Arquitectura

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
34,514
24,954
Conquistas
1
MiguelDeco disse:
Aquele não é o meu carro :) foi o carro que eles tinham lá à mão para colocar lol.. eu tenho um ferrari (fiat punto 97 old school) e um lambo (smart roadster).. Por isso nem preciso de muito espaço e eu não ligo nada a carros.. Queria um ferrari mas não poderei nunca ter nenhum portanto.. Quero é depois viajar e conhecer novas realidades e não fo*** o guito todo num carro só porque sim.. Quanto à tua questão, aquilo não são chaminés, são claraboias laterais, ou seja, não dá para ver mas dos lados tem uns vidros para permitir a entrada de luz natura para as casas de banho.. Eu não terei lareira, terei uma coisa destas... o ser maior uma que outra deve-se ao facto de aquilo ainda estar em estado bruto, ainda falta eles acertarem certas coisas.. eles querem é entender primeiro o esqueleto daquilo que eu quero para depois avançar para o resto e colocar tudo mais direitinho como é óbvio....

http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Aquecimento-e-Climatizacao/Aquecimento-pellets-e-lenha/Salamandras-lenha/15405761_SALAMANDRAFERROFUNDOVE10KW.aspx
Parabéns pelo projecto.

E obrigado pela partilha.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,758
25,638
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Villas disse:
Parabéns pelo projecto.

E obrigado pela partilha.
obrigado eu pelos vossos comentários.. eu depois também vou metendo fotos de como as coisas vão ficando ao longo desta caminhada.. mas ainda falta aprovarem o projecto ):
 

Kelvin87

Tribuna Presidencial
7 Maio 2007
22,353
870
MiguelDeco disse:
Sim, eu ainda estou na fase do projecto.. já me foi dito que posteriormente entrarei em pormenores mais específicos.. mas eu sinceramente, e para esses pormenores conto com o meu pai, um hitler em termos de construções e que vai dar cabo da cabeça ao arquitecto porque o meu pai sabe de tudo e tem opinião sobre tudo e eu confio nele plenamente nesse aspecto (será ele o meu encarregado de obra e acredita que quem ficar encarregue de fazer a casa vai ganhar algum dinheiro mas também algumas dores de cabeça pois o meu pai não é fácil..). Eu gosto muito do cinza, é a minha cor preferida, é uma cor que ultimamente está mais na moda nos termos deste tipo de construção, mas existem também outras coisas que me fazem optar pelo branco que não apenas o lado térmico.. Nas paredes eu quero colocar xisto brilhante preto o que com o cinza não terá o mesmo impacto do que o branco por exemplo.. com o cinza rato ficaria bem mámore branco, mas isso já é muito fora da minha liga.. Mas tudo isto ainda está muito verde nas nossas cabeças, ainda farei mais alguns estudos de cor posteriormente para me decidir.. Porque eu pedi a vossa opinião, sou uma pessoa que gosta de ouvir e por vezes ouvir ângulos diferentes dos meus para me ajudar a decidir embora eu saiba que a última palavra será sempre minha.

Quanto ao arquitecto, eu tive 3 horas com eles num escritório, isto já depois de ter tido uma reunião onde expliquei aos 2 arquitectos o que queria.. passado isso ele diz-me assim, agora vou por isto em 3d e você vai passar-se.. e realmente passei-me mas foi no outro sentido porque não gostei nada daquilo. A orientação solar estava errada, a própria disposição da figura geométrica não era a que eu queria, basicamente estava tudo mal.. E aí tive que ser como sou sempre, respeito o trabalho de toda a gente mas quem vai pagar aquilo e vai viver lá sou eu.. e portanto esse desenho que vocês estão a ver fui eu que o fiz, ele apenas o vai tornando legal porque isto não me surgiu do nada.. Trabalho à 7 anos em 2 empregos com o objetivo de 1 - comprar a casa/terreno que era dos meus avós e que consegui 2 - construir algo em que sinta bem e realizado.. E eles curiosamente respeitaram isso e estão a convergir nas minhas indicações e vão tentando também dar as ideias deles e eu vou cedendo em algumas partes também...

