Actualidade internacional

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,801
5,903
45
Lisboa
  • Like
Reações: Porto

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,801
5,903
45
Lisboa
Não sei qual a gravidade do crime levado a cabo pelo homem, mas acho que não havia necessidade de tamanha brutalidade na detenção. Parece-me que os agentes tiveram medo de uma eventual reacção à detenção (porque o homem tinha grande envergadura) mas tal nunca se verificou. Mesmo que ele tenha morrido de outra coisa qualquer, foi uma detenção que não dignifica os básicos direitos humanos.

Agora, tendo dito isto... Não pode acontecer que, sob a capa ou o lema de uma manifestação pacífica anti-racista, uma série de gente se aproveite para pilhar, destruir propriedade alheia e agredir pessoas humildes e trabalhadoras que nada têm que ver com nada.

Há aqui um grave problema de limites.

Se no primeiro caso sou a favor do apuramento de responsabilidades dos agentes face ao detido, no segundo caso também tenho de manifestar compreensão caso o Governo ou as forças policiais comecem a tomar atitudes mais musculadas.

Se havia um problema racial na América, não é assim que se vai resolver nada. Todos os dias nos chegam imagens degradantes e de desrespeito para com a liberdade do próximo. É assim que se perde a razão e que se dá argumentos a um líder como o Donaldo para agir como ele está mortinho por fazer.
O problema é que este caso não é um caso isolado, é um problema de racismo endémico nas forças de segurança americanas. Não basta apurar as responsabilidades e volta tudo a ficar bem. E o problema é que não podes dissociar isto da História dos EUA, é que depois da escravatura, que é só a forma mais brutal de agressão e de humilhação de um ser humano sobre outro, tiveste a segregação racial durante mais um século, e depois da segregação oficial tiveste a segregação informal, e ainda hoje ser negro nos EUA continua a ser infinitamente pior do que ser branco em termos de oportunidades. Nunca houve um momento de "não racismo" generalizado nos EUA. Nunca houve um momento em que houvesse menos incidentes racistas das forças policiais do que hoje, nunca houve um interregno, foi sempre um contínuo de abusos dos direitos civis com base na raça.
Convém ter presente que enquanto os americanos já se apresentavam há mais de meio século ao mundo inteiro como os paladinos da democracia e da liberdade os negros só tiveram direito absoluto ao voto em todos os EUA em 1965 (!!!!!!). A História não se apaga de um dia para o outro, e influencia muito a forma de algumas pessoas reagirem a uma situação destas. A isso soma-lhe o facto de os EUA serem a sociedade mais violenta de todo o mundo ocidental e desenvolvido.
Apurar só as responsabilidades neste caso não vai mudar nada.
 
Última edição:

Devilelas

Bancada central
4 Junho 2016
2,287
2,389
Conquistas
4
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Alfredo Quintana

Aparentemente, vai invocar uma lei de 1807 (Insurrection Act) para mobilizar o exército.....decisão de muito duvidosa legalidade e de cariz perigoso (a unica excepçao que conhecia decorria da "posse comitatus")!! Sinceramente, parece-me que está a ser criado o caldo para o que se sucedeu no final da decada de 60, com constantes manifestações, protestos, revoltas...!!
 

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
20,840
35,783
Tenho vista para o Dragão.
Aparentemente, vai invocar uma lei de 1807 (Insurrection Act) para mobilizar o exército.....decisão de muito duvidosa legalidade e de cariz perigoso (a unica excepçao que conhecia decorria da "posse comitatus")!! Sinceramente, parece-me que está a ser criado o caldo para o que se sucedeu no final da decada de 60, com constantes manifestações, protestos, revoltas...!!
Resolveram colocar estas manifestações no mesmo patamar que uma rebelião.
Vamos ver como reage o povo "organizado" a esta demonstração absurda de força.
 

Devilelas

Bancada central
4 Junho 2016
2,287
2,389
Conquistas
4
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Alfredo Quintana
Resolveram colocar estas manifestações no mesmo patamar que uma rebelião.
Vamos ver como reage o povo "organizado" a esta demonstração absurda de força.

Sinceramente, espero que não cedam!! Isto é uma escalada muito perigosa, tomada por um idiota demagogo, com pretensões a ditador!! Ainda por cima que toma decisões sem a mais pequena noção das consequencias das mesmas!! Sinceramente, usando uma expressão Americana, acho que isto pode ser um momento "make or brake"!!! Ou o conseguem vergar agora ou as coisas vão tender a deteriorar-se e muito. Para alguns que neste forum têm uma manifesta propensão para desculpabilizar e desvalorizar tudo o que este individuo faz, diz e decide, há que começar a percerber as dimensões perigosas desta deriva nos EUA, não só em termos do país em si, mas também em termos da geopolitica internacional. Este individuo não respeita as instituições (incluindo os Tribunais), não quer qualquer tipo de controlo de legalidade (todos os "inspector generals" dos vários departamentos governativos que o contrariaram foram demitidos e afastados), só não foi impugnado porque no senado a maioria republicana deu um espetaculo deprimente e vergonhoso - em que se recusaram a admitir a produção de provas, nomeadamente de ordem testemunhal -!! Comparado com este o Richard Nixon era um menino de coro...
 

