#Andebol Alfredo Quintana - Eterno #1

Don Corleone

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2019
7,976
12,206
Conquistas
17
  • Taça de Portugal 19/20
Em 1° lugar espero que consiga recuperar, não sou médico nem nada parecido, mas isto parece me mesmo mau "Quintana esteve 45 minutos em paragem até chegar à UCI do São João". (está no observador).
Isto é assustador e espero que consiga fazer a defesa da Sua vida, especialmente pela sua família!
Rezo por ele.
Força Quintana!
Se compararmos esses 45 minutos com os 7 minutos do Nouri do Ajax... 😔
É mesmo muito tempo...
 
  • Like
Reações: Azul Escuro

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
6,716
7,673
Esmoriz
Confesso que ontem nem dormi direito com esta merda. Jogar no domingo e estar em coma na segunda-feira, em 10 segundos passar de estar tranquilo a falar com o treinador-adjunto para estar a lutar pela vida, é terrível, é inominável. É um jogador que sempre admirei, um dos poucos que sigo nas redes sociais e é um choque imenso. Neste momento, os meus pensamentos estão com a família do jogador e com a nossa equipa de andebol. Só um milagre pode fazer com que possa voltar a ter vida normal mas eu acredito nesse milagre. Força, campeão!
 
domingos99

domingos99

Tribuna
25 Abril 2007
4,252
1,116
Lisboa
António. O homem que ressuscitou depois de uma hora com o coração parado
O coração de António Faia tinha parado de bater há meia hora. As manobras de reanimação duravam desde então. E nem uma batida. Só havia duas opções naquele momento: ou assumiam que não havia mais a fazer, ou avançavam para um procedimento de reanimação inovador. Os médicos do Hospital São João, no Porto, não desistiram.
“Decidimos ligar o doente a um pulmão e a um coração artificiais, mas como não tínhamos tudo preparado, só iniciámos a técnica no doente mais de uma hora depois de ele ter sofrido a paragem cardiocirculatória. Até lá, continuámos com a massagem cardíaca”, recorda ao Observador o médico Roberto Roncon, coordenador do programa de Extra Corporeal Membrane Oxygenation (ECMO) naquele hospital.


A probabilidade de reversão a partir dos 30 minutos de reanimação é muito menor. Mas mal foi ligado àquele circuito extra-corporal — por onde o sangue circula, ganha pressão e é oxigenado –, o doente ficou estável e foi possível tratar a causa da paragem cardíaca: uma pneumonia muito grave, por conta do vírus da gripe A, contraído durante uma das muitas viagens de trabalho, que fez com que os pulmões deixassem de oxigenar o sangue.



“Na altura só pensámos: este doente esteve morto durante uma hora, será que ficou com sequelas neurológicas? É que nós tínhamos noção que a eficácia das manobras de ressuscitação manuais não é grande.” António Faia esteve 33 dias em coma induzido. Completou 60 anos durante aquele fevereiro de 2014. E, surpreendentemente, acordou sem nenhuma sequela ao nível neurológico.

“Estava tão confortável, parecia que tinha dormido uma noite longa. Mas não percebi logo onde estava e quando dei conta que as minhas pernas não mexiam pensei que tinha tido um acidente e que tinha ficado paraplégico.” Mas não tinha. O problema é que, de tanto tempo ter estado deitado na mesma posição sem poder ser mexido, tinha feito uma ferida profundíssima no cóccix e tinha perdido muita massa muscular.

A cabeça estava “impecável”. Ao Observador, António Faia conta que começou a dar aulas a ele próprio na cama de hospital. “Estava duas horas a pensar sobre um e outro tema e dei conta de que me lembrava de tudo. Aliás, dois dias depois de ter acordado, dei uma password de 11 caracteres alfanuméricos ao meu filho.”

Embora não houvesse qualquer dúvida sobre a ausência de lesões ao nível neurológico, a estrutura músculo-esquelética estava comprometida, o que obrigou o doente a ficar nove meses entre hospitais e casas de recuperação. “A recuperação tem sido lenta, mas favorável”, descreve António Faia, que agora já consegue andar só de muletas, garantindo que não ficou com nenhum “trauma”, embora admita “tristeza” por ter sido obrigado a largar a sua atividade profissional que implicava muitas viagens e “grandes desafios intelectuais”. A boa notícia é que este ano letivo já retomou um dos ofícios: voltou a dar aulas na universidade.


