O melhor remédio contra a timidez é ser rejeitado meia dúzia de vezes. Palavra de honra. É um bocado desmotivante no inicio mas aos poucos vais ficando anestesiado contra isso. Ninguém fica bom a engatar gajas antes de ter uma coleção de tampas.
No Tinder (ou outras apps do género) a dificuldade não é o número de matches por dia, mas sim conseguir que a coisa escale para um nível acima da conversa de chat. Existe uma quantidade de gajas muito grande que só usa dating apps à procura de validação, para verem gajos a babar-se por elas com elogios e afins, sem a mínima intenção de marcar encontros. Por isso não te fies muito pelos números. Se eu te disser que em média marcas um encontro a cada 50 matches já estou a ser generoso.
Quanto a isso de não teres experiência, há gostos para tudo. Tenho a certeza que há gajas com fetiches por inexperientes. Mas não escrevas isso no teu perfil, pelo amor da santa. É uma coisa que podes admitir no calor da conversa, mas não é para todo o mundo saber.
De resto, não sei se és feio ou bonito, gordo ou magro, mas nós temos uma vantagem nos engates que é a conversa. Uma gaja que seja feia e mal feita está lixada porque ninguém vai olhar para ela duas vezes (é um comentário sexista, mas é a realidade em que vivemos). Já um gajo, mesmo que não seja um Don Juan, basta ter um certo charme, ter umas boas histórias para contar, ser interessante, conseguir manter a conversa a fluir, e dá para sacar uma gaja muito acima do nível dele. Nas apps é um pouco diferente porque és julgado quase na totalidade pelas fotos que lá metes (o resto é o que escreves no perfil). Se tiveres demasiadas dificuldades em arranjares matches é porque provavelmente tens umas fotos pouco favoráveis. Isso é uma coisa que podes trabalhar, tipo ângulos, iluminação, etc. Vê por exemplo as diferenças nestas duas fotos da mesma gaja:
https://www.instagram.com/p/BPV9-cUA09D/
Também convêm não ter uns padrões, digamos, demasiado altos. Oh pá, eu também gostava de comer lagosta todos os dias, mas o atum é mais acessível. Capisce?