Astronomia

ruipsousa8

Tribuna Presidencial
9 Julho 2013
9,437
8,419
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Dizer que há poucos avanços na área é muito precipitado... obviamente estaremos sempre limitados pela velocidade máxima que poderemos percorrer, é uma limitação enorme que nos impede de conhecer mais, mais rápido. Mas foram sendo anunciadas descobertas importantíssimas, assim como registos fotográficos muito importantes para o avanço da astronomia e de como entendemos o universo!
Claro que quando se fala em viagens tripuladas a planetas e satélites, e sempre muito complicado pelo risco que isso acarreta e, claro está, pelo investimento! Mas ainda assim não me parece que não tenham existido poucos avanços... por exemplo a notícia de fosfina na atmosfera de Vénus é uma enorme notícia que, a confirmarem-se as suspeitas (quanto tempo e como descobrir se sim, numa atmosfera como a de Vénus?), é uma descoberta gigante!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
  • Like
Reações: Maressi

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
28,336
45,734
Conquistas
5
obviamente estaremos sempre limitados pela velocidade máxima que poderemos percorrer, é uma limitação enorme que nos impede de conhecer mais, mais rápido
Essa é uma das questões que mais importância tem em termos de viagens interestelares e de sairmos do nosso sistema solar para irmos explorar outros mundos e outras galáxias. Enquanto não houver um "breakthrough" em termos de propulsão para se poder viajar perto do limite da velocidade da luz será complicado fazer e descobrir mais do que se tem descoberto. E tem sido muito, apesar das limitações como bem dizes.

Para as pessoas terem noção das distâncias: a velocidade da luz é cerca de 300.000km/s. Não é por hora, é mesmo por segundo. Se por algum milagre conseguíssemos viajar a essa velocidade de forma constante demoraríamos cerca de 100.000 anos só a atravessar a nossa galáxia de uma ponta à outra. E muito mais anos até à galáxia mais próxima, a Andrómeda.

Sim, provavelmente existe vida em muitos lugares neste universo. O problema aqui são as distâncias que são muito mais vastas do que imaginamos. Sem um sistema de "auto estadas" tipo wormhole (completamente teorético e, até agora nunca visto, claro) dificilmente conheceremos outro tipo de vida inteligente até porque essas civilizações, tal como a nossa, enfrentaram ou vão enfrentar o maior obstáculo de todos que é a sua própria extinção muito antes de poderem ter evoluído até conseguirem "engendrar"/descobrir uma maneira de saltar de galáxias em galáxias num instante. O chamado paradoxo de Fermi.

"Há duas hipóteses no universo: ou estamos sós ou não. E ambas são aterradoras."
Arthur C. Clarke

Leitura: https://edition.cnn.com/2020/06/15/world/intelligent-civilizations-galaxy-scn-trnd/
 

ruipsousa8

Tribuna Presidencial
9 Julho 2013
9,437
8,419
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Essa é uma das questões que mais importância tem em termos de viagens interestelares e de sairmos do nosso sistema solar para irmos explorar outros mundos e outras galáxias. Enquanto não houver um "breakthrough" em termos de propulsão para se poder viajar perto do limite da velocidade da luz será complicado fazer e descobrir mais do que se tem descoberto. E tem sido muito, apesar das limitações como bem dizes.

Para as pessoas terem noção das distâncias: a velocidade da luz é cerca de 300.000km/s. Não é por hora, é mesmo por segundo. Se por algum milagre conseguíssemos viajar a essa velocidade de forma constante demoraríamos cerca de 100.000 anos só a atravessar a nossa galáxia de uma ponta à outra. E muito mais anos até à galáxia mais próxima, a Andrómeda.

Sim, provavelmente existe vida em muitos lugares neste universo. O problema aqui são as distâncias que são muito mais vastas do que imaginamos. Sem um sistema de "auto estadas" tipo wormhole (completamente teorético e, até agora nunca visto, claro) dificilmente conheceremos outro tipo de vida inteligente até porque essas civilizações, tal como a nossa, enfrentaram ou vão enfrentar o maior obstáculo de todos que é a sua própria extinção muito antes de poderem ter evoluído até conseguirem "engendrar"/descobrir uma maneira de saltar de galáxias em galáxias num instante. O chamado paradoxo de Fermi.

