Covid-19

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,745
1,118
Dagerman disse:
A opinião deste pneumologista vem baralhar um pouco a perspectiva habitual de todo este problema. Muito interessante, no mínimo. Não sei se ele tem razão, mas que nesta história do covid-19 há muita coisa a cheirar mal desde o princípio, lá isso há (pelo menos para o meu nariz).

https://www.youtube.com/watch?time_continue=497&v=p_AyuhbnPOI&feature=emb_title
Se o Rei vai nu, como é que ele explica o que se passa em Itália, em que de repente escasseiam ventiladores e se tem de optar por deixar os idosos morrer porque "jovens" de 30 \ 40 \ 50 anos precisam do ventilador? Isto não é propriamente o pão nosso de cada dia num qualquer Inverno na Itália. E é uma questão de tempo até a Espanha se ver no mesmo dilema.

deco macau

Tribuna Presidencial
29 Outubro 2014
6,676
6,071
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
O selfies hipocondríaco prepara-se para declarar o estado de emergência o que é uma estupidez total. Este é o mesmo senhor que à poucos dias andava aos beiiinhos e abraços numa festa qualquer. Agora como quer recuperar alguns créditos no povo tuga vai efectuar essa declaração.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
6,029
6,783
Celta7 disse:
Se o Rei vai nu, como é que ele explica o que se passa em Itália, em que de repente escasseiam ventiladores e se tem de optar por deixar os idosos morrer porque "jovens" de 30 \ 40 \ 50 anos precisam do ventilador? Isto não é propriamente o pão nosso de cada dia num qualquer Inverno na Itália. E é uma questão de tempo até a Espanha se ver no mesmo dilema.
O que ele diz é que os idosos chegam ao hospital com várias patologias, entre as quais o codvid-19, e que a morte é "atribuída" por defeito à presença do coronavírus no organismo do paciente, mesmo que além desse vírus o doente tivesse outros como gripe, H1Ni1, etc. 
Um dado interessante seria saber quantas pessoas morrem de gripe na Lombardia no meses de Fevereiro e Março, e quantas foram registadas no último mês e meio na mesma região. Se em Jan/fev de 2019 tivessem morrido na Lombardia, digamos, 1579 pessoas e este ano fossem só 218 a ter como causa de morte essa doença, seria altamente suspeito. Para podermos avaliar isto com alguma objectividade, seria preciso que as autoridades de saúde tornassem públicas os dados clínicos de cada uma das vítimas. O que como é óbvio nunca vai acontecer, por vários motivos.

Ele também diz que o efeito duma doença varia muito de pessoas para pessoa (até porque nem todos os sistemas imunitários têm a mesma capacidade de resposta), e que o mesmo acontece com o covid-19, que na maioria dos infectados provoca um mal estar equivalente ao duma constipação ou nem isso, mas noutros os deixa a precisar de ventilação assistida e, mesmo que sobrevivam, com danos permanentes nos pulmões.

Enfim, não sei se o homem tem razão , é muito difícil perceber ao certo a complexidade do que se está a passar, mas os argumentos clínicos e políticos * dele parecem, pelo menos à primeira vista, razoavelmente sólidos.

* por exemplo, para quê esta cagada do estado de emergência? que sentido faz? por acaso há motins nas ruas? ou será que o estado acha que pode vir a haver e quer prevenir já a coisa?

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,745
1,118
Dagerman disse:
O que ele diz é que os idosos chegam ao hospital com várias patologias, entre as quais o codvid-19, e que a morte é "atribuída" por defeito à presença do coronavírus no organismo do paciente, mesmo que além desse vírus o doente tivesse outros como gripe, H1Ni1, etc. 
Um dado interessante seria saber quantas pessoas morrem de gripe na Lombardia no meses de Fevereiro e Março, e quantas foram registadas no último mês e meio na mesma região. Se em Jan/fev de 2019 tivessem morrido na Lombardia, digamos, 1579 pessoas e este ano fossem só 218 a ter como causa de morte essa doença, seria altamente suspeito. Para podermos avaliar isto com alguma objectividade, seria preciso que as autoridades de saúde tornassem públicas os dados clínicos de cada uma das vítimas. O que como é óbvio nunca vai acontecer, por vários motivos.

Ele também diz que o efeito duma doença varia muito de pessoas para pessoa (até porque nem todos os sistemas imunitários têm a mesma capacidade de resposta), e que o mesmo acontece com o covid-19, que na maioria dos infectados provoca um mal estar equivalente ao duma constipação ou nem isso, mas noutros os deixa a precisar de ventilação assistida e, mesmo que sobrevivam, com danos permanentes nos pulmões.

