Arquitectura

DuBosk

Bancada lateral
3 Junho 2014
916
0
46
Serpa
MiguelDeco disse:
o meu objectivo foi jogar com cortes diametralmente opostos e tentar posteriormente permitir o máximo de luz natural possível.. os 2 andares são essenciais para a vista do quarto que pretendo ter e que daquela forma obtenho de forma plena com a janela em esquina e sem pilar..
A janela em esquina e sem pilar dá-lhe um toque.... Boa ideia essa dos cortes opostos.. Muito fixe..

 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,762
25,657
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
PortoMDL disse:
Parabéns ao arquitecto. Mesmo bonita. Prefiro branco também...

PS: Já sabemos quem escolhe. A mulher... ;)
por acaso os parabéns são para mim mesmo que tive uma luta quer com a mulher quer com o arquitecto por esta ideia :) o resto fica para ela, a decoração e tudo o resto :).. a ideia dos cortes foi minha, mas não é um original.. foi de uma casa que eu vi e que mudou a minha vida..
 

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,267
2,391
MiguelDeco disse:
a ideia depois é conjugar essa escuridão exterior com o branco dos interiores e a luz que vem pelos vidros..  mas pode ser sempre o inverso.. e o conceito.. gostam? nem por isso?
Sim gosto bastante caro Miguel. ;)
 

miguel1980

Tribuna
11 Dezembro 2013
3,197
594
Nederland
Esta mt fixe. Eu curto mais branca e depois pões umas riscas azuis. Que dizes?

Agora sem tanga,  eu como gosto pessoal gosto mais em branco
 

RGalego

#AVB2024 #VOTA B
12 Março 2012
11,062
11,220
Conquistas
6
34
Braga
  • André Villas-Boas
  • Sérgio Conceição
  • Jorge Costa
Tens é que trocar o Mercedes A xD

Agora a serio, esse cinza é muito escuro. Apostada numa tonalidade mais leve de cinza ou mesmo o branco.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,762
25,657
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
A minha mulher e 5 GNR´s familiares dela são todos do sporting por isso não vou entrar já pelo caminho da afronta com a cor da casa :).. Quanto à garagem não terei porque tenho outros planos para o uso desse espaço, e porque iria aumentar ainda mais o preço da construção.. depois se os planos que tenho não se realizarem faço uma garagem.. Quanto à cor é que estou dividido tanto como as opiniões que tenho recebido :) o factor decisivo será posteriormente o efeito do calor que a cor poderá causar porque vocês estão a ver apenas a casa.. faltam os muros que seriam brancos em caso de a casa ser cinza, ou serão cinza ou pretos no caso da casa ser branco.. Cinza mais leve não gosto.. gosto mesmo desta tonalidade mais escura... E mesmo na casa ainda faltam apurar mais alguns detalhes.. ainda existirá um dos cortes simétricos que falta numa das extremas e que ainda está a ser estudado..
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,762
25,657
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
DuBosk disse:
A janela em esquina e sem pilar dá-lhe um toque.... Boa ideia essa dos cortes opostos.. Muito fixe..
a ideia é ficar assim como esta.. desde que vi esta casa que trabalho para isto.. é um bocado estúpido mas é uma das coisas que me faz andar sempre prá frente :) e que só desistirei se for mesmo utópico ou então legalmente impossível.. mas julgo que não nas duas formas, é o que me tem sido dito.. veremos :)

http://imageshack.com/a/img921/7203/kSt58e.jpg
 

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
19,810
11,710
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
A cor da casa deve integrar-se com o espaço envolvente, imo. Não apenas com o estilo da casa.

 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,762
25,657
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Barrigana disse:
A cor da casa deve integrar-se com o espaço envolvente, imo. Não apenas com o estilo da casa.
espaço involvente como? a casa e os muros são a única coisa que lá existirão.. vivo numa travessa sem saída e só tem lá uma outra casa.. que é cor de rosa :(
 

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
19,810
11,710
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
MiguelDeco disse:
espaço involvente como? a casa e os muros são a única coisa que lá existirão.. vivo numa travessa sem saída e só tem lá uma outra casa.. que é cor de rosa :(
É assim: estou a falar no geral, claro. O projeto pareceu-me porreiro, mas é apenas o desenho da casa.

