Óliver Torres

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
7,119
9,155
ixnay disse:
Não creio que haja nenhum grande treinador no mundo que deixasse de fora um jogador de topo só porque esteja preso a um sistema rígido!
Assim de repente:
O Mata penou uma época no banco com o Van Gaal porque este não usa a posição 10.
O Lacazette que foi encostado porque o Emery gosta só de um avançado na frente.
O Fabregas que saiu do Chelsea porque o Sarri prefere um médio mais de contenção.

dragon55

Tribuna
30 Março 2019
3,985
5,373
juliolopes disse:
Como o tempo passa. Quantidade de portistas que já nao se lembra do Deco ou nem o chegou a ver jogar. As vezes esqueço-me que o Deco chegou ao nosso clube há 20 anos.

Se não viram Deco jogar, não façam comparações sem sentido. Por respeito a todos, ao Deco, ao jogador que o comparam com ele, ao clube, aos adeptos que tem boa memoria etc.
Deco era acima da média sem dúvida

Enviado do meu SM-J600FN através do Tapatalk

dragon55

Tribuna
30 Março 2019
3,985
5,373
JAEP disse:
Como já foi dito por muitos colegas, o Oliver infelizmente teve muito azar na carreira com os treinadores.
E não, não é a desculpa de que a culpa é sempre dos treinadores e não do jogador.

Mas Simeone, NES & Sérgio C não são propriamente treinadores que privilegiam um futebol de posse com 3 médios e nisso acho que podemos todos concordar.
Tambem podemos concordar que o Oliver não é superior ao Herrera na função de box-to-box

Enviado do meu SM-J600FN através do Tapatalk

F_Ferr

Não, não estive no treino.
11 Março 2012
10,249
14,349
juliolopes disse:
Como o tempo passa. Quantidade de portistas que já nao se lembra do Deco ou nem o chegou a ver jogar. As vezes esqueço-me que o Deco chegou ao nosso clube há 20 anos.

Se não viram Deco jogar, não façam comparações sem sentido. Por respeito a todos, ao Deco, ao jogador que o comparam com ele, ao clube, aos adeptos que tem boa memoria etc.
Deco era um dos melhores médios do Mundo. Aguentava 90 minutos em alta rotação, com chuva ou sol (quem não se lembra do jogo da Lázio), tinha um remate ímpar, visão de jogo brutal; levou a seleção às costas, foi titular num dos Barcelonas mais espetaculares de sempre com Deco, Eto'o e Ronaldinho.

Óliver é um bom jogador, para um 4-3-3 ou 4-4-2 losango, tem técnica, visão do jogo mas mumca, em dia algum, será um jogador próximo da qualidade de um Deco. Nunca. Coomo o Deco, no futebol português, aparece um de trinta em trinta anos, se tanto.

N

Noventa e Nove

Guest
Fernando Resende disse:
Por muito que os adeptos tentem procurar razões rebuscadas para o Oliver ser sempre o primeiro a "pagar as favas" e a sentar o rabo no banco depois de um jogo menos conseguido, a verdade é que a resposta a isso é mais simples do que parece. Foi sempre assim desde que o SC chegou, ou já não se lembram do pós-Besiktas do ano passado?

O Oliver é claramente o nosso médio mais evoluído tecnicamente, é o mais refinado, o mais inteligente a ler o jogo e a criar linhas de passe para esse mesmo jogo mas depois, ao seu jogo, falta-lhe a estampa física, falta-lhe aquela velocidade de touro que permite andar atrás dos adversários o jogo todo, falta-lhe aquela agressividade que permite morder os calcanhares ao adversário, falta-lhe aquele poder de choque que permite ir a todas as lutas e sair sempre por cima.... no fundo falta-lhe ser aquilo que o SC verdadeiramente gosta: ser tocador de bombo! Porque meus amigos, se querem ópera vão ao Sá da Bandeira!
O Oliver está longe de ser o jogador ideal do SC e por isso estará sempre mais perto do banco do que qualquer um dos outros! Nem vale a pena pensar que vai ser diferente...

Dou várias vezes este exemplo:
Quando se falou na possível vinda do Caio Lucas para o Porto as palavras do SC sobre o jogador foram no sentido de o afastar totalmente da nossa equipa dizendo que ele não tinha o que era necessário. Era muito bom tecnicamente e atacava muito bem mas depois não tinha o comprometimento defensivo etc etc. Nessa altura, o SC deu como exemplo do jogador que tinha o necessário para o Porto precisamente o Fernando Andrade.
Esta é a ideia do SC! Um jogador como o Fernando Andrade, mais limitado tecnicamente, menos criativo, menos imprevisível mas mais forte, mais rápido e mais lutador será sempre melhor do que um jogador como o Caio Lucas!

No fundo, um tocador de bombo estará sempre mais perto de entrar em palco do que um violinista ou violoncelista!
E é exatamente pelas razões do teu post que eu, tendo esse direito enquanto adepto para além de sócio, tenho de querer que o Sérgio Conceição não continue como treinador, independentemente do que ganhar e que desejo que ganhe o campeonato, como todos desejamos.

