Covid-19

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
19,090
19,025
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Vlk disse:
Eu não percebo o crédito que se dá a essa Ana Leal e à Felgueiras que só fazem investigações de merda, com fontes pseudo-independentes mas que têm interesses nos próprios assuntos. O verdadeiro jornalismo de investigação não é feito nem "direccionado" por pivots de televisão que só querem aparecer.
Onde é que essas atrasadas andavam quando apareceu o maior escândalo de sempre do futebol português? Ou no Lex? Ou na mãe de uma delas?

Quanto à China já se torna fastidioso, ter que argumentar sempre a mesma coisa. Factos que destroem os argumentos da intencionalidade e o nexo de causalidade. E mais irritante é o facto de em nada, falo por mim, os ter defendido, em NADA, mas a vontade medieval de arranjar um culpado dificultam a interpretação do que se escreve.

Por fim tem graça colocares-te do lado dos que não cedem a propaganda, dos "bem informados" e usares a Ana Leal como fonte segura de informação.
@Vlk o problema aqui não é a validade do q a Ana Leal diz ou não,o problema é alguém decidir q é dono do teu intelecto e decide o q tu deves ouvir ou não.

Estou a dizer-te isto acerca da China desde o início, não assumo intencionalidade nenhuma, crítico o autoritarismo deles sobre o q a tua inteligência deve ouvir ou não. Eles fazem, escondem, mentem e fazem desaparecer, é uma forma de controlar  e de vender algo como realidade.

É o mesmo na TVI, não é o mérito ou demérito da Ana Leal, é a noção clara q há um controlo sobre o q alguém quer q ouças.

Quase não há jornalismo de investigação q não esteja dependente de poderes financeiros ou políticos, faz bem mais o Rui Pinto. Podes acreditar q vamos estar cada vez pior e mais controlados se ninguém se indignar com isto.
 
J

JDdRP

Guest
Ric_Sousa disse:
Quando responderes aos pontos que tenho pendentes, avisa.

quanto aos que efectivamente respondeste:

1º uma regra básica para evitar o contágio é... os intervenientes não estarem infectados
2º a realidade de 1 de junho é... a que for na altura. Se for melhor que a actual, o plano será X; se for pior, o plano será Y
3º os jogadores sofrem cortes? lol isso acontece com os do Barcelona, da juve e afins. Se os clubes falirem não serão cortes o que irão sofrer. Em Portugal os clubes não dão essas informações (têm de ser jogadores como no Aves a dizer que nem salário recebem)... mas por exemplo na Alemanha clubes como o Werder Bremen e Colónia já anunciaram que vão entrar em insolvência
4º podes colocar as palavras do Wilyan (que desconheço). Mas como te disse por cada argumento de um lado... arranja-se também do outro. Podes por exemplo ver o que o Paulinho do Braga disse ontem ao canal 11 em relação a ele e restantes jogadores do Braga.
5º para quem é o sacrifício? Para todos os que vivem directamente/indirectamente à custa do futebol, para que 10/20/30/40% dos profissionais não vão para o desemprego. Para quem é o sacrifício de um restaurante se manter aberto em take-away? Ou uma empresa de metalomecânica?
Responder? Mas eu não te fiz só perguntas? Para quê responder para alguém que tem tantas certezas?

A regra básica é os intervenientes não estarem infetados? Então porque é que nos pediram a todos para estar em casa? Porque não pediram apenas às pessoas que estão infetadas?

Qual é o plano para os Jogos Olímpicos? Qual é o plano para os torneios de ténis? Qual é o plano para os festivais de música? O que esses intervenientes são menos ou mais do que jogadores de futebol?

Os clubes são mais ou menos do que outras empresas? Então todas as empresas que correm risco de estar em insolvência devem todas voltar ao ativo?

Então mas afinal já se podem trazer declarações de jogadores que recebem umas dezenas de milhares de euros por mês? E não se podem de treinadores que recebem 2 milhões por ano?