Da minha parte, confesso que quando vejo casas avalio sempre a forma como se integra no espaço exterior a ela, seja com outras casas - há sítios onde as casas seguem um determinado padrão - ou com espaços abertos, se for o caso.

Construir uma casa num monte alentejano, por exemplo, não é a mesma coisa que construir num espaço urbano.

Era a isso que me referia.
 

Kelvin87

Tribuna Presidencial
7 Maio 2007
22,353
870
Miguel se gostas do cinza, vai nessa, não te preocupes com o calor que as paredes possam absorver no verão. Atualmente existem materiais de boa qualidade e "baratos" para isolamento térmico. O importante é encontrares quem tenha bons conhecimentos acerca de isolamento térmico e te aconselhe os materiais mais adequados. Qualquer arquitecto ou engº. civil, com alguma experiência, saberá aconselhar-te. O processo de licenciamento de uma obra, além do projecto de arquitectura também é composto por projectos das diversas especialidades e um desses projectos é o de Isolamento Térmico. Uma boa execução é muito importante.

Quanto à arquitectura, gostos não se discutem, embora tenha ficado algo surpreendido por teres encontrado um arquitecto que tenha aceite as tuas opções. Pelo que conheço dos arquitectos, só fazem os projectos de arquitectura se os seus conceitos prevalecerem.

Compreendo o teu entusiasmo. Quando se pensa a sério em construir o "nosso ninho" é algo que nos faz sonhar, mas atenção!Vais ter muitas dores de cabeça e muitos momentos de desânimo!

Muitas felicidades!
 

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,250
3,122
Conquistas
1
  • José Mourinho
Estive a ver muito atentamente todas as fotos porque é algo que sempre apreciei bastante a arquitectura das casas. Enquanto para muitas pessoas, principalmente homens, os carros são motivo de obsessão e prazer eu nunca liguei muito a isso mas sim à beleza quer exterior quer interior de moradias.

E logo que vi as fotos fiquei fascinado com o que vi porque sempre adorei este tipo de moradias de construção moderna ao contrario daquelas casas com um estilo mais rústico que se encontram mais frequentemente em sítios isolados e rurais.

Da primeira vez que vi as fotos inclinei-me mais para o cinza mas depois fixei mais no branco e afinal de contas acho que era por ai que decidia. De qualquer das maneiras acho que qualquer uma das opções é uma boa escolha.

A questão do interior, que eu também gosto muito de analisar, é um factor muito importante para a qualidade da casa. Essa questão dos WC´S é importante e ai eu acho que um deve ficar no piso de baixo e os outros dois no piso de cima sendo que um deles deve fazer parte de um dos quartos.

A opção da sala de estar e de jantar sem divisão pode também ser importante por uma questão de decoração. Eu acho que a decoração é um pormenor muito importante e por isso acho que cada divisão, ou até mesmo toda a casa, deve ser decorada por inteiro e não de forma faseada. Aliás, em relação a isso eu optava pelos serviços de um decorador ou então pedia ajuda a alguém que tivesse jeito para essas coisas.

Em relação a isso também acho que qualquer divisão deve ser decorada de forma a parecer haver uma organização muito grande, e uma simetria e coerência em todo o espaço. Eu por exemplo optava, porque aprecio bastante, pelos contrastes do preto e do branco. E optava por deixar cada divisão principalmente a sala de estar com bastante espaço não tendo elementos decorativos ou funcionais desnecessários nela.

Se no espaço exterior houver espaço suficiente era interessante haver uma piscina, embora sei que isso seja caro, mas ainda assim existe sempre forma de fazer coisas engraçadas com o jardim. Por exemplo, até neste tempo de verão, será sempre mais agradável fazer as refeições no jardim do que numa sala de jantar.

Mas voltando às divisões da casa eu também optava por essa escolha nas funções dos quartos. Aliás, o tal quarto para arrumos até pode no futuro ser alterado para acomodar outras funções como um escritório, uma sala de jogos, um quarto para hospedes, etc...

Para finalizar, quanto à questão das escadas embutidas na parede e mesmo a forma como as divisões estão organizadas e decoradas entre si é algo que só pode ser alvo de uma melhor avaliação quando vistas as fotografias do interior. De qualquer das maneiras, à primeira vista, parece-me ser um pormenor interessante esse das escadas.