“O caso é extraordinário. São casos únicos em Portugal e temos muito orgulho de termos tido a capacidade de montar este programa”, afirma o médico Roberto Roncon, revelando-se “muito triste porque, passados cinco ou seis anos, somos ainda os únicos a usar o ECMO na reanimação.” O Hospital de São João já usou o sistema em mais de 200 situações, 40 das quais foram reanimações, sendo que em 20 delas os pacientes recuperaram. António Faia foi, à data, o segundo ou terceiro caso, e o primeiro naquelas circunstâncias (paragem cardiorespiratória na sequência de uma pneumonia, por conta de uma gripe A).

Já António Faia não encontra no ECMO justificação que baste para explicar o que lhe aconteceu. E “dada a incapacidade de a medicina atual encontrar uma explicação para o sucedido”, ele e a família olham para o sucedido como uma “intervenção divina”, embora o professor não se sinta “merecedor de qualquer graça desta natureza, muito menos ser alvo de dois milagres tão extraordinários como estar vivo e sem lesões depois de tudo o que se passou”.

Sei que é longo, mas é a isto que temos que nos agarrar!!! Bora Quintanaaaaaaaaaaaaaa
 

Mehdi

Tribuna Presidencial
18 Janeiro 2021
7,596
16,117
Conquistas
3
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Deco
Tenho evitado ao maximo abrir este topico. E nao gosto quando o vejo no topo algum tempo.

Felizmente das poucas vezes que cai na tentaçao/curiosidade/masoquismo ainda nao vi aquilo que ninguem quer ver. Esperemos que seja assim por muito tempo.
 

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,324
17,813
Tenho evitado ao maximo abrir este topico. E nao gosto quando o vejo no topo algum tempo.

Felizmente das poucas vezes que cai na tentaçao/curiosidade/masoquismo ainda nao vi aquilo que ninguem quer ver. Esperemos que seja assim por muito tempo.
Não penses assim. Se isso acontecer vais saber de qualquer maneira. Estamos todos aqui para dar força ao Quintana, Família e aos amigos! Tudo o resto é secundário!
 

njsilva84

Bancada central
10 Junho 2013
2,416
1,520
Se compararmos esses 45 minutos com os 7 minutos do Nouri do Ajax...
É mesmo muito tempo...
O Fabrice Muamba esteve 78min e, tanto quanto sei, têm uma vida normal. Não pôde continuar com a carreira mas isso é o menos.
Claro que o caso dele foi uma excepção mas vou acreditar que o Quintana também irá ser.
Força campeão!
 

Komodo

Tribuna Presidencial
12 Dezembro 2012
8,184
1,887
Conquistas
2
36
Vila do Conde
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
O Fabrice Muamba esteve 78min e, tanto quanto sei, têm uma vida normal. Não pôde continuar com a carreira mas isso é o menos.
Claro que o caso dele foi uma excepção mas vou acreditar que o Quintana também irá ser.
Força campeão!
"Sou um guerreiro extraordinário" - Alfredo Quintana
 

njsilva84

Bancada central
10 Junho 2013
2,416
1,520
E foram 2 anos e 9 meses em coma.

Enviado do meu Mi Note 10 através do Tapatalk
Cada caso é um caso, não podem olhar só para os casos que correram menos bem, olhemos também para os que correram muito bem.
Acima eu dei o exemplo do Fabrice Muamba do Bolton que esteve 78min sem que o coração batesse e actualmente tem uma vida normal, tanto quanto sei.
Já vi um documentário sobre o caso dele e ele está 100% lúcido, só não pôde voltar a jogar futebol.

Ou seja, parem de ser pessimistas, não é que ser optimista ajude muito, mas negatividade de certeza que não ajuda nada.
Há que ter a noção que o pior pode acontecer mas há também a possibilidade do Quintana se safar, é nisso que eu quero acreditar.
 

BlueMosby

Bancada central
2 Outubro 2020
1,118
1,142
Conquistas
1
  • André Villas-Boas
Cada caso é um caso, não podem olhar só para os casos que correram menos bem, olhemos também para os que correram muito bem.
Acima eu dei o exemplo do Fabrice Muamba do Bolton que esteve 78min sem que o coração batesse e actualmente tem uma vida normal, tanto quanto sei.
Já vi um documentário sobre o caso dele e ele está 100% lúcido, só não pôde voltar a jogar futebol.

Ou seja, parem de ser pessimistas, não é que ser optimista ajude muito, mas negatividade de certeza que não ajuda nada.
Há que ter a noção que o pior pode acontecer mas há também a possibilidade do Quintana se safar, é nisso que eu quero acreditar.
Claro amigo.
Fé e energia positiva para o nosso guerreiro!

Enviado do meu Mi Note 10 através do Tapatalk
 
  • Like
Reações: Dragão de Braga