E pela terceira vez, o que é suposto a FIFA fazer a 2,5 mil milhões de euros que tem na sua reserva? Não gostariam os restaurantes de poder ter uma reserva assim tão generosa também? Ou as empresas de metalomecânica?
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,416
21,079
Gaia
Duraes disse:
Não vou entrar em grandes comentários porque este tema é claramente off topic.
Gostava de saber se alguma vez viveste no UK?Nao preciso da resposta.
Gabo-te a certeza com que falas de um tema que claramente não dominas... Já para não falar da generalização errada e perigosa que fazes do povo inglês.
Acho que esse ressabiamento que sentes em relacao à Inglaterra te tolda o discernimento, e enche-te de preconceitos bacocos.A parte a negrito é no mínimo hilariante e faz corar  Bell, Hawking, Tim Bernes, Jane Austen, Newton, Bronte, Anna Ziegler, Watson-Watt...faltando mencionar Oxford e Cambridge.
Fazia-te bem pegar nuns livros (particularmente a partir do reinado da Elizabeth I) e estudar a historia de Inglaterra, ou talvez fosse boa ideia passares largas temporadas no UK para poder, com a devida propriedade, fazer uma avaliação do seu povo.
---------------------------------

Estive na Inglaterra em trabalho temporadas nunca superiores a 2 meses, no tal não terei lá vivido sequer 2 anos  e isso não me dá o orgulho britânico nem o ressabiamento de que falas.

Aliás, eu desde a música ao futebol tenho mais costela Inglesa que alguns Ingleses. Estive na Escócia também a viver.

Eu apenas disse que o em maioria os apoiantes do Brexit e do Boris foram os nacionalistas Ingleses e o eleitorado mais velho e menos esclarecido. E repito em maioria os jovens e os mais esclarecidos votaram pela permanencia.

Se me provarem que isto é errado eu peço desculpa.
Nada tenho contra a Inglaterra pelo contrario tenho muita pena que se tenha retirado do UE por uma patetice do Cameron. Quanto às desigualdades sociais vamos ver se o Nacionalismo populista vai resolver.

Não queiram confundir as questoes, eu gosto da Inglaterra mas não apoio nenhum populismo nem nacionalismo em lado algum seja na Inlaterra seja nas Maldivas.

Como isto é offtopic, vou ficar por aqui.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,829
5,970
45
Lisboa
Miguel Alexandre disse:
@Vlk o problema aqui não é a validade do q a Ana Leal diz ou não,o problema é alguém decidir q é dono do teu intelecto e decide o q tu deves ouvir ou não.

Estou a dizer-te isto acerca da China desde o início, não assumo intencionalidade nenhuma, crítico o autoritarismo deles sobre o q a tua inteligência deve ouvir ou não. Eles fazem, escondem, mentem e fazem desaparecer, é uma forma de controlar  e de vender algo como realidade.

É o mesmo na TVI, não é o mérito ou demérito da Ana Leal, é a noção clara q há um controlo sobre o q alguém quer q ouças.

Quase não há jornalismo de investigação q não esteja dependente de poderes financeiros ou políticos, faz bem mais o Rui Pinto. Podes acreditar q vamos estar cada vez pior e mais controlados se ninguém se indignar com isto.
Sim, eu sei que um jornalista não deve ser afastado por ser inconveniente. Só que a Ana Leal mais do que inconveniente é incompetente e mentirosa. Mais tarde ou mais cedo isso terá consequências no programa dela, até mesmo numa btvi. Ela está bem para uma CMTV.

Em relação à China, não ponho em causa nem estou a discutir os aspectos ditatoriais do país. Só não acho é que neste momento isso tenha tido consequências negativas para o resto mundo (para eles próprios é claro que teve). E isto para mim é irracional. E este aspecto comportamental de procura de culpados é cada vez mais visível no sentido em que à medida que o problema aumenta do lado de cá mais aumenta essa demanda, cada vez há mais atribuição de culpas aos chineses, quando racionalmente elas já se teriam diluído com as nossas (ocidentais) próprias culpas durante este tempo. E não só, a irracionalidade de não assumirmos para nós próprios a dificuldade e tarefa verdadeiramente hercúlea que é gerir uma pandemia, e até de não reconhecermos que muito do trabalho científico feito pelos chineses foi extremamente útil e feito em tempo recorde.
 

dragao86

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2014
34,704
14,965
Muito boa esta agora na CMTV...  uma estudante (de medicina, supostamente) parada pela GNR com a desculpa para andar de carro "vou só buscar os livros a casa com o meu namorado para estudar para os exames em Novembro". 😂

Porra...
 

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
17,906
9,420
Porque é que um florista pode estar aberto ao público e uma loja de sapatos ou roupa não? Depois passam na TV como se não fosse nada com eles!!

Existe muita gente que não tem noção do estado de emergência, do que não pode fazer!

