CAN 2017 - Gabão

Fil

Tribuna
30 Maio 2016
4,515
86

Tópico para discutir a Taça das Nações Africanas que se disputa no Gabão de 14 de janeiro a 5 de fevereiro de 2017.

Os grupos estão dispostos na imagem acima, onde se pode ver a Argélia do "nosso" Brahimi inserida no grupo B, juntamente com Tunisia, Senegal e Zimbabwe. Os argelinos entram em acção no dia 15, jogando ainda os restantes dois encontros, nos dias 19 e 23 de janeiro.

Podem ver mais informações sobre todos os jogos no site oficial, ou mesmo na Wikipédia.

O campeão em titulo é a Costa do Marfim. O Egipto o país que mais vezes ganhou a competição, com 7 titulos no bolso.

cccmonteiro

Tribuna
3 Junho 2014
4,535
32
47
Moimenta do Douro
A Confederação Africana terá que reavaliar as datas da CAN. A Conmembol já cedeu e a CAF mais ou tarde ou mais cedo terá que fazer o mesmo.

A razão é simples: existem demasiados jogadores a jogar na Europa e os calendários não são compatíveis com a ausência de jogadores no meio da época Europeia. É uma situação que prejudica não só os clubes mas também os jogadores: muitos clubes preferem não contratar jogadores africanos porque não querem perder jogadores por motivos de selecção e não por falta de valor. Os campeonatos menos prejudicados são os campeonatos com folga de inverno (Alemanha, Rússia...).

Pior ainda é fazerem o campeonato de 2 em 2 anos...

juliolopes

Tribuna
29 Julho 2015
3,447
22
Porto
Guiné Bissau apurou-se?? Bela surpresa..Não devem ter hipóteses, mas vou torcer por eles..Em Africa sou sempre pelos países de Língua Portuguesa.

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
7,756
0
Gostava que a Tunisia e o Senegal nos enviassem o Brahimi de regresso cedinho mas quer me parecer que a Argélia vai longe, para não dizer que vai ser campeã..

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
25,954
213
Eu e o NES estamos de joelhos a rezar enquanto assistimos a esta competição. E estamos a pedir para a Argélia ser eliminada logo na fase de grupos.

É tudo o que tenho para ver desta competição.

chief

Bancada central
18 Maio 2016
1,797
0
25
Porto
Philipp disse:
Eu e o NES estamos de joelhos a rezar enquanto assistimos a esta competição. E estamos a pedir para a Argélia ser eliminada logo na fase de grupos.

É tudo o que tenho para ver desta competição.
Não és só tu e o NES, somos todos nós. 😃

m3a4424

Tribuna Presidencial
6 Maio 2007
18,838
44
Então vão ficar com s joelhos bem doridos pois desconfio que vão chegar bem perto da final.  :)

Quanto ao comentário do cccmonteiro no dia 23/12/2016, eu acho que deveria haver um calendario unificado em termos mundiais.

Será que alguma vez iremos ver isso?

elnino_diogo

Tribuna Presidencial
19 Junho 2012
6,888
0
A CAN em termos de futebol é talvez das piores competições do mundo, tem algumas selecções com excelentes jogadores mas não jogam absolutamente nada, é pontapé para a frente e salve-se quem puder.

A piada da CAN é o circo em que os jogos se tornam, desde as dancinhas quando marcam golos até às entradas assassinas que nem falta são.

Na última CAN eu vi os jogos na Eurosport e os comentadores até se partiam a rir com as entradas dos jogadores uns sobre os outros.

Depois em alguns jogos tinham também o Norton de Matos lá a comentar e depois de entradas assassinas ele só dizia "É tudo normal, isto em África é tudo normal"... opá eu e o meu pai só nos partíamos a rir com aquilo

RXavier10

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
10,047
409
elnino_diogo disse:
A CAN em termos de futebol é talvez das piores competições do mundo, tem algumas selecções com excelentes jogadores mas não jogam absolutamente nada, é pontapé para a frente e salve-se quem puder.

A piada da CAN é o circo em que os jogos se tornam, desde as dancinhas quando marcam golos até às entradas assassinas que nem falta são.

Na última CAN eu vi os jogos na Eurosport e os comentadores até se partiam a rir com as entradas dos jogadores uns sobre os outros.

Depois em alguns jogos tinham também o Norton de Matos lá a comentar e depois de entradas assassinas ele só dizia "É tudo normal, isto em África é tudo normal"... opá eu e o meu pai só nos partíamos a rir com aquilo
Também vi e confirmo.

Eu até gosto de ver os jogos, apesar de não haver grande qualidade.

Komodo

Tribuna Presidencial
12 Dezembro 2012
7,515
195
33
Vila do Conde
A CAN é aquela competição fraquissima mas não sei porquê adoro ver.

