Aumento da taxa euribor/Crédito habitação

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
18,297
23,412
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
No Bankinter, a simulação que me enviaram era, realmente, boa no primeiro ano. No segundo duplicava a prestação com encargos suplementares que não consegui perceber o que eram.
Esse foi o aviso que me deram no meu banco atual.
Para ter atenção a essas publicidades do Bankinter, que as taxas de arromba eram só durante um ano (nomeadamente os 0,85% de spread em créditos habitação)
 
  • Love
Reações: Dexter2020

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
20,139
12,814
Não colapsa porque é um sistema desenhado para não colapsar. Tem umas limpezas de década a década para limpar os "impuros" mas a malta que verdadeiramente controla não é afetada de verdade. E o povo revoltar-se é impossível porque vivemos todos controlados. Até em formas subtis como ter que pagar taxas infinitas para se poder ter uma casa. Eu fiz duas simulações de CA. Valor 50 mil euros. 5 e 10 anos. Numa versão pagaria 35 mil euros de juros e taxas e cartões e seguros e o ca****** a sete, e na outra 39 mil. Com a distinta lata de me terem dito. "Cliente que poupa dinheiro tem o mesmo tratamento de quem deve".
Eu mandei-os à merda e felizmente encontrei outra solução..
Desenhado para não colapsar? O ser humano não é capaz disso. Ainda pelo menos…
 
  • Like
Reações: MiguelDeco

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
20,139
12,814
Foi dentro da "famiglia" mas não dessas
Demorei mais um bocado do que estava previsto mas hoje falta-me pagar 5 mil euros a um irmão que nem sabe que me emprestou o dinheiro
Ps. E que não sabe que o tem poupado pela minha mãe
Risky business
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
20,139
12,814
Eu não percebo muito de economia mas custa-me compreender como é que quem gere o mundo não criou mecanismos para prevenir guerras e o aumento da inflação, não criou leis para evitar que se passasse o mesmo que se passou em 2008 e não inventou procedimentos para proteger os seus povos, etc. O que é que esta gente, muito bem remunerada e cheia de privilégios, anda a fazer?

Economistas: porque é que, quando a inflação sobe não existe um mecanismo que previna - ou substitua - a subida das taxas euribor? Os bancos preferem que as pessoas não lhes paguem as casas? Qual é a lógica disto tudo?
Deus?
 
  • Haha
Reações: Dexter2020

vitor_silva

Tribuna
9 Agosto 2006
4,849
3,374
39
Porto, Portugal
Esse foi o aviso que me deram no meu banco atual.
Para ter atenção a essas publicidades do Bankinter, que as taxas de arromba eram só durante um ano (nomeadamente os 0,85% de spread em créditos habitação)
tenho o credito ha 6 anos no bankinter e nao tenho razoes de queixa
melhor taxa do mercado sem duvida
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
38,166
26,363
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
tenho o credito ha 6 anos no bankinter e nao tenho razoes de queixa
melhor taxa do mercado sem duvida
E em termos de coisas acessórias tipo cartoes, avaliações e seguros? Depois não vão buscar aí um pouco mais que os outros? Ou nem por isso?
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,829
40,793
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Tens novidades? Eu tinha o meu spread a 1,4 (contrato feito em 2020) e ao pedir para baixar o máximo conseguido foi até 1,15 (estou à espera da aprovação).
Isso é alto, devia andar nos 1% com os seguro fora do banco. Pressiona e pondera transferir.
 

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
15,461
32,291
Isso é alto, devia andar nos 1% com os seguro fora do banco. Pressiona e pondera transferir.
O seguro de vida irei mudar para a mesma seguradora onde tenho os seguros dos carros. Fica mais barato. Para um leigo na matéria, como se processa tal transferência?
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,829
40,793
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
O seguro de vida irei mudar para a mesma seguradora onde tenho os seguros dos carros. Fica mais barato. Para um leigo na matéria, como se processa tal transferência?
O mais fácil é usares um mediador de credito e ele trata do processo todo e arranja-te as melhores ofertas, basicamente tens uma nova avaliação e nova escritura, e não tens custos.

O teu problema neste momento pode ser o facto da tua euribor ter renovado a pouco tempo e não teres interesse em mudar porque te renova com TAN mais alta.

