Assobiar ou apoiar? Eis a questão

octux

Bancada central
30 Julho 2013
2,377
2,089
Conquistas
7
44
Albergaria a velha
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • João Pinto
  • Campeão Nacional 19/20
Antes meia horinha do inicio dos jogos, é por o Saul a interagir com a malta, e a passar umas musiquetas que os adeptos sejam incentivados a assobiar essas mesmas músicas! Vão ver que já ngm tem lábios para os seguintes 80 minutos! ( ainda n percebi como este tópico ja tem tanta página)
 

Draconem

Tribuna Presidencial
16 Junho 2013
10,364
38,795
Conquistas
4
  • Janeiro/17
  • Junho/21
octux disse:
Antes meia horinha do inicio dos jogos, é por o Saul a interagir com a malta, e a passar umas musiquetas que os adeptos sejam incentivados a assobiar essas mesmas músicas! Vão ver que já ngm tem lábios para os seguintes 80 minutos! ( ainda n percebi como este tópico ja tem tanta página)
Essa faz lembrar o aquecimento do velho Freitas na Luz, nos tempos de Pedroto.
 

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
17,803
5,499
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Bobby Robson disse:
Caro colega,

não tenho por hábito entrar num ping-pong desnecessário de argumentos, contra-argumentos e às vezes outras coisas mais. Mas no seu caso vou fazer uma excepção porque já há algum tempo que leio com muita atenção o que vai escrevendo aqui pelo forum. E por mais estranho que lhe pareça, partilho de muitas das suas angústias e das suas opiniões. Para terminar, gostaria de lhe dizer que eu não insinuei nada nem acusei ninguém da SAD. Apenas expressei que acho muito estranho que um funcionário de segunda linha da SAD seja chamado a fazer trabalho de sapa quando temos gente bem formada e muito bem paga para assumir as despesas de determinadas questões, como é esta dos assobios que também não me agrada de todo. Na falta do Presidente, sobram ainda 3 administradores para erguerem a voz. A saber:

Adelino Sá e Melo Caldeira
Fernando Manuel dos Santos Gomes
Reinaldo da Costa Teles Pinheiro

Seria perfeitamente legítimo que um deles chamasse a imprensa e referisse coisas elementares como "temos uma equipa em construção" ou "os assobios não ajudam e podem intraquilizar os elementos mais novos do plantel" ou "a qualidade de jogo não tem sido a melhor mas estamos a trabalhar com todo o afinco para corrigir a situação". Agora, aparecer vindo não sei bem de onde alguém que em vez de unir a massa adepta se limita a dividir-nos entre apoiantes e assobiadores é de ir às lágrimas e mostra algum desnorte e muita falta de liderança. Acredite que o Regod e o Bobby Robson jogam na mesma equipa todos os dias da semana. Quanto à massa dirigente, já tenho as minhas dúvidas.
Caro colega o funcionário tem direito a sua opinião e a formar. Eu concordo com o que o saul disse. É verdade que sempre houveram assobios a equipa, mas também é eram mais audíveis assobios aos árbitros e aos adversários, neste momento não há e o dragão parece desde a muito, do tempo de Jesualdo um funeral mas agora tem vindo a piorar.
Quem quiser assobiar está no seu direito mas tem de gerir o tempo não é aos 10/15 minutos que se deve fazer.
Sinceramente não me preocupa os funcionários terem opiniões preocupa me o futuro pós Pinto da Costa...
 

Youssef Chippo

Bancada central
4 Junho 2014
2,242
1,750
Conquistas
1
45
Santo Tirso
  • Lucho González
cada cabeça sua sentença, a assobiar e ás vezes alguns impropérios são para o adversário ou até mesmo para o arbitro, ou sou assim, a equipa deve-se apoiar
 

MustangFCP

Bancada central
17 Abril 2015
1,770
0
Porto
octux disse:
Antes meia horinha do inicio dos jogos, é por o Saul a interagir com a malta, e a passar umas musiquetas que os adeptos sejam incentivados a assobiar essas mesmas músicas! Vão ver que já ngm tem lábios para os seguintes 80 minutos! ( ainda n percebi como este tópico ja tem tanta página)
Até é uma boa ideia ;)
Mas nem assim ia resultar... basta ver que os pipoqueiros não assobiam o adversário e a equipa de arbitragem.
Se pusessem o hino do cocafica no estádio, desconfio que eles até batiam palmas... lol.
 

