A época passada foi uma vergonha no que respeita às arbitragens. Vergonha como nunca vi em 40 anos de campeonatos nacionais a que assisti e, penso, em 80 anos de campeonatos nacionais de futebol. Talvez na década do Calabote, não sei...
Aliás, não é por acaso que Luís Filipe Vieira diz qualquer coisa como «a pessoa que nomeia os árbitros é a mesma». Ora, eu faço a mesma pergunta: se a pessoa que nomeia os árbitros é a mesma, por que é que na época passada foi a vergonha que foi e este ano não?
Já agora, penso que Luís Filipe Vieira faz muito bem em atirar-se à arbitragem. A coerência não é para aqui chamada, porque os agentes do futebol - todos sem excepção - só falam dos árbitros quando não estão na mó de baixo. Luís Filipe Vieira faz aquilo que Pinto da Costa (ou alguém por ele) devia ter feito logo que o FC Porto foi roubado em Guimarães à 4ª jornada. Aliá, aquilo que Pinto da Costa não fez durante toda a temporada.
É verdade que o Benfica ontem foi prejudicado em 2 ou 3 penaltys, da mesma forma que na Madeira o Porto foi beneficiado em 2 penaltys. Azar, no ano passado foi ao contrário. Não me custa nada admitir isso - o coração é azul e branco, mas tenho olhos na cara.