Quanta gente não adora o Sade? É horrendo como uma parte considerável do movimento progressista ainda o vê como uma figura positiva.
Ou a predadora Simone de Beauvoir, idolatrada por muitas feministas (e digo isto apoiando a causa sem reservas)?
Por isso é que não é surpreendente um Trump chegar ao poder. A sociedade sempre fechou os olhos a estas coisas.
Num assunto paralelo, e acho que já falamos sobre isso aqui (lembro-me de falar mas não me lembro do contexto), acho que é possível um adulto e um adolescente terem uma relação apesar de não me estar a ver a entrar num mambo desses, mas há casos e exemplos de relações do género que duraram uma vida inteira.
Outra coisa é fazer isso sistematicamente como estratégia predatória, manipulando e descartando as pessoas e tratando-as como mera mercadoria. Isso acaba por ser lamentável em todas as idades, mas especialmente mais grave em idades formativas de caracter e personalidade, onde as pessoas em teoria são mais facilmente iludidas e manipuladas.
Mas é uma questão complexa, com muitas tonalidades (o fascínio por uma pessoa mais velha, muitas vezes em posição de privilégio na sociedade, o intelectual brilhante, a estrela pop) , e por alguma razão tão discutida em literatura e obras artísticas.
Posto isto, acho que a Simone de Beauvoir estava num grupo de intelectuais que chegou a defender o fim da criminalização de relações consensuais entre adultos e menores de 15 anos. Consensuais Mas ainda assim ...