro dizer 424 até pode acontecer em organização ofensiva mas com a dinâmica dos laterais projetados os médio alas por dentro e um dos médios interiores na linha dos centrais a ajudar na construção e por causa desta dinamica por vezes ficamos expostos aos contra ataques adversarios mas em organização defensiva isso do "4222" não é de todo verdade isso não existe, em organização defensiva o Porto fica num claro 442.
Fica quanto tem tempo para isso, porque se apanha uma equipa evoluída na troca de bola em transição...
Se tens a equipa demasiado esticada em ataque num momento de perda de bola, vais deixar enormes buracos entre a linha de 4 da frente e os 2 médios, por isso é que somos constantemente apanhados com as calças na mão contra equipas evoluídas nas transições.

Contra equipas medíocres dá para ter esse tempo, porque a qualidade de decisão não abunda e permite a nossa correcção.

Isto que falo vimos a acontecer várias vezes na  taça da Liga contra o slb, que não deram golo por milagre

Ivganovich

Tribuna Presidencial
29 Junho 2017
5,609
4,128
Conquistas
2
  • Jorge Costa
  • Alfredo Quintana
É lógico que o Porto do Sérgio joga quase sempre em 4-2-4, apesar de aqui pelo fórum se defender que joga em 4-4-2.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
41,770
31,785
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Ivganovich disse:
É lógico que o Porto do Sérgio joga quase sempre em 4-2-4, apesar de aqui pelo fórum se defender que joga em 4-4-2.
O futebol não é assim tão rígido para uma dessas afirmações ser falsa. Ambas estão corretas. Depende do momento do jogo. O problema está é nas rotinas defensivas dos jogadores das extremas desse 4 do meio ou 4 final. E por vezes o problema está aí.

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
11,051
5,543
Olimpo
Ripas disse:
Fica quanto tem tempo para isso, porque se apanha uma equipa evoluída na troca de bola em transição...
Se tens a equipa demasiado esticada em ataque num momento de perda de bola, vais deixar enormes buracos entre a linha de 4 da frente e os 2 médios, por isso é que somos constantemente apanhados com as calças na mão contra equipas evoluídas nas transições.

Contra equipas medíocres dá para ter esse tempo, porque a qualidade de decisão não abunda e permite a nossa correcção.

Isto que falo vimos a acontecer várias vezes na  taça da Liga contra o slb, que não deram golo por milagre
A equipa so sofre transições perigosas se perder a bola em zonas proibidas e isso acontece algumas vezes ora é um passe mal feito, ou uma finta errada ou uma recepção péssima, se o Porto perde a bola no último terço como devia ser a equipa está montada posicionalmente para abafar o adversário e recuperar o mais depressa possível a bola, contra a Roma foi paradigmático ou na segunda parte na final da taça da liga contra os lagartos agora uma perda de bola na primeira fase de construção ou a meio campo aí meu caro tanto faz jogar em 442 ou 433 a equipa vai sofrer porque uma equipa grande montada em organização ofensiva terá que estar sempre esticada para aproveitar a largura e a profundidade, no nosso caso as perdas de bola acontecem várias vezes por exemplo no primeiro golo do Benfica, isso acontece porque os nossos jogadores muitas vezes têm más decisões em campo, não são inteligentes e por isso e muito bem, o Sérgio insiste mais num futebol direto e vertical do que um futebol apoiado, percebo quem não se identifique com o modelo do Sérgio mas dada as características do plantel o seu modelo encaixa na perfeição, futebol possante, pressionante e vertical.

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
11,051
5,543
Olimpo
MiguelDeco disse:
O problema está é nas rotinas defensivas dos jogadores das extremas desse 4 do meio ou 4 final. E por vezes o problema está aí.
Não se trata bem de um problema, tem a ver sim com as características dos jogadores que jogam nessas posições de médio alas, façamos uma comparação do meio campo contra o slb e contra a Roma, num jogo o meio campo foi Brahimi, Oliver, Herrera e Corona noutro jogo o meio campo foi Corona, Danilo, Herrera e Otavio as diferenças foram notórias, o problema nunca esteve no sistema teve sim nas características dos jogadores que dão coias diferentes à dinâmica da equipa, e contra mim falo porque eu apoiei o 11 no jogo contra o slb, como é óbvio erradamente!

