Como se tornaram adeptos do FCP?

P

portu

Guest
Quando era miúdo, todos os dias juntavam-se os miúdos das redondezas e passávamos o dia a jogar à bola, no meio da terra, com pedras a marcar as balizas. O miúdo mais velho, o Nélson, separava as equipas e punha-nos nomes de jogadores da bola. Ele era do Porto.
"Como é que te chamas? João? Então ficas Juary, que é parecido".
O resto é história.
 
M

Mike_Walsh

Guest
O meu pai ia sempre às Antas e começou a levar-me com ele, teria uns 3 ou 4 anos.
Ia de manhã deixar o carro quase à porta do Estádio, voltava para casa de autocarro, à tarde íamos de autocarro (o velhinho 78 de dois andares) e, no fim do jogo, lá estava o carro mesmo à porta do Estádio.
Cá em casa, somos todos portistas. Não há nenhum degenerado.
 

8down

Tribuna
9 Agosto 2006
4,574
1,542
O meu pai é o principal responsàvel, claro.

Portista dos anos en que nao se ganhava um crl, soube explicar-me o que é ser Porto. O barulho dos torniquetes das Antas nao é apenas prosa para mim, e ia-mos ver os jogos todos em casa. Sem nota, mas os conhecimentos bastavam para entrar e sentarmos onde havia lugar, escadas.

Tempos dos meus ~10anos em que me fodiam os ouvidos com 
"és portista?? tu sabes quantos campeonatos o Porto ganhou? 5. E o benfica sabes? 23! Muda de clube rapaz", ou
"lido com estranjeiros, quande lhes falas do benfica dizem "benfica, good", e depois quando dizes "e o Porto? eles respondem  "Porto, good. Porto, good wine".


Pequenas coisas que formam e endurecem o amor por um clube, por uma cidade.

 

ASCD

Tribuna Presidencial
24 Agosto 2016
6,451
2,659
Por influência familiar/socialização.

Pai, mãe e irmão mais velho portistas. Mas quando era muito novo lembro-me de não gostar nada de futebol, com 5 anos fui às Antas e pelo que me contam passei o jogo a chorar. Só em pleno Penta é que despertei para o Portismo, que é a linhagem esmagadora na família.

Nascido vivido em Paranhos (para quem não é da cidade do Porto, uma das freguesias da cidade), a minha familia materna (o meu avô e os irmãos da minha mãe) era simpatizantes do Salgueiros e também, como quase todos os salgueiristas, do benfica em menor grau. Já 3 das 4 irmãs tornar-se-iam portistas por "efeito dos casamentos", entre as quais a minha mãe.

Do lado materno, com os cruzamentos e para bem da nação, em 16 primos, a taxa de portistas anda nos 80% (13 em 16). Tenho 2 primos vermelhos (salgueiro-benfiquistas) e 1 verde (filho de um dos vermelhos!).

No lado paterno, o meu avô não ligava bolha a futebol, com a família a radicar-se em matosinhos na década de 60 do século passado, provenientes de Alto-Minho. Todos os 8 filhos (entre os quais os meus pais) tornar-se-iam portistas. Entre os 30 primos, só 2 (por influência de um tio por casamento) gostam do vermelho. Tenho deste lado 92% com a mesma religião.

Os encontros de família são uma festa azul. ;)

 

Komodo

Tribuna Presidencial
12 Dezembro 2012
8,184
1,887
Conquistas
2
36
Vila do Conde
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
Tal como a maioria tornei-me do Porto por influência familiar.

Devia ter uns 6 anos quando tive a primeira admiração por alguém - Kostadinov.
Não entendia sequer o que era um fora de jogo mas o futebol já era parte de mim.

Na escola éramos quase todos do Porto, os recreios passava a jogar à bola, chegava a casa era igual mas quando chovia ia para dentro folhear a caderneta da Panini... Tinha da Liga portuguesa e do Mundial 94 (gostava da Bulgária).

Um dia nas Antas, devia ter 8/9 anos, vi o meu primeiro clássico. Com o Sporting, a chover torrencialmente. Fiquei ao lado dos adeptos deles. Era insultos de parte a parte, cuspidelas, polícia mais a chuva que não parava e de repente golo nosso. Chuva de copos de cerveja para o meio da Juve Leo. Fantásticas memórias.

Ver nas Antas os jogadores de cabelo e caras pintadas e no fim invasão, eu queria ir... Levar relva para casa como os outros estavam a fazer, mas não me deixaram, era muita confusão. E quando vi o meu primeiro jogo na arquibancada, lá no alto, não distinguia os jogadores mas deu em goleada ao Setúbal.

Em criança viver estes momentos transformaram me num adulto viciado em FC Porto!

