Como se tornaram adeptos do FCP?

joaoc

Bancada lateral
18 Março 2008
961
0
S M Feira, 1982
> DragaoVerdiano Comentou:

> Belo tópico. :)

O meu pai é fanático pelo Sporting da Praia e, correspondentemente, adepto da matriz lisboeta, tal como o meu falecido avô paterno. A minha mãe não liga muito a futebol mas simpatizava com o Carnide. Pelo lado paterno, entre tios e primos, deve haver 50% de sportinguistas e 45% de carnidenses. Pelo lado materno, calculo que haja 90% de carnidenses e 10% de sportinguistas. Só tinha um familiar portista, um tio absolutamente fanático que tem a casa recheada de iconografia portista, é linda! Há 20 anos os portistas na cidade da Praia eram espécimes raros...

O meu pai bem tentou levar-me para o sporting, mas tudo saiu mal quando eles perderam um jogo qualquer com uma equipa austríaca, de forma absurda. Como desde bebé detestava perder, decidi que não seria daquele clube. Isso coincidiu com um Porto campeão e cada vez mais miúdos portistas lá na escola. A partir daí, fiz a escolha natural. Anos mais tarde converti o meu irmão, que quase sucumbira às prendas envenenadas de um tio malfiquista. Hoje somos 3 portistas na família alargada (e estou a contar perto de 100 pessoas...), cada um mais fanático que o outro, sendo que os meus pais também acabam por torcer pelo FCP porque querem, acima de tudo, ver os filhos felizes. :D

E tudo por culpa de uma equipa austríaca, o Rapid de Viena.

------------------

Lembro-me desse jogo do zbording em Viena, apanharam 4 secos lol.

Ora bem, eu, nasci portista e pronto lol.
O meu pai fez tambem o que se deve fazer a qualquer puto, levando-me a jogos em que o FCP ia ganhar de caras, dizendo que se eu adoecesse ia para o hospital para o Porto, não para Lisboa, e não foi preciso muito mais, portista até morrer.
 

mkimm01

Bancada lateral
11 Julho 2012
677
22
78
Viana do Castelo
Eu também me lembro muito bem, penso que corria o ano de 1957 ou 58, eu estudava interno no Colégio Almeida Garrett e o meu pai, portista dos sete costados, que estava em Angola tinha vindo a Portugal e telefona para o Colégio e pega em mim e no meu irmão e fomos ver um Porto Benfica no velhinho estádio das Antas. A entrada foi uma aventura pois havia muita gente a querer entrar. Finalmente com o jogo a decorrer já com 20 ou mais minutos abrem os portões e entra todo mundo. Lembro-me que o meu pai pede a alguém que estava ao lado segura-me esse que eu seguro este e fomos eu e o mano no ar até meio da bancada.
O jogo nem sei quem ganhou, o ambiente esse foi de loucura e eu fiquei definitivamente Portista tendo depois durante a minha estadia no Porto sempre que possível ia ver jogos, tendo até corrido na pista de cinza das Antas algumas provas de atletismo.
Hoje a residir em Lisboa é mais difícil ver muitos jogos e é por isso que já não tenho o meu lugar cativo mas as quotas essas estão sempre em dia.
 

ruifcpsempre

Tribuna Presidencial
25 Março 2012
17,491
8,504
30
Porto
Eu fiquei portista depois de uma historia atribulada:
A minha familia os meus dois primos são portistas, um que é portista dos 7 costados, e outro que não liga muito a futebol, mas mesmo assim foram a sevilha ver a final da TU!! depois tenho outro que é sportinguista.
Eu tenho dois vizinhos meus que em puto me tentaram fazer a cabeça para ser benfiquista e outro que ja falaceu há muitos anos que sempre que me via antes de me levarem para o infantario me pagava uma bola de berlim se eu dissesse que era do benfica, mesmo sendo eu portista eheheh, e com tanta gente a fazer-me a cabeça, acabei portista porcausa do meu primo portista dos 7 costados como acima referi, quando no ano do penta me levou á avenida dos aliados por breves minutos, pelo menos as memorias são poucas pois tinha 4 anos, e de ver o dragãozinho se não estou em erro ( a mascote), e depois tivemos aqueles 3 anos de arrasto até explodirmos no verão de 2002 para um periodo lindo da nossa historia que reforçou o nosso portismo :)
 

VarioR

Tribuna
30 Julho 2013
3,997
152
42
Cascais
Desde pequeno que a minha côr preferida é o azul

O meu pai é portista (uma coisa muito rara em Lisboa na altura dele) mas nunca ligou muito à bola, não me lembro sequer de o ver sentar-se para ver um jogo do NGC de qualquer forma é provavel que me tenha influênciado.

