Actualidade nacional

Porto

Tribuna
13 Março 2012
4,248
2,614
Para os que são contra a prisão perpétua e/ou pena de morte nestes casos, a questão que aqui deixo é: Que sentido faz, devolver á sociedade indivíduos destes, com a capacidade desumana de tirar a vida a uma pobre indefesa de apenas 9 anos ?
Basta perceberes que o objectivo da prisão é reabilitar, não é a vinganca.
 

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Mas está tudo doido por este Portal? Só porque uma pessoa concorda com a prisão perpétua, é automaticamente rotulado como simpatizante do Chega e benfiquista, agora? Também concordo com a prisão perpétua e qual é o vosso problema? Devo-vos uma satisfação por pensar assim? Tenham mas é juízo e deixem de inflamar este tópico.
Penso que não há necessidade do administrador do Portal intervir, julgo eu.
 
Última edição:

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,094
23,631
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Não tenho dúvidas que se o André Ventura tivesse outra cor futebolística, muitas máscaras cairiam aqui no forum.

E por muito portista que seja, e deteste o regime, ser lampião é uma questão de mau, de péssimo gosto, ser do Chega revela uma maneira de estar na vida que é intrínseca à falta de carácter.
 

Maximus

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
10,656
15,075
Invicta
www.google.com
Este forum esta se a revelar um antro de reaccionarios que apoiam o Chega, o benfiquismo, o populismo e o autoritanismo. Incrível.
Pelo que parece para apoiar esta e aquela proposta do Chega, do BE, do PCP, do PSD e PS, sou obrigatoriamente um apoiante e reaccionário desse mesmo partido. Pura e simplesmente não posso ter a minha opinião nem ter estar de acordo quando muitos afirmam (e bem) que o sistema penal e as molduras atuais não se adequam aos anos em que vivemos.

Se olharmos para os últimos anos, facilmente percebemos que o número de pessoas condenadas á pena máxima de 25 anos, tem vindo a aumentar de ano para ano, assim como o tipo de crimes violentos e hediondos, muitos dos quais com elevados número de mortes cometidas pela mesma pessoa. Será isso um indicador de algo ? ...

Não acho que faça algum sentido vir falar em "reabilitação", quando não há sequer "trabalho" nesse sentido e quando muitos desses presos ao fim de cumprirem cinco sextos da pena, estão cá fora novamente e voltam a cometer os mesmos crimes e/ou outros.

Posto isto, prisão perpétua sim, mesmo com avaliações periódicas com vista á possibilidade de libertação (até aceito isso ...) e de acordo com o que diz o Tribunal de Direitos do Homem. Agora não posso aceitar nem estar de acordo com estes 25 anos (que no final são 14/15).

Por fim, se por apoiar a castração quimica relativamente aos pedófilos e violadores, tenho de ser reacionário do Chega, então assim serei.
 

Maximus

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
10,656
15,075
Invicta
www.google.com
Nao tarda ainda descobrem o Jimmy Hoffa.
Mas sao 13 anos não 17.
Foi em 2007
Isso. A miúda é que por esta altura teria 17 anos. Mesmo assim , nós com as nossas coisas do dia a dia e nem reparamos como tempo passa a voar ...

Relativamente ao caso, daqueles desenterranços que não espero nada de novo. Neste momento ou alguém "se acusa" ou então , não sei que provas fisicas novas poderão ter ...
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,249
4,840
Conquistas
1
  • Junho/18
Este forum esta se a revelar um antro de reaccionarios que apoiam o Chega, o benfiquismo, o populismo e o autoritanismo. Incrível.
Teremos certamente entre nós pessoas de todo o tipo de preferências politicas, não vejo nada de surpreendente nisso, mas acho um exagero dizer que há aqui grande apetência por extrema direita, só li por aqui 2 ou 3 users onde talvez isso seja factual, mas também há que reconhecer que temos por aqui algumas personagens do outro extremo.