Meu pai era ferveroso, como eu. Ele via o jogo na sala, eu via no quarto. Dois fervorosos mas com estilos diferentes. Ele criticava, o Capucho que não passava, o Domingos que era um fintinhas, já eu defendia até à exaustão os meus heróis.
Víamos separados e no fim celebravamos juntos.

Comecei a trabalhar, fiz me sócio. Não tardou muito, lugar anual. Bancada Super Bock, para viver com mais emoção. Não falhava um.

2012 emigrei e o que mais me custou foi deixar a rotina. A rotina de Porto. Foi duro.
Timidamente o polvo já ia exercendo a sua influência, e havia Jesus...
E como o meu pai detestava o JJ!!

Em Abril de 2013 meu pai faleceu e em Maio, eu distante, sozinho, só com umas cervejas, vi o Kelvin marcar aos 92, e foi a primeira vez que me lembro de chorar de alegria e tristeza ao mesmo tempo.
Ajoelhei, e como se tivesse sido eu a marcar, dediquei ao meu pai.
Chorei de alegria pelo meu Porto, e tristeza por o meu pai não poder ver o Jesus a ajoelhar. Como ele teria adorado!

Não me imagino sequer um dia, desligar-me do dia a dia do meu clube. É um orgulho imenso!

Desculpem o testamento, mas quando falo da minha paixão não me contenho :)





 

Fil

Tribuna Presidencial
30 Maio 2016
7,254
4,653
Conquistas
15
  • José Maria Pedroto
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Madjer
  • André Villas-Boas
Segundo o "Bai à linha e cruza",

"A GNR de Albufeira ofereceu uma cadeira de rodas eléctrica e uma camisola do FCP a um militar que tem uma doença degenerativa."

Mas na descrição da cmtv que se pode ler na foto, não referem a camisola do FC Porto.


https://twitter.com/BalaDragao/status/968854790821294081
 

Taciturno

Tribuna
17 Março 2017
3,610
3,033
Fil disse:
Segundo o "Bai à linha e cruza",

"A GNR de Albufeira ofereceu uma cadeira de rodas eléctrica e uma camisola do FCP a um militar que tem uma doença degenerativa."

Mas na descrição da cmtv que se pode ler na foto, não referem a camisola do FC Porto.


https://twitter.com/BalaDragao/status/968854790821294081
Por acaso, referem. Tinha curiosidade em saber se as assinaturas eram dos jogadores ou dos GNR. E são dos jogadores mesmo. Bons colegas e grande portista. Até tem um daqueles azulejos "Nesta casa mora um bom Dragão" ou algo do género.

 
20 Março 2015
3,001
849
Conquistas
4
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
  • Sérgio Conceição
  • Fernando "Bibota" Gomes
Não faço ideia, já nasci assim. Com três anos já era presença assídua nas Antas (seguranças deixavam-me passar por cima dos torniquetes :)) e continuo até aos dias de hoje.
 

Fil

Tribuna Presidencial
30 Maio 2016
7,254
4,653
Conquistas
15
  • José Maria Pedroto
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Madjer
  • André Villas-Boas
PopeyeSD disse:
Por acaso, referem. Tinha curiosidade em saber se as assinaturas eram dos jogadores ou dos GNR. E são dos jogadores mesmo. Bons colegas e grande portista. Até tem um daqueles azulejos "Nesta casa mora um bom Dragão" ou algo do género.
Deduzo que viste a reportagem. É que eu, como não vi, baseei-me na foto. E nela não se vê nada sobre o FCP.
 

Taciturno

Tribuna
17 Março 2017
3,610
3,033
Fil disse:
Deduzo que viste a reportagem. É que eu, como não vi, baseei-me na foto. E nela não se vê nada sobre o FCP.
Vi, mas graças a ti. Puxei a "cassete". Foi um bonito gesto dos colegas e também do nosso clube em permitir as assinaturas. E o homem não largou a camisola durante toda a reportagem.
 

dragaolux

Tribuna
10 Outubro 2016
4,568
1,297
capasdofcporto.blogspot.com
Eu tornei-me adepto do nosso grande clube graças a um vizinho em 1985 com 9 anos quando regressei a Portugal. Ele tinha muitos cromos dos jogadores do FC Porto e passavamos as tardes a olhar para a sua coleção. O meu idolo era o Futre. Quando havia um jogo do FC Porto ouvia quase sempre o relato na rádio. Só fiquei 1 ano e meio em Portugal mas uma coisa que guardei para sempre foi o meu amor ao FC Porto. Obrigado vizinho por me teres mostrado o caminho certo. FC Porto mais que um clube.
 