Quanto ás dores de cabeça eu sei que elas virão, eu tinha 15 anos quando os meus pais andaram a fazer a nossa casa e por isso sei que por aí virá.. mas eu não sou uma pessoa de desistir facilmente e muito menos sem dar luta até ao fim, não fosse eu um Portista :)
Muito bem! Pés a caminho, carago!
 

Paredes5

Tribuna Presidencial
16 Janeiro 2013
10,856
12,752
Conquistas
9
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Deco
  • Lucho González
  • Alfredo Quintana
Arquitectos, essa pandilha de energúmenos, incompetentes e gatunos...
 

Di Charis

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
7,821
5,022
Não comento o trabalho de colegas - no que toca a 3d etc, mas deixo-te os votos que te corra tudo bem e também, muita, muita paciência para a aprovação do projecto e como da primeira vez que conversámos sobre o assunto, qualquer coisa que precises, estás à vontade.


[member=11873]Paredes5[/member] - Isso é piada ou estás assim tão ressentido?
 

Paredes5

Tribuna Presidencial
16 Janeiro 2013
10,856
12,752
Conquistas
9
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Deco
  • Lucho González
  • Alfredo Quintana
[member=6415]Di Charis[/member], ressentimento é uma palavra demasiado forte. Mas fico sempre incomodado quando leio palavras de depreciação e desvalorização do trabalho dos arquitectos. Não há grande volta a dar, é mesmo uma questão cultural. Contudo, desejo que tudo corra bem ao colega na realização do seu sonho.
 

PortoMDL

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2014
27,632
755
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Paredes5 disse:
[member=6415]Di Charis[/member], ressentimento é uma palavra demasiado forte. Mas fico sempre incomodado quando leio palavras de depreciação e desvalorização do trabalho dos arquitectos. Não há grande volta a dar, é mesmo uma questão cultural. Contudo, desejo que tudo corra bem ao colega na realização do seu sonho.

Ah, foi um post de ironia o anterior... ;)
 

Di Charis

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
7,821
5,022
Paredes5 disse:
[member=6415]Di Charis[/member], ressentimento é uma palavra demasiado forte. Mas fico sempre incomodado quando leio palavras de depreciação e desvalorização do trabalho dos arquitectos. Não há grande volta a dar, é mesmo uma questão cultural. Contudo, desejo que tudo corra bem ao colega na realização do seu sonho.
Sem stress, fiquei confuso, não pela defesa da minha classe profissional mas por teres acertado tão na "mouche", se tivesses dito: Di Charis, esse Arquitecto Energúme, incompetente e gatuno e só podia dizer que estava correcto, confere, és portanto fã do meu trabalho...



 

Paredes5

Tribuna Presidencial
16 Janeiro 2013
10,856
12,752
Conquistas
9
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Deco
  • Lucho González
  • Alfredo Quintana
[member=6415]Di Charis[/member], sou fã do nosso trabalho.
Abraço
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,758
25,638
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Paredes5 disse:
[member=6415]Di Charis[/member], ressentimento é uma palavra demasiado forte. Mas fico sempre incomodado quando leio palavras de depreciação e desvalorização do trabalho dos arquitectos. Não há grande volta a dar, é mesmo uma questão cultural. Contudo, desejo que tudo corra bem ao colega na realização do seu sonho.
e onde é que leste isso aqui?
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,758
25,638
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Di Charis disse:
Não comento o trabalho de colegas - no que toca a 3d etc, mas deixo-te os votos que te corra tudo bem e também, muita, muita paciência para a aprovação do projecto e como da primeira vez que conversámos sobre o assunto, qualquer coisa que precises, estás à vontade.