Acho que há uma certa tendência, especialmente na esquerda moderna em assumir que quando ouvem ou lêem algo de que não gostam, isso só pode ser porque estão a lidar com alguém de extrema direita, penso que é o resultado de vivermos em sociedades onde a maioria das instituições culturais reforçam os valores ideológicos dessa vertente do espectro politico (esquerda) e também porque apareceram recentemente mais populistas de direita na politica, e isso está a levar a alguma histeria.
 

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,267
2,389
Acho que há uma certa tendência, especialmente na esquerda moderna em assumir que quando ouvem ou lêem algo de que não gostam, isso só pode ser porque estão a lidar com alguém de extrema direita, penso que é o resultado de vivermos em sociedades onde a maioria das instituições culturais reforçam os valores ideológicos dessa vertente do espectro politico (esquerda) e também porque apareceram recentemente mais populistas de direita na politica, e isso está a levar a alguma histeria.
Por acaso não acho. Acho sobretudo que a emergência e mediatização desses ditos populistas de direita é uma estratégia da oligarquia para favorizar o seu candidato. Num sistema de alianças e com uma direita que deixou de ser direita, a maior parte são centristas, a oligarquia, que em diversos paises detém cada vez mais a CS, sabe muito bem que esses Venturas,Le Pens e companhia são presas faceis. Mas tens tambêm muitos populistas de esquerda. Se olhares para os programas e tiveres alguns conhecimentos dos tratados europeus, das directivas,etc veras que a maior parte é populista.
 
Última edição:

Porto

Tribuna
13 Março 2012
4,248
2,614
Teremos certamente entre nós pessoas de todo o tipo de preferências politicas, não vejo nada de surpreendente nisso, mas acho um exagero dizer que há aqui grande apetência por extrema direita, só li por aqui 2 ou 3 users onde talvez isso seja factual, mas também há que reconhecer que temos por aqui algumas personagens do outro extremo.

Acho que há uma certa tendência, especialmente na esquerda moderna em assumir que quando ouvem ou lêem algo de que não gostam, isso só pode ser porque estão a lidar com alguém de extrema direita, penso que é o resultado de vivermos em sociedades onde a maioria das instituições culturais reforçam os valores ideológicos dessa vertente do espectro politico (esquerda) e também porque apareceram recentemente mais populistas de direita na politica, e isso está a levar a alguma histeria.
Branco, com todo o respeito, só porque ha dois ou tres, nao quer dizer que nao haja mais a concordar, e alias ve-se cada vez mais pessoas a revelar as suas 'opinioes' de extrema direita. Isto nao acontecia aqui no forum ha dois tres, quatro, 5 anos, etc. Isto nota-se bem de onde vem, e ainda que Portugal no seu cantinho as 'modas' venham sempre em atraso, já se nota aqui bem presente o cheirinho do que poderá vir aí.

Eu acho é que ha uma grande resistencia em recusar que a extrema direita seja extrema. Faz parte da narrativa. Sempre fez. O sucesso da extrema direita nunca se fez por se considerar extrema, mas por se considerar necessaria, justa, ou simplesmente, normalizada. A historia que o diga.

Isto nao tem nada a ver com Oligarquia, porque como bem sabemos a extrema direita em varios paises só tem empurrado a direita mais para a direita. Isto nao sao teorias de governacao central como o nosso amigo Hulk27, nos tenta avisar, isto é o acordar de uma direita como nao se via na Europa desde ha muito anos, e tem uma origem, o 'Alt-right' Americano. O ventura e a Le Pen sao tao Alvos faceis como era o Trump, como era o Mussolini e como foi o Hitler. Até deixarem de ser. Cada um encontrou a sua formula e nao tenham duvidas que os que nao encontraram continuam a procura dela. Tanto à vista de todos como agora, mas também nas sombras como foi nas ultimas decadas. A diferenca é que agora estao a conseguir penetrar com a sua mensagem, e o porque de estarem a conseguir é um post para outra altura. Mas as consequencias nem por isso deixam de ser reais.

