O problema é o sistema de ensino que é um completo desastre ambulante. A disciplina de cidadania é propaganda política. No meu tempo chamava-se formação cívica, não tenho qualquer tipo de memória do que era falado na aula. Era uma vez por semana, 45 minutos e lecionada pela diretora de turma.Sou só eu que acho que um dos grandes problemas são os professores que metem a dar este tipo de assuntos?
Principalmente a educação sexual tem de ser alguém com carisma e vibrante, senão os miúdos ignoram.
Tens um sistema que desde o início põe os miúdos a competir uns com os outros independentemente do contexto social de cada um. Os miúdos são incentivados a decorar para fazer um teste para determinada disciplina, acabou o teste esqueces aquela informação porque o objetivo agora é decorar para outro teste, e assim sucessivamente. A finalidade é a competição uns com os outros para entrarem no sistema universitário como gado. Uns seguem para academia, outros para o mercado de trabalho comum, em fiel servidão para com o sistema.
Não é na sua essência um sistema de ensino, mas um sistema de formatação de pessoas para uma determinada finalidade de servidão ao sistema.