[member=11873]Paredes5[/member] - Isso é piada ou estás assim tão ressentido?
gostas do conceito? nem por isso? em termos da cor qual preferias mais? existiria alguma coisa que mudasses não tanto no sentido estético mas mais no lado funcional? isto se puderes e quiseres responder claro :)
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,758
25,638
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
e isto que estou a mostrar ainda é o trabalho em bruto.. depois ainda tem que ser limado.. depois coloco aqui o vídeo da apresentação do projecto, aí sim já na versão final.
 

Sjunde Inseglet

Arquibancada
26 Maio 2014
352
0
32
Aveiro
Já te ia dizer que me fazia uma impressão do caraças olhar para as primeiras imagens que puseste pelo simples facto daquilo estar em axonometria, estas últimas já estão em perspectiva :) não é que tenha algum mal, aliás isso é só mudar a vista no programa, mas faz me comichão.

Lá atrás disseste que a casa ia ocupar 500m2. Referias-te aos dois pisos ou à área de implantação?
Em relação ao projecto, não queres colocar aqui o Print das plantas? é que sem plantas só dá para ter uma ideia da estética exterior da casa, e o projecto é mais que isso. Independentemente da casa ser exteriormente bonita ou feia, o mais importante é a qualidade dos seus espaços interiores, a qualidade dos materiais que usares e a forma e qualidade com que conseguirem resolver os pormenores constructivos da habitação. Por que é isso que a vai tornar confortável quando lá viveres. É sempre bom teres uma casa exteriormente bonita, mas a verdade é que tu vais viver dentro dela e não no seu exterior. :)

Mais questões:
quem é que colocou aquelas platibandas recuadas? foste tu ou os arquitectos?
Reparei que nestas segundas imagens já não tem uma série de palas. Aliás o que saltou à vista foi a falta da varanda no compartimento do piso superior que tem a janela de canto. Está em falta ou resolveram tirá-las?

Em que fase está o projecto? Procura estabilizar a organização interior e os alçados exteriores. Não sei qual é a experiência dos arquitectos que estão a trabalhar contigo no projecto, mas quando começares a discutir pormenores construtivos, há muita coisa que depois poderá mudar.
Batalha para que a casa esteja desenhada ao mínimo pormenor. Quando o projecto estiver finalizado, se consultares o projecto e conseguires contar o número de azulejos que vão ser colocados na casa da banho, é porque possivelmente é um bom projecto.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,758
25,638
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
http://imageshack.com/a/img923/944/aV7LcF.jpg
http://imageshack.com/a/img923/9189/fRpAqh.jpg

Aqui ficam as plantas.. mas isto ainda anda um pouco em mutação.. quanto aos 500 m2 é a dimensão do lote de terreno.. As platibandas foram os arquitectos.. disseram que era a melhor solução e eu quanto a isso não sei lá muito bem argumentar.. as palas fui eu que quis tirar porque quero manter ao máximo as linhas do polígono e aquelas palas fazem com que eu tenha a sensação que estão ali a mais.. mas ainda tenho que falar com eles, o que não tenho tido tempo, porque como é óbvio terei que arranjar uma forma de compensar o factor sol e chuva e não sei ainda muito bem como fazer isso.. a varanda fica a ser aquela subtração de massa que antes não existia.. Eu estou na fase de definir o esqueleto da casa, e posteriormente avançar para os detalhes, mas aí o meu pai é que irá assumir esses pormenores porque eu não entendo nada disso e o meu pai tem imensa experiência nessa área...Como é óbvio o essencial é o conforto, e eu também tenho isso pensado, mas para mim o lado arquitetónico e o lado estético também são muito importantes..
 

