Óliver Torres

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
11,025
5,513
Olimpo
Ginjeet disse:
Mas os objetivos são para cumprir, portanto só fará sentido mudar de treinador se:

2) Existir uma alternativa claramente melhor
A reflexão que ninguém insiste em fazer... já estou como o outro, digam-me UM treinador que neste contexto fazia igual já nem digo melhor, só peço UM!

Edit: já parecem os politicos: "não concordo com isto", "isto está mal" e alternativas?

Maressi

Tribuna Presidencial
20 Novembro 2017
7,952
8,216
Hmrsilva disse:
Que eu me recorde, nunca vi o Barcelona a jogar um futebol de transição.
Sempre vi futebol de posse, de equipa grande como o Barcelona é.
A questão não é tanto a posição (também é mas não tanto). São muito mais os princípios da equipa.
Sim porque o Barça de ronaldinho e eto nao faziam transiçoes xD Alias o Eto ficou conhecido pelo futebol de primeiro toque. Aliás se ha 3 jogadores que tem a falta de vertigem necessária para fazer transiçoes era ronaldinho, Eto e Messi. Nao entendo porque é que a maioria acha que uma equipa que previligia a posse nao é uma equipa de transiçoes. Nao é preciso ser uma equipa com bloco baixo para se sair em transiçoes.

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
7,119
9,155
Zeus disse:
Concluindo, na minha opinião e olhando para o atual contexto do nosso plantel dizer que o Déco não jogaria com o Sérgio já me parece fora do razoável a roçar a estupidez.
Pensa da seguinte forma então:

Dás o plantel de 2004 ao SC.
Penso que ambos poderemos concordar que SC não iria abdicar das suas ideias de jogo nem da sua formação favorita.
SC teria assim, para 2 posições: Costinha, Maniche, Deco, Pedro Mendes, Alenitchev, Carlos Alberto.

Quem achas que jogaria? Porquê? Seria Deco uma das duas melhores opções, entre aquelas, para o duplo pivot de SC?

Maressi

Tribuna Presidencial
20 Novembro 2017
7,952
8,216
Ginjeet disse:
Não me lembro de alguma vez o Deco ter jogado num esquema de 2 médios no Barça, mesmo quando estavam num sistema de 3 centrais.
Nas primeiras épocas teve sempre Xavi e Van Bronckhorst nas costas, numa altura em que o Iniesta estava a aparecer a partir do banco. Várias vezes houveram adaptações na ausência de Xavi, quer do Marquéz ou do Edmílson. Quando Iniesta assumiu a titularidade, jogaram muitas vezes num meio campo de 4.
Sim porque um esquema de 3 centrais com 2 medios so la para 1922 em que jogavam no tradicional 3-2-6.
E sim chegaram a fazer meio campo a 2 com Deco e marquez, com eto e gudjohnsen (muito raramente)

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
11,025
5,513
Olimpo
Ginjeet disse:
Pensa da seguinte forma então:

Dás o plantel de 2004 ao SC.
Penso que ambos poderemos concordar que SC não iria abdicar das suas ideias de jogo nem da sua formação favorita.
SC teria assim, para 2 posições: Costinha, Maniche, Deco, Pedro Mendes, Alenitchev, Carlos Alberto.

Quem achas que jogaria? Porquê? Seria Deco uma das duas melhores opções, entre aquelas, para o duplo pivot de SC?
No duplo pivot não tenho dúvidas que jogaria com Costinha e Maniche o Deco provavelmente faria o atual papel do Otávio ou jogava na dupla da frente a segundo avançado.

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
7,119
9,155
Zeus disse:
No duplo pivot não tenho dúvidas que jogaria com Costinha e Maniche o Deco provavelmente faria o atual papel do Otávio ou jogava na dupla da frente a segundo avançado.
E em alguma dessas alternativas, teria ele tido a relevância que teve no FC Porto, jogando ao mesmo nível que fez dele o melhor jogador que já vi jogar com a nossa camisola? Repara que não ocuparia sequer as mesmas zonas do terreno.

PS. Há muito que referi que, neste sistema, o melhor lugar para um jogador com as características do Óliver era a segundo avançado.

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
11,025
5,513
Olimpo
Ginjeet disse:
E em alguma dessas alternativas, teria ele tido a relevância que teve no FC Porto, jogando ao mesmo nível que fez dele o melhor jogador que já vi jogar com a nossa camisola? Repara que não ocuparia sequer as mesmas zonas do terreno.