Olavo

Tribuna
12 Março 2008
3,699
2,395
Bobby Robson disse:
(....)
Posso também acrescentar que também já assisti a vários espectáculos de ópera, onde apenas ouvi aplausos. Também assisti a alguns concertos de música clássica e só ouvi aplausos. Decorrente da minha actividade profissional, também tenho assistido a várias conferências onde também só ouço aplausos e algum silêncio. Ora se bem percebi, estamos a falar de um campo de futebol, onde a paixão fervilha e todos nós temos uma opinião. Então porquê castrar o assobio? (...)
Será que só o futebol é emocionante e provoca paixão? Já que falas de ópera, e se já tiveste oportunidade de ver, sei lá, «Lá Bohème», quando o Rodolfo grita exasperadamente pela Mimi, ou em «Tosca», quando a Floria se joga parapeito a baixo, ou um peça tipo «Pearl Fishers», ou «Mikado», etc. o que não falta é emoção e paixão que te deixa de cabelos em pé. Se por acaso um dos actores ou até um dos músicos está num dia mau, que pode acontecer, e começares com impropérios e assobios em plena Royal Opera House os bouncers põem-te cá fora em três tempos. Ou seja, desculpas estapafúrdias que futebol é emoção, blah, blah, não é justificação para assobiar. 
 

m3a4424

Tribuna Presidencial
6 Maio 2007
19,031
430
Acho que se deve assobiar sim.

Assobiar, berrar e tudo o possível para pressionar principalmente os árbitros e também os adversários.

Sim, porque isso dos cânticos soporíferos não pressionam nem condicionam ninguém, e nem sequer servem para dar motivação à Equipa.
 

PaulHewson

Bancada lateral
19 Maio 2008
872
12
MÍSTICA DO DRAGÃO

Muito se fala na Mística do Dragão. Do jogador à Porto. Do treinador à Porto. Sinceramente, ainda ninguém descodificou isso, porque já passaram no nosso clube tantos jogadores de origens e formações diferentes, com sucesso. Já tivemos treinadores portugueses e estrangeiros, conhecidos e desconhecidos, portistas e até de outros clubes, e mesmo assim, com sucesso!
Hoje esse discurso sacode a poeira do tempo e vestiu o fato formal da crítica.
No entanto, ninguém fala do Adepto à Porto. O verdadeiro transmissor da mística do clube...
Sim. Tenho saudades do Adepto à Porto!
O Adepto à Porto sentia o Clube como uma bandeira da cidade e de uma região esquecidas nos corredores do poder de Lisboa. Hoje o Porto é a cidade de preferência dos turistas europeus, o que chega bem!
O Adepto à Porto não ficava calado com o colinho aos rivais, as benesses e os constantes roubos à nossa equipa. Hoje os árbitros já não tremem quando expulsam com grande à vontade um jogador nosso ou quando marcam uma grande penalidade nos últimos minutos contra o Porto... e no Dragão, se for preciso!
O Adepto à Porto fazia os jornalistas pensar duas vezes antes de proferirem comentários facciosos, parciais com as suas cores de preferência e de um anti-portismo primário. Hoje são os adeptos portistas os principais detractores do nosso clube!
O Adepto à Porto antes abafava o Tribunal das Antas com o apoio incondicional à equipa. Hoje o Dragão é quase na totalidade o Tribunal das Antas, em que tudo estava sempre mal, mesmo que tudo estivesse bem.
O Adepto à Porto não admitia que certos e determinados "paineleiros" do nosso clube (e pagos!) fossem os ponta de lança da imprensa protectora aos clubes de Lisboa. Hoje o adepto portista julga-se superior intelectualmente para não o acusarem de cegueiras clubísticas.
O Adepto à Porto sabia o que custava uma vitória contra tudo e contra todos. Hoje o adepto portista banalizou a vitória ao ponto de achar que é um dado adquirido.
O Adepto à Porto conhecia a cultura da exigência e do trabalho. Hoje o adepto portista já nasceu geneticamente exigente sem conhecer o valor do trabalho.
O Adepto à Porto valorizava a vitória quer fosse com suor ou arrancada a ferros quer fosse com nota artística. Hoje o adepto portista vai ao Dragão julgando que está na Casa da Música.
O Adepto à Porto defendia os seus até à morte. Hoje o treinador é o ódio de estimação dos adeptos portistas.
Antes o Adepto à Porto não se iludia com o sucesso. Hoje o adepto portista é vítima desse mesmo sucesso...
Antes o Adepto à Porto sabia o que era estar 19 anos sem ganhar o campeonato e ver os clubes de Lisboa distribuírem-nos entre si. Hoje o adepto portista apenas conhece a realidade do penta, tetras, tris, bis e títulos internacionais.
Em suma, o Adepto à Porto saboreia a vitória porque conheceu demasiado tempo o sabor da derrota. Hoje o adepto portista deveria experimentar aqueles 19 anos sem ganhar um campeonato... Perguntem a um adepto sportinguista ou benfiquista como é, pois são os que têm mais presente (e mais recente) esse sentimento!