Sjunde Inseglet

Arquibancada
26 Maio 2014
352
0
32
Aveiro
claro, até estar acabado o projecto vai ter sempre alterações constantes. É um processo evolutivo. Mesmo à medida que vais tentando resolver os detalhes é sempre necessário voltar a uma escala mais alargada para as coisas baterem certo.
De uma forma geral parece-me interessante o projecto. há sempre coisas que se possam questionar, mas acho que está num bom caminho. Mas por exemplo, no piso inferior não seria preferível a porta da casa de banho abrir para o hall das escadas? é um pormenor insignificante, mas pondera isso.

Em relação às platibandas. É muito comum recuá-las dessa forma e tem uma justificação que é mais estética do que técnica. Tem a ver com as proporções dos alçados, em particular nas zonas onde tens um vão/janela até cima. Se tiveres a platibanda à face por vezes ficas com uma testa muito grande, isto é a espessura da laje fica muito grossa, e opta-se por recuar a platibanda para ficar mais esbelto. Espero que se compreenda aquilo que quis dizer.

Estou curioso para saber qual vai ser a opção em relação à estrutura do casa. Ao olhar para as plantas que me enviaste não pude deixar de reparar que para já não existem quaisquer pilares e as paredes interiores tb me parece que não têm função estrutural. Isto pode ter sido um vicio de desenho, ou pode ter sido intencional. Não é que seja um grande problema resolver um vão de 9 metros, mas implica um tipo de laje melhor e mais cara. Mas isso logo resolverão.

Não sei qual é a profissão do teu pai nem o grau de conhecimento dele em relação à construção civil. Aquilo que te digo e aconselho, é que faz parte da profissão do arquitecto resolver e desenhar os pormenores construtivos e é até aquilo que define quanto a mim qualidade de um arquitecto. Porque só um arquitecto que consiga resolver com arte e engenho os pormenores, depois consegue fazer aquilo que realmente idealizou a uma escala mais alargada. Este controlo e equilíbrio entre a escala do pormenor e escala do edifício é que é a beleza da arquitectura.
Por isso, não deixes que as questões mais técnicas fiquem apenas faladas. Tudo pode e deve ser desenhado até ao ínfimo pormenor. Como diria o Souto Moura, "rebentei com uma pedreira e consegui desenhar os puxadores da porta". Neste caso não deve haver espaço para desenhar o puxador da porta, tb é um tipo de obra diferente e acaba por ser usado um puxador standard. Mas esse puxador pode perfeitamente estar escolhido, desenhado no alçado interior/exterior e nos cortes.
É só uma advertência, e continuação de bom projecto e espero que corra tudo pelo melhor :)
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,758
25,638
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Sjunde Inseglet disse:
claro, até estar acabado o projecto vai ter sempre alterações constantes. É um processo evolutivo. Mesmo à medida que vais tentando resolver os detalhes é sempre necessário voltar a uma escala mais alargada para as coisas baterem certo.
De uma forma geral parece-me interessante o projecto. há sempre coisas que se possam questionar, mas acho que está num bom caminho. Mas por exemplo, no piso inferior não seria preferível a porta da casa de banho abrir para o hall das escadas? é um pormenor insignificante, mas pondera isso.

Em relação às platibandas. É muito comum recuá-las dessa forma e tem uma justificação que é mais estética do que técnica. Tem a ver com as proporções dos alçados, em particular nas zonas onde tens um vão/janela até cima. Se tiveres a platibanda à face por vezes ficas com uma testa muito grande, isto é a espessura da laje fica muito grossa, e opta-se por recuar a platibanda para ficar mais esbelto. Espero que se compreenda aquilo que quis dizer.

Estou curioso para saber qual vai ser a opção em relação à estrutura do casa. Ao olhar para as plantas que me enviaste não pude deixar de reparar que para já não existem quaisquer pilares e as paredes interiores tb me parece que não têm função estrutural. Isto pode ter sido um vicio de desenho, ou pode ter sido intencional. Não é que seja um grande problema resolver um vão de 9 metros, mas implica um tipo de laje melhor e mais cara. Mas isso logo resolverão.

