Actualidade Nacional

liebe_fcp

Bancada lateral
16 Junho 2017
958
1,381
lol

os liberaluchos são tão engraçados. “Que tal arregaçar as mangas e ser empreendedor” já é das minhas frases favoritas deste fórum.

e eu não estou a falar do meu caso específico, sou contractor, trabalho ao projecto, ganho bem (menos 3 ou 4 vezes do que ganhava pre pandemia mas enfim, é o preço a pagar por voltar para Portugal), tenho boas regalias para além do salário, seguro de saúde, carro, prémios 4 vezes por ano, PPR. Mas a vossa solidariedade com quem vive com dificuldades, com que tem um emprego precário, mal pago, quem não consegue sair da casa dos pais, ou quem procura um novo emprego mas não consegue encontrar nada satisfatório num raio de 50 kms de casa, quem tem filhos pequenos, contas para pagar e não está em condições de arriscar, e que se tem que submeter a uma lei do trabalho que vai tirar muitos direitos conquistados nos últimos 50 anos e que ainda é só o início, porque a IA vai foder completamente o mercado de trabalho em muitas áreas, é uma coisa comovedora. É muito difícil prever nesta altura que profissões vão continuar a existir daqui a 5-10 anos, mas pronto flexibilizar os despedimentos é óptimo, porque empregos para a vida já não existem (who said that? Alguém está a defender empregados calaceiros?). Vivam lá só para vocês e para o vosso umbigo, não quero saber. Não me fodam é com conversa de privilegiado. ✌

É apenas e só uma questão de mentalidade. Não sou rico nem me parece que alguma vez vá ser, mas pelo menos já me deito e durmo, sem o pânico de não saber "como irei pagar as contas amanhã".
Nem sempre foi assim. Já passei noites em claro, já verti muitas lágrimas de desespero. Foi por tão pouco que não entreguei a casa ao banco e voltei para casa dos pais.

Tinha um trabalho mal pago e, pior, fiquei desempregado. Na mesma semana estava a trabalhar... Durou 20 dias e voltei ao desemprego. Na semana seguinte estava empregado outra vez. Em três áreas completamente diferentes, pasme-se!! Tudo isto com a mulher a ganhar um salário mínimo numa loja de shopping, a trabalhar ao fim de semana e a fazer turnos rotativos, incluíndo noites.

Eram as condições que tinha, ainda não tinha tido a capacidade de sair do buraco. Mas não andava aos choradinhos porque tinha de ir buscar a mulher ao trabalho à meia noite. Nem porque 3 domingos por mês lá tinha ela de ir trabalhar. Nem pelo salário mínimo que ela ganhava. Nem pelo quase salário mínimo que eu ganhava.

Fizemo-nos à vida. Degrau a degrau lá vamos subindo. O que não nos mata, torna-nos mais fortes.

Queres um bom exemplo para não vir com a conversa das obras, onde um homem só não trabalha e ganha bem se não quiser?
Há uns dias uma cliente pediu-me para lhe dar uma ajuda, arranjar uma empresa para limpar um apartamento pós arrendamento. Resultado, lá consegui arranjar uma senhora (por acaso brasileira), um dia de trabalho, 150€. Esperei quase uma semana porque a senhora não tinha disponibilidade, cheia de trabalho. Ninguém achou caro. Nem todos os trabalhos são tão minunciosos e não ganhará todos os dias 150€. Mas 100€ ganha de certeza. 22 dias úteis são 2200€, mesmo sem se chatear ao fim de semana.
É precisa alguma formação especial? Não. É precisar ter coragem e trabalhar.

Psantos123

Bancada central
22 Fevereiro 2025
1,154
738
Anda esta figura a pregar tolerância e a "combater" a xenofobia mas quando se trata de brancos, temos poesia no seu esplendor.

Manca-te, tu aqui não dás lições de moral a ninguém e tá na hora de acabar com o discurso de ódio aos nativos da Europa.
Tu, como branco, és perseguido nalgum lado?

Conta, que a gente precisa de saber....

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,958
16,382
É apenas e só uma questão de mentalidade. Não sou rico nem me parece que alguma vez vá ser, mas pelo menos já me deito e durmo, sem o pânico de não saber "como irei pagar as contas amanhã".
Nem sempre foi assim. Já passei noites em claro, já verti muitas lágrimas de desespero. Foi por tão pouco que não entreguei a casa ao banco e voltei para casa dos pais.

Tinha um trabalho mal pago e, pior, fiquei desempregado. Na mesma semana estava a trabalhar... Durou 20 dias e voltei ao desemprego. Na semana seguinte estava empregado outra vez. Em três áreas completamente diferentes, pasme-se!! Tudo isto com a mulher a ganhar um salário mínimo numa loja de shopping, a trabalhar ao fim de semana e a fazer turnos rotativos, incluíndo noites.