E nao acho que se deva ter medo de dizer isto é extrema direita, está nos extremos? Entao porque nao? Existe um facilitismo que provem das ideologias que validaram o fascismo em apontar o dedo a esquerda e apelidar, rapidamente de extrema esquerda, e quando é feito o mesmo à direita tenta-se sempre moderar a situacao e dizer, nao é assim tao extremo. Pois, isto tambem tem varias origens e nao nos vamos esquecer que o fascismo e a extrema-direita conseguem o seu poder atraves do medo, na epoca que precedeu a Segunda Guerra mundial era o medo dos Comunistas, dos sindicatos etc, agora fala-se menos em Comunistas mas fala-se em Antifa e extrema esquerda. Mesma doenca, sintomas com novas denominacoes.

Populistas ha em todo o lado, alias a politica é feita muitas vezes disso por exemplo. O proprio Marcelo a quem eu nao critico o seu trabalho (por sistematizacao) recorre muitas vezes a essa 'tecnica'. E é assim que tem conseguido muitas vezes ser 'agregador', na minha opiniao. Populismo é uma tecnica, uma tactica, utilizada para convencer o ouvido desatento, nada mais.

A esquerda moderna nao fala de extrema direita porque lhe desagrada, ou melhor, é obvio que o desagrado leva à demonstracao de descontentamento, para grande infelicidade da extrema-direita que gosta de passar impune e sem adversario, nem acusacoes e achas que ter direito a opiniao é ter direito a que a sua opiniao nao seja contestada. A Esquerda fala sobre a extrema direita porque quer relembrar precisamente o que à extrema direita nao convém: Que não está normalizada. E com isso talvez alertar para as pessoas para nao cairem nessa normalizacao. Para o compasso do expectro nao normalize o que sao comportamentos extremos, autoritarios e que revogam o Estado de Direito que foi conquistado, pela maioria a ferro e fogo.

Nao sei se é histeria tendo em conta o 'sucesso' do Bolsonaro, do Trump, do Putin, do Netanyahu, do Modi, do Jinping, do Jong-un, etc. etc. Para nao falar dos paises de Leste, do Erdogan, de uma Alemanha com um movimento neo-nazi com uma dimensao que nao se via desde a segunda guerra mundial,
com a Le Pen que era completamente periferica a concorrer directamente para a presidenica, com o Brexit, etc, etc, etc. Histeria eu dira mesmo que nao ha, dadas as condicoes em que se encontra o mundo e principalmente a forma como tem mudado nos ultimos 10 anos. E convem lembrar infelizmente que aqui em Portugal existem muitas pessoas com uma azia enorme de ser um dos ultimos paises com um governo de esquerda. O chega está aí, e só uma grande asneira ou uma mudança pivotal mundial (ou pelo menos dos EUA, que parecem ser o role-model da direita ocidental) fará cair a influencia que se tem estado a propagar nos ultimos anos, com evidencias cada vez maiores de conseguir chegar e atrair um publico cada vez mais vasto para uma mensagem tao perigosa, num pais onde a ditadura durou 41 anos, e pela qual nao é raro ouvir suspirar.

Acho que a quem incomoda se devia perguntar o porque desse incomodo, e se o incomodo de ter opinioes se prende com o facto de nao conseguir relativizar a sua opiniao em relacao ao espectro politico da sociedade ou se é simplesmente porque acha ( e possivelmente quer impor) que a sua opinao seja a opiniao média da sociedade.

E repara começa sempre com ideias de justiça (castigador) , de liberdade (de exprimir ideais que oprimem outros sem serem contestados) de tentar protejer comunidades (as deles, contra as dos outros) . etc.