Não sei qual é a profissão do teu pai nem o grau de conhecimento dele em relação à construção civil. Aquilo que te digo e aconselho, é que faz parte da profissão do arquitecto resolver e desenhar os pormenores construtivos e é até aquilo que define quanto a mim qualidade de um arquitecto. Porque só um arquitecto que consiga resolver com arte e engenho os pormenores, depois consegue fazer aquilo que realmente idealizou a uma escala mais alargada. Este controlo e equilíbrio entre a escala do pormenor e escala do edifício é que é a beleza da arquitectura.
Por isso, não deixes que as questões mais técnicas fiquem apenas faladas. Tudo pode e deve ser desenhado até ao ínfimo pormenor. Como diria o Souto Moura, "rebentei com uma pedreira e consegui desenhar os puxadores da porta". Neste caso não deve haver espaço para desenhar o puxador da porta, tb é um tipo de obra diferente e acaba por ser usado um puxador standard. Mas esse puxador pode perfeitamente estar escolhido, desenhado no alçado interior/exterior e nos cortes.
É só uma advertência, e continuação de bom projecto e espero que corra tudo pelo melhor :)
Com todo o respeito do mundo, pareces o meu primo manel a escrever :) ele está a tirar arquitectura, não sei se também és ou estás dentro da área mas os termos são muito parecidos.. O meu pai trabalhou com uma central de betão durante anos e fez de tudo, a casas barragens auto estradas e por aí fora.. E fez a minha casa sem arquitectos ou engenheiros :) o meu problema é que expressões como laje, vãos e estrutura não são o meu forte.. e eu não entendo nada disso.. para isso também pago ao arquitecto para resolver.. :) quanto à porta eu já tinha pensado isso e ia dizer isso mesmo À arquitecta bem como o quarto principal eu ainda vou tentar mudá-lo um pouco, talvez para a cama ficar de lado e não de frente para a janela.. quanto aos pilares deve ter sido vício mesmo, porque existirão 3.. a questão onde não existirá pilar é no quarto principal porque quero a janela em L como nesta casa..

http://www.archdaily.com/117740/carrara-house-andres-remy-arquitectos/5013a42d28ba0d39630005f6-carrara-house-andres-remy-arquitectos-photo

mas tudo isto irá depender de preços como é óbvio.. é que eu quero fazer a casa sem ter que pedir dinheiro emprestado e como tal poderei que ter que cortar em alguns sonhos.. para já vou sonhando :)
 

Sjunde Inseglet

Arquibancada
26 Maio 2014
352
0
32
Aveiro
vão - acho que me referia a janela. Ou poderia ser a distância entre duas paredes estruturais.
a estrutura é tudo o que ajudo a manter a casa em pé. Normalmente é tudo o que seja em betão, mas tb pode ser uma estrutura metálica ou em madeira, o que provavelmente será o caso. Paredes em tijolo não sustentam o telhado :p
a laje é o piso, isto é, tens uma laje térrea, depois tens a laje do primeiro piso e depois a de cobertura. Há vários tipos de laje, que são usadas conforme a as necessidades. Tamanha do vão, espessura pretendida, etc. Depois tem é custos de construção variáveis, mas numa habitação normalmente não existem grandes problemas.

Acredito que estejas fascinado com essa janela de canto, mas espero que estejas consciente que isso te vai encarecer a obra. (sinceramente não faço ideia se é um custo muito significativo). Eu pessoalmente acho que se tivesses um pilar interior naquele canto não vinha grande mal ao mundo. Tb dependia do tipo de pilar, que até poderia ser metálico (implicava provavelmente um pilar de dimensoes mais pequenas, mas mais caro claro).  exteriormente, esta solução acabava por ter o mesmo efeito no alçado e não te cortava assim tanto a vista.
Mas é uma opção projectual e compreendo.

