Ter uma casa a venda é diferente de ter uma casa desabitada, há muita gente que tem a casa para venda e vive lá.
Não existe 350 mil casas no mercado, nem metade disso, basta ires a um idealista da vida e vais ver que em Lisboa tens 30 mil e no Porto outros 30 mil.
Mas eu vi exactamente no Idealista.
"Olhando para as 723.215
casas vagas em Portugal, o maior
número concentra-se na zona litoral, com destaque para as áreas metropolitanas.
(...)
Mas só menos de metade destas casas vazias estava disponível para vender ou arrendar. Tendo em conta as 348.097
habitações vagas para venda ou arrendamento, verifica-se que também é nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto e na região do Algarve que estas estão em maior número, destacando-se também, com uma maior dispersão, alguns municípios da região centro do país."
Uma coisa são fundos imobiliários, outra são pessoas que tem uma segunda casa.. como disse, possivelmente tens um quarto livre em casa que tambem podes arrendar..
Se é para reduzir ao absurdo porque não alojar imigrantes do indostão na minha casa e eu ir morar para uma tenda no jardim?
O Plano de Ação para as Migrações, hoje apresentado pelo Executivo e que inclui 41 medidas, indica que "a população imigrante aumentou de forma significativa no último ano", passando de 781.247 em 2022 para 1.040.000 em 2023.
O Governo compara também com o número e imigrantes residentes em Portugal em 2015, que era 383.759.
E não saiu ninguém do país nesse período? Entre 2018 e 2023 emigraram mais de 450 mil portugueses, quase metade até aos 30 anos, a idade em que em média os portugueses saem da casa dos pais.
O que é que isso tem que ver com especulação imobiliaria, se meteres a tua casa no mercado vais vender pelo preço que a compraste?
Obviamente não vou colocar a minha casa no mercado agora, mas, se tivesse investido há 10 anos, nesta altura teria duas opções: ou manteria o imóvel fora do mercado numa altura em que os preços continuam a subir, ou, se decidir vender, colocaria por um valor muito superior ao preço atual de mercado, porque há elasticidade para isso.
Também poderia ter um AL que, de qualquer das formas, seria mais uma casa fora do mercado e outra forma de especulação.
BTW: os vistos gold foram 12 mil casas em 10 anos, dá para ver o peso.
Mas mesmo uma pequena quantidade de compradores com grande capacidade financeira pode ter um efeito desproporcional em mercados relativamente pequenos e restritos como o nosso. Ainda por cima foram concentrados na zonas de maior procura como Lisboa, Porto e Algarve.