Eram as condições que tinha, ainda não tinha tido a capacidade de sair do buraco. Mas não andava aos choradinhos porque tinha de ir buscar a mulher ao trabalho à meia noite. Nem porque 3 domingos por mês lá tinha ela de ir trabalhar. Nem pelo salário mínimo que ela ganhava. Nem pelo quase salário mínimo que eu ganhava.

Fizemo-nos à vida. Degrau a degrau lá vamos subindo. O que não nos mata, torna-nos mais fortes.

Queres um bom exemplo para não vir com a conversa das obras, onde um homem só não trabalha e ganha bem se não quiser?
Há uns dias uma cliente pediu-me para lhe dar uma ajuda, arranjar uma empresa para limpar um apartamento pós arrendamento. Resultado, lá consegui arranjar uma senhora (por acaso brasileira), um dia de trabalho, 150€. Esperei quase uma semana porque a senhora não tinha disponibilidade, cheia de trabalho. Ninguém achou caro. Nem todos os trabalhos são tão minunciosos e não ganhará todos os dias 150€. Mas 100€ ganha de certeza. 22 dias úteis são 2200€, mesmo sem se chatear ao fim de semana.
É um bom exemplo esse que dás da pessoa que limpa casas. Pela legislação actual (que quase ninguém cumpria, mas pronto, isso é outra questão) se lhe acontecesse alguma coisa - por exemplo uma dor de costas que a incapacitasse de trabalhar - estava protegida por um contrato, segurança social, etc.
Até podia nem querer contrato, porque certamente passaria a receber muito menos por mês, mas seria sempre uma opção pessoal.
Com as alterações propostas pela nova lei essa pessoa deixará de estar protegida por um contrato e se tiver algum problema de saúde que a impeça de trabalhar passa de 2000 euros por mês para receber zero.

respeito pessoas que pensam como tu mas o mundo é um pouco mais vasto do que as nossas experiências pessoais.

Panda Azul e Branco

Bancada central
14 Janeiro 2025
1,845
3,033

Mas não podemos desejar, porque tivemos de passar por grandes dificuldades na vida, que toda a gente tenha de passar pelo mesmo, ou pior.
A famosa inveja portuga mas em modo invertido. Não se inveja a riqueza de outros que eles não têm mas torce-se com todas as forças para que eles nunca saiam da cepa torta e vivam sempre pior que nós.

Isto não tem nada a ver contigo, claro.
É apenas um rodapé ao que disseste que me pareceu vir a propósito.

liebe_fcp

Bancada lateral
16 Junho 2017
958
1,381
Mas não podemos desejar, porque tivemos de passar por grandes dificuldades na vida, que toda a gente tenha de passar pelo mesmo, ou pior.
A famosa inveja portuga mas em modo invertido. Não se inveja a riqueza de outros que eles não têm mas torce-se com todas as forças para que eles nunca saiam da cepa torta e vivam sempre pior que nós.

Isto não tem nada a ver contigo, claro.
É apenas um rodapé ao que disseste que me pareceu vir a propósito.
Não desejo. Costumo dizer que quanto melhor estiver o meu vizinho, melhor eu estarei.
Só não acho que os empreendedores devam ser obrigados a manter gente que não vale nada a "trabalhar" porque a lei os prejudica em toda a linha. Claro que é sempre um pau de dois bicos e depois há abusos, mas voltando ao início, um bom trabalhador tem sempre quem o valorize e pague como deve ser, só não se pode conformar e baixar os braços.

• Like
Reações: Yggyfcp

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,828
7,086
Um dos lados teria que ceder durante um período de tempo suficiente...
Pois mas quem seria?
Mas há margem para melhorar, especialmente em bens de 1a necessidade.
Dou te um exemplo clamoroso: a fruta.
Impressionante como as grandes cadeias de distribuição compram peras e maças a 20/25cent o kg e depois vendem nas a 3eur ao consumidor final.
Tudo bem que há custos de armazenagem e transporte a adicionar mas fodasse são margens estúpidas.
Eu pessoalmente vou ao mercado e consigo comprar diretamente ao produtor a metade do preço.
Prefiro pagar a margem do produtor que a margem ao grande distribuidor.

Depois vem aqui atirar com areia para os olhos a dizer que a solução é baixar os custos de produção com mão de obra emigrante.

A questão está no intermediário que mama 9/10 do que consumidor paga

Panda Azul e Branco

Bancada central
14 Janeiro 2025
1,845
3,033
Claro...claro.
Nem deu merda nem nada com 13 anos de guerra.

Diz me 1 local em que a multiculturalidade, multietnicidade ou multi religioso que não tenha dado merda( com maior ou menor gravidade).

Como diz o Manuel Serrão " Diga 1!!"
A pureza da "raça", nada de misturas... ok, não se extermine as outras "raças", desde que fiquem lá bem longe sem nos incomodarem nem termos de lhes pôr a vista em cima... a não ser que precisemos de escravos, claro, aí vamos caçá-los onde eles estiverem, para nos servirem à força, temos esse direito, somos de raça superior.

