Esse é um dos sintomas de decadência da democracia.No que respeita às manifestações, que não foram autorizadas pelo poder local após parecer negativo das forças de segurança, os lesados poderão sempre, caso entendam, recorrer à Justiça. As manifestações têm regulamento legal e a decisão tomada teve os seus fundamentos. Se os elementos do Ergue-te consideram a proibição abusiva... têm, nos tribunais, caminho democrático a percorrer.
O carácter provocatório dos ajuntamentos acaba por conceder argumentos legais à Câmara. O tema invocado, o lugar escolhido, a existência de outras reuniões... são factores que acabam por ser ponderados no risco para a tranquilidade e ordem públicas. Que, quando é elevado, constitui uma causa legitima de proibição de uma dada manifestação. Quando as formas escolhidas são estas, sobra a dúvida quanto ao objectivo da inciativa: manifestação política legítima e ordeira, mesmo que constituída por neonazis ou extremistas de outro tipo, ou provocação e ameaça à segurança pública? ... a violência que ocorreu acaba por dar força à decisão das entidades municipais e à avaliação da PSP.
Seja como for, poderão fazer valer os seus argumentos nos locais apropriados.
Quando a liberdade é transformada no "posso fazer o quiser mesmo se não me autorizarem".
A liberdade confere direitos e deveres dentro de regras para mim claras.
O problema é que hoje em dia apela se a direitos, esquecem se deveres e quebram se regras sem que aconteça nada demais.
Ontem foi só mais um episódio degradante.
Há um sentido de entittlement ( transversal a toda uma sociedade no geral) que os cidadãos são todos poderosos e estão em igualdade da instituição Estado.
Não estão.
Já aqui disse que as nossas leis são suficientes mas há um claro défice na aplicação das mesmas