PS: Quanto às escolhas da decoração, da pintura, da organização da casa e das suas divisões eu acho que o melhor de tudo é guiar-mo-nos pelos nossos próprios instintos e gostos porque no final estes vão sempre divergir de pessoa para pessoa e umas vão gostar mais de determinado estilo e outras de outro. Por essa razão, o melhor mesmo é que seja os nossos próprios gostos a prevalecer.
 

André Dias

Tribuna
22 Novembro 2012
2,859
4
Tópico fixe!

Tenho dificuldades em escolher a cor, embora me tenha «chamado» o cinza. :)

Colocar o muro e algo do espaço em pedra, como parece ter no teu estudo e na foto da casa que te inspira, também acho que fica muito bem.
 

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
34,514
24,970
Conquistas
1
MiguelDeco disse:
Malta, vou começar dentro em breve uma das maiores aventuras da minha via.. A construção de uma casa.. Criei este tópico para mostrar-vos a minha e pedir a vossa opinião bem como alguns conselhos de pessoas que já tenham a sua feita e me possam ajudar a não cometer tantos erros.. também serve para outras pessoas falarem dos seus projectos ou basicamente falarem de arquitectura no seu geral..

Versão em branco

Parte Sul

http://imageshack.com/a/img924/562/3ciJNI.jpg

Parte norte

http://imageshack.com/a/img921/3964/yDjFSH.jpg

Outra prespectiva

http://imageshack.com/a/img924/9928/mDhmb5.jpg
MiguelDeco...

... A minha única sugestão é...

tal como já sugerido pelo RGalego.. Tens de mudar de carro...

Outra questão relevante é... Porque é que uma chaminé é maior que a outra?
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,762
25,657
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Barrigana disse:
É assim: estou a falar no geral, claro. O projeto pareceu-me porreiro, mas é apenas o desenho da casa.

Da minha parte, confesso que quando vejo casas avalio sempre a forma como se integra no espaço exterior a ela, seja com outras casas - há sítios onde as casas seguem um determinado padrão - ou com espaços abertos, se for o caso.

Construir uma casa num monte alentejano, por exemplo, não é a mesma coisa que construir num espaço urbano.

Era a isso que me referia.
Sim, eu agora entendo o que queres dizer.. mas essa parte do conceito da minha parte tem que ficar de fora porque eu não tenho contexto envolvente entendes.. não tenho um pinhal perto para poder jogar com isso, não tenho um conjunto de moradias modernas ou mais velhas junto de mim que tenha que me esforçar para ser mais uma peça e não uma peça aberrante ali no meio, não tenho uma vista infinita e bela para poder orientar a casa toda para aquele lado.. por esse lado tenho liberdade plena para criar pois embora seja uma zona sem grande valor paisagístico também não está muito poluída em termos visuais, tirando a moradia rosa do meu vizinho da frente.. mas o conceito do jardim, e embora não apareça aí nas imagens será ele igualmente efectuado com uma base do respeito pelas linhas da casa e também numa onda de minimalismo e com base em árvores autóctones e flores e cactos que vão jogando com as cores da casa..
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,762
25,657
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Bruno 99 disse:
Miguel se gostas do cinza, vai nessa, não te preocupes com o calor que as paredes possam absorver no verão. Atualmente existem materiais de boa qualidade e "baratos" para isolamento térmico. O importante é encontrares quem tenha bons conhecimentos acerca de isolamento térmico e te aconselhe os materiais mais adequados. Qualquer arquitecto ou engº. civil, com alguma experiência, saberá aconselhar-te. O processo de licenciamento de uma obra, além do projecto de arquitectura também é composto por projectos das diversas especialidades e um desses projectos é o de Isolamento Térmico. Uma boa execução é muito importante.

Quanto à arquitectura, gostos não se discutem, embora tenha ficado algo surpreendido por teres encontrado um arquitecto que tenha aceite as tuas opções. Pelo que conheço dos arquitectos, só fazem os projectos de arquitectura se os seus conceitos prevalecerem.

Compreendo o teu entusiasmo. Quando se pensa a sério em construir o "nosso ninho" é algo que nos faz sonhar, mas atenção!Vais ter muitas dores de cabeça e muitos momentos de desânimo!