Lembro-me sobretudo na escola mesmo quando era pequeno sentir a arogância dos benfiquistas, com o discurso decorado incutido pelos pais e a típica frase "Nós sozinhos temos mais titulos que o Porto e Sporting juntos".

Irritava-me esta postura.

Lembro-me de ver jogos do NGC e sobretudo de ver a garra e entrega com que jogavam e isso fascinava-me. Com o tempo fui admirando certos e determinados jogadores e o amôr pelo clube foi crescendo cada vez mais.

Cheguei a um ponto em que era "doente" qundo o NGC perdia ou empatava ficava chateado, fechava-me no quarto amuado, lol, hoje quando penso dá-me vontade de rir.

Esta doença passou entre a época de 2002/2003 e 2003/2004 em que senti que como adepto do meu clube tinva ganho tudo o que havia para ganhar e conheci o maior idolo como jogador (DECO)

Hoje sou bem mais ponderado e frio em relação ao NGC se bem que como qualquer portista, não vivo de vitórias do passado, vivo sim, com sede de conseguir vencer no presente e no futoro, porque este é o nosso destino...
 
T

Topo Norte

Guest
Ate uma determinada idade, penso que ate 5 ou 6 anos tinha uma inclinação pelo clube do regime.

Passo a explicar: nasci numa pequena aldeia, em que a grande maioria apoiava o 5LM - que me lembre, haviam 3 portistas (o meu pai, o meu avo e um irmão do meu avo). Claro que, como criança, era influenciado pelos meus amigos (alguns mais velhos 4 e 5 anos).

As coisas começam a mudar (leia-se, "abri" os olhos nesta altura) quando mudamos de casa e vou viver para perto de um tio que era e continua a ser um portista doente. Ele em conjunto com meu pai, começam a incutir-me o espírito portista - teria eu 6 a 7 anos.

O primeiro jogo que vou "ver" foi um 5LM-
FCP, em que ganhamos 0-1 com golo de um dos meus ídolos, Fernando Gomes.

A primeira grande alegria que me lembro foi festejar foi a vitoria na TCE em Viena.

Nessa altura nasceu esta paixão pelo NGC e que ficara ate que eu parta para o outro Mundo.
 

João Lucho 2

Tribuna Presidencial
8 Maio 2008
8,021
2
Ando à procura de um tópico onde se costumava falar de vantagens de ser sócio do F.C.Porto mas não encontro. Alguém aqui me dá o link?
 

Jpfreitas91

Tribuna
9 Abril 2012
4,653
1,027
Não sei o momento exacto em que comecei a ser adepto do FCPorto, foi praticamente desde que me lembro. Fortemente influenciado pela família (dentro de casa somos todos portistas), fui vendo jogos com o meu pai na TV e fui ganhando este amor pelo clube. Hoje, tenho lugar anual com o meu pai, vamos a todos os jogos :) O meu muito obrigado a ele.
 

bvilela

Tribuna
19 Maio 2012
3,508
1,486
Conquistas
3
45
Barcelona
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Uma das minhas mais fortes recordações de infância é estar à frente da televisão a ver a final da Taça das Taças de 1984 entre o Porto e a Juventus. Tinha 6 anos e a minha motivação era tentar reconhecer os meus avós e a minha mãe que tinham ido a Basileia ver o jogo.

Depois disso fui-me interessando cada vez mais pelo Clube (grande influência da família) e comecei a acompanhar as nossas grandes vitórias dos 80 com muita emoção.