PS. Há muito que referi que, neste sistema, o melhor lugar para um jogador com as características do Óliver era a segundo avançado.
Brilharia igual porque tinha características para isso, o Deco era muito mais que um 10, o Deco era um all around, mesmo a defender era um jogador de um intensidade brutal.

Edit: não acho que o Oliver desempenhasse bem a função de segundo avançado não só pelo déficit de golos e por o remate não ser a sua melhor características mas porque tb estaríamos a tirar o Oliver das zonas onde pode ser realmente decisivo seja na primeira fase de construção a na segunda etapa da organização ofensiva que é na criação.

Dragon

Tribuna Presidencial
15 Junho 2015
8,840
7,882
Conquistas
1
  • Jorge Costa
RXavier10 disse:
Ridículo é não ver que o nosso melhor futebol esta época teve sempre (ou quase sempre) o Óliver em campo. Ridículo é pegar-se num jogo onde toda a equipa esteve uns furos abaixo para 'castigar' um ou dois jogadores. Até porque, por essa linha de pensamento, o Danilo também tinha ido para o banco/bancada.
Enfiou-te a carapuça com uma pinta...

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
7,119
9,155
Zeus disse:
Brilharia igual porque tinha características para isso, o Deco era muito mais que um 10, o Deco era um all around, mesmo a defender era um jogador de um intensidade brutal.
É aí que discordamos então.

Repara que nunca disse que Deco não jogaria com SC. Disse que Deco não seria aproveitado por SC.
Na minha ótica, Deco nunca teria chegado ao patamar de excelência a que chegou num sistema tão rígido e direto como aquele que usamos, advindo logo do facto de que, no 4-4-2 de Mourinho, a bola era conduzida para os pés dele enquanto que no 4-4-2 de SC, a bola passaria por cima da cabeça dele mais de metade do tempo.

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
11,025
5,513
Olimpo
Ginjeet disse:

Repara que nunca disse que Deco não jogaria com SC. Disse que Deco não seria aproveitado por SC.
Na minha ótica, Deco nunca teria chegado ao patamar de excelência a que chegou num sistema tão rígido e direto como aquele que usamos, advindo logo do facto de que, no 4-4-2 de Mourinho, a bola era conduzida para os pés dele enquanto que no 4-4-2 de SC, a bola passaria por cima da cabeça dele mais de metade do tempo.
Lá por o nosso jogo ser mais vertical e não direto coisas diferentes, não quer dizer que os jogadores criativos sejam postos de lados e basta ver a importância que têm Brahimi, Corona e Otávio que já contribuíram para enumeros golos e jogadas de perigo esta epoca.

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
7,119
9,155
Zeus disse:
Lá por o nosso jogo ser mais vertical e não direto coisas diferentes, não quer dizer que os jogadores criativos sejam postos de lados e basta ver a importância que têm Brahimi, Corona e Otávio que já contribuíram para enumeros golos e jogadas de perigo esta epoca.
São chamados para a progressão com bola, cruzamentos e momentos de finalização. Não são propriamente as áreas em que Deco se notabilizou.

É a diferença entre perder um 10 de classe mundial para ganhar um extremo interior decente, um pouco no género do que tem sido feito com Militão na lateral.

Drag72

Tribuna
9 Março 2012
3,100
63
52
Lisboa
Isto de opiniões extremistas dá sempre asneira.

Acho que falo por todos ou quase todos que o Deco foi dos melhores jogadores da nossa história, tinha tudo o que um 10 deve ter, e até defendia, era a primeira barreira defensiva do meio campo.

O Óliver não é um Deco nem nunca será um Deco, tem a inteligência, tem a técnica, tem a visão de jogo e também tem finta, falta-lhe sim acima de tudo remate, personalidade para mandar na equipa, mas o que lhe falta mesmo é um sistema de jogo que o favoreça, tal como foi dito aqui e bem, o Deco teve isso com Mourinho, e eu também concordo que o Deco com o SC não nos ia maravilhar como maravilhava com o Mourinho.

Eu não sou fan do Vitor Pereira, nunca fui e continuo a não ser, era muito bom tacticamente mas o futebol era amorfo, muito sólido na defesa, muito bom a trocar a bola e na posse, o Óliver seria 2x o jogador com o VP do que é com o SC, mas eu não suportava aquele jogo.

O SC é o oposto do que é o VP, eu diria que uma mistura dos dois, aproveitava-se o melhor dos dois e levávamos tudo à frente e com o Óliver a fazer exibições de encher o olho.