Enfim, não sei se o homem tem razão , é muito difícil perceber ao certo a complexidade do que se está a passar, mas os argumentos dele, pelo menos à primeira vista, parecem-me razoáveis.
Eu não duvido que muitas das mortes estão a ser atribuídas ao coronavirus quando muito provavelmente a causa da morte até foi outra. O que eu queria dizer é que há demasiadas pessoas na casa dos 30 \ 40 \ 50 a precisarem de um ventilador e isso é tudo menos a rotina normal de um hospital por esta altura do ano. Mesmo em França, a maioria dos casos graves são de pessoas nessa faixa etária.

Não se pode olhar para esses números em concreto e dizer que isto não foge muito da realidade de outros anos.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
6,029
6,783
Celta7 disse:
Eu não duvido que muitas das mortes estão a ser atribuídas ao coronavirus quando muito provavelmente a causa da morte até foi outra. O que eu queria dizer é que há demasiadas pessoas na casa dos 30 \ 40 \ 50 a precisarem de um ventilador e isso é tudo menos a rotina normal de um hospital por esta altura do ano. Mesmo em França, a maioria dos casos graves são de pessoas nessa faixa etária.

Não se pode olhar para esses números em concreto e dizer que isto não foge muito da realidade de outros anos.
Pois, é muito difícil saber. Mas que está a haver algum (no mínimo!) aproveitamento político, parece-me óbvio. Com que fim exactamente, também é difícil saber, no meio desta fumarada toda.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
6,029
6,783
https://www.youtube.com/watch?v=s-eK95-Dg28

A opinião deste médico é muito similar à do pneumologista alemão, e sublinha um facto muito importante: os seres humanos nunca venceram as doenças à base de quarentena, mas de vacinação. A quarentena é útil quando se pode conter o vírus num dado local. Depois de ele se espalhar pelo mundo, a quarentena torna-se completamente inútil, e a única coisa para que serve é para atirar toda a economia para o precipício.

Então, se não podemos eliminar este vírus nem evitar ser contagiados, temos mesmo de aprender a viver com ele, tal como vivemos com a gripe, a tuberculose e todas as doenças mais, tentando investir tudo na rápida descoberta duma vacina. Mas nenhuma economia pode ficar de quarentena dois meses sem gravíssimas consequências, sem uma descida brutal no PIB. E manter a quarentena até ser "seguro" voltarmos à vida ao normal (ou seja, até haver uma vacina, daqui a um ano com sorte) é simplesmente uma ideia de loucos, de quem não faz a mínima ideia de como funciona a economia avançada do século XXI.

Espero que a quarentena seja levantada em Portugal no dia 3 de Abril, porque senão é que estamos mesmo fritos. O codvid-19 não é nada comparado com o colapso de todo um sistema económico global, porque é isso que estaria em cima da mesa se esta paragem no comércio global se prolongasse por mais de um mês.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
6,029
6,783
Na frieza dos números, a coisa é assim:
Sem quarentena, 10 milhões de portugueses seriam infectados em alguns meses, e morreriam 4% , 5% ou mesmo 7% dos infectados.
Com quarentena, a economia entraria em colapso, e em meia dúzia de meses 95% dos portugueses passaria a saber o que é viver no Haiti, só que sem ajuda internacional porque os outros países, se fizessem o mesmo que nós, estariam na mesma situação. Impensável.

J

Jorge Pacino

Guest
Isso da quarentena não ser útil depois da doença estar espalhada a nível mundial não é verdade, como se pode comprovar pela história.

Não sou da área da saúde(nem de história já agora), mas conheço bem a história da peste negra e se quiserem perceber melhor este Covid-19 pesquisem como a peste "desapareceu". E "desapareceu" está entre aspas porque, como sabemos, a peste negra nunca desapareceu.

Embora a peste negra seja uma bactéria e o Covid-19 seja um vírus, parece-me que terão muitas similaridades. E uma das principais é que a quarentena não vai durar para sempre porque este vírus não pode ser irradiado e a vida terá de continuar. A Inglaterra já se rendeu a esse caminho...

Corrijam-me se estiver errado.

E aproveito para fazer uma pergunta. Sendo o Covid um vírus, tendo em conta que o HIV também é, como será possível criar uma vacina tão eficaz e em tempo recorde? Mesmo a do dengue, embora tenha uma eficácia acima da média, também tem uma ineficácia significativa. Ou seja, estamos dependentes de quê senão de uma vacina eficaz? Que o vírus seja um flop milagroso? E mesmo assim os hospedeiros mais frágeis como já se viu não se dão bem, por isso fraco não é.

Sou leigo na matéria, se calhar estou a misturar conceitos...

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,780
18,497
Jorge Pacino disse:
Isso da quarentena não ser útil depois da doença estar espalhada a nível mundial não é verdade, como se pode comprovar pela história.

Não sou da área da saúde(nem de história já agora), mas conheço bem a história da peste negra e se quiserem perceber melhor este Covid-19 pesquisem como a peste "desapareceu". E "desapareceu" está entre aspas porque, como sabemos, a peste negra nunca desapareceu.

