Como se tornaram adeptos do FCP?

T

Timofte 2-3

Guest
> apocalypto Comentou:

> Foi através do meu Pai que me mostrou qual era o melhor Clube do Mundo!

Isto, para além de ter crescido com as vitórias do FC Porto.



Idem.
A primeira memória a sério que tenho é de Basileia, tinha 6 anos, e chorei baba e ranho no fim. Não houve explicação para aquilo. Todo o dia esperei pelo jogo como se fosse o mais especial de sempre, no fim e depois de uma grande exibição e de termos sido espoliados senti-me verdadeiramente desanimado. Até o meu pai ficou admirado porque até então, eu não ligava particularmente a futebol. A partir daqui...enfim, o resto é história.
 
V

val

Guest
o planeta terra visto do espaço é azul e branco... se até o criador é portista...que poderia eu ser,senão portista.
 

JORGE ARAUJO

Tribuna Presidencial
6 Setembro 2006
8,733
3,484
Conquistas
6
Braga/Viana do Castelo,1976
  • Domingos
  • Vítor Baia
  • Jorge Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
Não vou esconder que houve uma fase da minha infância(4/5anos) da qual me envergonho sempre que dela me lembro.

Por influência de um falecido tio meu era adepto de um certo clube de um bairro da capital do qual ele me dava camisolas,nessa altura coleccionava cromos e tinha como idolo o filipovic,graças a deus quando entrei para a escola primária mudei logo pelo facto de toda a gente ser desse clube,ora isto em 1982 tinha que ser do clube que desafiava o poder instalado.Na final da taça das taças já era um portista de alma e coração.

Como não posso apagar este facto(aqueles que sabem estão sempre a chatear-me) tinha que compensar isto,como tal os meu pais e as minhas irmãs nada ligavam a futebol portanto cabia-me a mim fazer deles portistas.O meu pai tinha simpatia pelo Braga e a minha mãe pelo belenenses,por minha influencia hoje são doentes pelo nosso clube,então a minha mãe vou ali e já venho,mais do que portista é anti benfiquista!Só não consegui que uma das minhas irmãs ficasse dragona,é lagarta mas a maioria dos meus sobrinhos são todos portistas.
 

Jim

Bancada lateral
24 Julho 2006
683
112
Por causa de um jogador do FCPORTO que cumpriu seviço militar em Angola e jogou no Futebol Clube do Moxico, clube da região onde nasci, esse jogador é o Seninho a quem tive a oportunidadade de agradecer numa festa dos Dragões de Lisboa, no hotel Altis. Claro que também tive o bom exemplo do meu pai e de todos os seus irmãos que felizmente são portistas, a tudo isto junta-se uma boa pitada de bom gosto!!!
 
D

Deco_10

Guest
> Timofte 2-3 Comentou:

> > apocalypto Comentou:

> Foi através do meu Pai que me mostrou qual era o melhor Clube do Mundo!

Isto, para além de ter crescido com as vitórias do FC Porto.



Idem.
A primeira memória a sério que tenho é de Basileia, tinha 6 anos, e chorei baba e ranho no fim. Não houve explicação para aquilo. Todo o dia esperei pelo jogo como se fosse o mais especial de sempre, no fim e depois de uma grande exibição e de termos sido espoliados senti-me verdadeiramente desanimado. Até o meu pai ficou admirado porque até então, eu não ligava particularmente a futebol. A partir daqui...enfim, o resto é história.

--------------------------------------------

Idem aspas

A primeira recordação que tenho teria os meus 6 anos, terá sido em 1980 por aí. Fui a 1ª vez ao Estádio das Antas num jogo de pré temporada com o Servette em que ganhámos 3-1.

Não tenho bem presente a data.
 
V

VM11

Guest
O meu avô era anti-lisboa, anti poder central, talvez por Setubal sempre ter sido um parente pobre da capital, e em pequeno ia passar algumas semanas a Leça com gente fantástica que sabia reçeber e agradar, sem saber como o aroma do portismo entrou em mim e dei por mim a torçer pelo nosso clube.
 

