Astronomia

Ignis Draco

Tribuna
26 Maio 2019
3,761
1,271
Conquistas
3
  • Março/21
  • Setembro/19
  • Vítor Baia
EmilioSantero disse:
Parte do documentário demonstra a parte humana dessas pessoas, em boa parte "inadaptados" que encontraram ali um bem comum e uma causa para acreditar e sonhar e questionar. Podia ser outra coisa qualquer, mas é aquilo. E fizeram-se tão bom grupo, que pela amizade, pela convivência, camaradismo e troca de experiências que têm, mantém o grupo e aquela crença em comum para que subsista tudo aquilo que criaram de laços pessoais. Acredito que muitos deles lá no fundo sabem bem que a terra não é plana.
Vou tentar ver o documentário. Mas o que escreves vai um pouco ao encontro do que eu disse, a malta junta-se nestes grupos pelo convívio, pelo sentimento de pertença, e tenho zero contra isso. O verdadeiramente acreditar que a Terra é plana é que pronto... já me custa a entrar.
 

EmilioSantero

Bancada lateral
22 Março 2019
707
499
Ignis Draco disse:
Vou tentar ver o documentário. Mas o que escreves vai um pouco ao encontro do que eu disse, a malta junta-se nestes grupos pelo convívio, pelo sentimento de pertença, e tenho zero contra isso. O verdadeiramente acreditar que a Terra é plana é que pronto... já me custa a entrar.
Exactamente, também não tenho nada contra! A crença naquilo acaba depois por se tornar acessória...

O documentário chama-se "Behind The Curve"
 

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
19,008
18,795
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
RXavier10 disse:
Tem de haver. Hoje em dia há malta para tudo. Desde que vi malta em Espanha a separar os galos das galinhas porque estes abusam delas, já espero tudo...

Só não entendo bem o conceito. Em vez de uma esfera, a malta acha que a Terra é um círculo?
Um prato...e não estou a gozar
 
15 Março 2012
4,440
3,429
Ainda não sabemos mas existe a possibilidade de nos próximos meses em Abril ou Maio o cometa Atlas, que foi recentemente descoberto, se tornar visível a olho nu no hemisfério norte.

https://www.siteastronomia.com/cometa-atlas
https://earthsky.org/space/how-to-see-bright-comet-c-2019-y4-atlas

Só nas próximas semanas saberemos se o cometa atingirá o brilho suficiente para ser visto a olho nu, mas não deixa de ser uma coincidência curiosa isto acontecer numa altura em que o planeta está a passar por uma pandemia.

Se estivéssemos algures na idade média o surgimento de um cometa durante uma epidemia seria interpretado como um sinal divino ou um castigo de Deus, mas como estamos no século XXI felizmente sabemos todos o que são cometas e as causas que estão na origem das epidemias. Claro que se o cometa se tornar visível não faltarão alguns profetas do apocalipse que irão relacionar as duas coisas. É uma reação natural quando não sabemos ou não queremos compreender as coisas.

Gostava muito que este cometa se tornasse visível. Só uma vez vi um cometa que foi o Hale Bopp e ainda hoje guardo na memoria a imagem dele a brilhar no escuro durante várias noites até desaparecer para sempre. São coisas que nunca mais se esquece.

A ver vamos o que as próximas semanas nos dirá em relação a este cometa.
 

Ignis Draco

Tribuna
26 Maio 2019
3,761
1,271
Conquistas
3
  • Março/21
  • Setembro/19
  • Vítor Baia
Dragao das Antas disse:
Ainda não sabemos mas existe a possibilidade de nos próximos meses em Abril ou Maio o cometa Atlas, que foi recentemente descoberto, se tornar visível a olho nu no hemisfério norte.

https://www.siteastronomia.com/cometa-atlas
https://earthsky.org/space/how-to-see-bright-comet-c-2019-y4-atlas

Só nas próximas semanas saberemos se o cometa atingirá o brilho suficiente para ser visto a olho nu, mas não deixa de ser uma coincidência curiosa isto acontecer numa altura em que o planeta está a passar por uma pandemia.