Mas repara numa coisa, aquela é uma caixilharia bastante especial! para além de ser uma caixilharia bastante fina, quase sem expressão, tem a particularidade de que no canto ela nem se quer existe! É o vidro que encosta um no outro e define a aresta de dobragem. Chamo-te a atenção para isto, porque me parece que para ti é um ponto importante no projecto. Por isso vê lá se depois isso não acaba com uma caixilharia substancialmente mais grossa e que te fecha o canto. Não é que tenha algum mal, mas pela conversa não sei se é isso que tu neste momento queres.

BTW, essa caixilharia em particular é quase de certeza uma caixilharia fixa, ou seja não abre. As caixilharias fixas são em geral mais baratas que as da abrir. A questão é que com essas artimanhas todas, e não estando subdividida (vidro unico) acho que vai acabar por ser uma caixilharia bastante cara também.

Edit: essa caixilharia tb esta colocada à face interior, isto é tens uma continuidade entre a face da parede interior e o caixilho. esta tudo no mesmo plano. Só te chamo atenção para estes pormenores, porque como eventualmente tens o olho menos treinado que o meu, é capaz de te escapar estes pormenores. Tb não tens de "copiar" fielmente aquela solução, mas deves ter a consciência que depois o resultado final poderá ser diferente, daquele da fotografia.

P.S.: tb sou estudante de arquitectura, sim. embora esteja quase quase a acabar. Como ainda não tive qualquer experiencia de obra, peço te desculpa se tiver dito alguma coisa incorrecta. Se quiseres vai partilhando a evolução do projecto porque tenho sempre alguma curiosidade. Mais uma vez boa sorte com isso, e mantém-te atento aos pormenores, para mim fazem sempre as delicias de um projecto. ;)

PS2: já agora, os arquitectos em questão têm site ou alguma obra que se possa consultar na internet? se não for indiscrição.

P.S.3. em relação àquelas paredes que em certos sitios tens com outro material. é em xisto é? isso já está definido ou foi uma experiência? E qual e a justificação para essas paredes em especifico terem outro material?
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,758
25,638
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Sjunde Inseglet disse:
vão - acho que me referia a janela. Ou poderia ser a distância entre duas paredes estruturais.
a estrutura é tudo o que ajudo a manter a casa em pé. Normalmente é tudo o que seja em betão, mas tb pode ser uma estrutura metálica ou em madeira, o que provavelmente será o caso. Paredes em tijolo não sustentam o telhado :p
a laje é o piso, isto é, tens uma laje térrea, depois tens a laje do primeiro piso e depois a de cobertura. Há vários tipos de laje, que são usadas conforme a as necessidades. Tamanha do vão, espessura pretendida, etc. Depois tem é custos de construção variáveis, mas numa habitação normalmente não existem grandes problemas.

Acredito que estejas fascinado com essa janela de canto, mas espero que estejas consciente que isso te vai encarecer a obra. (sinceramente não faço ideia se é um custo muito significativo). Eu pessoalmente acho que se tivesses um pilar interior naquele canto não vinha grande mal ao mundo. Tb dependia do tipo de pilar, que até poderia ser metálico (implicava provavelmente um pilar de dimensoes mais pequenas, mas mais caro claro).  exteriormente, esta solução acabava por ter o mesmo efeito no alçado e não te cortava assim tanto a vista.
Mas é uma opção projectual e compreendo.

Mas repara numa coisa, aquela é uma caixilharia bastante especial! para além de ser uma caixilharia bastante fina, quase sem expressão, tem a particularidade de que no canto ela nem se quer existe! É o vidro que encosta um no outro e define a aresta de dobragem. Chamo-te a atenção para isto, porque me parece que para ti é um ponto importante no projecto. Por isso vê lá se depois isso não acaba com uma caixilharia substancialmente mais grossa e que te fecha o canto. Não é que tenha algum mal, mas pela conversa não sei se é isso que tu neste momento queres.

