https://twitter.com/trvrb/status/1242628550563250176?s=20
É relevante para a discussão em causa.Branco disse:Preciso de as arranjar ?
Não sabia que isso era relevante para o tópico em causa.
Ou prevista, como queiras. Com uma taxa de erro? Mas se nem sequer as propriedades biológicas se conheciam! Se nem sequer se sabia qual o vírus que iria originar esta pandemia! Isso é a mesma coisa que eu te perguntar agora qual vai ser o tipo de madeira do teu caixão? Não me sabes dizer? Então mas já não foste a funerais, não consegues prever qual vai ser? (peço desculpa pelo exemplo mórbido, e espero que não leves a mal, mas foi a primeira coisa que me lembrei para enquadrar a tua dúvida)Almadedragao disse:Eu não disse que podia ser calculada mas sim prevista, com a devida taxa de erro que não pensei ser preciso mencionar.
E quando digo prevista, digo com uma simples designação de altamente contagiosa, como se aprendeu com os mesmos surtos que aconteceram nos últimos anos.
Havia informação mais do que suficiente para combater este surto eficazmente desde o primeiro dia. A China optou por enganar o resto do mundo.
Em que sentido ?hawkeyes disse:É relevante para a discussão em causa.
Não me digas que não percebeste isso?...
Isso também é levar as coisa para o outro extremo, não acredito na intencionalidade da China em relação a este virus, acredito na irresponsabilidade da mesma na forma como geriu a situação, mas não em teorias da conspiração.sirmister disse:Este virus é uma grande ajuda para a china aumentar a velocidade com que ganha influencia sobre o mundo...
Isto sim, informação por quem sabe. Mas por acaso já existe uma mutação no spike do vírus, não se sabe ainda qual a consequência a nível biológico.Ripas disse:https://twitter.com/trvrb/status/1242628550563250176?s=20
São boas noticias, e à velocidade que a procura pela mesma está a evoluir, talvez aconteça antes dos 12 a 18 meses previstos.Ripas disse:https://twitter.com/trvrb/status/1242628550563250176?s=20
https://twitter.com/visegrad24/status/1240142619105247233sirmister disse:https://twitter.com/oquimbarreiros/status/1242835918458888192
Estão a lidar pior? Sabes lá. Estão em estádios completamente diferentes da pandemia. Veremos o que o futuro dirá.Branco disse:Em que sentido ?
Eu acho que não faz qualquer sentido num mundo em que existem países a lidar pior com este virus que o país do Trump, ele estar aqui a constantemente ser usado como algo de critica, ainda para mais quando não foi ele que o criou.
Este tipo de personagens como o Trump e o Bolsonaro também nisto são convenientes, ajudam a que muita gente se sinta melhor com outras situações, mesmo que na verdade até sejam piores, politiquices.
Olha, obrigado ... Os Chineses tiveram 2 meses de avanço para o estudar, muito pior estariam se não fossem os primeiros a sequenciar o genoma.arkeru disse:Ou prevista, como queiras. Com uma taxa de erro? Mas se nem sequer as propriedades biológicas se conheciam! Se nem sequer se sabia qual o vírus que iria originar esta pandemia! Isso é a mesma coisa que eu te perguntar agora qual vai ser o tipo de madeira do teu caixão? Não me sabes dizer? Então mas já não foste a funerais, não consegues prever qual vai ser? (peço desculpa pelo exemplo mórbido, e espero que não leves a mal, mas foi a primeira coisa que me lembrei para enquadrar a tua dúvida)
O que é um vírus altamente contagioso? O influenza, o vírus que provoca a gripe sazonal, tem um R0 de 1-1,5. O MERS, o vírus que provocou uma epidemia em 2012, e que, curiosamente é um Coronavírus, tem um R0 de 0.3-0.8, e não é muito contagioso. O SARS-CoV, o que provocou uma epidemia em 2003, e também outro Coronavírus, tem um R0 de 2-5, e já é considerado muito contagioso. Com diferenças de valores tão curtas que conferem níveis de contágio significativamente diferentes, como poderias adivinhar qual o nível de contágio de um vírus que nem existia??
Não havia informação nenhuma para combater ESTA pandemia, provocada por ESTE vírus. A China pode ter escondido muita coisa, mas sabias que o genoma do SARS-CoV-2 foi sequenciado a primeira vez nos primeiros dias de janeiro? Sabes por quem? Chineses. A partir daí, toda a comunidade científica do mundo inteiro teve a oportunidade de o começar a estudar. Vais dizer então que os cientistas de todo o mundo esconderam isto. Agradece ainda aos cientistas, chineses e não chineses, o facto de saberes alguma coisa acerca do vírus, senão não sei como seria.