Muitas felicidades!
Sim, eu ainda estou na fase do projecto.. já me foi dito que posteriormente entrarei em pormenores mais específicos.. mas eu sinceramente, e para esses pormenores conto com o meu pai, um hitler em termos de construções e que vai dar cabo da cabeça ao arquitecto porque o meu pai sabe de tudo e tem opinião sobre tudo e eu confio nele plenamente nesse aspecto (será ele o meu encarregado de obra e acredita que quem ficar encarregue de fazer a casa vai ganhar algum dinheiro mas também algumas dores de cabeça pois o meu pai não é fácil..). Eu gosto muito do cinza, é a minha cor preferida, é uma cor que ultimamente está mais na moda nos termos deste tipo de construção, mas existem também outras coisas que me fazem optar pelo branco que não apenas o lado térmico.. Nas paredes eu quero colocar xisto brilhante preto o que com o cinza não terá o mesmo impacto do que o branco por exemplo.. com o cinza rato ficaria bem mámore branco, mas isso já é muito fora da minha liga.. Mas tudo isto ainda está muito verde nas nossas cabeças, ainda farei mais alguns estudos de cor posteriormente para me decidir.. Porque eu pedi a vossa opinião, sou uma pessoa que gosta de ouvir e por vezes ouvir ângulos diferentes dos meus para me ajudar a decidir embora eu saiba que a última palavra será sempre minha.

Quanto ao arquitecto, eu tive 3 horas com eles num escritório, isto já depois de ter tido uma reunião onde expliquei aos 2 arquitectos o que queria.. passado isso ele diz-me assim, agora vou por isto em 3d e você vai passar-se.. e realmente passei-me mas foi no outro sentido porque não gostei nada daquilo. A orientação solar estava errada, a própria disposição da figura geométrica não era a que eu queria, basicamente estava tudo mal.. E aí tive que ser como sou sempre, respeito o trabalho de toda a gente mas quem vai pagar aquilo e vai viver lá sou eu.. e portanto esse desenho que vocês estão a ver fui eu que o fiz, ele apenas o vai tornando legal porque isto não me surgiu do nada.. Trabalho à 7 anos em 2 empregos com o objetivo de 1 - comprar a casa/terreno que era dos meus avós e que consegui 2 - construir algo em que sinta bem e realizado.. E eles curiosamente respeitaram isso e estão a convergir nas minhas indicações e vão tentando também dar as ideias deles e eu vou cedendo em algumas partes também...

Quanto ás dores de cabeça eu sei que elas virão, eu tinha 15 anos quando os meus pais andaram a fazer a nossa casa e por isso sei que por aí virá.. mas eu não sou uma pessoa de desistir facilmente e muito menos sem dar luta até ao fim, não fosse eu um Portista :)
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,762
25,657
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Philipp disse:
Estive a ver muito atentamente todas as fotos porque é algo que sempre apreciei bastante a arquitectura das casas. Enquanto para muitas pessoas, principalmente homens, os carros são motivo de obsessão e prazer eu nunca liguei muito a isso mas sim à beleza quer exterior quer interior de moradias.

E logo que vi as fotos fiquei fascinado com o que vi porque sempre adorei este tipo de moradias de construção moderna ao contrario daquelas casas com um estilo mais rústico que se encontram mais frequentemente em sítios isolados e rurais.

Da primeira vez que vi as fotos inclinei-me mais para o cinza mas depois fixei mais no branco e afinal de contas acho que era por ai que decidia. De qualquer das maneiras acho que qualquer uma das opções é uma boa escolha.

A questão do interior, que eu também gosto muito de analisar, é um factor muito importante para a qualidade da casa. Essa questão dos WC´S é importante e ai eu acho que um deve ficar no piso de baixo e os outros dois no piso de cima sendo que um deles deve fazer parte de um dos quartos.

A opção da sala de estar e de jantar sem divisão pode também ser importante por uma questão de decoração. Eu acho que a decoração é um pormenor muito importante e por isso acho que cada divisão, ou até mesmo toda a casa, deve ser decorada por inteiro e não de forma faseada. Aliás, em relação a isso eu optava pelos serviços de um decorador ou então pedia ajuda a alguém que tivesse jeito para essas coisas.