Estar numa atitude pedagógica já na 3a semana não ajuda a conter a propagação. A atitude deveria ser passar muitas para ver se a CS passa a informação e as pessoas passem a ficar em casa!

Quem não cumpre (e vê-se as desculpas esfarrapadas), tem de ser punido pois está a colocar pessoas em risco!
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,251
4,864
Conquistas
1
  • Junho/18
Vlk disse:
Só não acho é que neste momento isso tenha tido consequências negativas para o resto mundo (para eles próprios é claro que teve). E isto para mim é irracional. E este aspecto comportamental de procura de culpados é cada vez mais visível no sentido em que à medida que o problema aumenta do lado de cá mais aumenta essa demanda, cada vez há mais atribuição de culpas aos chineses, quando racionalmente elas já se teriam diluído com as nossas (ocidentais) próprias culpas durante este tempo. E não só, a irracionalidade de não assumirmos a dificuldade e tarefa verdadeiramente hercúlea que é gerir uma pandemia.
Uma coisa que eu concordo é que nada disto foi intencional por parte da China.

Outra coisa que eu também sou capaz de concordar (pelo menos em parte) é que parte da vontade em culpar somente a China, deve-se a uma tendência a desviar atenções sobre debilidades na forma como certos países preveniram e/ou estão a gerir a situação.

Mas algo que eu acho surreal é defender que a China não tem responsabilidade pelo que está a acontecer a nível global.

Para mim é aritmética simples, os primeiros casos conhecidos são do inicio de Novembro (isso é oficial) e a China só entra em quarentena total já no fim de Janeiro, ou seja, há uma diferença de mais de 2 meses entre uma coisa e outra.

E o que aconteceu nesse período de tempo ?

Fizeram de tudo para minimizar a situação inclusive fornecer informação falsa a entidades internacionais.

Só quem é muito ingénuo é que pode achar que os números oficiais da China tanto de infectados como de óbitos são minimamente reais, repito são mais de 2 meses entre os primeiros casos conhecidos e a quarentena, e isto numa das zonas de maior densidade populacional do mundo que não é propriamente conhecida pelas suas condições higiénicas, e ainda por cima com festividades pelo meio ao nível do novo ano chinês.

Alguém acredita que com os números reais da infecção e dos óbitos os paises ocidentais teriam sido tão complacentes em adoptar medidas drásticas ?

Tenho quase a certeza que teriam adoptado algumas medidas bem mais cedo, a começar por controlar as rotas aéreas e a situação nunca teria chegado ao que chegou, teriam tido tempo para adoptar estratégias que tanto ao nível médico como na forma de minimizar a quebra económica, teriam sido fundamentais para isto não ter atingido estas proporções.
 

Absolution

Tribuna Presidencial
2 Julho 2018
8,414
18,913
Jules Winnfield disse:
Porque é que um florista pode estar aberto ao público e uma loja de sapatos ou roupa não? Depois passam na TV como se não fosse nada com eles!!

Existe muita gente que não tem noção do estado de emergência, do que não pode fazer!

Estar numa atitude pedagógica já na 3a semana não ajuda a conter a propagação. A atitude deveria ser passar muitas para ver se a CS passa a informação e as pessoas passem a ficar em casa!

Quem não cumpre (e vê-se as desculpas esfarrapadas), tem de ser punido pois está a colocar pessoas em risco!
Num funeral levas um ramo de flores ou uma caixa de sapatos?

Prioridades!
 

Ric_Sousa

Bancada central
9 Março 2012
1,514
71
39
Oliveira de Azeméis
JDdRP disse:
Responder? Mas eu não te fiz só perguntas? Para quê responder para alguém que tem tantas certezas?

A regra básica é os intervenientes não estarem infetados? Então porque é que nos pediram a todos para estar em casa? Porque não pediram apenas às pessoas que estão infetadas?

Qual é o plano para os Jogos Olímpicos? Qual é o plano para os torneios de ténis? Qual é o plano para os festivais de música? O que esses intervenientes são menos ou mais do que jogadores de futebol?

Os clubes são mais ou menos do que outras empresas? Então todas as empresas que correm risco de estar em insolvência devem todas voltar ao ativo?

Então mas afinal já se podem trazer declarações de jogadores que recebem umas dezenas de milhares de euros por mês? E não se podem de treinadores que recebem 2 milhões por ano?