Embora a peste negra seja uma bactéria e o Covid-19 seja um vírus, parece-me que terão muitas similaridades. E uma das principais é que a quarentena não vai durar para sempre porque este vírus não pode ser irradiado e a vida terá de continuar. A Inglaterra já se rendeu a esse caminho...

Corrijam-me se estiver errado.

E aproveito para fazer uma pergunta. Sendo o Covid um vírus, tendo em conta que o HIV também é, como será possível criar uma vacina tão eficaz e em tempo recorde? Mesmo a do dengue, embora tenha uma eficácia acima da média, também tem uma ineficácia significativa. Ou seja, estamos dependentes de quê senão de uma vacina eficaz? Que o vírus seja um flop milagroso? E mesmo assim os hospedeiros mais frágeis como já se viu não se dão bem, por isso fraco não é.

Sou leigo na matéria, se calhar estou a misturar conceitos...
Não estás a misturar conceitos. Um dos primeiros testes que fizeram foi dar retrovirais usados para tratar SIDA a pacientes com covid. Aparentemente com algum sucesso.

Eclipsisboy

UM PASSADO ÍMPAR E UM FUTURO RISONHO! 💙🤍
25 Maio 2014
32,941
49,723
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Dagerman disse:
https://www.youtube.com/watch?v=s-eK95-Dg28

A opinião deste médico é muito similar à do pneumologista alemão, e sublinha um facto muito importante: os seres humanos nunca venceram as doenças à base de quarentena, mas de vacinação. A quarentena é útil quando se pode conter o vírus num dado local. Depois de ele se espalhar pelo mundo, a quarentena torna-se completamente inútil, e a única coisa para que serve é para atirar toda a economia para o precipício.

Então, se não podemos eliminar este vírus nem evitar ser contagiados, temos mesmo de aprender a viver com ele, tal como vivemos com a gripe, a tuberculose e todas as doenças mais, tentando investir tudo na rápida descoberta duma vacina. Mas nenhuma economia pode ficar de quarentena dois meses sem gravíssimas consequências, sem uma descida brutal no PIB. E manter a quarentena até ser "seguro" voltarmos à vida ao normal (ou seja, até haver uma vacina, daqui a um ano com sorte) é simplesmente uma ideia de loucos, de quem não faz a mínima ideia de como funciona a economia avançada do século XXI.

Espero que a quarentena seja levantada em Portugal no dia 3 de Abril, porque senão é que estamos mesmo fritos. O codvid-19 não é nada comparado com o colapso de todo um sistema económico global, porque é isso que estaria em cima da mesa se esta paragem no comércio global se prolongasse por mais de um mês.
Se de um lado tens a saúde pública e a tua vida em perigo e do outro tens a economia, eu, mas REPITO, eu, quero é que a economia se foda.

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,780
18,497
Eclipsisboy disse:
Se de um lado tens a saúde pública e a tua vida em perigo e do outro tens a economia, eu, mas REPITO, eu, quero é que a economia se foda.
De cada vez que o desemprego cresce 1% nos Estados Unidos, 40.000 pessoas morrem. A economia não é só bolsas ou grandes empresas.

gnh

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2016
7,591
1,816
Conquistas
7
  • José Maria Pedroto
  • Deco
  • Jorge Costa
  • Hulk
Eu compreendo o quão difícil isto é para as empresas, mas esta merda não me entra na cabeça.
Na minha, por exemplo, mandaram 3 pessoas para casa e o resto continua aqui e já fizeram questão de dizer que não vão encerrar ou enviar mais pessoas para trabalhar a partir de casa, mesmo que se declare o estado de emergência.

Dá a entender que isto é só para trabalhadores de primeira. Os outros que se f****, podem apanhar a virose à vontade.
Estamos a falar de trabalho que pode ser realizado nas calmas a partir de casa, não vejo qual a vantagem de estarmos aqui duas dezenas de pessoas em risco de nos contaminarmos uns aos outros.

fgomes

Tribuna Presidencial
26 Maio 2014
20,437
42,109
Conquistas
4
Porto
  • Campeão Nacional 19/20
  • Bobby Robson
  • Lucho González
  • Deco
A quarentena é uma consequência do inutilidade dos governantes europeus porque se tivessem tomados as medidas necessárias antecipadamente....

Eclipsisboy

UM PASSADO ÍMPAR E UM FUTURO RISONHO! 💙🤍
25 Maio 2014
32,941
49,723
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
PO disse:
De cada vez que o desemprego cresce 1% nos Estados Unidos, 40.000 pessoas morrem. A economia não é só bolsas ou grandes empresas.
E como a minha vida,.nao e apenas só mais uma vida.. E A MINHA VIDA!

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,780
18,497
Eclipsisboy disse:
E como a minha vida,.nao e apenas só mais uma vida.. E A MINHA VIDA!
Daí se estar a fazer este esforço mas tem que ser feito com responsabilidade e bom senso. Não faz sentido num esforço para salvar 20.000 ou 30.000 pessoas acabar por matar à fome 100.000!