"Há duas hipóteses no universo: ou estamos sós ou não. E ambas são aterradoras."
Arthur C. Clarke

Leitura: https://edition.cnn.com/2020/06/15/world/intelligent-civilizations-galaxy-scn-trnd/
Julgo que a questão dos buracos de minhoca não é se existem, mas quando serão descobertos! A história tem-nos mostrado que as teorias vem-se a confirmar.
Mas o problema é que primeiro não saberemos se estes se mantém sempre abertos (a teoria diz que estes se fecham salvo erro), e depois será impossível saber onde estes vão dar e se serão seguros.
Estou convencido que estamos ainda a séculos de viagens dessa magnitude. E séculos é pouquíssimo tempo numa escala do universo, por isso mesmo acho que pedir que os avanços sejam mais significativos em décadas desde que fomos à lua parece-me arrojado


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
28,336
45,734
Conquistas
5
Eu confesso que percebo muito pouco do assunto mas sempre pensei que, se nós existimos, não devemos ser os únicos. Seja a vida de que maneira for.
Em termos matemáticos e estatísticos é praticamente impossível não existir um qualquer tipo de vida em muitos mais sítios neste universo. É que são biliões e biliões de estrelas e planetas.
Pegas em todos os grãos de areia existentes em todas as praias deste planeta e mesmo assim existem ainda mais estrelas do que isso tudo junto. O ser humano não tem o cérebro formatado para absorver a imensidão do universo.
E ainda recentemente li uma teoria que diz que os buracos negros são passagens para outros universos, que o que entra nos buracos negros é expelido tipo big bang noutro universo.E que terá sido assim que este universo foi criado e não do nada.

Podia estar aqui o dia todo a discutir estas coisas e eu não sou nada entendido na matéria, apenas "absorvente" e apaixonado destas coisas e a minha capacidade de absorção não é das melhores, senão seriam meses...:p
 

ruipsousa8

Tribuna Presidencial
9 Julho 2013
9,437
8,419
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Eu sempre gostei mas só comecei a seguir com mais atenção há uns meses, quando em conversa com um amigo surgiu a conversa do espaço-tempo. Das coisas mais fascinantes e mind-blowing que existe.
Por falar nisso, que filmes/documentários recomendariam?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
15 Março 2012
4,423
3,388
Não concordo que tenha existido poucos avanços na astronomia e na exploração espacial.
O ano passado tivemos a primeira imagem real da "sombra" à volta de um buraco negro. Tivemos as missões que foram a Plutão a Júpiter e a Saturno. Esta última permitiu enviar uma sonda à lua Titã em que foi possível filmar o voo até ao contacto com a superfície. Temos as várias missões não tripuladas a Marte que é hoje o planeta, sem contar com a Terra, em que temos a maior quantidade de conhecimento.

E todos os anos são descobertos novos exoplanetas, cuja tecnologia atual permite-nos saber qual a dimensão desses planetas, a sua massa, a sua órbita. Algo impensaável alguma décadas atrás E no futuro saberemos ainda mais dado que a Nasa irá lançar o telescópio espacial James Webb que vai substituir o Hubble, e a agência espacial europeia está construir no Chile o "extremely large telescope" (ELT).

Dito isto não sou tão optimista quanto a uma missão tripulada a Marte nos próximos anos, nem na próxima década. Chegar à lua demora 3-4 dias, já a Marte são vários meses de viagem com tudo o que isso implica em termos de segurança, comunicações e toda a logística envolvida num projecto desses. Acredito sim que nesta década iremos ter novamente viagens à Lua. Já há projectos a decorrer na Nasa para isso. Mas para Marte, ainda nesta década, tenho algumas dúvidas.
 