Também tive o privilégio do meu Padrinho ser serralheiro no estádio das Antas e de com ele passar muitas tardes nas instalações do Clube e no café Peão entre funcionários e alguns atletas. E em dia de jogo, como ele fazia de porteiro, entrava com ele e conseguia sempre ver os jogos. Fui crescendo, o meu Padrinho fez-me sócio em 1991 quando eu já era demasiado grande para entrar de borla e comecei a ir aos jogos com uns amigos da família na parte traseira de uma furgoneta.

Durante décadas fui às Antas e depois 2 ou 3 anos ao Dragão tendo deixado de comprar o lugar anual quando vim viver para Barcelona. De todos modos, continuo a ser sócio, continuo a acompanhar os jogos religiosamente pela internet e sempre que volto a casa lá vou eu com o meu Avô (um grande Portista que aos 82 anos vai com os SuperDragões para todo o lado), o meu Tio e os meus primos ver o nosso Clube.
 

Jpfreitas91

Tribuna
9 Abril 2012
4,653
1,027
bvilela disse:
Durante décadas fui às Antas e depois 2 ou 3 anos ao Dragão tendo deixado de comprar o lugar anual quando vim viver para Barcelona. De todos modos, continuo a ser sócio, continuo a acompanhar os jogos religiosamente pela internet e sempre que volto a casa lá vou eu com o meu Avô (um grande Portista que aos 82 anos vai com os SuperDragões para todo o lado), o meu Tio e os meus primos ver o nosso Clube.
Acho que conheço o teu avô de vista, isto se for o senhor que eu estou a pensar. Quando vou aos jogos fora (em casa estou na central, fora vejo com a claque) vejo-o muitas vezes. Sempre presente :)
Nota-se que o pessoal da claque tem um carinho muito grande por ele. Muito respeito!
 
S

Simplício

Guest
Tornei-me portista, em parte, graças ao contrário de tudo aquilo que estou a ver nesta época, por exemplo: determinação, garra, coragem, sentimento Porto. Equipas audazes, com espírito de vitória.
Toda a minha família é portista e eu não ia fugir a isso, mas ninguém me forçava nada. Eu sozinho ia espantando os meus pais pela forma como, desde pequenino, vibrava, sonhava com o Porto - futebol e não só.

Nasci nos inícios dos anos 90, considero-me um privilegiado por tudo aquilo que tenho vivido com o meu clube, mas também sei que estas fases complicadas nos ajudam a ser, como adeptos, mais fortes.

No entanto, quero o meu Porto de volta e rápido.
 

supra04

Bancada central
15 Fevereiro 2008
1,337
114
35
Vila Nova Famalicão
Tornei-me adepto do Porto ao ver António Oliveira a treinar o Porto, tornei-me apaixonado por este clube ao ver Bobby Robson e a sua equipa a ganhar jogos, tornei-me fanático pelo Porto ao ver a conquita do Penta e do Taça UEFA pelo Mourinho...
Desde que me lembro de ver futebol e o Porto a jogar lembro-me da emoção de cada jogo, das emoções das vibrações... O Porto é e será sempre a minha maior paixão não tenho dúvidas... E o jogo em Sevilha na final da taça UEFA será para sempre o jogo dos jogos... Lembro-me como se fosse hoje, estava a ver o jogo com o meu irmão e quando faltavam uns 5 minutos para acabar o jogo, já em prolongamento não consegui ver mais, só depois quando o meu irmão me foi chamar a dizer que tínhamos ganho é que pude olhar novamente para a televisão... Enfim não há nada que seja melhor do que as lagrimas de alegria que já chorei ao ver este clube ganhar tudo...
 
