Covid-19

Dragão de Ferro

Arquibancada
21 Fevereiro 2020
197
0
jaco250 disse:
O problema é que ele deixou arrastar o problema para alem do possivel a no final teve mesmo que rebentar a economia para tentar salvar a situação. Não se pode ter o melhor de dois mundos e ele acabou por escolher o pior de ambos.

Se calhar tem que se começar a repensar todo o sistema capitalista, tudo está bem quando tudo corre bem, nem que se tenha que rebentar com um pais aqui ou acolá, mas com um inimigo invisível deste gabarito todo o dinamite do mundo não faz efeito (espero).
Acho que estás a confundir capitalismo com globalização, o capitalismo historicamente desenvolveu várias nações, o globalismo criou uma rede de interdependência em que estamos dependentes da produção dos outros para termos a economia a funcionar, não somos auto-suficientes. Isto em situações de crise é gravíssimo porque basta um país parar a produção de um bem essencial para criar uma crise internacional, como o exemplo da produção de máscaras médicas ou ventiladores cuja produção foi deslocalizada para a China e agora todos os países dependem dos chineses para obter equipamento médico e ficam em fila de espera. A UE cometeu um erro ao deslocalizar a produção para China e basear a economia apenas nos serviços, ficamos dependentes dos chineses, ficaram com a faca e o queijo na mão.

Ou quando entramos na UE tivemos de abdicar da industria para receber os subsídios,  foi outro erro estratégico da nossa parte porque ficamos dependentes da boa-vontade do projecto europeu que dá sinais de estar no fim do prazo de validade.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,713
52,468
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
slowboy disse:
Também não entendo isto. Um vírus que começa na China e com a Europa a arder e 50% deste thread é USA e Trump. Que ódio que nutrem.

Enquanto isso, aqui ao lado passa-se isto. Acordem!

https://twitter.com/wellingmichael/status/1241491706677284870?s=21
https://twitter.com/doctorgaona/status/1241760022117441538

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,734
1,105
Dragão de Ferro disse:
A UE cometeu um erro ao deslocalizar a produção para China e basear a economia apenas nos serviços, ficamos dependentes dos chineses, ficaram com a faca e o queijo na mão. .
Não é uma decisão da UE, cada empresa decide a sua própria localização e escolhe quais os fornecedores com quem quer trabalhar. É uma decisão lógica, se podes produzir o teu produto a metade do preço, porque razão haverias de manter uma fábrica na Europa?

E numa situação de crise, porque haveria uma empresa de deixar de vender a quem precisa? Se há empresas obcecadas pelo lucro são as Chinesas e a verdade é que esta crise foi uma espécie de euro-milhões para algumas delas.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,713
52,468
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Dragão de Ferro disse:
Ou quando entramos na UE tivemos de abdicar da industria para receber os subsídios,  foi outro erro estratégico da nossa parte porque ficamos dependentes da boa-vontade do projecto europeu que dá sinais de estar no fim do prazo de validade.
A machadada maior foi na agricultura, que foi destruida, pagaram a agricultores para deixar de produzir.

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,780
18,497
sirmister disse:
A machadada maior foi na agricultura, que foi destruida, pagaram a agricultores para deixar de produzir.
Pior! Pagaram para destruir culturas!

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,751
31,188
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Depois do COVID 19, virá á tona outro vírus nosso conhecido, o da austeridade pura e dura, das metas orçamentais, do controlo do défice, do depauperar os serviços públicos que hoje a cada segundo, sem condições estão a salvar vidas. O que deveríamos fazer? Parar para pensar, que este modelo económico de gastar rios de dinheiro e recursos para ter um gadget tecnológico um pouco melhor que o anterior, que ter uma indústria agroalimentar que arrasa destrói o planeta e desequilibra os ecossistemas está completamente falido e é um caminho rápido e acelerado para a aniquilação da raça humana. A ganância sem escrúpulos não pode ser o combustível do dia a dia, este é um dos ensinamentos que este vírus nos está a dar.

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,734
1,105
sirmister disse:
Acho que estás a confundir com a Pesca. A agricultura Portuguesa estava estagnada com preços muito acima do que se praticava noutros Países. Com a adesão à CEE começou a chover dinheiro na agricultura Portuguesa através da PAC.