Se estivéssemos algures na idade média o surgimento de um cometa durante uma epidemia seria interpretado como um sinal divino ou um castigo de Deus, mas como estamos no século XXI felizmente sabemos todos o que são cometas e as causas que estão na origem das epidemias. Claro que se o cometa se tornar visível não faltarão alguns profetas do apocalipse que irão relacionar as duas coisas. É uma reação natural quando não sabemos ou não queremos compreender as coisas.

Gostava muito que este cometa se tornasse visível. Só uma vez vi um cometa que foi o Hale Bopp e ainda hoje guardo na memoria a imagem dele a brilhar no escuro durante várias noites até desaparecer para sempre. São coisas que nunca mais se esquece.

A ver vamos o que as próximas semanas nos dirá em relação a este cometa.
O que me foste lembrar... o Hale Bopp foi das coisas mais belas que vi no céu, talvez só a par da sensação da primeira vez que vi os anéis de Saturno "ao vivo e a cores".

Na altura do Hale Bopp também tive a sorte de estar a morar numa aldeia, onde o céu noturno é muito melhor visível. Numa cidade, como vivo agora, seria sempre mais difícil. Se este novo cometa for visível a olho nu, espero que na altura já possa fazer uma pequena viagem para fora da cidade e contemplar como deve de ser.

Tens toda a razão sobre o que seria na Idade Média. Em termos de conhecimento, eram tempos tão negros quanto um céu noturno daqueles repleto de nuvens.
 
  • Like
Reações: Dexter2020
15 Março 2012
4,440
3,429
Más notícias.

Segundo as últimas observações o cometa Atlas pode estar a fragmentar-se o que tornaria impossível o cometa ser visto a olho nu.

Ainda faltam dados mais concretos para se ter total certeza. Quando foi descoberto também não era expectável que o cometa tivesse um súbito aumento de brilho, por isso todas as possibilidades (ainda) estão em aberto.

Nos próximos dias saberemos melhor a resposta.

https://skyandtelescope.org/astronomy-news/comet-atlas-will-it-become-a-naked-eye-object/
 

ruipsousa8

Tribuna Presidencial
9 Julho 2013
9,452
8,424
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
O estudo:


Sintetizado:



Uma enorme descoberta!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
  • Like
Reações: Maressi

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
29,235
47,958
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Eh pá, só agora descobri que havia este maravilhoso tópico neste Fórum. Uma das minhas paixões de vida. Vou tentar postar mais neste tópico coisas que vou lendo e que acho serem interessantes para os aficionados como eu.

Dito isto e sobre esta descoberta, alguma cautela, mas é uma descoberta bastante promissora:

"Scientists said on Monday they have detected in the harshly acidic clouds of Venus a gas called phosphine."
“With what we currently know of Venus, the most plausible explanation for phosphine, as fantastical as it might sound, is life.”

"The research continues to either confirm the presence of life or find an alternative explanation."

Seria absolutamente extraordinário. A descoberta do milénio.
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,260
13,249
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Será que há fosfina em Marte? Tenho as minhas dúvidas. Aliás vida como a conhecemos baseada no carbono já fui "crente" hoje sou cético. Ou melhor sou cético (ou céptico se preferirem) que encontremos alguma prova de vida em algum lado fora da Terra nos próximos 30 a 50 anos e se assim for já cá não estarei para saber.
E perguntarão alguns; um gajo destes tão pessimista ou descrente é que criou este tópico? Pois é...crescí numa geração de viagens tripuladas e não tripuladas à Lua. O resto é fácil perceber.
 

Maressi

Tribuna Presidencial
20 Novembro 2017
5,845
4,093
Nao sabia deste topico, que tesouro. Um dos maiores inimigos da ciencia e mais em concreto da astronomia é o sensacionalismo ainda por cima muitas das vezes em cima de fake news, sempre que virem noticias interessantes e incriveis vejam sempre as fontes, as vezes os links das fontes nem vao para pagina nenhuma, outras vezes para paginas duvidosas sem estudo algum ou rigor cientifico.
Outra coisa é que temos sempre de ser cautelosos, esta noticia sobre venus é realmente incrivel, mas vamos com calma. Para ja, habemus fosfina
Por fim costumo assistir 3 canais de youtube em portugues br:
space today - todos os dias fala do que está a acontecer no espaço
O fisico turista - É um de um conhecido meu, ele é fisico, brasileiro que trabalha na holanda, e cada video dele é uma delicia
cafe e ciencia - ele é astronomo mas fala tambem de outras coisas relacionadas a fisica, quimica, inclusive foi dos que mais lutou contra a desinformaçao dos canais que queriam ganhar dinheiro com a treta da terra plana,
 