.............
100% acordo!

Crédito do texto a BarreirosJn
 

Ramalho

Tribuna Presidencial
24 Junho 2007
9,588
1,548
42
Faro
Olavo disse:
Será que só o futebol é emocionante e provoca paixão? Já que falas de ópera, e se já tiveste oportunidade de ver, sei lá, «Lá Bohème», quando o Rodolfo grita exasperadamente pela Mimi, ou em «Tosca», quando a Floria se joga parapeito a baixo, ou um peça tipo «Pearl Fishers», ou «Mikado», etc. o que não falta é emoção e paixão que te deixa de cabelos em pé. Se por acaso um dos actores ou até um dos músicos está num dia mau, que pode acontecer, e começares com impropérios e assobios em plena Royal Opera House os bouncers põem-te cá fora em três tempos. Ou seja, desculpas estapafúrdias que futebol é emoção, blah, blah, não é justificação para assobiar.
Já que tás nessa comparação, diz-me:

Que acontecerá a um actor ou músico que tenha "um dia mau" semana após semana?

Que reacções haverão no público se uma orquestra tocar desafinada ou estiver em "dias maus" várias vezes seguidas?

Não terás resposta porque simplesmente não acontece......os profissionais dessa área(podia falar de outras) são pagos para não falhar, e raramente falham. Se falharem regularmente, ninguém os vai apoiar e incentivar......são arrumados em 3 tempos.

Mas no futebol, os meninos milionários falham e voltam a falhar mas parece que têm um escudo protector que proíbe criticas e assobios. Mantenho a minha opinião, se um jogador que joga num clube como o Porto não consegue lidar com assobios ou insultos, está na profissão errada.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,768
25,705
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Olavo disse:
Será que só o futebol é emocionante e provoca paixão? Já que falas de ópera, e se já tiveste oportunidade de ver, sei lá, «Lá Bohème», quando o Rodolfo grita exasperadamente pela Mimi, ou em «Tosca», quando a Floria se joga parapeito a baixo, ou um peça tipo «Pearl Fishers», ou «Mikado», etc. o que não falta é emoção e paixão que te deixa de cabelos em pé. Se por acaso um dos actores ou até um dos músicos está num dia mau, que pode acontecer, e começares com impropérios e assobios em plena Royal Opera House os bouncers põem-te cá fora em três tempos. Ou seja, desculpas estapafúrdias que futebol é emoção, blah, blah, não é justificação para assobiar.
ou então acontece o contrário disso..

http://www.publico.pt/culturaipsilon/jornal/la-scala-despede-tenor-que-por-causa-dos-assobios-saiu-do-palco-111793

http://ptjornal.com/a-arte-da-violacao-royal-opera-house-pede-desculpa-por-cena-polemica-43726

http://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/castorf-enfrenta-o-publico-de-bayreuth-e-e-vaiado-1601982

Volto a dizer, vocês não sabem daquilo que falam.. Quem paga é soberano meus amigos.. Não querem assobios fechem as portas e façam arte/desporto sozinhos.. Precisam de público? Então têm que aguentar a opinião de quem PAGA para assistir a um espectáculo..