F

FCP777

Guest
O meu falecido Pai era Portista, e adepto do Tirsense, foi a segunda pessoa a me falar do F.C.PORTO.
A primeira, foi o meu Avo paterno, hoje com 87 anos, adepto do F.C.PORTO e do Tirsense claro, foi ele que deu-me um porta-chaves do NGC, tinha eu 5 anos...ia fazer 6, foi em 86-87!!!...
Cresci sempre com o MELHOR CLUBE DO MUNDO!!!
Lembro-me ouvir os relatos do F.C.PORTO, vestido de azul e branco aos domingos no meu quarto a jogar com uma bola pequenina a imitar os J.Pinto, Aloisio, Baia, Domingos e companhia...
Lembro-me dos FCP-MILAN e MILAN-FCP que sofrimentos!!! E depois daquele golo do RUI FILIPE em BREMEN!!!
Tenho esse grande jogador que era RUI FILIPE na minha memoria para sempre porque na semana que ele teve o accidente mortal em 28 agosto de 1994, fui vitimo tambem de um grave accidente ao vir de Portugal para França.
Este dia, 28 de agosto, estara mesmo sempre na minha memoria porque foi o dia em que nasceu, 18 anos mais tarde a minha Filha (Signo chines : DRAGAO!!!).
Lembro-me da minha primeira camisola comprada pelo meu Pai do NGC, a primeira vez que visitei as ANTAS e o antigo museu, chorei de alegria, e ao ver o DRAGAO tambem!!!
Fazia as tacticas nos cadernos da escola, os meu Pais diziam que eu era tolinho...O meu quarto era azul e branco aos riscos!!! Com posters dos jogadores...
Em julho de 2002, no Relais Kennedy...OBRIGADO MOURINHO!!! DECO e o resto do plantel!!! OBRIGADO!!! Nesse dia, a minha visao da vida mudou...
Fui a DUBLIN (o NGP estava a saltar depois do encontro e eu a 10 metros dele a gritar PORTO!!!) e fui quase a GELSENKIRCHEN, mas nesse dia 26 maio de 2004, estive no PORTO!!! Amanha nao sei se vou a Frankfurt, vou ver...nao depende de mim...
Uma coisa é certa : que ORGULHO EM SER PORTISTA!!!
Abraços a todos os PORTISTAS!!! F.C.PORTO PARA SEMPRE!!!
 

Blue_Velvet

Bancada central
22 Agosto 2013
1,110
1,103
Por influência do meu pai e do meu avô paterno, que como disse noutro tópico, ia ver os jogos ao campo da Constituição e contava-me histórias épicas.

O mais engraçado disto tudo é que o meu avô materno foi vice-presidente do Sporting no tempo do João Rocha e tentou puxar-me para os calimeros (eu nasci e vivi em Lisboa). No entanto, assim que comecei a pensar por mim mesmo, jogos em Alvalade só para ver o Porto ganhar :D
 

PEdorido

Bancada lateral
4 Junho 2014
524
198
44
Dublin
Em minha casa ninguém liga muito a futebol.

A minha mae sempre foi benfiquista e o meu pai nao se interessava por isso nunca fui muito influenciado por ninguém em casa.

O primeiro jogo que tenho realmente memórias vívidas de ver for a final de Viena, tinha 7 anos.
O meu pai conhecia um árbitro qualquer que lhe tinha dado uma camisola n. 2 que o Joao Pinto tinha usado em jogo num Chaves-Porto, acho eu. Vi o jogo com essa camisola vestida.
Lembro-me perfeitamente de estar a ver os últimos minutos de joelhos a "rezar" para que o jogo acabasse.
Lembro-me dos foguetes e gritos na rua quando o jogo acabou.

Foi neste dia que me tornei portista.
 

PortoMDL

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2014
27,632
755
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Porque o meu pai é portista e via muito futebol... Desde pequeno que me lembro de ver jogos de futebol... Até aqueles jogos em que só davam a partir do intervalo que era quando a RTP conseguia o acordo. lol
Agora já não moramos juntos mas somos 5 grandes portistas, pai, mãe (menos pois liga pouco ao futebol) e 3 irmãos...
 

primodasprimas

Bancada central
1 Novembro 2014
2,293
1,472
Conquistas
1
27
  • Alfredo Quintana
Não tenho ninguem na família mais chegada que não seja portista, isso foi logo um começo! Depois, tenho um padrinho completamente "doente" pelo NGC e transmitiu-me essa "doença". Aliás, tinha eu 3/4 anos e a preocupação dele era explicar me que o "Benfica é merda". Depois tenho tido a sorte de ter pais portistas e que gostam mesmo do Porto e como o meu pai desde 2003/2004 que se habituou a arranjar muitos convites por época para ir ao Dragão, habituei me a seguir de perto a equipa, mesmo sem nunca ter tido lugar anual (é o proximo passo). E também não nego que ter crescido na época de ouro do nosso Porto ajudou muito.. Alegrias atrás de alegrias, ter a hipótese de gozar com tudo o que era vermelho e verde... Enfim, o Porto fez da minha infância e adolescência fases excelentes !
Não há amor como este e aqui em casa também já se transmite isso à minha irmazita.. Ela só não tem a sorte de estar a viver a época de ouro, mas muitas mais virão com certeza.
 