Mas segundo a tua teoria podiam ter sonegado estes dados.Almadedragao disse:Olha, obrigado ... Os Chineses tiveram 2 meses de avanço para o estudar, muito pior estariam se não fossem os primeiros a sequenciar o genoma.
Acho que o problema no nosso debate é que falamos em conceitos diferentes quando falamos em combater o vírus. Deduzo que estejas a falar em tratamento ou vacina, e aí eu concordo contigo que nem sequer hoje há informação suficiente para isso. Mas isso eu já o defendia antes de falar contigo.
Eu quando falo em combate, refiro medidas governamentais para "estancar o sangue", e aqui não há ninguém que me convença o contrário, havia informação mais do que suficiente para tomar medidas mais adequadas para evitar esta propagação alarmante do virus.
É altamente sintomático como se continua a ter todos os cuidados e paninhos quentes com a China.Sabininho disse:
Tás a pôr palavras na minha boca.arkeru disse:Mas segundo a tua teoria podiam ter sonegado estes dados.
Não estamos a falar de conceitos diferentes não. Simplesmente estou-te a responder ao facto de teres dito que tendo em conta relatórios de 2007 e anteriores epidemias, podíamos prever esta pandemia. E eu digo-te que não.
Agora, o que estás a dizer é que, desde que a pandemia começou na China, até chegar à Europa, deu mais que tempo para adoptarmos outro tipo de medidas e mais cedo com base no que se foi vendo na China. Nisso concordo contigo. Agora, isso seria feito com base no que se viu na China, nesta pandemia em 2019, e não num artigo sobre coronavírus de 2007.
Pah, todo este debate começou porque disseste que já existiam dados sobre o SARS-Cov-2 num relatório de 2007 e que, por isso, se poderia prever esta pandemia.Almadedragao disse:Tás a pôr palavras na minha boca.
Eu nunca disse que a China podia sonegar dados científicos sobre o vírus, mas sim sonegar dados sobre a verdadeira dimensão da pandemia no seu território.
E onde é que eu disse que se podia prever a pandemia? Só disse, desde o início, que havia informação suficiente para implementar medidas de redução do risco de contágio, e que o Ocidente não as tomou atempadamente porque, em parte, na China aldrabaram a dimensão do problema durante meses.
Lê bem o que é escrito antes de acusar os outros do que quer que seja.
A gripe mata algures entre 290.000 a 650.000 pessoas por ano.tripeiro_de_gema disse:A gripe mata mais de 17 mil pessoas por ano, o Covid-19 em 5 meses já matou mais de 20 mil pessoas.
Isto para quem dizia que era uma "simples gripe".
Prisão.Carlos de Sousa disse:https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2020-03-25-Casal-de-Lisboa-que-aguardava-resultados-a-Covid-19-foi-para-Portimao
Gostava de saber o que a malta propunha como castigo para mentecaptos tipo este casal?
Pois havia e eu quando encerraram Whuan e depois a provincia de Hubei, todos vimos isso na televisão, falando com os meus botões anteví esta desgraça toda. E não sou epidemologista, não sou técnico desta área, nem político.Almadedragao disse:havia informação mais do que suficiente para tomar medidas mais adequadas para evitar esta propagação alarmante do virus.
Epá lamento insistir mas contínuas errado. Eu nunca disse nada disso.arkeru disse:Pah, todo este debate começou porque disseste que já existiam dados sobre o SARS-Cov-2 num relatório de 2007 e que, por isso, se poderia prever esta pandemia.
Mas como queiras... fica lá com a tua. Espero que ao menos tenha esclarecido algo a outros users. Boa noite.
Foi este texto meu que inicialmente citaste a acusar-me de fake news. Como podes constatar, não o editei posteriormente nem nunca disse que se podia prever uma pandemia. E sempre usei o estudo de 2007 como arma dos governos para combater a propagação do virus, não para o estudar ou conhecer melhor esta nova estirpe.Almadedragao disse:Lamento informar-te, mas o Coronavirus já em 2007 era estudado. A China durante três meses andou a aldrabar a dimensão do problema e só puseram a mão na consciência depois de cidadãos denunciarem na internet o caos que se vivia nas ruas de Wuhan. 3 meses é tempo mais do que suficiente para fazer o correcto, principalmente perante o resto do mundo.
Aqui está:Almadedragao disse:Epá lamento insistir mas contínuas errado. Eu nunca disse nada disso.
E volto a peguntar: como é que o aviso foi feito na altura se nem se estava a falar especificamente deste vírus e se nem sequer se conhecia o vírus?Almadedragao disse:Vai ler as conclusões do relatório de 2007 sobre o Coronavirus e compara com o que se está a passar. Pode haver diferenças nalguns sintomas mas a nível de contágio e propagação o aviso foi feito naquela altura.