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
26,890
18,150
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Eu sei que há tendência para descambar numa situação grave como esta e entra-se num espiral de comentários de ataque ao Trump,ao Bolsonaro,Boris, ao PC China, ao Costa e se forem para publicações por exemplo de Itália, Espanha, França, Alemanha acontece o mesmo com ataques aos líderes desses Países. Não se fala muito do Putin mas já lí coisas de lá e é igual. O problema é o Covid-19 e como o resolver - só a ciência o resolverá e não os políticos - os políticos fazem asneiras como qualquer um de nós o faria nesta situação de caos em alguns Países e pré-caos em outros, o nosso por exemplo. Isto não significa que não se fale dessa gente que governa os Países nesta altura mas na minha opinião devia ser noutro tópico com um nome tipo "Governos e decisões sobre como combater o covid-19. Aqui devia ser apenas discutido o que vai acontecendo a nível de casos, como evoluiu a situação a nível mundial, artigos da especialidade com a tentativa de encontrar fármacos capazes de estancar o problema.
Nesta altura deixemos aquelas ideias que tínhamos sobre A, B e C, sobre políticas de esquerda ou direita porque estamos todos no mesmo barco a afundar-se e todos (humanos) somos precisos para não o deixar afundar.
O que está para trás antes do covid-19 creio que será "RTP-Memória" - nada será como dantes no futuro - como será? Não me peçam para dizer que não sei e creio que ninguém o sabe.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,713
52,468
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Celta7 disse:
Acho que estás a confundir com a Pesca. A agricultura Portuguesa estava estagnada com preços muito acima do que se praticava noutros Países. Com a adesão à CEE começou a chover dinheiro na agricultura Portuguesa através da PAC.
Não estou a confundir, tinhas imensa gente que conseguia viver da agricultura, e pagaram para deixarem de produzir leite, como tambem pagaram para destruir vinhas.

Os preços podiam estar acima, mas com o que se fez não deu para se fazer uma transição.

Naquela altura dava para se vender 4 bezerros e comprar um carro, pensar nisso agora parece ficção.

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,734
1,105
sirmister disse:
Não estou a confundir, tinhas imensa gente que conseguia viver da agricultura, e pagaram para deixarem de produzir leite, como tambem pagaram para destruir vinhas.

Os preços podiam estar acima, mas com o que se fez não deu para se fazer uma transição.

Naquela altura dava para se vender 4 bezerros e comprar um carro, pensar nisso agora parece ficção.
Exacto, não houve tempo para uma transição. E quando se liberalizou o mercado e se abriu o País à importação de produtos agrícolas, a agricultura Portuguesa não conseguiu competir. Muito do dinheiro que entrou foi sob a forma de subsídios para compensar esse impacto negativo da adesão.

Neiva

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2013
12,517
32,060
Conquistas
3
Porto
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
tripeiro_de_gema disse:
O que eu vi hoje foi na entrevista foi um propagandista que passa o tempo a não responder às perguntas, e uma entrevista mal conduzida, apesar de algumas perguntas musculadas por parte de Miguel Sousa Tavares, a verdade é que Costa disse o que quis e os jornalistas deviam ter pressionado mais o Costa de forma que este respondesse às perguntas em vez de fugir delas e também de forma a confrontá-lo com as suas afirmações.
É o estilo típico do Costa, só responde diretamente às perguntas se lhe for conveniente. Caso contrário vem logo com aquela tirada clássica: "Não, ouça, a questão não é se x, mas sim y" e empurra a conversa por onde quer. Mete fastio ouvir esse homem a falar sobre qualquer problema do país.

Ele e o partido andaram durante toda a legislatura passada a apregoar o milagre do crescimento económico, que no fundo foi apenas o surfar da onda do boom turístico, agora quero ver o que vai ser da economia do país depois de enfrentarmos pelo menos um trimestre inteiro sem entrar o carcanhol dos turistas.

Os próximos meses serão terríveis, o vírus é apenas o começo. Nem o governo nem os portugueses estão minimamente preparados para o que aí vem.

Marulanda

Tribuna
28 Agosto 2019
2,565
2,022
Conquistas
1
  • Deco
Apesar de este virus ser um tema à partida sensivel de abordar por parte dos governantes, a verdade é que tudo espremido o que vemos é que sao todos "irmaos".

Com uma diferença. A forma como passam a mensagem do desvalorizar.

Os Trumps e Bolsonaros optam pela sua habitual postura politicamente incorrecta. Dizem o que pensam. Ah e tal isto nao é nada.
Depois la acabam por ter de enfiar a viola no saco e tomar medidas para conter isto.

Ja outros, optaram pelo politicamente correcto. Nao desvalorizaram completamente o virus (verbalmente leia-se).
O problema é que actuaram da mesma forma que aqueles que o desvalorizaram de forma mais grosseira.

Ou seja sao todos "iguais" na forma como lidam/lidaram com isso.

So que uns ficam mais mal vistos porque andaram a "berrar" que isto nao era nada.

Os ideais mais duvidosos de uns acaba por influenciar negativamente a forma como sao julgados em relaçao ao virus.
Mas se nos limitarmos a avaliar as posturas e actos em relaçao a este virus e omitindo o resto dos ideais, acabam todos no mesmo saco. Sejam eles politicamente correctos ou incorrectos. De uma forma ou de outra todos desvalorizaram. Tenham berrado ou nao que isto nao era caso para dramas.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,713
52,468
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Celta7 disse:
Exacto, não houve tempo para uma transição. E quando se liberalizou o mercado e se abriu o País à importação de produtos agrícolas, a agricultura Portuguesa não conseguiu competir. Muito do dinheiro que entrou foi sob a forma de subsídios para compensar esse impacto negativo da adesão.
Foi feito o contrario daquele ditado, não dês o peixe ensina a pescar.