Basta ter o olho aberto e é facilmente perceptivel as estrategias montadas. Tiveram um face-lift, mas continuam a velha cantiga.
 

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,267
2,389
Isto nao tem nada a ver com Oligarquia, porque como bem sabemos a extrema direita em varios paises só tem empurrado a direita mais para a direita. Isto nao sao teorias de governacao central como o nosso amigo Hulk27, nos tenta avisar, isto é o acordar de uma direita como nao se via na Europa desde ha muito anos, e tem uma origem, o 'Alt-right' Americano. O ventura e a Le Pen sao tao Alvos faceis como era o Trump, como era o Mussolini e como foi o Hitler. Até deixarem de ser. Cada um encontrou a sua formula e nao tenham duvidas que os que nao encontraram continuam a procura dela. Tanto à vista de todos como agora, mas também nas sombras como foi nas ultimas decadas. A diferenca é que agora estao a conseguir penetrar com a sua mensagem, e o porque de estarem a conseguir é um post para outra altura. Mas as consequencias nem por isso deixam de ser reais.
A extrema-direita francesa tem empurado a direita para a direita ? O partido LR é cada vez mais um grupo centrista. Alias fazem alianças com o partido do Macron. A propria Marine Le Pen nem sequer é parecida com o pai em diversos aspectos. A filha é uma grande admiradora do Général de Gaulle o que nao é o caso do pai. Teve como braço direito o Philippot, um chevènementiste(gaullista de esquerda). A nivel economico tambêm sao muito diferentes. O proprio Roland Dumas(ex-PS) reconheceu que foi por estratégia do Mitterrand que começaram a mediatizar o FN nos anos 80(40 anos !) O grande problema francês na minha opiniao é de nao ter alguêm que consiga acabar com o RN tentando reunir os gaullistas de esquerda e direita como fez o Macron com o eleitorado burguês. Se o conseguirem acho que passara por um soberanista de esquerda tipo Montebourg.
 
Última edição:

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Pelo que parece para apoiar esta e aquela proposta do Chega, do BE, do PCP, do PSD e PS, sou obrigatoriamente um apoiante e reaccionário desse mesmo partido. Pura e simplesmente não posso ter a minha opinião nem ter estar de acordo quando muitos afirmam (e bem) que o sistema penal e as molduras atuais não se adequam aos anos em que vivemos.

Se olharmos para os últimos anos, facilmente percebemos que o número de pessoas condenadas á pena máxima de 25 anos, tem vindo a aumentar de ano para ano, assim como o tipo de crimes violentos e hediondos, muitos dos quais com elevados número de mortes cometidas pela mesma pessoa. Será isso um indicador de algo ? ...

Não acho que faça algum sentido vir falar em "reabilitação", quando não há sequer "trabalho" nesse sentido e quando muitos desses presos ao fim de cumprirem cinco sextos da pena, estão cá fora novamente e voltam a cometer os mesmos crimes e/ou outros.

Posto isto, prisão perpétua sim, mesmo com avaliações periódicas com vista á possibilidade de libertação (até aceito isso ...) e de acordo com o que diz o Tribunal de Direitos do Homem. Agora não posso aceitar nem estar de acordo com estes 25 anos (que no final são 14/15).

Por fim, se por apoiar a castração quimica relativamente aos pedófilos e violadores, tenho de ser reacionário do Chega, então assim serei.
Querem ver que o Pedro Marques Lopes é membro deste portal? Visto que por aqui não é preciso muito para ser classificado de extrema-direita ou do Chega.
Da outra vez apanhei o meu cão a ladrar a ciganos, será que o meu cão é do Chega e eu não me tenha apercebido?
 
Última edição:

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,250
3,122
Conquistas
1
  • José Mourinho
Não é preciso ir muito atrás na pagina para se ver o que certos users disseram dos ciganos aqui à uns tempos aquando de um acontecimento que os envolveu. Aliás, a maior parte dos que se identifica com ideais do Ventura, do Bolsonaro ou do Trump não o fazem explicitamente mas sim encapotadamente.