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
20,840
35,783
Tenho vista para o Dragão.
Sinceramente, espero que não cedam!! Isto é uma escalada muito perigosa, tomada por um idiota demagogo, com pretensões a ditador!! Ainda por cima que toma decisões sem a mais pequena noção das consequencias das mesmas!! Sinceramente, usando uma expressão Americana, acho que isto pode ser um momento "make or brake"!!! Ou o conseguem vergar agora ou as coisas vão tender a deteriorar-se e muito. Para alguns que neste forum têm uma manifesta propensão para desculpabilizar e desvalorizar tudo o que este individuo faz, diz e decide, há que começar a percerber as dimensões perigosas desta deriva nos EUA, não só em termos do país em si, mas também em termos da geopolitica internacional. Este individuo não respeita as instituições (incluindo os Tribunais), não quer qualquer tipo de controlo de legalidade (todos os "inspector generals" dos vários departamentos governativos que o contrariaram foram demitidos e afastados), só não foi impugnado porque no senado a maioria republicana deu um espetaculo deprimente e vergonhoso - em que se recusaram a admitir a produção de provas, nomeadamente de ordem testemunhal -!! Comparado com este o Richard Nixon era um menino de coro...
Para já é mero show off, na esperança que o povo pense duas vezes se isto vale mesmo a pena continuar.
Acho que o povo, na sua grande maioria, irá recuar. Se acontecer o contrário fico muito surpreendido... e então aí é que vai começar o "filme".
 

Devilelas

Bancada central
4 Junho 2016
2,287
2,389
Conquistas
4
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Alfredo Quintana
Para já é mero show off, na esperança que o povo pense duas vezes se isto vale mesmo a pena continuar.
Acho que o povo, na sua grande maioria, irá recuar. Se acontecer o contrário fico muito surpreendido... e então aí é que vai começar o "filme".

Sinceramente, não acredito que recuem (estamos a falar dos protestos de maior dimensão desde a decada de 60 após a morte do Martin Luther King), até para não lhe darem essa satisfação!! Se forem inteligentes mantém as manifestações e protestos diários - parando a economia -, tentando atenuar e evitar actos de violência!!! Se o fizerem ele (o little orange man) fica numa situação muito complicada...tem de decidir (sendo certo que os Governadores do Ilinois e de Nova Iorque já disseram que exército, nos seus estados, nem pensar) se tenta executar o que disse, ou se mete a viola ao saco!!
 
  • Like
Reações: Porto

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
20,840
35,783
Tenho vista para o Dragão.
Sinceramente, não acredito que recuem (estamos a falar dos protestos de maior dimensão desde a decada de 60 após a morte do Martin Luther King), até para não lhe darem essa satisfação!! Se forem inteligentes mantém as manifestações e protestos diários - parando a economia -, tentando atenuar e evitar actos de violência!!! Se o fizerem ele (o little orange man) fica numa situação muito complicada...tem de decidir (sendo certo que os Governadores do Ilinois e de Nova Iorque já disseram que exército, nos seus estados, nem pensar) se tenta executar o que disse, ou se mete a viola ao saco!!
Se a coisa escalar demasiado ele é maluquinho para querer impor a lei marcial, mas teria sempre de ter autorização do congresso, penso eu.
 

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
23,842
40,481
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
O racismo está profundamente enraizado na cultura nos Estados Unidos e em todos os estratos sociais, para além disso infelizmente a saída de Barack Obama piorou a situação, pois esta administração até ao momento não tomou qualquer medida para congregar os americanos no combate a esta pandemia que mata diariamente várias pessoas.
 

Devilelas

Bancada central
4 Junho 2016
2,287
2,389
Conquistas
4
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Alfredo Quintana
Se a coisa escalar demasiado ele é maluquinho para querer impor a lei marcial, mas teria sempre de ter autorização do congresso, penso eu.
Meio maluquinho já deu para perceber que é!! Quanto ao demais e ao que se vai suceder, se me perguntassem há 1 ou 2 anos diria que seria totalmente impossível....nos dias de hoje não consigo ser categórico!! Uma coisa é certa, no meu tempo de vida (nasci em 1980) nunca vi os EUA numa situação sequer próxima a esta. O país está dividido (ainda que a maioria populacional seja contra o Trump), tem um sistema eleitoral em que o colegio eleitoral está desactualizado e desiquilibrado (permitindo assim, como se veio a suceder, a eleição de pessoas como ele, ainda que com muito menor número de votos), o congresso e senado têm maiorias diferenciadas e bloqueiam-se mutuamente, o Supremo Tribunal Federal tem neste momento uma maioria de juizes ulta conservadores...e navega no meio de uma pandemia ainda nao controlada (com tendencia para piorar depois desta semana)!!!
 
  • Like
Reações: MiguelDeco

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
20,840
35,783
Tenho vista para o Dragão.
Meio maluquinho já deu para perceber que é!! Quanto ao demais e ao que se vai suceder, se me perguntassem há 1 ou 2 anos diria que seria totalmente impossível....nos dias de hoje não consigo ser categórico!! Uma coisa é certa, no meu tempo de vida (nasci em 1980) nunca vi os EUA numa situação sequer próxima a esta. O país está dividido (ainda que a maioria populacional seja contra o Trump), tem um sistema eleitoral em que o colegio eleitoral está desactualizado e desiquilibrado (permitindo assim, como se veio a suceder, a eleição de pessoas como ele, ainda que com muito menor número de votos), o congresso e senado têm maiorias diferenciadas e bloqueiam-se mutuamente, o Supremo Tribunal Federal tem neste momento uma maioria de juizes ulta conservadores...e navega no meio de uma pandemia ainda nao controlada (com tendencia para piorar depois desta semana)!!!
Eu acho que o povo vai recuar em grande escala, mas, lá está, estamos em território desconhecido, desemprego galopante no meio de uma pandemia e com um maluquinho egocêntrico na casa branca. Vamos aguardar e esperar que tudo corra pelo melhor.