O seguro não olhes só para o ser mais barato, olha para a cobertura, ter um seguro barato que não cubra problemas é o mais caro de todos, o ideal é teres ITP60.

Podes pensar em fazer uma taxa mista, o abanca andava com umas promoções muito boas, mas agora tens que esperar pelo proximo mês para ver como ficam.
 
  • Like
Reações: Roberto_FCP

jmspr.2016

Bancada central
10 Maio 2017
1,199
1,796
Esse foi o aviso que me deram no meu banco atual.
Para ter atenção a essas publicidades do Bankinter, que as taxas de arromba eram só durante um ano (nomeadamente os 0,85% de spread em créditos habitação)
A taxa fixa agora é uma miragem... A mudar era no início deste ano.
No meu caso foi um golpe com alguma sorte, tipo os astros alinharam.
Eu como disse atrás tenho taxa fixa no Bankiinter a 1,5% durante alguns anos terminando o crédito com taxa variável com spread contratado de 1,25%.
Isto agora é impossível.
 

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
15,461
32,291
O mais fácil é usares um mediador de credito e ele trata do processo todo e arranja-te as melhores ofertas, basicamente tens uma nova avaliação e nova escritura, e não tens custos.

O teu problema neste momento pode ser o facto da tua euribor ter renovado a pouco tempo e não teres interesse em mudar porque te renova com TAN mais alta.

O seguro não olhes só para o ser mais barato, olha para a cobertura, ter um seguro barato que não cubra problemas é o mais caro de todos, o ideal é teres ITP60.

Podes pensar em fazer uma taxa mista, o abanca andava com umas promoções muito boas, mas agora tens que esperar pelo proximo mês para ver como ficam.
A minha euribor renova em Fevereiro apenas. A mudança de seguro não me retira coberturas, é igual e mais barato.

Como funcionam as taxas mistas?
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,829
40,793
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
A minha euribor renova em Fevereiro apenas. A mudança de seguro não me retira coberturas, é igual e mais barato.

Como funcionam as taxas mistas?
Na taxa mista, tens uma parte que é fixa e outra que é variável, pode ser por exemplo 5 anos fixa e o resto variavel, o banco Abanca estava com umas taxas nessa modalidade que era muito agressiva, eu fiz há 3 meses, sei que este mês estavam a oferecer 1,6% por 5 anos mas com os seguros no banco que são caros e comissões de contas que tambem são 120 euros por mês mas ainda assim tu quando renovares provavelmente vais renovar a 3,5% de TAN..

O Bankinter tambem tem...

1666205964511.png

Depois depende do que tu perspetivas, ninguém sabe como vai ficar a euribor, ela pode daqui a 1 ano começar a descer, é uma questão de avaliares.
 

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
15,461
32,291
Bem, da parte do Dr Finanças não conseguiram nada que me agradasse. Falaram-me da CGD e do Abanca mas com taxas fixas a muito tempo, algo que não interessa.

Disseram-me que o melhor mesmo era negociar com o banco actual (novo banco). Já tenho a redução do spread mas quero ver se consigo mudar o prazo da taxa. Tenho actualmente a 12 meses, actualização em Fevereiro, mas queria ver se conseguia mudar para 6 ou mesmo 3 meses.

O que seria melhor, 3 ou 6 meses? Tendo em conta isto:

 
Última edição:

jorgebest

Tribuna
2 Junho 2020
3,168
3,344
Fez no mês passado 12 meses que comprei a casa e com a atualização das taxas passei a pagar mais 300 paus. É fdd. O que doi mais é que a maior parte do que ganhi vai pa juros..
 

LR

Tribuna Presidencial
3 Julho 2017
8,489
6,682
44
Lisboa
meu spread passou dos 1.85 para 1 na CGD
aceitaram a negociação.
mantive euribor a 12M, renova em julho.

queria tentar perceber um pouco isso da mudança do seguro.
tenho que ter em conta se é obrigatorio em o ter no banco do credito habitação ou pode-se sempre mudar?
tenho que ver se encontro a informacao de como é o seguro que tenho, mas poder simular algo parecido/melhor noutra instituição.
 