Isto vindo de alguém que continua a bater na tecla de que o Vítor Pereira foi afastado injustíssimamente.

Tenho o direito de não querer ver a "minha" equipa, que é uma equipa grande, jogar à pequenino, jogar apenas e só na força física, na defesa, sem técnica, sem criatividade, sem uma jogada empolgante, sem controlo nenhum do jogo, uma equipa cujo modelo de jogo se baseia numa frase "chutão para a frente e corre Marega". Não gosto e tenho todo o direito a não gostar. Não tenho de ir ao Sá da Bandeira para ver "ópera", há equipas mais pequenas que nós jogam muito, muito melhor.

N

Noventa e Nove

Guest
COTADRAGÃO disse:
Acho que estas redondamente enganado.

O DECO era um Medio fantastico em qualquer zona do meio campo. Um médio total. A diferença.

DECO faria as delicias de SC.
Num meio campo a dois?

Só tenho pena de ser apenas um "suponhamos" porque é impossível comprovar.

Se fosse possível, eu apostava contigo tudo o que tenho em como nesse meio campo a 2, ou não jogava, ou jogava sem brilho.

Hmrsilva

Arquibancada
12 Maio 2016
426
145
Noventa e Nove disse:
E é exatamente pelas razões do teu post que eu, tendo esse direito enquanto adepto para além de sócio, tenho de querer que o Sérgio Conceição não continue como treinador, independentemente do que ganhar e que desejo que ganhe o campeonato, como todos desejamos.

Isto vindo de alguém que continua a bater na tecla de que o Vítor Pereira foi afastado injustíssimamente.

Tenho o direito de não querer ver a "minha" equipa, que é uma equipa grande, jogar à pequenino, jogar apenas e só na força física, na defesa, sem técnica, sem criatividade, sem uma jogada empolgante, sem controlo nenhum do jogo, uma equipa cujo modelo de jogo se baseia numa frase "chutão para a frente e corre Marega". Não gosto e tenho todo o direito a não gostar. Não tenho de ir ao Sá da Bandeira para ver "ópera", há equipas mais pequenas que nós jogam muito, muito melhor.
x2 todo o conteúdo. E isso não faz de nós piores portistas ou profetas da desgraça. Festejarei (oxalá) como festejei o ano passado se ganharmos.

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
11,025
5,513
Olimpo
Pensamento do dia:

"Deco com o Sérgio jogava no banco o Messi jogava na bancada"

É como eu digo a crítica quando moldada com todo um hate facilmente vira estupidez.

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
3
34
Porto
Zeus disse:
Pensamento do dia:

É como eu digo a crítica quando moldada com todo um hate facilmente vira estupidez.
Ninguém fez qualquer tipo de reflexão do género e isso não acrescenta absolutamente nada a uma discussão séria e bastante interessante.

Maressi

Tribuna Presidencial
20 Novembro 2017
7,952
8,216
Noventa e Nove disse:
Num meio campo a dois?

Só tenho pena de ser apenas um "suponhamos" porque é impossível comprovar.

Se fosse possível, eu apostava contigo tudo o que tenho em como nesse meio campo a 2, ou não jogava, ou jogava sem brilho.
O Deco no Barcelona jogou a 10, a 8 a medio interior esquerdo, a medio interior direito, e nunca perdeu o brilho.

N

Noventa e Nove

Guest
Zeus disse:
Pensamento do dia:

Falso da primeira à última letra, mas se calhar convém.

N

Noventa e Nove

Guest
Maressi disse:
O Deco no Barcelona jogou a 10, a 8 a medio interior esquerdo, a medio interior direito, e nunca perdeu o brilho.
O Barça jogava com dois médios?

Hmrsilva

Arquibancada
12 Maio 2016
426
145
Maressi disse:
Que eu me recorde, nunca vi o Barcelona a jogar um futebol de transição.
Sempre vi futebol de posse, de equipa grande como o Barcelona é.
A questão não é tanto a posição (também é mas não tanto). São muito mais os princípios da equipa.

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
11,025
5,513
Olimpo
Noventa e Nove disse:
Falso da primeira à última letra, mas se calhar convém.
Devo andar a ler mal então...

Noventa e Nove disse:
"ou não jogava"

N

Noventa e Nove

Guest
Zeus disse:
"ou não jogava"
Estamos a ter uma dicussão, a meu ver interessante, sobre princípios tácticos, sobre a forma como um bom jogador, um grande jogador aliás, pode encaixar quem nem uma luva num determinado modelo de jogo e não encaixar noutro.

Para mim que gosto de futebol isto é excelente, adoro falar sobre isto. Não é ser detrator de nenhum jogador ou treinador.

Num meio campo a dois, modelo em que se a memória não me atraiçoa o Deco NUNCA jogou, sim, ou jogava sem brilho ou não jogava. Num meio campo a 2, tens o nº 6 e outro médio a ter de segurar o meio campo todo. Alguma vez um destes dois médios teria a liberdade criativa para ter o impacto que o Deco teve em toda a sua carreira? Teria muito, muito mais responsabilidades defensivas.

