Covid-19

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
58
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Branco disse:
Talvez, mas como referi a maior parte dos americanos é descendente das vagas de emigração dos séculos 19 e 20.

A questão das armas que muita gente usa como exemplo do radicalismo americano é algo muito mal percebido pelos europeus, a menos que sejam suíços e tenham na génese da sua cultura uma tendência libertária similar.
Nada a ver isso do radicalismo americano vir do contexto de armas.Se repararmos as armas fazem parte da história de colonos de povoamento que foi feito nos EUA além das 13 colónias,o resto foi desbravado como o Oeste,e a parte central do país ou até comprado como California,Texas e Alaska.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,938
6,676
Conquistas
1
  • Junho/18
Ripas disse:
Continua para aí a chorar a rir, caríssimo.
Há alguns países riquíssimos em recursos naturais e nem os encontras na lista do índice de desenvolvimento humano.

Que me digas que os EUA são o país mais "famoso" do mundo, ok, agora bem sucedido?
Deixa-me rir agora eu.
Mas esses outros países com recursos são muito marcados pela zona do mundo onde se encontram, ser um país com recursos no norte da Europa é completamente diferente de ser um país com recursos no médio oriente, áfrica ou américa latina, são desenvolvimentos culturais completamente diferentes.

A Noruega possui capacidade para aproveitar esses recursos em prol da população, se desses o mesmo rácio de recursos/população aos EUA se calhar seriam um país muito mais desenvolvido do que são, porque também possuem capacidade de os aproveitar.

A verdadeira questão era o que seria da Noruega sem esses recursos, provavelmente uma versão mais pobre da Suécia que é o que sempre foram antes dos mesmos serem descobertos.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,938
6,676
Conquistas
1
  • Junho/18
Morais disse:
Nada a ver isso do radicalismo americano vir do contexto de armas.Se repararmos as armas fazem parte da história de colonos de povoamento que foi feito nos EUA além das 13 colónias,o resto foi desbravado como o Oeste,e a parte central do país ou até comprado como California,Texas e Alaska.
Há muita gente que associa as armas a radicalismo no que aos EUA diz respeito, tanto dentro do próprio país como fora, eu apenas referia o quão redutora era essa visão.

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
22,226
40,443
Tenho vista para o Dragão.
Branco disse:
Mas esses outros países com recursos são muito marcados pela zona do mundo onde se encontram, ser um país com recursos no norte da Europa é completamente diferente de ser um país com recursos no médio oriente, áfrica ou américa latina, são desenvolvimentos culturais completamente diferentes.

A Noruega possui capacidade para aproveitar esses recursos em prol da população, se desses o mesmo rácio de recursos/população aos EUA se calhar seriam um país muito mais desenvolvido do que são, porque também possuem capacidade de os aproveitar.

A verdadeira questão era o que seria da Noruega sem esses recursos, provavelmente uma versão mais pobre da Suécia que é o que sempre foram antes dos mesmos serem descobertos.
Tenho as minhas dúvidas quanto à sua classe dirigente e se conseguiriam trilhar o mesmo rumo dos da Noruega.
Coloca aí esses dados, fiquei curioso em consultá-los :)

Ps: Eis a lista dos países mais bem sucedidos.

Sucesso civilizacional é isto.

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
58
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Branco disse:
Há muita gente que associa as armas a radicalismo no que aos EUA diz respeito, tanto dentro do próprio país como fora, eu apenas referia o quão redutora era essa visão.
Pois e está errada pois é muito mais uma questão cultural que outra razão qualquer.O radicalismo nos EUA quase sempre se manifestou quando um grupo étnico ou vários tendem a eliminar um outro,são exemplos disso a quase extreminação das nações indigenas e o caso que até tentaram mas não conseguiram que foi fazer o mesmo com as pessoas de raça negra,aí não tiveram tanto sucesso contudo esses movimentos ainda existem.

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,979
6,012
grandeporto disse:
n empresas, n artistas, n jogadores, n ricaços a doar dinheiro para comprar ventiladores.

Sou católico por educação e alguma prática e não vejo o Vaticano ou alguem da Igreja  a doar.

Pelo menos na Itália têm oferecido instalaçoes, mas a Igreja é riquissima.
Com as indemnizações que pagam todos os anos...

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,938
6,676
Conquistas
1
  • Junho/18
Ripas disse:
Tenho as minhas dúvidas quanto à sua classe dirigente e se conseguiriam trilhar o mesmo rumo dos da Noruega.
Coloca aí esses dados, fiquei curioso em consultá-los :)
Os recursos naturais representam mais de 40% das exportações e 20% do PIB anual da Noruega, pelo menos é o que vi na Wikipedia, incomparavelmente mais que nos EUA que até possuem maiores reservas mas uma população enorme onde se diluem quando comparadas num rácio entre população/reservas.

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_proven_oil_reserves

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_natural_gas_proven_reserves

É preciso também ter em conta que ao contrário da exploração do mar do Norte que já leva quase uns 50 anos e por isso mesmo já estão mais reduzidas e foram usufruídas durante mais tempo, as reservas de gás natural americano foram descobertas nos últimos 10/15 anos e certas reservas de petroleo no Alaska eles consideram estratégicas e não as exploram.

