Ah ok.. e se mesmo assim não quiserem ir? Como não quiseram já muitos..Obriga-se certo, como se faziam nos bons velhos tempos, certo??
Continua sem se perceber os problemas de fundo, as mudanças sociológicas e depois acredita-se em soluções mágicas que vão resolver tudo, fácil.. é preciso é abanar o sistema.. bem isto era o discurso do.. SYRIZA.. curiosamente..com os resultados que se conhece.. e se um dia lá chegaremos as pessoas acordarão rápido para a realidade..
Não é fácil...
Tenho um colega que quis tirar enfermagem, há já mais de 20 anos. Não tinha notas para e entrar aqui, acabou por conseguir entrar em Castelo Branco.
Entretanto formou-se lá, constituiu família e por lá ficou.
Mas a maioria faz o curso e quer é regressar o quanto antes para os grandes centros.
Pá, se o dinheiro não chega para levar médicos para o interior, voluntariamente, então tem de se pensar em alternativas.
Só que as alternativas também não são fáceis de concretizar e são sempre um bocado polémicas.
Por exemplo:
Apoiar financeiramente durante o curso os estudantes de medicina da Faculdade da Covilhã, com a condição de ficarem a exercer durante X anos no interior do país, após a conclusão do curso...
Ou então os médicos que se formam através das Forças Armadas, financiados pelo Estado, terem uma obrigatoriedade de trabalhar algum tempo (sei lá, 2 a 5 anos, por exemplo) no interior do país...
Para o interior do país era bom. Para estas instituições de ensino, não sei se ia reduzir o interesse dos candidatos...
Pá, acho que há aqui material para se discutir. E a mim não me incomoda nada que um médico no interior ganhe o dobro de um médico no litoral. Os sucessivos governos que temos tido arranjam sempre formas mais imbecis de gastar dinheiro do que na saúde. Não sei de quanto são os incentivos que estão a dar atualmente, mas se calhar têm de os aumentar. Fale-se das coisas, entre tanta gente ideias não hão de faltar.