Sobre o Messi então não fiz a mais pequena referência, nem sequer jogam na mesma posição.

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
7,119
9,155
Noventa e Nove disse:

Aí já não concordo.
O SC, com as suas qualidades e defeitos, foi contratado para ganhar. E nesse aspeto tem-se mostrado resultadista e não haverá nada a lhe apontar se conseguir o bicampeonato, objetivo máximo do FC Porto.

Se gosto do estilo dele? Nem por isso. Sinto uma cirrose a chegar de tanto vinho de tasca. Mas os objetivos são para cumprir, portanto só fará sentido mudar de treinador se:
1) Não atingir objetivos
2) Existir uma alternativa claramente melhor

A preferência por um estilo de jogo é subjetiva. Houve quem não gostasse do VP como treinador do Porto. Os erros, quando cometidos, devem servir de aprendizagem para não serem repetidos.

N

Noventa e Nove

Guest
Ginjeet disse:
Aí já não concordo.
O SC, com as suas qualidades e defeitos, foi contratado para ganhar. E nesse aspeto tem-se mostrado resultadista e não haverá nada a lhe apontar se conseguir o bicampeonato, objetivo máximo do FC Porto.

Se gosto do estilo dele? Nem por isso. Sinto uma cirrose a chegar de tanto vinho de tasca. Mas os objetivos são para cumprir, portanto só fará sentido mudar de treinador se:
1) Não atingir objetivos
2) Existir uma alternativa claramente melhor

A preferência por um estilo de jogo é subjetiva. Houve quem não gostasse do VP como treinador do Porto. Os erros, quando cometidos, devem servir de aprendizagem para não serem repetidos.
É resultadista, concordo a 100%.

Por isso respondi ontem, admito que já não me recordo a quem, que alguns adeptos querem ganhar de qualquer maneira (futebolisticamente falando, não outras coisas) e outros querem ganhar mas não de qualquer maneira, e ambos devem respeitar-se. São ambos legítimos.

Maressi

Tribuna Presidencial
20 Novembro 2017
7,952
8,216
Noventa e Nove disse:
Habitualmente jogava com 3 e com 4, mas chegaram a formar meio campo com marquez e deco na ausencia do xavi (muito raramente). Mas nunca foi encostado porque o esquema nao o favorecia, jogava no esquema de 3 centrais com oleguer thuram e puyol, ou no 433 tradicional etc etc

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
11,025
5,513
Olimpo
Noventa e Nove disse:
Estamos a ter uma dicussão, a meu ver interessante, sobre princípios tácticos, sobre a forma como um bom jogador, um grande jogador aliás, pode encaixar quem nem uma luva num determinado modelo de jogo e não encaixar noutro.

Para mim que gosto de futebol isto é excelente, adoro falar sobre isto. Não é ser detrator de nenhum jogador ou treinador.

Num meio campo a dois, modelo em que se a memória não me atraiçoa o Deco NUNCA jogou, sim, ou jogava sem brilho ou não jogava. Num meio campo a 2, tens o nº 6 e outro médio a ter de segurar o meio campo todo. Alguma vez um destes dois médios teria a liberdade criativa para ter o impacto que o Deco teve em toda a sua carreira? Teria muito, muito mais responsabilidades defensivas.

Sobre o Messi então não fiz a mais pequena referência, nem sequer jogam na mesma posição.
Começo pelo último parágrafo porque o Messi foi para enfatizar a coisa mas no tópico do treinador já li tal afirmação.

Eu não sou dos que diz que os craques jogam onde for e seja como for, obviamente que não, o contexto, o modelo, as ideias favorecem mais uns jogadores que outros independentemente de serem craques no entanto o Deco tinha características que podiam encaixar de forma perfeita no modelo de jogo do Sérgio não tenho dúvidas disso seja como segunda avançado, desviado numa ala ou até no duplo pivot do meio campo, mas vejamos uma coisa o Deco foi o craque que foi ninguem tem duvidas e mesmo assim o melhor treinador do mundo da atualidade dispensou-o, como diz o outro o futebol não é um ciência exata.

Concluindo, na minha opinião e olhando para o atual contexto do nosso plantel dizer que o Déco não jogaria com o Sérgio já me parece fora do razoável a roçar a estupidez.

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
7,119
9,155
Noventa e Nove disse:
Não me lembro de alguma vez o Deco ter jogado num esquema de 2 médios no Barça, mesmo quando estavam num sistema de 3 centrais.
Nas primeiras épocas teve sempre Xavi e Van Bronckhorst nas costas, numa altura em que o Iniesta estava a aparecer a partir do banco. Várias vezes houveram adaptações na ausência de Xavi, quer do Marquéz ou do Edmílson. Quando Iniesta assumiu a titularidade, jogaram muitas vezes num meio campo de 4.