Ainda ontem o Lage na CI disse isto: " Vocês (jornalistas) olham muito para a posição dos jogadores e não para aquilo que cada jogador oferece em determinada dinâmica"

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
22,232
40,454
Zeus disse:
A equipa so sofre transições perigosas se perder a bola em zonas proibidas e isso acontece algumas vezes ora é um passe mal feito, ou uma finta errada ou uma recepção péssima, se o Porto perde a bola no último terço como devia ser a equipa está montada posicionalmente para abafar o adversário e recuperar o mais depressa possível a bola, contra a Roma foi paradigmático ou na segunda parte na final da taça da liga contra os lagartos agora uma perda de bola na primeira fase de construção ou a meio campo aí meu caro tanto faz jogar em 442 ou 433 a equipa vai sofrer porque uma equipa grande montada em organização ofensiva terá que estar sempre esticada para aproveitar a largura e a profundidade, no nosso caso as perdas de bola acontecem várias vezes por exemplo no primeiro golo do Benfica, isso acontece porque os nossos jogadores muitas vezes têm más decisões em campo, não são inteligentes e por isso e muito bem, o Sérgio insiste mais num futebol direto e vertical do que um futebol apoiado, percebo quem não se identifique com o modelo do Sérgio mas dada as características do plantel o seu modelo encaixa na perfeição, futebol possante, pressionante e vertical.
Isso que escreves é demasiado redutor, o erro faz sempre parte deste jogo.
Temos de nos precaver para esses erros e uma maneira de fazer isso é não ter tanto espaçamento entre a linha de 4 da frente e os dois jogadores do meio campo.
A equipa tem reagir rapidamente à perda de bola, certo,  mas não desta maneira tão quebrada entre setores.
Estás sempre a falar do jogo da Roma como se fosse a regra, só que não, foi das excepções em como a equipa deve jogar idealmente.

Se eu prefiro que joguemos em 4-3-3, prefiro, mas se estamos apostados num 4-4-2/4-2-4 então só temos de trabalhar mais e acrescentar variantes ao mesmo, deixá-lo assim tão "cru" é demasiado perigoso quando enfrentamos equipas decentes na transição.

Já agora... porque é que o Porto não joga mais vezes como jogou contra a Roma, isto é, quando apanha equipas de igual ou melhor valia.

"mas dada as características do plantel o seu modelo encaixa na perfeição, futebol possante, pressionante e vertical."

Temos Brahimi, Corona, Óliver, Danilo, Herrera, Otávio, jogadores mais que suficientes em quantidade e qualidade para termos alternativas a esse futebol tão directo e arcaico.
Insistir sempre no mesmo molde é pura teimosia do Conceição, ou então não sabe mais mesmo...

rfgm6

Arquibancada
4 Setembro 2016
143
37
Ripas disse:
Temos Brahimi, Corona, Óliver, Danilo, Herrera, Otávio, jogadores mais que suficientes em quantidade e qualidade para termos alternativas a esse futebol tão directo e arcaico.
Insistir sempre no mesmo molde é pura teimosia do Conceição, ou então não sabe mais mesmo...
Acho que é mesmo esse o problema. Jogamos pior hoje do que no passado, isso tem que querer dizer alguma coisa.

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
11,051
5,543
Olimpo
Ripas disse:
Isso que escreves é demasiado redutor, o erro faz sempre parte deste jogo.
Temos de nos precaver para esses erros e uma maneira de fazer isso é não ter tanto espaçamento entre a linha de 4 da frente e os dois jogadores do meio campo.
A equipa tem reagir rapidamente à perda de bola, certo,  mas não desta maneira tão quebrada entre setores.
Estás sempre a falar do jogo da Roma como se fosse a regra, só que não, foi das excepções em como a equipa deve jogar idealmente.

Se eu prefiro que joguemos em 4-3-3, prefiro, mas se estamos apostados num 4-4-2/4-2-4 então só temos de trabalhar mais e acrescentar variantes ao mesmo, deixá-lo assim tão "cru" é demasiado perigoso quando enfrentamos equipas decentes na transição.

Já agora... porque é que o Porto não joga mais vezes como jogou contra a Roma, isto é, quando apanha equipas de igual ou melhor valia.

"mas dada as características do plantel o seu modelo encaixa na perfeição, futebol possante, pressionante e vertical."