PS Está cientificamente comprovado, que em termos genéticos, quanto menor for a diversidade dos genotipos, pior para os espécimes resultantes.
Quantos mais cruzamentos entre populações distintas, com genotipos o mais diferentes possível, mais saudáveis e fortes são os indivíduos resultantes desses cruzamentos.
A multietnicidade é acréscimo de vitalidade para as sociedades e para os indivíduos.

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
3,971
3,610
Vila Nova de Gaia, 1981
Pois mas quem seria?
Impressionante como as grandes cadeias de distribuição compram peras e maças a 20/25cent o kg e depois vendem nas a 3eur ao consumidor final.
Tudo bem que há custos de armazenagem e transporte a adicionar mas fodasse são margens estúpidas.
Eu pessoalmente vou ao mercado e consigo comprar diretamente ao produtor a metade do preço.

Depois vem aqui atirar com areia para os olhos a dizer que a solução é baixar os custos de produção com mão de obra emigrante.

Mas ai quem está a ceder és tu, que te obrigas a deslocar, abdicar de "conforto" e não tem um impacto generalizado. Idealmente se todos fizéssemos assim, veríamos uma pequena melhoria pelo menos na carteira de cada um e talvez alguns ajustes.

Há muita gente que o faz mas insuficiente para ferir o mercado. E depois o senhor da fruta não te dá desconto na compra de detergentes..

Como em quase tudo,e não há volta a dar, tem sempre de ser o Estado a forçar mudança. Mas neste caso há players muito grandes envolvidos

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,719
7,988
Bragança
A pureza da "raça", nada de misturas... ok, não se extermine as outras "raças", desde que fiquem lá bem longe sem nos incomodarem nem termos de lhes pôr a vista em cima... a não ser que precisemos de escravos, claro, aí vamos caçá-los onde eles estiverem, para nos servirem à força, temos esse direito, somos de raça superior.

PS Está cientificamente comprovado, que em termos genéticos, quanto menor for a diversidade dos genotipos, pior para os espécimes resultantes.
Quantos mais cruzamentos entre populações distintas, com genotipos o mais diferentes possível, mais saudáveis e fortes são os indivíduos resultantes desses cruzamentos.
A multietnicidade é acréscimo de vitalidade para as sociedades e para os indivíduos.
Não és defensor dos povos autóctones ?

Panda Azul e Branco

Bancada central
14 Janeiro 2025
1,845
3,033
Não és defensor dos povos autóctones ?
Sou.
Na Palestina, viviam em boa convivência (com alguns atritos ocasionais, que até na vida familiar os há), muitos árabes, alguns cristãos e alguns judeus/hebreus.
Chegaram os sionistas europeus (do leste europeu quase todos) com a sua obsessão pela pureza e superioridade da "raça" judaica e tudo mudou para muito pior.
E estamos agora como estamos, em Gaza e na Cisjordânia, porque tudo tem sido permitido a estes bárbaros pretensamente civilizados colonizadores sionistas, contra as populações autóctones, por parte dos EUA, Reino Unido e Ocidente em geral.

• Like
Reações: deco macau

Panda Azul e Branco

Bancada central
14 Janeiro 2025
1,845
3,033
Pois mas quem seria?

Por uma vez concordo contigo.

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
28,183
44,931
Conquistas
7
109
Pois mas quem seria?

em pt os grandes distribuidores têm estratégia de cartel em literalmente todos os produtos.
até as promoções são iguais.

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,719
7,988
Bragança
Sou.
Na Palestina, viviam em boa convivência (com alguns atritos ocasionais, que até na vida familiar os há), muitos árabes, alguns cristãos e alguns judeus/hebreus.
Chegaram os sionistas europeus (do leste europeu quase todos) com a sua obsessão pela pureza e superioridade da "raça" judaica e tudo mudou para muito pior.
E estamos agora como estamos, em Gaza e na Cisjordânia, porque tudo tem sido permitido a estes bárbaros pretensamente civilizados colonizadores sionistas, contra as populações autóctones, por parte dos EUA, Reino Unido e Ocidente em geral.
Sim, mas até a Europa tem povos autóctones. E pelo que tenho lido de ti, não defendes isso para as nações Europeias.

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
28,183
44,931
Conquistas
7
109
Mas isso não é ilegal? O que têm feito os sucessivos (des)governos?
é difícil de provar.
até porque eles se copiam uns aos outros com benchmarking e tal, não há necessariamente concertação em reuniões secretas...

podia é haver mais pressão dos governos e até da CS.

a CS não o pode fazer porque estaria a criticar clientes que pagam muito em pub.
e os governos também não têm grande apoio nisso porque são logo chamados de comunas e acusados de estar a interferir no mercado...