Última edição:
  • Like
Reações: ruipsousa8

Maressi

Tribuna Presidencial
20 Novembro 2017
5,845
4,093
Será que há fosfina em Marte? Tenho as minhas dúvidas. Aliás vida como a conhecemos baseada no carbono já fui "crente" hoje sou cético. Ou melhor sou cético (ou céptico se preferirem) que encontremos alguma prova de vida em algum lado fora da Terra nos próximos 30 a 50 anos e se assim for já cá não estarei para saber.
E perguntarão alguns; um gajo destes tão pessimista ou descrente é que criou este tópico? Pois é...crescí numa geração de viagens tripuladas e não tripuladas à Lua. O resto é fácil perceber.
Tendo em conta que o avanço é exponencial e se olharmos so 10 anos para trás e o avanço que houve na tecnologia, eu acredito que é possivel que se encontre provas de que existiu ou passou vida por determinado sitio que nao ca na terra. Nao acredito que encontres uma terra ou um sitio povoado. Estamos numa nova era da exploraçao espacial e muito por culpa de elon musk, depois de tanto tempo em que parece que tudo parou, hoje temos varias etapas a serem queimadas, a mais recente com a crew dragon. É na minha opiniao caso para se dizer "apertem os cintos"
 
  • Like
Reações: ruipsousa8

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,260
13,249
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Estás muito otimista e nos tempos que correm vejo mais razões para serem queimadas mais etapas mas pela negativa. E isso de dizeres " Nao acredito que encontres uma terra ou um sitio povoado" eu não falei nisso mas sim de alguma evidência de vida fora da Terra seja ela baseada no carbono ou noutra coisa até agora que desconhecemos. São muitos anos "disto" (vida) já e já me cansei de ver os tipos da NASA aos saltos das cadeiras quando mostram certas imagens de Marte e outras e passados uns tempos népia. Ou o veículo (robot) avariou ou então...
Mas já fui crente!
 

Maressi

Tribuna Presidencial
20 Novembro 2017
5,845
4,093
Estás muito otimista e nos tempos que correm vejo mais razões para serem queimadas mais etapas mas pela negativa. E isso de dizeres " Nao acredito que encontres uma terra ou um sitio povoado" eu não falei nisso mas sim de alguma evidência de vida fora da Terra seja ela baseada no carbono ou noutra coisa até agora que desconhecemos. São muitos anos "disto" (vida) já e já me cansei de ver os tipos da NASA aos saltos das cadeiras quando mostram certas imagens de Marte e outras e passados uns tempos népia. Ou o veículo (robot) avariou ou então...
Mas já fui crente!
O que queres dizer com "queimar etapas pela negativa"?.
O futuro da nossa civilizaçao passará sempre por saber mais sobre o que está la fora, hoje mesmo grande parte dos avanços sao possiveis atraves de descobertas e do estudo do universo, como por exemplo avanços na medicina, novos materiais, etc etc.
 