M

Mike_Walsh

Guest
Pela lógica, devia ser boavisteiro, porque vivia mesmo à beira do campo do Boavista. Ou melhor, deveria ser do Ramaldense.
Mas o meu pai começou a levar-me desde muito novo ao Estádio das Antas, devia eu ter uns 3 ou 4 anos. Não me lembro desses primeiros anos, o primeiro jogo de que me lembro tinha 8 anos, foi o Porto - Barreirense que deu o bicampeonato ao Porto em 1979. Fui muitos anos com o meu pai, depois comecei a ir sozinho e meti-me na claque, os Dragões Azuis. Fui com a claque, pela primeira vez, a Braga, num jogo em que ganhámos 1-0. Penso que em 1987. Conheci o Nuno, se o visse hoje acho que me lembrava dele. A primeira vez que saí das asas da minha mãe.
 

apostador87

Tribuna Presidencial
26 Novembro 2013
12,013
15,480
Conquistas
7
36
Lagos
  • José Maria Pedroto
  • Pinto da Costa
  • Deco
  • Sérgio Conceição
O meu pai é estrangeiro e veio do Reino Unido para o Algarve viver á 30 anos.Como amante do futebol que é escolheu o Fcporto como sua "equipa portuguesa".Deve ter sido isso que me influenciou pois ele convidava uns amigos pa ir ver os derbys la em casa e quando ganhávamos enxovalhava-os ao ponto de por bandeira na varanda onde esses amigos conseguiam ver da sua varanda.
Como já disseram ajudou que o Porto começasse o seu ciclo de vitórias e desde muito novo me comecei a interessar pelo nosso clube.
Outra coisa que ajudou foi ser dos poucos portistas no sitio onde moro,era dificil ser do Porto onde havia poucos portistas.Até cheguei a ser atado a um poste na praxe da escola e escreveram-me nn com baton na cara (hoje em dia tenho o dobro do tamanho do rapaz que me fez isso :) )
Sendo dos poucos portistas que havia só conseguia falar sobre o FCP no Mirc onde acho que ja havia um canal com muito pessoal deste forum , lembro-me de alguns nicks: otilious,npnw,apocalypto etc.
Parece que passei mal mas não,no fim era o meu clube que ganhava e enquanto eu andava super feliz da vida o algarve parecia tristonho.
Várias orações e deslocações pelo meu clube depois,resta-me dizer que não conseguia ser de outro clube que não este.
 
M

Mike_Walsh

Guest
apostador87 disse:
O meu pai é estrangeiro e veio do Reino Unido para o Algarve viver á 30 anos.Como amante do futebol que é escolheu o Fcporto como sua "equipa portuguesa".Deve ter sido isso que me influenciou pois ele convidava uns amigos pa ir ver os derbys la em casa e quando ganhávamos enxovalhava-os ao ponto de por bandeira na varanda onde esses amigos conseguiam ver da sua varanda.
Como já disseram ajudou que o Porto começasse o seu ciclo de vitórias e desde muito novo me comecei a interessar pelo nosso clube.
Outra coisa que ajudou foi ser dos poucos portistas no sitio onde moro,era dificil ser do Porto onde havia poucos portistas.Até cheguei a ser atado a um poste na praxe da escola e escreveram-me nn com baton na cara (hoje em dia tenho o dobro do tamanho do rapaz que me fez isso :) )
Sendo dos poucos portistas que havia só conseguia falar sobre o FCP no Mirc onde acho que ja havia um canal com muito pessoal deste forum , lembro-me de alguns nicks: otilious,npnw,apocalypto etc.
Parece que passei mal mas não,no fim era o meu clube que ganhava e enquanto eu andava super feliz da vida o algarve parecia tristonho.
Várias orações e deslocações pelo meu clube depois,resta-me dizer que não conseguia ser de outro clube que não este.
Enxovalhar amigos é bom...