Há uns anos vi uma entrevista de um gajo com dinheiro e com formação académica em alguma coisa que não me lembro, e ele queria ser agricultor no Alentejo, e então foi procurar em que é que devia apostar, mas não encontrou nenhuma organização governamental que o pudesse auxiliar a esse nivel, recebeu-se o dinheiro mas 30 anos depois ainda se estava/está assim.

De vez em quando abriam um subsidio para se fazer umas estufas, e toda a gente fazia estufas sacava o dinheiro e abandonava aquilo, depois faziam o mesmo para se cultivar girassol e a malta fazia uma colheita e abandonava...

Actualmente o que está a dar é a Oliveira mas já nem são Portugueses a investir.

E a agricultura até era algo em que se podia trabalhar sem grande perigo por parte do COvid

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,734
1,105
sirmister disse:
Foi feito o contrario daquele ditado, não dês o peixe ensina a pescar.

Há uns anos vi uma entrevista de um gajo com dinheiro e com formação académica em alguma coisa que não me lembro, e ele queria ser agricultor no Alentejo, e então foi procurar em que é que devia apostar, mas não encontrou nenhuma organização governamental que o pudesse auxiliar a esse nivel, recebeu-se o dinheiro mas 30 anos depois ainda se estava/está assim.

De vez em quando abriam um subsidio para se fazer umas estufas, e toda a gente fazia estufas sacava o dinheiro e abandonava aquilo, depois faziam o mesmo para se cultivar girassol e a malta fazia uma colheita e abandonava...

Actualmente o que está a dar é a Oliveira mas já nem são Portugueses a investir.

E a agricultura até era algo em que se podia trabalhar sem grande perigo por parte do COvid
Chico-espertice. Não é muito diferente daqueles subsídios para converter casas em estabelecimentos de turismo rural (com a obrigação de manter o negócio aberto durante um determinado nº de anos). Muitos do que concorreram a esse subsidio, passados esses anos em que eram obrigados a ter aquilo aberto ao público, fecharam o negócio e ficaram com um casarão totalmente remodelado com subsídios.

fgomes

Tribuna Presidencial
26 Maio 2014
20,367
41,724
Conquistas
4
Porto
  • Campeão Nacional 19/20
  • Bobby Robson
  • Lucho González
  • Deco
Mas ainda não entenderam que o problema do Covid19 é global, um país por si só não resolve nada, não recupera sozinho, neste momento o mundo é global o tempo da soberania do estado acabou no fim dos anos 80....

Trump é uma grande besta,
Bolsonaro idem
Costa idem etc

Conceição Santos

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
6,704
6,804
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Lucho González
CubaLibre disse:
a origem está no país que vai dominar o mundo e os restantes países vão comer apenas arroz....
Aqui há uns tempos li um artigo, não me lembro quem o escreveu, que dizia precisamente isso.

jaco250

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2015
10,153
9,322
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • Pinto da Costa
Eu critiquei o Trump devido á abordagem dele desde inicio, e hoje foi uma conferencia de imprensa ridicula, vejam pelos vossos olhas, eram 4 e acabaram dois. Vejam e depois digam algo.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,936
6,666
Conquistas
1
  • Junho/18
jaco250 disse:
Eu critiquei o Trump devido á abordagem dele desde inicio, e hoje foi uma conferencia de imprensa ridicula, vejam pelos vossos olhas, eram 4 e acabaram dois. Vejam e depois digam algo.
O Trump a ter alguma responsabilidade será de agravar o problema de saúde pública no país dele, e mesmo nisso tenho sérias dúvidas se algum presidente democrata faria melhor, aliás em 2009 numa pandemia muito menos grave, a da febre dos porcos, não foi essa a impressão que deixaram, e nada do que têm feito durante esta crise vai em sentido contrário.

Mas mesmo isso está longe de ser o essencial, porque na questão da responsabilidade dele na recessão que aí vem, ele tem objectivamente zero, porque é uma recessão que tem origem numa pandemia que outro país falhou em conter, e que uma vez fora das suas fronteiras, seria sempre uma versão do que estamos a presenciar.

O que ele está a tentar fazer de uma forma atrapalhada é algo que todos os dirigentes por esse mundo a fora, o mais tardar mais algumas semanas vão ter que fazer, que é começar a mentalizar as pessoas que não vai dar para estar muito mais tempo dentro de casa, porque depois não há emprego nem sustentabilidade financeira para onde voltar.

Nesse capitulo, ele já estar a ser capaz de dizer o óbvio até acho que é positivo, o problema com o Trump é que não tem capacidade de o articular de uma forma que quem não gosta dele, que é metade dos EUA e a maior parte do mundo, não lhe caia logo em cima por reflexo, e isso vai dificultar a mensagem que ele está a tentar passar.

O Obama certamente passaria melhor essa mensagem e seria ouvido, mas talvez não a estivesse a passar tão cedo porque não queria parecer insensível, e porque provavelmente também não tem as mesmas preocupações economicistas do Trump, mas que neste caso eu acho que são os instintos correctos.