Gosto imenso do Óliver e acho que evoluiu com o SC a parte física, mas um sistema de 2 médios não é para ele, e pessoalmente acho que não é para ninguém, mas o SC é que é o treinador, ele adora jogar só com dois médios, para mim é um tiro no pé, detesto este sistema, mas há quem goste.

J

JAEP

Guest
Maior exemplo do que Deco foi o que Fergunson fez com o Andersson. Qual João Felix qual quê à beira do que foi Andersson aqui no Porto. Foi para Manchester e estragou-se completamente. Péssima escolha de carreira por parte do jogador e péssima gestão das capacidades do jogador por parte do treinador.

Provalmente o SC faria o mesmo que o Fergunson fez.

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
11,025
5,513
Olimpo
Ginjeet disse:
São chamados para a progressão com bola, cruzamentos e momentos de finalização. Não são propriamente as áreas em que Deco se notabilizou.

É a diferença entre perder um 10 de classe mundial para ganhar um extremo interior decente, um pouco no género do que tem sido feito com Militão na lateral.
Bom mas tb estamos a partir do princípio tanto eu como tu que o Sérgio jogaria num 442 o que podia nem ser verdade, é o que dá andar a discutir opiniões no campo dos "ses" factualmente não estamos a discutir nada, até porque os treinadores têm que se adaptar às características de o plantel, por exemplo o Sérgio utilizava o Otávio a 10 no Guimarães num 4231 aqui joga com ele maioritariamente a médio ala no 442 e nao é por causa disso que deixa de ser igualmente decisivo em muitos jogos.

J

JAEP

Guest
Se o SC se adaptasse às caracteristicas dos melhores jogadores que tinha ele jogaria em 4x3x3...
Fácil perceber como.

Danilo, Herrera & Oliver no meio campo
Corona, Brahimi & Aboubakar (que comprámos o restante do passe nesse ano) / ou Soares / ou Marega na frente.

A lógica seria esta...

No minimo dos minimos ele tinha esta possibilidade. Isso de ele se adaptar às caracteristicas dos jogadores é a maior mentira que anda ai. É uma mentira usada para defender o futebol pouco agradável (para não dizer pior) que temos.

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
22,225
40,443
Tenho vista para o Dragão.
JAEP disse:
Se o SC se adaptasse às caracteristicas dos melhores jogadores que tinha ele jogaria em 4x3x3...
Fácil perceber como.

Corona, Brahimi & Aboubakar (que comprámos o restante do passe nesse ano) / ou Soares / ou Marega na frente.

A lógica seria esta...

No minimo dos minimos ele tinha esta possibilidade. Isso de ele se adaptar às caracteristicas dos jogadores é a maior mentira que anda ai. É uma mentira usada para defender o futebol pouco agradável (para não dizer pior) que temos.
Ora...

Mágico Deco

Bancada lateral
31 Agosto 2012
921
671
Ginjeet disse:

Senhores, estamos a falar do melhor jogador da história do clube.

O Deco até na tática dos 3 trincos do Octávio brilhava...

Partir do princípio que o sistema do Sérgio tem 2 avançados também é errado. Porque, pelo menos, em Braga e Guimarães jogava em 4-2-3-1. Ele próprio já explicou que não tem um sistema. Adapta-se ao que tem à disposição.

Mágico Deco

Bancada lateral
31 Agosto 2012
921
671
Ginjeet disse:
Um conselho de amigo. Vai ao YouTube ver vídeos do Deco.

N

Noventa e Nove

Guest
Zeus disse:
A reflexão que ninguém insiste em fazer... já estou como o outro, digam-me UM treinador que neste contexto fazia igual já nem digo melhor, só peço UM!

Edit: já parecem os politicos: "não concordo com isto", "isto está mal" e alternativas?
Nesse aspeto tenho de te dar toda a razão. Mesmo não gostando do modelo de jogo do Sérgio, não faria sentido nenhum mudar de treinador para outro dentro do mesmo registo e provavelmente menos competente (até porque em termos mentais e de motivação o Sérgio é do melhor que há).

A mudar, teria de ser para melhor. Para pior é disparate.

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
11,025
5,513
Olimpo
JAEP disse:
Fácil perceber como.

A lógica seria esta...

As características dos jogadores não se refletem num sistema tático refletem-se num modelo de jogo, continua-se a olhar para os jogadores como bonecos dos matraquilhos.