Bem, até estou na duvida sobre o topico para falar sobre isto... mas se calhar o "ideal" é ser neste aqui do AVB.
O que tá a acontecer, simplesmente não pode acontecer! O jogo de ontem foi a minha gota de agua, e está claro para mim que ha aqui muita coisa errada, e provavelmente o maior culpado é o AVB!
Para comecar é preciso retroceder para o momento de despedimento do VB.
Nessa altura foi preciso encontrar um substituto e MA tava a imergir e poderia ser bem um treinador que vinha para quebrar padroes e marcar a posição no mundo do futebol mais recente.
No entanto, para se contratar um trenador, é preciso perceber 2 coisas muito mas muito simples:
- O treinador tem um modelo de jogo atractivo e que tem condicoes para ser vencedor?
- O plantel existente, quanto tempo precisa para ser moldado a esse treinador, ou se é "viavel mentalmente" que haja uma simbiose entre treinador e plantel para que todos consigam tar no mesmo barco.
Portanto, com base nisto, consigo perceber totalmente o primeiro ponto e acho mesmo que MA tem tudo para singrar no futebol e eventualmente ser um nome forte para os proximos anos.
O que não consigo entender é a segunda parte.
Olhando para o nosso plantel, eu não vejo como é que um meio campo com Eustaquio e Varela (2a metade da epoca de MA), conseguem dar aso a que se pense "isto pode resultar". Não pode! Não dá! MA precisa de um meio campo com muito andamento, e estes 2 homens tão longe de poder providenciar isso!
Depois penso, bem e os laterais... de MA usa os alas para fazer o corredor todo, faz sentido que esses alas, sejam 2 motas capazes de saber defender minimamente bem... temos isso? NÃO!
Bem mas entao, e os centrais? Quando se contrata um treinador que usa dos centrais como primeiro elemento de desiquilibro ofensivo, como? usando-os para atrair o adversario, de forma a criar espaços mais a frente para progredir. Por isso, pergunto, como é que queremos um treinador que joga segundo esta filosofia e nao temos 1 unico central "bom" nas saidas de bola?
Ja nem falo do Samu que coitado, é um PL de area, um gajo para tar a finalizar e do nada tem que aprender um tipo de jogo completamente diferente, que usa caracteristicas que claramente não o favorecem!
Só ate aqui, se percebe o quão impreparada esta equipa estava para um modo de jogo destes. Tinhamos condicoes para modar jogadores, adaptar rotinas, adaptar perfis para que coubessem nestas funcoes? Se fosse uma ou outra peça, se calhar a coisa encaixava, agora assim, com tanta gente INAPTA para estas funcoes, fica-me muito mas muito dificil perceber a escolha no MA!
E agora, o treinador é o culpado? Ohh pah, não aceito isso! O treinador quando foi identificado, foi identificado pois tinha um estilo concreto, dinamico diferente, e agora o treinador tem que perder a sua identidade porque apanha um plantel completamente inapropriado para ele? Ainda pra mais, podia-se ver esforço nos jogadores para se moldarem... esquece, vemos tudo menos isso! Temos um plantel que tem uma entrega muito mas muito aquem. Eu como portista consigo tolerar muito mais falta de qualidade que falta de entrega.
Portanto, a meu ver, não sei como se vai resolver este enorme problema.
O Treinador tá a ficar mal visto, tá a queimar-se literalmente, a meu ver não tanto por culpa propria, mas por culpa da decisao de o contratarem. É hora do AVB resolver isto e só tem duas maneiras:
- Ou muda de treinador,
- Ou dá um murro na mesa, e provoca uma reformulação a fundo no plantel (*)
Em qualquer um dos cenarios, é evidente que AVB falhou, e é a segunda falha grave com a equipa principal. Ja nem falo na equipa B, que todos vimos o desastre que aquilo foi...
Está para mim evidente que alguma coisa tem que acontecer nas proximas semanas para que esta proxima epoca não seja outro "descalabro".
(*) digo isto como uma não opção ja que vimos recentemente o Alan Varela renovar o contrato que é exactamente um dos grandes problemas que vejo no sistema de MA. O Jogador é mau? NÃO ACHO! O treinador é mau? NÃO ACHO! O que falha? Simples: um jogador bom, que não tem caracteristicas para este sistema, mas que é um activo tão importante que tambem não pode tar no banco.