Feup

Tribuna
23 Setembro 2006
3,316
1
Birmingham, 1984
Eu lembro-me perfeitamente.. O meu pai era portista, mas nunca ligava ao futebol, nem sequer via os jogos e nunca me influenciou nesse sentido.

Depois claro, na minha escola metade era portista, outra metade era benfiquista e eu lembro na altura que andava indeciso ía haver um jogo entre fcp e slb.

Eu decidi que quem vencesse esse jogo, seria o meu clube. Graças a DEUS, o porto ganhou como de costume e eu fiquei sem dúvidas!

O mais engraçado é cada vez mais me fui apaixonando pelo porto ao ponto de tornar o meu pai fanático também. Ele é agora é tão doente como eu e não perde um jogo!!

A minha mãe já me amaldiçoou por isso!!! :))) Agora nunca pode ver as novelas!
 

Feup

Tribuna
23 Setembro 2006
3,316
1
Birmingham, 1984
> sdvaladares Comentou:

> Feup, para resolver esse problema, começas a ir ao estádio com o teu pai. Assim ela já pode ver as novelas à vontade :)
_____________________

E quem disse que não vou?? ;))

Desde 2001 com lugar anual caro sdvaladares!

O problema é nos jogos fora!!!
 

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
82,577
73,405
39
Que inveja, caros colegas. Quem me dera viver no Porto para poder ser sócio e ir a todos os jogos.
 

bwdragon

Tribuna
24 Março 2008
3,813
1,273
Conquistas
1
Lisboa
  • José Maria Pedroto
> apocalypto Comentou:

> Que inveja, caros colegas. Quem me dera viver no Porto para poder ser sócio e ir a todos os jogos.

-----------------------------------------

Uma coisa (não viver no Porto) não invalida a outra caro (ser sócio) Apocalypto!

É o meu caso e de muitos outros com toda a certeza!
 
L

luis casals

Guest
Amor á primeira vista,adoro o clube sofro pelo clube e só tenho pena de jogarmos em portugal
 

bwdragon

Tribuna
24 Março 2008
3,813
1,273
Conquistas
1
Lisboa
  • José Maria Pedroto
O meu amor pelo FCP começou... por causa do nosso equipamento principal!
Entendi que era o mais bonito e felizmente que tenho bom gosto!

Os meus pais nunca ligaram ao futebol mas, mesmo assim, consegui converter a minha mãe para a nossa causa.

Aquando da final da final da Taça das Taças já o meu \"mau perder\" me causava alguns dissabores!
 
D

dragon65

Guest
Eu sou portista porque... sim! Porque é hereditário, é cromossomático. Toda a família chegada é portista, quase fetichamente portista. Ninguém pronuncia o nome do Recreativo e do Desportivo em frente às crianças... A casa do meu pai ainda hoje é um espaço de iconografia portista. Bandeiras, bandeirolas, pratos, copos, posters antiguinhos, fascículos da história do FCP, pergaminhos pelos quais aprendi... a ler, nas aventuras de Valdemar Mota, de Acácio Mesquita e de tantos Pingas. E lá continua a pequena estátua de Nóbrega, do qual me tornei fã desde miúdo. E também o velho rádio, que muito estalo levou por só dar os relatos do Recreativo, na pidesca Emissora Nacional.
Lá no Alto Douro, em Freixo de Numão (V.N. de Foz Côa), eu era o único adepto do FCP na escola primária, nos tempos em que levávamos no pelo da CUF, do Atlético, do Oriental, do Barreirense... Talvez, de certeza absoluta, pela própria condição de portista, era o melhor a jogar à bola lá no recreio. E os outros \"contratavam-me\" para jogar por eles a troca de cromos. Era sempre o primeiro a acabar as cadernetas, à pala dos vermelhos e dos verdes... Que gozo!
Depois... chegava o domingo. A minha avó bem protestava, mas que se lixasse lá a catequese. O meu pai pegava em mim, logo pela manhãzinha, apanhávamos o comboio e lá vínhamos nós ver o Portinho. Que alegria me ia na alma. Às vezes, as viagens de regresso, ao final da tarde, eram bem penosas. Era o empate com o Farense, a derrota com os Atléticos... Mas nada que abalasse a convição.
O pior era o dia seguinte, quando todos, em vão, queriam gozar comigo. Passaram os anos, passaram as décadas, e tudo mudou. O FCP tornou-se no maior clube do país. E o pátio da escola, que revisito com saudade, está tão diferente. O puto que defende a bola e que diz ser o Vítor Baía, outro que marca e que aponta os polegares para o nome de Lisandro, estampado no dorsal da camisola do FCP!...
 

