Actualidade Nacional

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,078
7,369
46
Lisboa
O Camões "inventou" o português moderno, é só por isso. Mas se não gostas do Camões pode ser o Eça de Queiroz, que esse ao menos era liberal e nunca andou à espadeirada com mouros e hindus.
Eu sei que a nossa história colonial é muito pouco "iluminada", mas nisso é igual à de todos os outros. E suponho que não cometes o erro de julgar o passado à luz do presente.
Ao lado da Bélgica fomos uns anjinhos.

Não, não julgo as pessoas dessa altura à luz dos dias de hoje. Mas julgo todos à luz dos mais liberais da sua própria época.
E julgo quem, hoje em dia, por motivos políticos dos dias de hoje queira esconder dados objetivos da História de ontem.

E há coisas que não foram assim à tantos anos. Antes dos imigrantes do indostão, nos anos 90, o "problema" daqueles que hoje votam no chega eram os oriundos dos PALOP, sendo que nós tínhamos ocupado, da forma que se conhece, os países deles até 20 anos antes disso.

N.

Tribuna
20 Junho 2019
3,487
4,796
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
Giro, giro, seria o PNS não se demitir hoje. Acho que não é tono a esse ponto, mas tudo é possível.
Não tem outra saída. Acabava com o partido de vez. Com um resultado destes passa a ser ativo tóxico do partido e deixa um legado igual ou pior que o do Chicão no CDS.
Mesmo como deputado seria estranho que continuasse. Seria o rosto sempre presente de uma derrota histórica.

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,272
4,429
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Não tem outra saída. Acabava com o partido de vez. Com um resultado destes passa a ser ativo tóxico do partido e deixa um legado igual ou pior que o do Chicão no CDS.
Mesmo como deputado seria estranho que continuasse. Seria o rosto sempre presente de uma derrota histórica.
Tenho pena. Já disse aqui, mas volto a dizer: conheço o PNS pessoalmente. É um tipo impecável.

O problema é que resolveu ser irresponsável na política. É uma pena.

Edgar Siska

Presidente da Associação Ódio Eterno ao Panelas
9 Julho 2016
80,670
140,883
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Somos? Há muitos que parecem saudosistas do tempo de partido único, a avaliar pelos comentários que fazem. A mim, nestas eleições, só me custa o crescimento cada vez maior do Chega e os partidos pequenos estarem cada vez mais pequenos.
Não são assim tantos neste tópico ou fórum, e nenhum deles é o teu interlocutor anterior o @bluemonday ), nem o teu interlocutor actual (eu).

Quem são os partidos pequenos?
O PCP e o BE? São falhas próprias infelizmente para os mesmos.
O PCP escapa a uma reforma de ideias e modernização para adequação à política da idade moderna e sair da revolução industrial, deixar a cola de sapateiro a ditaduras por uma conceptual ligação serôdia.
O BE por causa da liderança que enterrou o partido deixando que o Livre passe a ser o partido favorito do seu eleitorado.

A questão do Chega o @bluemonday já te respondeu, e como tenho uma ideia similar, faço dele as minhas palavras.
Mas todos devem ponderar sobre o crescimento dos mesmos, em vez quiçá de simplesmente chamar aos eleitores burros ou ignorantes. Esse tipo de húbris não vai resolver nada nem retirar essa sombra da democracia.

Cheue

12 Maio 2016
26,166
41,264
Conquistas
7
109
ela depois disse que a cultura de merda é a cultura de espancar as mulheres...
grande drama.

Edgar Siska

Presidente da Associação Ódio Eterno ao Panelas
9 Julho 2016
80,670
140,883
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
ela depois disse que a cultura de merda é a cultura de espancar as mulheres...
grande drama.
Pois só que isso não é "cultura portuguesa".

Não é uma questão cultural andar o pessoal a bater nas esposas, e se assim fosse teria de dizer que é "cultura humana", o que também não é o caso.
É dizer uma coisa auto-depreciativa para se parecer mais virtuoso e tal. Lá está, tontinha.

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,272
4,429
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
E, nesta hora, também o Montenegro deve ter responsabilidade e saber falar para o PS, procurando estabelecer pontes. Com o PS, não com o PNS, a Alexandra Leitão, a Marina Gonçalves, a Begonha, o Torres, etc. Não é tempo de ostracizar esse partido, ainda que tenha sido o principal causador do crescimento da extrema-direita.

Não podemos ir a eleições tão cedo. Espero que o PS compreenda isso e não tente forçar eleições quando o governo inevitavelmente ficar mais desgastado.

• Like
Reações: PDuarte

dragao86

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2014
40,261
19,898
PS e Chega empatados em 58 mandatos - contagem nacional fechada.
Isto vai cair para o Chega no estrangeiro.