O que eu escrevi não é redutor é sim o que se passa nos nossos jogos, estou farto de ver erros e perdas de bolas estúpidas que dão golos ou jogadas de perigo para o adversário, precaver essas perdas de bola é um pouco difícil... por exemplo como precavemos a equipa para reagir ao erro no primeiro golo do slb no Dragão? A equipa começa a organizar-se ofensivamente e depois sai um passe disparatado para o meio, Adrian não consegue fazer recepção em condições e o Manafa ajuda à festa apesar de sofrer falta, como é que se reage a isto? Num dos golos sofridos em Roma tb nasce num erro na primeira fase de construção, como se reage aquilo?

Quanto ao teu último parágrafo repara numa coisa quantos avançados metes-te aí para jogar num tipo de futebol diferente mais apoiado? ZERO, não há um Jackson ou um Falcao que joga de costas para a baliza de forma inteligente e eficaz. Ah e o Danilo e o Herrera não tem características para um futebol apoiado principalmente o Herrera que é um jogador perfeito para o modelo de jogo do Sérgio e talvez seja por isso que o melhor Herrera do Porto é este que jogou com o Sérgio.

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
22,232
40,454
Zeus disse:
O que eu escrevi não é redutor é sim o que se passa nos nossos jogos, estou farto de ver erros e perdas de bolas estúpidas que dão golos ou jogadas de perigo para o adversário, precaver essas perdas de bola é um pouco difícil... por exemplo como precavemos a equipa para reagir ao erro no primeiro golo do slb no Dragão? A equipa começa a organizar-se ofensivamente e depois sai um passe disparatado para o meio, Adrian não consegue fazer recepção em condições e o Manafa ajuda à festa apesar de sofrer falta, como é que se reage a isto? Num dos golos sofridos em Roma tb nasce num erro na primeira fase de construção, como se reage aquilo?

Quanto ao teu último parágrafo repara numa coisa quantos avançados metes-te aí para jogar num tipo de futebol diferente mais apoiado? ZERO, não há um Jackson ou um Falcao que joga de costas para a baliza de forma inteligente e eficaz. Ah e o Danilo e o Herrera não tem características para um futebol apoiado principalmente o Herrera que é um jogador perfeito para o modelo de jogo do Sérgio e talvez seja por isso que o melhor Herrera do Porto é este que jogou com o Sérgio.
Para se jogar um futebol mais apoiado é estritamente  necessário ter um avançado desses?
Ai mãezinha.

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
11,051
5,543
Olimpo
Ripas disse:
Para se jogar um futebol mais apoiado é estritamente  necessário ter um avançado desses?
Ai mãezinha.
Elucida-me então, como é que queres jogar um futebol apoiado com os pés do Marega? Ou os do Soares que têm dias, ora parecem mágicos ora parecem tijolos lol. O futebol do City se em vez de lá ter o Aguero e o Gabriel Jesus tinha o Marega e o Soares seria o mesmo? Se calhar seria o Pep é Deus! O futebol evoluiu hoje já não há Jardeis que estão em campo só para fazer golos, hoje os avançados têm influência direta no modelo de jogo da equipa ora para jogar mais apoiado ou para jogar mais vertical com movimentações de fora para dentro e vice versa. Por exemplo os lamps jogam com um avançado para procurar a profundidade (esferovite) mas têm outro para jogar apoiado (felix ou jonas), esferovites nós temos aos pontapés Félixes e Jonas é mais difícil.

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
22,232
40,454
Zeus disse:
Elucida-me então, como é que queres jogar um futebol apoiado com os pés do Marega? Ou os do Soares que têm dias, ora parecem mágicos ora parecem tijolos lol. O futebol do City se em vez de lá ter o Aguero e o Gabriel Jesus tinha o Marega e o Soares seria o mesmo? Se calhar seria o Pep é Deus! O futebol evoluiu hoje já não há Jardeis que estão em campo só para fazer golos, hoje os avançados têm influência direta no modelo de jogo da equipa ora para jogar mais apoiado ou para jogar mais vertical com movimentações de fora para dentro e vice versa.
É possível jogar um futebol mais apoiado e envolvente com esses dois, mesmo sendo o que eles são, o futebol não é uma tábua rasa.
Requer é trabalho, ora claro está...

Tens o Adrián no plantel, que é um jogador com bom toque de bola e recepção...
Quantas vezes o vimos conjugado com um desses dois que falaste?
Podes até colocar um Brahimi no apoio a um avançado, coisa que o treinador nunca experimentou.

Quando não tens cão, caças com gato, adaptas-te e inovas.

Pois... dá trabalho montar uma variante ao modelo atual dos constantes chutões diagonais para os avançados.
O Conceição é teimoso e acomodou-se a este modelo.