Última edição:

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,829
40,793
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
meu spread passou dos 1.85 para 1 na CGD
aceitaram a negociação.
mantive euribor a 12M, renova em julho.

queria tentar perceber um pouco isso da mudança do seguro.
tenho que ter em conta se é obrigatorio em o ter no banco do credito habitação ou pode-se sempre mudar?
tenho que ver se encontro a informacao de como é o seguro que tenho, mas poder simular algo parecido/melhor noutra instituição.
Faz parte das negociações, os bancos querem sempre que o cliente tenha o seguro no banco para ganhar tambem por esse lado, então muitas vezes colocam no contrato que tens que ter o seguro no banco para teres uma bonificação no spread por exemplo 0,25% pelo seguro de vida e 0,25% pelo seguro da casa, por exemplo terias spread 1% com os seguros lá, se os quisesses sair o teu spread passava a 1,5%.

Quando fizeste o credito deram-te a FIN tens lá essa informação.

Eu tinha spread 1,05 na CGD com os seguros fora do banco, por isso é uma questão de negociares, há quem seja literalmente roubado no preço dos seguros dentro do banco, e pior que isso paga mais por um seguro IAD no banco do que custa um ITP 60 fora do banco.
 
  • Like
Reações: LR

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
15,461
32,291
Bem, da parte do Dr Finanças não conseguiram nada que me agradasse. Falaram-me da CGD e do Abanca mas com taxas fixas a muito tempo, algo que não interessa.

Disseram-me que o melhor mesmo era negociar com o banco actual (novo banco). Já tenho a redução do spread mas quero ver se consigo mudar o prazo da taxa. Tenho actualmente a 12 meses, actualização em Fevereiro, mas queria ver se conseguia mudar para 6 ou mesmo 3 meses.

O que seria melhor, 3 ou 6 meses? Tendo em conta isto:

@sirmister alguma dica? Irei amanhã ao banco, dizem-me que a decisão de mudar para 3 ou 6 é possível mas que é nossa (grande ajuda 🤦‍♂️). Estou indeciso. Se mudar, depois no futuro posso voltar de novo à taxa a 12 meses? E se mudar agora, em Fevereiro (que é quando actualiza a minha taxa actual a 12 meses) o valor a pagar será sobre os 12 meses que tenho ainda contratualizado ou já com a "nova taxa" (seja 3 ou 6 meses)?
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,829
40,793
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
@sirmister alguma dica? Irei amanhã ao banco, dizem-me que a decisão de mudar para 3 ou 6 é possível mas que é nossa (grande ajuda 🤦‍♂️). Estou indeciso. Se mudar, depois no futuro posso voltar de novo à taxa a 12 meses? E se mudar agora, em Fevereiro (que é quando actualiza a minha taxa actual a 12 meses) o valor a pagar será sobre os 12 meses que tenho ainda contratualizado ou já com a "nova taxa" (seja 3 ou 6 meses)?
Como tens credito com taxa variável é sempre fácil mudar por isso sim podes voltar a mudar.

Não sei se percebi bem a segunda parte, mas se a tua euribor só atualiza em fevereiro deves fazer com que só mudes as condições em fevereiro se não estás a perder dinheiro.

Sobre qual a maturidade, só com uma bola de cristal, eu faria a 3M acho que a grande subida já aconteceu e por isso é mais vantajosa, e se começar a descer também é mais vantajosa.

Mais importante que isso é negociares bem o spread, ter os seguros fora do banco, e não ter comissões bancarias, atualmente não se paga pelas amortizações por isso é ainda mais facil mudar de banco há que aproveitar para não ter esses custos.
 

socrates

Bancada central
11 Setembro 2017
2,360
1,232
Como tens credito com taxa variável é sempre fácil mudar por isso sim podes voltar a mudar.

Não sei se percebi bem a segunda parte, mas se a tua euribor só atualiza em fevereiro deves fazer com que só mudes as condições em fevereiro se não estás a perder dinheiro.

Sobre qual a maturidade, só com uma bola de cristal, eu faria a 3M acho que a grande subida já aconteceu e por isso é mais vantajosa, e se começar a descer também é mais vantajosa.

Mais importante que isso é negociares bem o spread, ter os seguros fora do banco, e não ter comissões bancarias, atualmente não se paga pelas amortizações por isso é ainda mais facil mudar de banco há que aproveitar para não ter esses custos.
Descida de juros se tudo correr bem lá para Agosto de 2023. Depende do conflitos geopolíticos que o mundo atravessa. Este mês subirá as taxas por parte do ECB em 50 pontos dia 15 de Dezembro