ixnay disse:
Mas será que se recupera dos sintomas do covid-19 em 4 dias? Não faço ideia, estou a perguntar.
Vejo muita gente a desvalorizar este vírus e isso é um erro que pode custar muitas vidas.
Eu vou falar aqui por mim. Não é uma questão de desvalorizar o vírus. O vírus tem uma taxa de mortalidade idêntica à da gripe espanhola (2-3%). Só que graças à má informação que as pessoas estão a ter pensam que vírus é muito mais perigoso do que aquilo que ele é. Quando vês que tens 4 pessoas recuperadas e 4 morte, parece que o vírus é muito mais mortal do que é efectivamente. E assim é preciso colocar alguma água na fervura.
- Em Portugal uma gripe mata +3000 pessoas por ano. Não estou aqui a comparar casos, mas muitas vezes fazem da gripe uma coisa que não é nada, e ela mata muita gente todos os anos;
- A maior parte das pessoas com Covid não tem sintomas (dos 785 casos confirmados só 196 apresentam tosse, e esse é o sintoma mais registado);
- As estatísticas mostram que a esmagadora maioria das mortes são de pessoas muito debilitadas quer pela idade, quer por outras doenças (problemas cardíacos, cancros, diabetes...).
Isto não quer dizer que de repente vamos todos sair lá para fora e deixar isto espalhar de qualquer maneira. Todos nós temos familiares, amigos... que poderiam ter problemas sérios se fossem contaminados. É por eles que estamos a fazer isto.