  • Like
Reações: ruipsousa8

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,260
13,249
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
O que queres dizer com "queimar etapas pela negativa"?.
O futuro da nossa civilizaçao passará sempre por saber mais sobre o que está la fora, hoje mesmo grande parte dos avanços sao possiveis atraves de descobertas e do estudo do universo, como por exemplo avanços na medicina, novos materiais, etc etc.
Significa a pandemia que não sabemos quando estará debelada e quais as consequências dela no futuro.
E outra questão fundamental: Tudo isto custa muito dinheiro e não pode estar dependente de mecenas como Elon Musk e outros se bem que toda a ajuda não é de desprezar. Por outras palavras; a investigação espacial começou com dinheiros públicos quer nos EUA e na ex. URSS (aí nada de surpreendente) e embora nunca tenham "fechado" começou a abrandar a meio da década de 70 e embora hoje o conhecimento científico seja muito maior que antes (e é natural que assim seja) eles (cientistas) não podem estar dependentes do "privado". Sabes tão bem como eu e toda a gente o que significa privado que é igual a lucro. O que não der lucro é olhado de soslaio. Aliás creio que o ano passado os EUA começaram a injetar dinheiro na NASA que estava há muitos anos carente de investimento. Sem investimento não há cientistas, biólogos, médicos, etc. ou utilizando calão brasileiro "não há porra nenhuma". Isto parece uma discussão fora do contexto mas não é; o que os Estados Unidos e a URSS fizeram na década de 50 e 60 foi conseguido utilizando cientistas que estavam na Alemanha nazi - como chegaram lá? o chamado investimento público. Eram pagos para desenvolverem não isso mas outras coisas nocivas mas o conhecimento veio por "arrasto".
Se olhares para o início; década de 50 - passaram 70 anos e avançou-se muito pouco. Ou achas que se avançou muito?
 
  • Like
Reações: grandeporto

Maressi

Tribuna Presidencial
20 Novembro 2017
5,845
4,093
Significa a pandemia que não sabemos quando estará debelada e quais as consequências dela no futuro.
E outra questão fundamental: Tudo isto custa muito dinheiro e não pode estar dependente de mecenas como Elon Musk e outros se bem que toda a ajuda não é de desprezar. Por outras palavras; a investigação espacial começou com dinheiros públicos quer nos EUA e na ex. URSS (aí nada de surpreendente) e embora nunca tenham "fechado" começou a abrandar a meio da década de 70 e embora hoje o conhecimento científico seja muito maior que antes (e é natural que assim seja) eles (cientistas) não podem estar dependentes do "privado". Sabes tão bem como eu e toda a gente o que significa privado que é igual a lucro. O que não der lucro é olhado de soslaio. Aliás creio que o ano passado os EUA começaram a injetar dinheiro na NASA que estava há muitos anos carente de investimento. Sem investimento não há cientistas, biólogos, médicos, etc. ou utilizando calão brasileiro "não há porra nenhuma". Isto parece uma discussão fora do contexto mas não é; o que os Estados Unidos e a URSS fizeram na década de 50 e 60 foi conseguido utilizando cientistas que estavam na Alemanha nazi - como chegaram lá? o chamado investimento público. Eram pagos para desenvolverem não isso mas outras coisas nocivas mas o conhecimento veio por "arrasto".
Se olhares para o início; década de 50 - passaram 70 anos e avançou-se muito pouco. Ou achas que se avançou muito?
Acho que do ponto de vista do visivel para o cidadao comum o avanço foi pouco, como em tudo ha aquele trabalho sujo no inicio das coisas, que passa muito ao lado dos media e nao chega ao publico e faz parecer que ta tudo parado. Mas tens razao que houve um abrandamento nesse espaço de tempo. Dos ultimos 5 10 anos para ca ta a ser muito rapido e um grande avanço, tens a crew dragon como falei e o que isso representa na facilidade de ir ao espaço e voltar, falamos de agua numa lua de saturno, em marte, mapeamento de marte. E o investimento privado é tambem muito importante exactamente porque visa o lucro, e ocupa um campo mais direto ao consumidor (humano), que vai ter mais interesse e vai investir tambem dinheiro fazendo com que apareçam novas receitas que ajudam à exploraçao, o plano da spaceX e do elon musk é meter humanos em marte em 2024, em 1990 se fosses fazer um plano para o que quer que fosse ias dizer que aquilo era o inicio para passado 50 ou 60 anos executarem o plano, hoje em dia apontas para datas que do ponto de vista espacial é praticamente amanha. Ele pretende que 1M de humanos va ate marte ate 2050. É um bocado como a historia dos avioes, antigamente, viajar era para ricos e as viagens demoravam uma eternidade. E este antigamente que falo nao é tao longe quanto isso. Disseste que nao ias ver vida extraterrestre durante o teu tempo util de vida, se me sair o euromilhoes ainda te pago a viagem a marte caralho, desde que espetes la uma bandeira do FCP :D
 
  • Like
Reações: ruipsousa8