Já houve manifestações de extrema direita em Portugal. O habeas corpus, o ergue-te, o ADN, já fizeram várias manifestações. Já fizeram manifestações em dias em que inclusivamente havia em simultâneo outras manifestações de partidos e movimentos de esquerda.A mim faz-me impressão que se proibam dez gatos pingados de se manifestarem no dia 25 de Abril. Não sei porquê, faz-me lembrar demasiado o 24 de Abril de 74.
Mas a democracia do século XXI é assim: só tens direito a falar se perfilhares a ideologia correcta. Se não tiveres as ideias certas, perdes direitos, passas a ser um cidadão de segunda.
Quanto às bandeiras, sou a favor da luta palestiniana, mas acho muito engraçado que se possa levar para as comemorações do 25 de Abril uma bandeira da Palestina ou do PCP (que se estivessem à frente dum estado seriam ainda menos democrático do que o regime salazarista), mas não podes sair à rua no 25 de Abril se fores fã do Salazar. OK.
De maneira que também no campo dos maus, há os maus de primeira, perfeitamente respeitáveis, e há os maus de segunda, que nem sequer deviam ter direito a respirar.
Pelo que percebi esta não foi autorizada por uma questão de segurança, uma vez que estavam dezenas de milhares de pessoas na rua. Como se viu, com razão, uma vez que a situação descambou para a violência.