A agricultura contribui com um PIB de 2%, e esse emprego não interessa para nada até porque estás a trazer pessoas que não acrescentam nada e que não viriam. Haveria uma seleção do que poderia existir e o que fosse relevante teria que elevar o nivel e tecnologia.Lamento te informar, mas a agricultura dos Países Baixos sofre do mesmo mal que em Portugal: salários baixos, mão de obra imigrante. Seja high tech ou não.
Acaba com a agricultura, se quiseres. Desapareces com, entre agricultura e setores dependentes, uns 10% do PIB e do emprego, 15% das exportações, passas a importar 100% dos alimentos e matas por inteiro regiões do interior.
Não sei se tens noção que o sistema atual de capitalismo misto, ou capitalismo social, como queiras chamar, depende da exploração de recursos de acordo com o seu valor económico. Por muito que se tente evitar, por muitas medidas sociais que se criem para amenizar o impacto disso, existirão sempre desigualdades e existirão sempre pobres. Mesmo nos países mais ricos.
PS. o desaproveitamento não é uma questão relativa. É um facto. Se as pessoas se importam com esse desaproveitamento ou se têm outras prioridades, é outra questão. Curiosamente, o direito de "não usar" não existe noutras áreas, por matéria de interesse coletivo. Existem punições para terrenos agrícolas em pousio contínuo, tens revogações de direitos de captação de água, de licenças de transporte ou de alvarás variados em setores comerciais e sociais quando não são utilizados. Ao menos na habitação, ninguém te vai tirar a casa se esta estiver vazia, mas interessaria perceber o que leva uma pessoa a perder centenas ou milhares de euros anuais só a ter por ter.
Eu tenho essa noção, mas quando tu estás a vender a necessidade do país fazer esta aposta, podias dizer quem é que vai beneficiar, e quem é que vai prejudicar, a transformação que estás a fazer. Porque o que mais se vê é malta que defendeu esta aposta e se esquece de dizer que a aposta tem como resultado acabar com a social democracia e passar para um sistema capitalista, destruindo, saúde educação segurança, habitação, e coesão social.
Eu tenho terrenos em pousio e não tenho nenhuma penalização. Haverá muitas razões, e conheço muitas situações e estou nessa mesma situação que é o valor sentimental, nem toda a gente vive a vida só com os olhos no dinheiro.
Alem disso há todo um mundo que se pode importar para Portugal e esgotar essas casas rapidamente.. Basta ir ao algarve para veres isso.