E pela terceira vez, o que é suposto a FIFA fazer a 2,5 mil milhões de euros que tem na sua reserva? Não gostariam os restaurantes de poder ter uma reserva assim tão generosa também? Ou as empresas de metalomecânica?
1º Sim, responder. Continuo por exemplo à espera de saber a diferença entre trabalhar num jogo de futebol e na empresa de componentes auto aberta, do meu amigo. Sendo que uma está aberta... a outra actividade estaria "aberta" daqui a 2 meses

2º Primeiro não pediram a todas para ficarem em casa todo o dia. Que eu saiba ainda há milhões que saem para trabalhar, para manter o futuro do país. Tirando isso:
- a população não está testada (ao contrário do que estariam os jogadores, com teste e quarentena)
- não sei se sabes mas o objectivo é mesmo no curto-prazo que as pessoas imunes saiam de casa... quando essa mesma imunidade for testada


JO? lol. não sei se sabes mas esse evento não é a profissão dos atletas intervenientes. Cada um tem o seu clube, patrocínio, actividade durante os 4 anos. Os JO são sim a exposição do seu trabalho. Poucos atletas ficarão no desemprego por serem adiados. Além de que, lá está... serão adiados mas vão acontecer na mesma, pois não interfere nos próximos, em 2024
O mesmo se aplica ao Euro 2020. De uma modalidade chamada futebol

Torneios de ténis? Lá está... torneio. Possibilidade de cachet para os atletas. Não actividade empresarial deles durante todo o ano. No entanto não vejo problema nenhum em se realizarem à porta-fechada. Ainda é mais pacífico que no futebol, lol

Festivais de verão? É um trabalho de ano inteiro/dependência para bem menos pessoas que no futebol. A diferença é que numa das actividades há possibilidade de continuar a laborar (logo deve-se fazer os possíveis para tal)... a outra não. Também não sugiro que se realizem viagens de avião sem passageiros... porque não é exequível. Se tivesse alguma ideia para isso... também daria

3º lá está! Finalmente! O o futebol é como uma empresa. Se a empresa acha que precisa de continuar a laborar para garantir a subsistência, e conseguir dar condições de segurança aos trabalhadores (minimizando o risco de contágio durante o funcionamento), força!

4º o que é suposto a FIFA fazer com as suas reservas? Se metade dos clubes profissionais do mundo entrarem em insolvência, a juntar ao ainda maior futebol não-profissional,... vão servir de muito...
Pode sim ajudar. Mas se a actividade se conseguir manter minimamente... a ajuda servirá muito mais
Já para não falar que não vi essa questão das reservas da FIFA levantada quando era preciso ajudar muito mais durante décadas o futebol de países africanos e outros de "3º mundo". Parece aquele pessoal que se estava a marimbar para os velhotes esquecidos nos lares que morriam por gripes, infecções, outras questões indirectamente ligadas ao abandono dos mais próximos... e agora cada morte é uma indignação





 

CubaLibre

Bancada lateral
10 Junho 2019
995
1
dragao86 disse:
Muito boa esta agora na CMTV...  uma estudante (de medicina, supostamente) parada pela GNR com a desculpa para andar de carro "vou só buscar os livros a casa com o meu namorado para estudar para os exames em Novembro". 😂

Porra...
Ia estudar anatomia qual é o problema?? .......
 

D10s

Tribuna
21 Novembro 2013
3,781
3,356
dragao86 disse:
Muito boa esta agora na CMTV...  uma estudante (de medicina, supostamente) parada pela GNR com a desculpa para andar de carro "vou só buscar os livros a casa com o meu namorado para estudar para os exames em Novembro".

Porra...
Para o exame de especialidade, ha quem comece 1 ano antes. Por isso não é assim tão descabido.
 
