Ao contrário do que tentam apontar, a imigração não está ligada à insegurança e ao despesismo público.
Pelo contrário, sem imigração, a Segurança Social era mais pobre e mais insustentável. O único debate que deve existir aqui é legal vs ilegal.
Os imigrantes vieram, tal como os portugueses fizeram para fora há muitas décadas, esmagadoramente para ocupar empregos mal pagos que os locais não querem.
Ainda ontem apanhei a parte em que o cabeça de vento apregoa a defesa dos agricultores relacionado à imigração (completamente desligado disto, não vi o debate, só apanhei essa parte em reels dos legos).
O que quero é ver um apoiante disto dizer abertamente que não se importa que Portugal deixe de ter agricultura, porque esta está dependente dos imigrantes.
O que quero é ver algum apoiante disso dizer abertamente que o Algarve deve fechar, porque quem mantém aqueles serviços todos abertos são os imigrantes.
O quer quero é ver algum apoiante disso dizer abertamente que os hotéis devem fechar, porque quem os limpa atualmente são os imigrantes.
O que quero é ver algum apoiante disso dizer abertamente que a construção civil deve parar, porque quem trabalha atualmente lá são os imigrantes.
Falamos de áreas com ~50% ou mais de ocupação em algumas regiões, porque aos portugueses não lhes interessa.
Não querem esses trabalhos, mas não querem ver imigrantes a fazê-los também.
Continuem a bater forte na imigração. Estou sentado de cadeirinha a ver os EUA a ruírem nos próximos anos pelos mesmos ideais, mas há quem tape os olhos e queira repetir a fórmula em Portugal. Sinceramente, espero que não haja acordo comercial nenhum e que as tarifas entrem todas em vigor. Talvez quando virem uma guerra civil do outro lado do Atlântico acordem para a vida os que pensam que os moderados é que são os extremistas.