Clube dos calimeros

Maressi

Tribuna Presidencial
20 Novembro 2017
5,840
4,089
Dragon disse:
O dia desse merdas do Vieira há de chegar, quero acreditar que vai cair, mais tarde ou mais cedo.
O vieira cai, isso para mim é certo, até porque vai chegar a altura que vai interessar ao benfica que ele caia para que o outro lado dos mouros assuma o benfica. Eles nao o conseguem tirar de lá por votaçao nunca por causa do esquema que ele criou. Ou seja, interessa a todos que ele caia.
A questão é que tudo vai ser feito de forma a minimizar os danos para o benfica, tudo o que seja crimes dele (pessoais) vai-se foder, os outros em nome do benfica vao tentar abafar e no fim a narrativa vai ser "o benfica é uma vitima do vieira". A minha ideia é esta
 

joliveira

Bancada central
29 Fevereiro 2016
1,343
255
Mastermonkey disse:
Existe. Chama-se coautoria
Não é bem esse o termo. Em termos jurídico ele pode ser autor mediato ou instigador.

Não é particularmente fácil conseguir estabelecer o nexo criminal nestes casos, especialmente se for "só" instigador. Mas a polícia/MP para tanto aparato devem ter coisas mais concretas.
 

Komodo

Tribuna Presidencial
12 Dezembro 2012
8,183
1,873
Conquistas
2
36
Vila do Conde
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
Alguém que infiltre uma gramita nos calabouços por favor... Para o homem passar bem a noite...

Edit: 2as gramitas, porque o Mustafa também lá está...
 
M

Mastermonkey

Guest
Jovetic8 disse:
Sim... mas sinceramente acho que os bitaites não chegam para cumprir esses requesitos. Suponho que tenham algumas mensagens privadas ou testemunhas de conversas.
E tu a dares-lhe com os bitaites :)
Ninguém é detido por mandar bitaites
 
M

Mastermonkey

Guest
joliveira disse:
Não é bem esse o termo. Em termos jurídico ele pode ser autor mediato ou instigador.

Não é particularmente fácil conseguir estabelecer o nexo criminal nestes casos, especialmente se for "só" instigador. Mas a polícia/MP para tanto aparato devem ter coisas mais concretas.
Tens que ler atrás e perceber o contexto.
Eu respondi no contexto de um colega que disse que a autoria moral não existe.
E eu respondi que sim, sendo enquadrável na coautoria.
Um autor moral não é um mero instigador ou cumplice
 

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
8,973
9,290
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
Penso que tenha a haver com o depoimento do chefe de segurança, com o facto do horário de treino ter sido mudado à última hora com o CC do presidente e outras histórias que ainda não se sabe
 

joliveira

Bancada central
29 Fevereiro 2016
1,343
255
Mastermonkey disse:
Tens que ler atrás e perceber o contexto.
Eu respondi no contexto de um colega que disse que a autoria moral não existe.
E eu respondi que sim, sendo enquadrável na coautoria.
Um autor moral não é um mero instigador ou cumplice
Eu percebi. Mas a co-autoria pressupõe um envolvimento directo dele. Ele necessitava de saber que a claque ia fazer, os objetivos do ataque, etc... Um possível apoio moral dele de que se fala não deve envolver nada disto, até porque se isso tivesse acontecido muito provavelmente ele já estava preso há mais tempo.

Aqui a autoria "moral" aponta, em princípio, para um caso de autoria mediata ou instigação. Não que isto seja particularmente relevante, mas como sou jurista entendi fazer um ligeiro esclarecimento xD. 
 
M

Mastermonkey

Guest
joliveira disse:
Eu percebi. Mas a co-autoria ou a cumplicidade pressupõe um envolvimento directo dele. Ele necessitava de saber que a claque ia fazer, os objetivos do ataque, etc... Um possível apoio moral dele de que se fala não deve envolver nada disto, até porque se isso tivesse acontecido muito provavelmente ele já estava preso há mais tempo.

Aqui a autoria "moral" aponta, em princípio, para um caso de autoria mediata ou instigação. Não que isto seja particularmente relevante, mas como sou jurista entendi fazer um ligeiro esclarecimento xD.
O teu primeiro parágrafo descreve na perfeição o que se diz (e a opinião pública intui) que ele fez .
Fizeste um excelente esclarecimento, ainda por cima par alguém, como é o meu caso, que não tem formação jurídica
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,916
39,316
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Pinetree disse:
@sirmister e reparas-te a quantidade de comentários sobre o burro do carvalho disparou em flecha neste tópico?!?! 😂
Acaba por ser normal, o que não é normal é que o orelhas não tenha 1/4 do hate e estamos num forum do FCP, o poder da comunicação social a lavar a imagem do vieira é grande..
 

JohnnyP

Bancada central
29 Agosto 2012
1,990
26
Porto em primeiro, Benfica a perder todos os jogos e Sporting a providenciar a comédia, que mais podemos desejar?