  • Like
Reações: Dexter2020

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
28,336
45,734
Conquistas
5
Por falar nisso, que filmes/documentários recomendariam?
Podes começar pelo Interstellar, se é que ainda não o viste. Baseado em teorias do físico Kip Thorne o qual colaborou com Nolan no filme.
Depois podes ver o Contacto, baseado num livro maravilhoso do Carl Sagan.

E depois disso lê todos os livros do mesmo Sagan. Biliões e biliões, Os Dragões de Éden, Ponto Azul Pálido, Cosmos, O Mundo Assombrado Pelo Demónios e o já referido Contacto entre os mais fascinantes. Nunca mais verás o universo (e o nosso mundo) da mesma maneira.

Se me lembrar de mais alguma coisa deixo aqui ;-)

Ah, e vasculhares todos os sites que a NASA tem sobre os mais variados assuntos.
 

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
28,336
45,734
Conquistas
5
Dito isto não sou tão optimista quanto a uma missão tripulada a Marte nos próximos anos, nem na próxima década. Chegar à lua demora 3-4 dias, já a Marte são vários meses de viagem com tudo o que isso implica em termos de segurança, comunicações e toda a logística envolvida num projecto desses. Acredito sim que nesta década iremos ter novamente viagens à Lua. Já há projectos a decorrer na Nasa para isso. Mas para Marte, ainda nesta década, tenho algumas dúvidas.
Concordo mas também te digo que tenho o sonho de assistir, no meu tempo de vida, à chegada de humanos a Marte. Talvez a meio da década de 2030 se o plano da NASA de estabelecer uma base lunar até 2024 se mantiver e se se concretizar com sucesso. O avanço tecnológico é exponencial e avançará ainda mais nos próximos 5 anos. Que sabe se não será antes do que imaginamos.

 
  • Like
Reações: ruipsousa8
15 Março 2012
4,423
3,388
Concordo mas também te digo que tenho o sonho de assistir, no meu tempo de vida, à chegada de humanos a Marte. Talvez a meio da década de 2030 se o plano da NASA de estabelecer uma base lunar até 2024 se mantiver e se se concretizar com sucesso. O avanço tecnológico é exponencial e avançará ainda mais nos próximos 5 anos. Que sabe se não será antes do que imaginamos.

Também gostava muito que acontecesse a chegada a Marte em nosso tempo de vida.
 

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
28,336
45,734
Conquistas
5
@ruipsousa8 Uso sempre esse exemplo do tamanho da nossa galáxia para dar uma ideia do quão pequenos somos. Mesmo a viajarmos a 300.000km por segundo (velocidade da luz) demoraríamos cerca de 100.000 anos a percorrer a nossa galáxia de uma ponta à outra.

Mind blowing...
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
22,941
12,526
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Isto pode ser muito importante para termos uma base lunar permanente


A NASA prometeu uma "excitante nova descoberta sobre a Lua", e revela agora que existe água na superfície lunar. Após dois anos de estudos, com recurso ao observatório da agência norte-americana instalado num Boeing 747, a NASA detetou água molecular no satélite terrestre.

"A SOFIA detetou moléculas de água na Cratera Clavius, uma das maiores crateras visíveis da Terra, localizada no hemisfério sul da Lua. Os dados revelam água em abundância em cerca de cem a 412 partes por milhão", lê-se em comunicado.

Os cientistas admitem que cerca de 40 mil quilómetros quadrados da superfície lunar têm capacidade para acolher água.
 
  • Like
Reações: Dexter2020

8down

Tribuna
9 Agosto 2006
4,562
1,522
Eu sempre gostei mas só comecei a seguir com mais atenção há uns meses, quando em conversa com um amigo surgiu a conversa do espaço-tempo. Das coisas mais fascinantes e mind-blowing que existe.
Por falar nisso, que filmes/documentários recomendariam?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Para quem percebe francês (nao penso que exista legendado), o espectaculo l'Exoconférence de Alexandre Astier aborda o tema da vida extra-terrestre de forma simples e divertida.