 

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
82,627
73,665
39
O Porto da seca de títulos pode voltar a acontecer SE a SAD não mudar de rumo. Cabe aos adeptos demonstrar a sua insatisfação e não apoiar o actual estado das coisas.
 

Blue Chip

Bancada central
9 Agosto 2006
1,184
0
Mudar de rumo para onde ? Para o modelo que os nossos rivais tiveram durante muitos anos e que foi um desastre, obrigando-os a mudar de rumo e copiarem a nossa gestão desportiva? Não, obrigado.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,768
25,705
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Blue Chip disse:
https://www.youtube.com/watch?v=B9Q4zFON5Qk

Ouçam e tirem as conclusões de um portista que já soube o que era o Porto da "seca de títulos" e sabe o que hoje é o Porto dos portistas aburguesados
Já não é a primeira vez que leio esta expressão, dos portistas aburguesados, como se estivessemos a falar do futebol como se fosse uma economia para o lado dos adeptos... Nós adeptos somos burgueses em quê? Quem diz estas tonterias baseia-se em quê? Enchemos a barriga de vitórias e agora não queremos outra coisa que não isso? habituamos a ver um Porto forte e ganhador e agora não suportamos a penúria que tem sido estes últimos anos? Ou quando falam em burgueses falam nas pessoas que se desviaram do nosso modelo para comprar jogadores de milhões que nem sequer tostões valem? è desses que falam? ou de um ou outro adepto que vai ganhando milhões com a cegueira de outros adeptos.. é desses que falam? Convinha esclarecer isso. Eu sou adepto do Porto desde que me lembro, e desde que me lembro de ser gente e ver jogos do meu clube me lembro dos assobios, dos insultos a treinadores campeões, insultos e agressões a jogadores campeões, assobios imensos a equipas já com títulos conquistados.. O que não me lembro é de tamanho ataque ao adepto do Fcp, pagante, para desculpar erros que são de toda a gente MENOS do sócio e do adepto comum.. Não me lembro de ter um treinador tão defendido e com uma correlação de fracassos tão grande.. Não me lembro de tamanha onda de vontade de transformar a tipicidade de um clube com imensos anos de história para o plágio de histórias de marketing de outros clubes só porque é bonito ter uma cambada de tolinhos a festejar derrotas morais.. Esses adeptos é que são o cancro do nosso clube.. Adeptos que passam da revolta a comunicados de apelo à consciência como por magia.. Sei de muito boa gente que foi ao estádio esperar o treinador, dar-lhe uma noção de quem somos e que não pode brincar com a gente como tem feito, mas novamente foi colocado um pano por cima de tudo.. Foi dito que irá continuar e que temos que respeitar e continuar apoiar.. como se fossemos seres cegos sem capacidade de analisar a realidade e de uma obediência canina face a ordens superiores.. resta saber até quando esta brincadeira irá continuar e quantas mais pessoas irão suportar estes tempos de imensa burguesia, burguesia essa que pode ser vista todas as semanas ás 17.30 ou 18.00 a sair do Olival mas eu que vivo lá posso assegurar que nenhum desses assobia... Porque se me derem um Bmw 730 (também pode ser um mercedes AMG) alguns milhões por ano e impunidade total nas minhas decisões como gestor então podem contar comigo também para ser burguês e um tolinho das palmas das vitórias morais..
 

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
17,803
5,499
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
No último jogo de basket curiosamente a claque não pôs os pés para variar, raramente vai ao caixa, os adeptos aplaudiram de pé a equipa. Já o tinham feito com o andebol.

Eu neste momento o assobio passa me ao lado. Não sou eu que recebe nem ando de jaguar