Em relação a isso também acho que qualquer divisão deve ser decorada de forma a parecer haver uma organização muito grande, e uma simetria e coerência em todo o espaço. Eu por exemplo optava, porque aprecio bastante, pelos contrastes do preto e do branco. E optava por deixar cada divisão principalmente a sala de estar com bastante espaço não tendo elementos decorativos ou funcionais desnecessários nela.

Se no espaço exterior houver espaço suficiente era interessante haver uma piscina, embora sei que isso seja caro, mas ainda assim existe sempre forma de fazer coisas engraçadas com o jardim. Por exemplo, até neste tempo de verão, será sempre mais agradável fazer as refeições no jardim do que numa sala de jantar.

Mas voltando às divisões da casa eu também optava por essa escolha nas funções dos quartos. Aliás, o tal quarto para arrumos até pode no futuro ser alterado para acomodar outras funções como um escritório, uma sala de jogos, um quarto para hospedes, etc...

Para finalizar, quanto à questão das escadas embutidas na parede e mesmo a forma como as divisões estão organizadas e decoradas entre si é algo que só pode ser alvo de uma melhor avaliação quando vistas as fotografias do interior. De qualquer das maneiras, à primeira vista, parece-me ser um pormenor interessante esse das escadas.

PS: Quanto às escolhas da decoração, da pintura, da organização da casa e das suas divisões eu acho que o melhor de tudo é guiar-mo-nos pelos nossos próprios instintos e gostos porque no final estes vão sempre divergir de pessoa para pessoa e umas vão gostar mais de determinado estilo e outras de outro. Por essa razão, o melhor mesmo é que seja os nossos próprios gostos a prevalecer.
Estamos de acordo em tudo, e tudo o que disseste é o que irá ser feito:) Hoje é um dia especial :)As escadas serão tipo estas:

http://reformafacil.com.br/wp-content/uploads/2013/03/26-1440177544.jpg

em preto ou em branco.. consoante o conceito escolhido..

Quanto à piscina, eu tenho outros projectos em mente, porque essa casa vai ocupar 500m2 de um terreno que tem 1000m2.. Mas eu não sei se avanço com esses projectos que tenho em mente ou não.. as pessoas à volta de mim têm medo de arriscar e eu talvez arrisque em demasia.. mas se não avançarem penso em fazer uma piscina respeitando apenas um critério.. não ter aqueles malditos ferrinhos das piscinas normais que eu odeio :) e seria 3x10 pois é o máximo que consigo nadar lol..
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,762
25,657
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
André Dias disse:
Tópico fixe!

Tenho dificuldades em escolher a cor, embora me tenha «chamado» o cinza. :)

Colocar o muro e algo do espaço em pedra, como parece ter no teu estudo e na foto da casa que te inspira, também acho que fica muito bem.
a ideia é mesmo essa.. colocar nas fachadas das paredes aquele tipo de xisto acho que dará um efeito especial.. já nos muros não devo ter dinheiro que chegue embora ficasse muito fixe também :)
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,762
25,657
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Villas disse:
MiguelDeco...

... A minha única sugestão é...

tal como já sugerido pelo RGalego.. Tens de mudar de carro...

Outra questão relevante é... Porque é que uma chaminé é maior que a outra?
Aquele não é o meu carro :) foi o carro que eles tinham lá à mão para colocar lol.. eu tenho um ferrari (fiat punto 97 old school) e um lambo (smart roadster).. Por isso nem preciso de muito espaço e eu não ligo nada a carros.. Queria um ferrari mas não poderei nunca ter nenhum portanto.. Quero é depois viajar e conhecer novas realidades e não fo*** o guito todo num carro só porque sim.. Quanto à tua questão, aquilo não são chaminés, são claraboias laterais, ou seja, não dá para ver mas dos lados tem uns vidros para permitir a entrada de luz natura para as casas de banho.. Eu não terei lareira, terei uma coisa destas... o ser maior uma que outra deve-se ao facto de aquilo ainda estar em estado bruto, ainda falta eles acertarem certas coisas.. eles querem é entender primeiro o esqueleto daquilo que eu quero para depois avançar para o resto e colocar tudo mais direitinho como é óbvio....

http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Aquecimento-e-Climatizacao/Aquecimento-pellets-e-lenha/Salamandras-lenha/15405761_SALAMANDRAFERROFUNDOVE10KW.aspx