Gosto do ambiente, das misturas culturais nas bancadas... Os jogadores unem-se bastante para dar alegria à pátria, apesar de praticarem um futebol rústico. Até os "europeus" parece que desaprendem.

Mas gosto de ver...

S

sinal

Guest
A CAN é fraca, só dizem isso porque ainda não viram a Caribbean Cup ou a OFC Nations Cup. Futebol de alto quilate com selecções como as Ilhas Fiji, Samoa, Papua Nova Guiné, Guadalupe, Saint Kitts and Nevis, Barbados etc etc

Entre a Asian Cup, a Gold Cup e a CAN, acho que escolhia a última, mas não é fácil a escolha.

Desterrado

Arquibancada
16 Março 2016
490
0
O melhor da CAN é o caos organizado em que funciona a competição.

Desde jogadores que se recusam a treinar/jogar sem receber antes os prémios de apuramento (este ano já temos os casos da Guiné-Bissau e Zimbabué), relvados miseráveis e arbitragens ao nível da liga portuguesa.

Alguns jogos emocionantes, mas acho que já nem para revelar promessas desconhecidas serve.

Komodo

Tribuna Presidencial
12 Dezembro 2012
7,515
195
33
Vila do Conde
Quem está ou já esteve em África sabe que todas as artimanhas são válidas no que toca a dinheiro.

Faz parte do folclore.

Komodo

Tribuna Presidencial
12 Dezembro 2012
7,515
195
33
Vila do Conde
Alguns dos craques e jogadores conhecidos que estarão presentes:

Guiné Bissau

Piqueti - Braga
Abel Camara - Belenenses

Argélia

Faouzi Ghoulam - Nápoles
Nabil Bentaleb - Schalke 04
Yacine Brahimi - Porto
Islam Slimani - Leicester
Riyad Mahrez - Leicester

Burkina Faso

Bouba Saré - Moreirense
Bertrand Traoré - Ajax

Camarões

Vincent Aboubakar - Besiktas
Fabrice Ondoa - Sevilha
Nicolas N'Koulou - Lyon

Costa do Marfim

Eric Baily - Manchester United
Serge Aurier - PSG
Jean Michel Seri - Nice
Salomon Kalou - Herta
Wilfried Bony - Stoke City

Egipto

Ahmed Hassan - Braga
Mohamed Salah - Roma

Gabão

Aubameyang - Dortmund
Mário Lemina - Juventus

Gana

Daniel Amartey - Leicester
Thomas Partey - Atlético Madrid
André Ayew - West Ham
Asamoah Gyan - Al Ahli
Christian Atsu - Newcastle
Acheampong - Anderlecht
Jordan Ayew - Aston Villa

Uganda

William Kizito - Rio Ave

Mali

Moussa Marega - Vitória Guimarães
Adama Traoré - Mónaco

Marrocos

Manuel da Costa - Olympiacos
Mehdi Benatia - Juventus
Mehdi Carcela - Granada
Nabil Dirar - Mónaco

Senegal

Moussa Sow - Fenerbahce
Sadio Mané - Liverpool
Kalidou Koulibaly - Nápoles
Henri Saivet - Saint Etienne

Congo

Cedric Bakambu - Villarreal

Togo

Emmanuel Adebayor - Crystal Palace

Tunísia

Aymen Abdennour - Valência

deco macau

Tribuna
29 Outubro 2014
2,745
77
sinal disse:
A CAN é fraca, só dizem isso porque ainda não viram a Caribbean Cup ou a OFC Nations Cup. Futebol de alto quilate com selecções como as Ilhas Fiji, Samoa, Papua Nova Guiné, Guadalupe, Saint Kitts and Nevis, Barbados etc etc

Entre a Asian Cup, a Gold Cup e a CAN, acho que escolhia a última, mas não é fácil a escolha.
A Asian Cup tem vindo a subir bastante de qualidade aliás como a própria Champions asiática. Nada a ver com a Can que parece um circo

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
11,648
127
41
Lisboa
Quando é que acaba esta porcaria?

Esta competição ridícula até o Marega conseguiu tirar dos jogos contra os lampiões. Até nestas merdas têm chouriço.

DaniMontana

Porto allez, Força Porto Allez Allez, Força Porto
12 Janeiro 2015
8,590
202
34
Londres
Vlk disse:
Quando é que acaba esta porcaria?

Esta competição ridícula até o Marega conseguiu tirar dos jogos contra os lampiões. Até nestas merdas têm chouriço.
Respeito amigo.

Não é por tu não gostares de uma competição que isso passa a porcaria, não te esqueças também que o fórum tem Africanos, que como é óbvio gostam desta porcaria!

I love Porto