Até hoje só me recordo de um user que apoiou abertamente o Trump. Todos os outros partilham ideias mas ao mesmo tempo preferem de forma estratégica distanciar-se dele.

Aliás, vimos ainda agora durante varias paginas o user Branco identificar-se com vários ideais partilhados por pessoal como o Ventura ou Trump e Bolsonaro mas ao mesmo tempo procura distanciar-se deles.

É um pouco naquele estilo de, "eu não sou Salazarista mas no tempo dele não existia esta pouca vergonha que existia agora" ou "eu não tenho nada contra os ciganos mas é obvio que existe um grave problema com essa etnia" ou então "eu não sou homofóbico mas é de rir falar-se nesse tema quando existem outros muito mais urgentes como a economia e o desemprego".
 
  • Like
Reações: Porto e Devenish

incrivel

Bancada lateral
14 Maio 2018
830
528
Partilhar ideais, não transforma ninguem em apoiante de um determinado partido. Eu sei que para quem o partido é a vida, tudo o que o partido diz apoia de olhos fechados até ao fim do mundo, mas as pessoas normais partilham ideais com diversos partidos, de direita a esquerda.

É isso que uma pessoa do centro, sem palas, nem compromissos politicos faz.


Quanto aos fanáticos sim, esses até os pais partilham com o partido. O Costa diz corre e eles só pergunta até onde.
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,249
4,840
Conquistas
1
  • Junho/18
Não é preciso ir muito atrás na pagina para se ver o que certos users disseram dos ciganos aqui à uns tempos aquando de um acontecimento que os envolveu. Aliás, a maior parte dos que se identifica com ideais do Ventura, do Bolsonaro ou do Trump não o fazem explicitamente mas sim encapotadamente.

Até hoje só me recordo de um user que apoiou abertamente o Trump. Todos os outros partilham ideias mas ao mesmo tempo preferem de forma estratégica distanciar-se dele.

Aliás, vimos ainda agora durante varias paginas o user Branco identificar-se com vários ideais partilhados por pessoal como o Ventura ou Trump e Bolsonaro mas ao mesmo tempo procura distanciar-se deles.

É um pouco naquele estilo de, "eu não sou Salazarista mas no tempo dele não existia esta pouca vergonha que existia agora" ou "eu não tenho nada contra os ciganos mas é obvio que existe um grave problema com essa etnia" ou então "eu não sou homofóbico mas é de rir falar-se nesse tema quando existem outros muito mais urgentes como a economia e o desemprego".
O user Branco identificar-se com vários ideias do Trump, Ventura ou Bolsonaro ?!!

Se calhar viste-me aqui atacar consensos em relação ao Trump porque acho alguma graça à forma como muita gente se vê no direito de comentar a politica americana como se fossem cidadãos dos EUA sem muitas vezes conhecer a realidade interna desse pais, e porque no meio das criticas legitimas ao Trump também são muitas vezes ditos disparates ou feitas afirmações carregadas de hipocrisia por manifesta incapacidade em discernir o que é sinalizar virtude com factos reais.

Creio que nunca aqui discuti nenhum dos outros ditos populistas de direita mais marcadamente ideológicos, ou as suas politicas, a menos que achem que o Boris faz parte desse grupo, o que na minha perspectiva me parece absurdo.

E acho uma certa piada a um gajo que aqui defende os piores regimes do planeta se achar no direito moral de criticar alguém, se existe alguém que devia ter o bom senso de estar calado quando aqui se discutem abusos dos direitos humanos és tu Phillip, és tão mau ou pior que muitos dos fascistas que tanto denuncias, a única diferença é que criaste uma fantasia para ti mesmo em que estás servir os interesses da humanidade ao defenderes essa tua ideologia radical e não perceberes as várias semelhanças entre o fascismo e comunismo.