Quando se possuem recursos naturais destes, basta ser um país com um bom nível de educação médio e uma propensão baixa para a corrupção por questões culturais, para se tornarem a utopia de estado providência que se tornaram, mas os outros países não possuem condições destas.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,896
52,837
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Celta7 disse:
O foco está na Itália mas o cenário da Espanha é muito mais negro. Mais 500 mortos do que a Itália no mesmo período de tempo.
estão com uma diferença de 1 semana, e temo que Portugal vá pelo mesmo caminho mas com um atraso de 3 semanas.

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,979
6,012
Absolution disse:
https://twitter.com/CBSEveningNews/status/1240354656494268419?s=20
Concordo na base com o que dizes, mas este vídeo não responde a nada, podemos ir buscar o das minadas e a estupidez é a mesma...

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
22,226
40,443
Branco disse:
Os recursos naturais representam mais de 40% das exportações e 20% do PIB anual da Noruega, pelo menos é o que vi na Wikipedia, incomparavelmente mais que nos EUA que até possuem maiores reservas mas uma população enorme onde se diluem quando comparadas num rácio entre população/reservas.

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_proven_oil_reserves

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_natural_gas_proven_reserves

É preciso também ter em conta que ao contrário da exploração do mar do Norte que já leva quase uns 50 anos e por isso mesmo já estão mais reduzidas e foram usufruídas durante mais tempo, as reservas de gás natural americano foram descobertas nos últimos 10/15 anos e certas reservas de petroleo no Alaska eles consideram estratégicas e não as exploram.
Obrigado por esses dados, mas eu referia-me à comparação que fizeste entre a Noruega e a Suécia.

Mesmo tendo em conta a população Americana, que é enorme, com a capacidade de recursos e cabeças de elite pensantes que eles têm, já não era tempo de apresentarem um melhor índice de desenvolvimento humano?
Lá está... a sua classe dirigente não o permite.

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,745
1,118
sirmister disse:
estão com uma diferença de 1 semana, e temo que Portugal vá pelo mesmo caminho mas com um atraso de 3 semanas.
A curva dos novos casos de infecção vai ser mais baixa. O problema é a falta de capacidade para tratar os casos mais graves.

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,979
6,012
Tiagotg999 disse:
E quem está a ganhar neste momento é precisamente a natureza..

Alguma vez viram o fundo dos canais em veneza? Eu não..
Não imagino sequer Veneza sem o cheiro a lodo...

Gostava de poder passear lá por estes dias.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,938
6,676
Conquistas
1
  • Junho/18
Ripas disse:
Obrigado por esses dados, mas eu referia-me à comparação que fizeste entre a Noruega e a Suécia.

Mesmo tendo em conta a população Americana, que é enorme, com a capacidade de recursos e cabeças de elite pensantes que eles têm, já não era tempo de apresentarem um melhor índice de desenvolvimento humano?
Lá está... a sua classe dirigente não o permite.
Obviamente que poderiam ainda ser mais desenvolvidos, não ponho isso em causa, o que te estou a tentar explicar é que é muito mais fácil gerir um país como a Noruega que os EUA, seja pela dimensão da população e recursos, mas também por questões como a homogeneidade étnica e cultural que simplesmente não existe num país tão diverso a vários níveis.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,896
52,837
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Celta7 disse:
A curva dos novos casos de infecção vai ser mais baixa. O problema é a falta de capacidade para tratar os casos mais graves.
Pois espero bem que sim.

Daqui a 5 ou 6 dias é que vamos ter uma ideia real da coisa.

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
22,226
40,443
Branco disse:
Obviamente que poderiam ainda ser mais desenvolvidos, não ponho isso em causa, o que te estou a tentar explicar é que é muito mais fácil gerir um país como a Noruega que os EUA, seja pela dimensão da população e recursos, mas também por questões como a homogeneidade étnica e cultural que simplesmente não existe num país tão diverso a vários níveis.
Isso já eu sabia há muito tempo, o que eu questionei desde início foi a tua afirmação quanto ao país de maior sucesso do mundo. Os EUA, com outra classe dirigente, já estaria, faz tempo, no top 5 do índice de desenvolvimento humano.
Esse é que é o ponto.

Absolution

Tribuna Presidencial
2 Julho 2018
8,321
18,715
Carlos de Sousa disse:
Concordo na base com o que dizes, mas este vídeo não responde a nada, podemos ir buscar o das minadas e a estupidez é a mesma...
As minadas não porque é um contexto completamente diferente. Mas podes ir buscar os vídeos da festa em Santa Maria da Feira ou do Cais do Sodré.

Infelizmente, estupidez é transversal. No entanto, é mais gravoso estas bestas estarem naquela situação quando o próprio país já fechou fronteiras há 1 semana atrás.

Daqui a uns dias veremos quantos casos por milhão tem os EUA.