BTW, essa caixilharia em particular é quase de certeza uma caixilharia fixa, ou seja não abre. As caixilharias fixas são em geral mais baratas que as da abrir. A questão é que com essas artimanhas todas, e não estando subdividida (vidro unico) acho que vai acabar por ser uma caixilharia bastante cara também.

Edit: essa caixilharia tb esta colocada à face interior, isto é tens uma continuidade entre a face da parede interior e o caixilho. esta tudo no mesmo plano. Só te chamo atenção para estes pormenores, porque como eventualmente tens o olho menos treinado que o meu, é capaz de te escapar estes pormenores. Tb não tens de "copiar" fielmente aquela solução, mas deves ter a consciência que depois o resultado final poderá ser diferente, daquele da fotografia.

P.S.: tb sou estudante de arquitectura, sim. embora esteja quase quase a acabar. Como ainda não tive qualquer experiencia de obra, peço te desculpa se tiver dito alguma coisa incorrecta. Se quiseres vai partilhando a evolução do projecto porque tenho sempre alguma curiosidade. Mais uma vez boa sorte com isso, e mantém-te atento aos pormenores, para mim fazem sempre as delicias de um projecto. ;)

PS2: já agora, os arquitectos em questão têm site ou alguma obra que se possa consultar na internet? se não for indiscrição.

P.S.3. em relação àquelas paredes que em certos sitios tens com outro material. é em xisto é? isso já está definido ou foi uma experiência? E qual e a justificação para essas paredes em especifico terem outro material?
Não tens que pedir desculpa alguma, eu é que tenho que agradecer perderes um pouco do teu tempo com estas questões.. Eu sei que chegará esse momento em que terei que me confrontar com a realidade.. mas até lá vou negociando o que quero até porque não tenho os mesmos conhecimentos que tu por exemplo para poder contra-argumentar.. mas o que te disse acima não era mau, o fazeres lembrar-me o meu primo é apenas no sentido que ele levantou os mesmos problemas que tu e na mesma linguagem, o que é normal para quem estuda estas coisas e eu agradeço por isso. embora para mim será sempre uma casa quadrada que lhe tirei os cantos.. Não consigo ter esse olhar profissional que vocês têm.. Para mim é algo simples e básico embora eu tenha a perfeita noção que não o seja.. entendo perfeitamente que a complexidade subjacente a isto e´imensa e os mesu receios são esses mesmos.. depois ter desilusões com o resultado final.. Mas até lá mato o arquitecto e coloco vocês os 2 encarregues da obra :)

Ps 2 - https://www.facebook.com/cunha.jorge.58?fref=ts este é o face, o site não sei se tem..

Ps 3 - As paredes serão em xisto ( eu preferia mármore mas é mt mais caro), que se a casa for em cinza serão xisto tipo cobre, para dar contraste e que se for branca será xisto preto laminado, porque eu adoro pedra e acho que daria um constraste e uma rugusidade à casa fora do comum.. e como já deves ter visto eu gosto de coisas diametralmente opostas e de jogar com isso. E eu já abdico de tanta cena no meu dia a dia que estas pequenas coisas eu não queria abdicar.. mas veremos como corre e eu prometo que vou colocando aqui os diferente avanços e recuos e até a fase final, se eu chegar a isso claro:)
 

Sjunde Inseglet

Arquibancada
26 Maio 2014
352
0
32
Aveiro
força com isso ;)

fui ver o facebook deles. Não conheço os arquitectos, como tb não conheço a grande maioria dos arquitectos portugueses, mas pelo que consegui ver pareceu-me que estás bem entregue. Têm muitos renders (imagens feitas em computador) que era uma coisa que não me interessava muito ver, e fotografias têm muitas, mas são quase todas da mesma obra. Mas dentro do que consegui ver da obra que têm fiquei agradado, porque parece-me que eles conseguem resolver bem os pormenores e a obra depois de concretizada fica com um aspecto polido e pensado. Mais uma vez, acho que pelos arquitectos estás bem entregue. ;) abraço e continuação