ultimate_dr4gon

Tribuna Presidencial
27 Julho 2006
6,023
1,981
Como eu me tornei adepto deste fantastico clube?
Porque nasci numa altura de Porto campeão e as primeiras vitórias quando comecei a acompanhar futebol foi precisamente no 1º ano da conquista do Penta a minha familia somos todos doentes pelo Porto. Em casa gritamos todos a uma só voz não há discussão por causa da bola quando dá o Porto a hora é sagrada.
Escusado sera dizer que fiquei 4 anos (3 deles seguidos) doente porque não ganhamos nada mas depois veio a grande compensação ganhar tudo em apenas 2 anos.
Que saudades de chegar á escola e gozar com os lampiões e a lagartagem pelas nossas grandes vitórias.
As futeboladas nos intervalos quando marcavamos um golo ou era o Jardel,Derlei,Benni, Deco eram sempre os protagonistas das nossas jogadas.
Ser PORTISTA é uma benção é um orgulho que nunca poderá ser arrancado podem-me levar tudo mas nunca levaram o amor que eu tenho por este clube
 
D

Dragão do Sul

Guest
Lembro-me de ver um resumo no telejornal (atenção que eu era mesmo muito pequenino!:)) e vi um golaço do Futre! A partir daí passei a acompanhar mais a sério o futebol e sempre interessado em saber o resultado daquelas riscas azuis! Por isso, OBRIGADO PAULO por aquele golo!
 
C

Costinha

Guest
Simplesmente nasci lol. Família toda azul, doente!! A mãe é a pior de todos. Primeira foto para cartão de sócio... a primeira pergunta que a mãe fazia das namoradas era se eram portistas... o normal :)
 

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
30,645
10,396
A cor azul sempre me fascinou e continua a fascinar. Apesar de ter nascido no meio de muitos lampiões, já em miudo jogava à bola com a camisola do Porto.

Explicar porquê? É indescritivel e como o amor...algo inexplicável e que acontece.

Sempre FCPORTO!!!
 
D

DragaoVerdiano

Guest
Belo tópico. :)

O meu pai é fanático pelo Sporting da Praia e, correspondentemente, adepto da matriz lisboeta, tal como o meu falecido avô paterno. A minha mãe não liga muito a futebol mas simpatizava com o Carnide. Pelo lado paterno, entre tios e primos, deve haver 50% de sportinguistas e 45% de carnidenses. Pelo lado materno, calculo que haja 90% de carnidenses e 10% de sportinguistas. Só tinha um familiar portista, um tio absolutamente fanático que tem a casa recheada de iconografia portista, é linda! Há 20 anos os portistas na cidade da Praia eram espécimes raros...

O meu pai bem tentou levar-me para o sporting, mas tudo saiu mal quando eles perderam um jogo qualquer com uma equipa austríaca, de forma absurda. Como desde bebé detestava perder, decidi que não seria daquele clube. Isso coincidiu com um Porto campeão e cada vez mais miúdos portistas lá na escola. A partir daí, fiz a escolha natural. Anos mais tarde converti o meu irmão, que quase sucumbira às prendas envenenadas de um tio malfiquista. Hoje somos 3 portistas na família alargada (e estou a contar perto de 100 pessoas...), cada um mais fanático que o outro, sendo que os meus pais também acabam por torcer pelo FCP porque querem, acima de tudo, ver os filhos felizes. :D

E tudo por culpa de uma equipa austríaca, o Rapid de Viena.