macedo

Bancada central
10 Março 2012
2,004
772
Conquistas
1
  • Rui Filipe
Apesar da familia cá de casa toda benfiquista bem como maior parte dos primos da minha idade, tive dois tios que infelizmente ja cá não moram mas que felizmente me fizeram Portista.
Ainda me lembro como alguns contam, de passar por cima dos torniquetes nas antas, de passar os jogos a olhar para o BAía meu grande idolo e de estar sempre a olhar para o placar atrás de umas das balizas que indicava os resultados dos outros jogos, porque quase  tudo naquelas épocas, inicio de 90 se jogava aos domingos a tarde.
Até os treinos ali ao lado das antas eram presenciados por todos e no fim lá andavamos nós de papel e caneta atras de uma assinatura dos nosso jogadores, velhos tempos.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,836
25,888
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Eu sou Portista por influência familiar. Só que ao contrário da maioria, a minha influência foi inversa. Fui criado com os meus avós, ambos doentes pelo slm, cada um na sua medida, e com os meus tios, doentes pelo slm também.

Não sei se consciente ou não, acabei por ser adepto da equipa de guerreiros que via nos resumos e ouvia na rádio.

O meu amor ao Porto, segundo a minha mãe, tem uma data certa.. 13 de Dezembro de 1987

2 dias depois de eu completar 6 anos. Conta a minha mãe que deu comigo a ver o jogo, de madrugada, com um sorriso completo. Como alguém que encontra o seu amor. Conta-me ela que descobriu ali que teria muito que me aturar :). E tem sido o amor de uma vida. Depois assumi a relação total quando descobri Domingos, João Pinto, Paulinho Santos, Madjer, mas acima de tu Mário Jardel. É com o Super Mário que eu nunca mais desliguei deste amor. A conclusão final é com o Super Mago Deco, o jogador mais mágico que vi jogar no meu clube.


Conto uma história apenas, com o meu falecido avô, na altura da morte do adepto do sporting na taça.. E o meu avô dizia, já naquela altura, que eramos todos um corruptos. Ao que eu me lembrei de replicar, "avô, seguindo a sua lógica, se todos os portistas são corruptos, quer isso dizer que com esta morte, todos vocês são assassinos?"

Isto deu direito a uma expulsão da casa dele e 2 meses sem falar. Mas desde que me lembro de ser gente nunca admiti que ofendessem um dos amores da minha vida, uma das poucas fontes de felicidade que ainda vou tendo.


Força FCPorto. Volta por mim, volta por nós.
 
N

Noventa e Nove

Guest
O meu pai é benfiquista e a minha mãe não liga muito a futebol, por isso aí até aos 3 anos de idade era "benfiquista" (entre aspas porque com essa idade não era coisa nenhuma, era o que o meu pai influenciava que fosse).

Assim que comecei a ligar um bocadinho mais ao que era o futebol, consciente ou inconscientemente fui sempre atraído pelo Porto. Era o Porto que eu queria ver jogar, era o azul que queria vestir, era o dragão do símbolo, era tudo.

Mas foi um senhor chamado Vítor Baía que me fez, verdadeiramente, apaixonar pelo futebol, e começar a seguir e apoiar o Porto como um "fanático".

(Por coincidência, nasci no ano em que ganhamos pela primeira vez a Champions).
 

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
82,724
74,187
39
Sou Portista graças a duas pessoas.

O meu Pai e também o Pinto da Costa (o antigo).
 

Pedro R.

Tribuna Presidencial
26 Julho 2015
5,509
3
30
Porto
Nasci no Porto e sempre vivi na cidade, o que diz logo muito. Depois tenho família maioritariamente azul e branca, apesar de o meu pai ser vermelho doente (coitado bem me tentou converter). E nasci em 93, o mundo que me foi apresentado era um em que O Porto ganhava tudo e isso diz muito.

 
 

Blashyrkh

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
8,129
1,934
Conquistas
1
  • Novembro/17
há muitos anos, no dia em que nasci no Hospital da Lapa, no Porto, o médico/parteiro, disse ao meu pai as três palavras que ele queria ouvir:

Parabéns, é um Homem, Heterossexual e Portista!!! :)

 

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
Tópico interessante.

Cresci numa zona de benfiquismo (na minha turma deviamos ser uns 2 portistas, 2 sportinguistas e uns 20 benfiquistas), mas meu pai é portista e a minha mãe não liga a futebol (agora é portista, mas porque somos uma casa portista), o Porto ganhava muito quando começei a ligar ao futebol e gosto do facto de ser um clube contra tudo e todos.

Sempre gostei da cor azul também e por isso o nosso equipamento sempre foi e será mais lindo do que os outros.