Actualidade Nacional

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,267
4,421
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,284
7,667
Bragança
Lé os meus comentários sobre a questão geracional. Mas aí não coloco só o PS mas também o PSD. Daí dizer que ambos os partidos não terão escolha que não seja encontrarem pontes.
Uma questão honesta sobre o que achas da substituição numa só geração de votar PCP para votarem Chega no Alentejo, sul em geral ?

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,338
5,432
Todos os dias choras "ai porque me chamais racista e xenófobo, só porque não gosto de pessoas estrangeiras, especialmente mais escuras"
Imagina se te importasses lol
O problema de termos como xenófobo, racista ou fascista, terrorista, etc. é que na maior parte das vezes são usados de forma difamatória e com o intuito de marginalizar o oponente e acabar com a conversa.
Não há muita diferença entre dizer que todos os árabes são terroristas e chamar racistas ou xenófobas às pessoas que pedem que a emigração seja regulada.
A falácia é a mesma e serve só para descredibilizar o adversário.
Na realidade, acho que pessoas genuinamente racistas em Portugal são muito poucas, como o prova a nula expressão eleitoral do Ergue-te, que no meu entender é o único partido em PT genuinamente de racista e de extrema-direita.
A maior parte dos portugueses gosta de estrangeiros. Claro que gosta mais se forem alemães endinheirados do que se forem hindus pobres, mas isso não configura necessariamente uma situação de racismo. Porque o facto é que a maior parte das pessoas prefere ter vizinhos ricos a ter vizinhos pobres.
Se pudessem escolher, 99% dos portugueses preferia viver em Cascais do que ao lado de um bairro de ciganos. É discriminação, mas é uma discriminação natural. Aliás, eu acho que discriminar é um impulso é natural. Eu discrimino as pessoas com quem me relaciono. Não o faço é em função da cor da pele ou da nacionalidade ou mesmo do status económico, mas discrimino-as em função do carácter ou da inteligência. E toda a gente faz o mesmo.
Para mim só existe realmente racismo quando a pessoa acha que o valor e o potencial duma pessoa está determinado pela cor da pele, ou quando acha a sua própria etnia é naturalmente superior às outras. E nesse aspecto não deve haver povo mais racista do que os judeus conservadores, cujos livros sagrados dizem textualmente que há um povo escolhido por deus, e todos os outros são povos de segunda.

Última edição:
  • Like
Reações: liebe_fcp

Mike_Walsh

Tribuna
4 Janeiro 2024
3,526
8,039
Rangel rejeita coligação com Chega e diz que Governo terá abertura para falar com todos

O dirigente social-democrata Paulo Rangel rejeitou hoje a criação de uma coligação pós-eleitoral com o Chega, mas reconheceu a possibilidade de negociações diploma a diploma com todos os partidos representados no parlamento.

Ventura diz que vai liderar oposição e terá “governo alternativo pronto”

Espero que as dúvidas tenham terminado.
Espero que assim seja.

tocoolant

Bancada lateral
7 Abril 2016
879
656
O SMN subiu para 870 euros brutos, mas não fazes mais com ele do que fazias com 480 euros em 2015..

Mas foste embora por causa do Salario minimo? agora com 870 vais regressar para ganhar isso?

Em relação a 2015 há falta de professores do que é que estás a falar?

Então o que tu estás a dizer é que os asiáticos que vieram para cá trabalhar em estufas tem a mesma formação do que tu é isso? Foi troca por troca?

Já agora tu para onde foste estás a viver numa casa partilhada com 15, e num bairro maioritariamente de Portugueses?
Alguns esclarecimentos

A vida não está fácil nem nunca esteve em Portugal. Não, 870 hoje não é grande coisa e não seria por isso que voltaria. Não foi nem deixou de ser pelo SMN que saí. Tive uma boa proposta fora e estava desempregado. Não me recordo de ter falado no estado da educação em Portugal mas já que não tenho muitas oportunidades de concordar contigo não vou deixar passar esta. Sim está num estado muito triste.

A assumir que a minha saída foi "uma troca" com um imigrante na condição mais miserável que consegues descrever eu diria o seguinte. Portugal perdeu um jovem desempregado que há altura passou por um down e andava meio triste e que navegou entre estágios abaixo do SMN, empregos perto de casa dos pais a ganhar o SMN ou empregos nos grandes polos urbanos a ganhar mais que o SMN mas com custos de vida mais caros. Se não tivesse apoio familiar teria ido "ao charco" com quase toda a certeza. E não, não passei por essas agruras porque alguém vivia com 15 num quarto nessa altura. Passei porque quem paga os salários em Portugal se não houver asiáticos, magrebinos ou vigodos paga-te como se fosses da Lourinhã na mesma. Se houver alguém que neste contexto consiga ajudar o país mais do que o pouco que eu ajudei na altura um bem haja. Seja lá quem for. E não fiques a pensar que o Bidonville de asiáticos é pior ou melhor que o Bidonville português por "diferenças culturais". Porque "nós queríamos trabalhar" e eles não. Se pensares um pouco é ainda mais simples: eles querem ganhar a vida e nós também.