Neste teu post estás assumir 2 premissas erradas;Para já estás a falar de um clube que tem 45 anos ... não tem o histórico que nós temos ...
O equivalente em Portugal já existe ... é o Braga precisamente com o mesmo investidor do PSG ...
Dito isto, eu não sou contra a entrada de um investidor ... Já aqui deixei as minhas vastas opiniões sobre este tema ... Tudo depende de quanto capital estámos dispostos a perder e quanto quererá esse investidor pagar ...
A entrada de um investidor com p.e 200M€ por 49% do capital da SAD, permitiria resolver o problema das contas de imediato ... E tornavamos muito mais competitivos ...
Para mim o futuro será esse, não temos a capacidade de gerar receitas como um Real Madrid (nem refiro o Barça que tem as contas numa miséria). Até o Bayern tem 3 grandes investidores, Adidas, Allianz e agora BMW (antes era Audi)
Já é assim na Premier League, Franla e Itália, em menor nível em Espanha e Alemanha ... porque temos que ser o exemplo do contra?
A questão é quem abre a caixa de Pandora ... e quem abrir primeiro estará logo em vantagem competitiva de imediato ...
Imaginemos o seguinte cenário.
Um investidor compra X% da SAD por 200M€ e mantém poder decisório na SAD (isto tem que ser bem especificado) Terá que ter assento na SAD, não sei emqual pasta ...
E injecta através de um emprestimo obrigacionista 200M€ sem juros para o clubes para investir em jogadores ...
Era o suficiente para comprarmos 10 craques, termos um excelente plantel, hegemonia no futebol português e com uma direcção competente, bons jogadores geram boas vendas e depois a bola de neve de receitas tem tendência a aumentar ...
1) O futebol português não é investimento. Não dá retorno. Aliás, os clubes grandes têm prejuizos crónicos e passivos astronómicos. Portanto não podes comparar o conceito de investidor com as BIG FIVE. É todo um outro mundo. Mesmo o PSG o tipo de investidor tem outros propósitos que não o retorno financeiro. Em Portugal ias levar com gente / entidades para lavar guito.
2) Nenhum investidor aceita entrar no capital de uma SAD se não for para ser accionista maioritário. Ou então tem outros interesses laterais que não o futebol. A FCP SAD até tem um bom exemplo disso: O Grupo Amorim quando entrou na SAD foi com vista a sacar os terrenos do antigo estádio. Mal conseguiu o que queria, saltou fora da estrutura accionista. Esque-se lá isso. Ninguém vem para cá torrar 200 ou 300 milhoes e depois não mandar nisto.
Não sejam ingénuos, sff...