J

JDdRP

Guest
Ric_Sousa disse:
1º Sim, responder. Continuo por exemplo à espera de saber a diferença entre trabalhar num jogo de futebol e na empresa de componentes auto aberta, do meu amigo. Sendo que uma está aberta... a outra actividade estaria "aberta" daqui a 2 meses

2º Primeiro não pediram a todas para ficarem em casa todo o dia. Que eu saiba ainda há milhões que saem para trabalhar, para manter o futuro do país. Tirando isso:
- a população não está testada (ao contrário do que estariam os jogadores, com teste e quarentena)
- não sei se sabes mas o objectivo é mesmo no curto-prazo que as pessoas imunes saiam de casa... quando essa mesma imunidade for testada


JO? lol. não sei se sabes mas esse evento não é a profissão dos atletas intervenientes. Cada um tem o seu clube, patrocínio, actividade durante os 4 anos. Os JO são sim a exposição do seu trabalho. Poucos atletas ficarão no desemprego por serem adiados. Além de que, lá está... serão adiados mas vão acontecer na mesma, pois não interfere nos próximos, em 2024
O mesmo se aplica ao Euro 2020. De uma modalidade chamada futebol

Torneios de ténis? Lá está... torneio. Possibilidade de cachet para os atletas. Não actividade empresarial deles durante todo o ano. No entanto não vejo problema nenhum em se realizarem à porta-fechada. Ainda é mais pacífico que no futebol, lol

Festivais de verão? É um trabalho de ano inteiro/dependência para bem menos pessoas que no futebol. A diferença é que numa das actividades há possibilidade de continuar a laborar (logo deve-se fazer os possíveis para tal)... a outra não. Também não sugiro que se realizem viagens de avião sem passageiros... porque não é exequível. Se tivesse alguma ideia para isso... também daria

3º lá está! Finalmente! O o futebol é como uma empresa. Se a empresa acha que precisa de continuar a laborar para garantir a subsistência, e conseguir dar condições de segurança aos trabalhadores (minimizando o risco de contágio durante o funcionamento), força!

4º o que é suposto a FIFA fazer com as suas reservas? Se metade dos clubes profissionais do mundo entrarem em insolvência, a juntar ao ainda maior futebol não-profissional,... vão servir de muito...
Pode sim ajudar. Mas se a actividade se conseguir manter minimamente... a ajuda servirá muito mais
Já para não falar que não vi essa questão das reservas da FIFA levantada quando era preciso ajudar muito mais durante décadas o futebol de países africanos e outros de "3º mundo". Parece aquele pessoal que se estava a marimbar para os velhotes esquecidos nos lares que morriam por gripes, infecções, outras questões indirectamente ligadas ao abandono dos mais próximos... e agora cada morte é uma indignação
1) Sabes o que é um plano de contingência? Podes desenhar-me um em que a regra básica (isto é, distanciamento social) seja cumprida no futebol? Sabes que as empresas têm que ter um? Sabes que em todos eles é exigido o distanciamento social ou, quando não é possível, o uso de EPI? Sabes o que são EPIs? Então sugeres que os jogadores joguem com eles?

2) As pessoas que saem para ir trabalhar? Sabes que são exceções? Sabes que têm de cumprir regras? Sabes porque podem sair para ir trabalhar? Sabes que os sítios para onde têm de ir trabalhar têm de ter planos de contingência? Sabes o que é um plano de contingência? Sabes como fazer um em que o distanciamento social seja cumprido num jogo de futebol? A ideia é ter quem em quarentena? Só os jogadores? E os treinadores? E os tratadores de relva? E os árbitros? E os dirigentes? Os cozinheiros? Todos, de todas as equipas num mesmo hotel? Ou em hotéis diferentes? E aqueles que têm de fazer viagens de avião (por exemplo, Marítimo, Santa Clara, Nacional...)? Sabes se realmente as pessoas vão ficar imunes? Sabes que há várias estirpes de um vírus? Se, eventualmente, as pessoas ficarem imunes, sabes por quanto tempo? Quando pode vir um segunda onda do surto? Se vier a meio da competição, o que se faz com isso?

3... ou o primeiro 3) Os atletas de JO estão mais protegidos que os jogadores de futebol? É uma piada? Sabes quantos, mesmo com apoios, têm de pôr dinheiro do seu bolso para continuar a treinar? Se o ténis é mais pacífico que o futebol, então porque é que foi cancelado? É gente que não percebe nada disto e que cancelaram porque o que é bom é estar em casa? Os festivais de verão, também não podiam ser transmitidos na televisão? O que impedia que se realizassem sem público? E os cantores, como vão colocar comida na sua mesa? Não são ambos espetáculos?

4... ou segundo 3) Podes explicar-me como é que uma empresa pode "conseguir dar condições de segurança aos trabalhadores", sem que um plano de contingência contenha regras como distanciamento social? Sabes o que é um plano de contingência?

5) Clubes tipo quais? O Manchester City, o Barcelona, o Real Madrid? Aqueles que andavam a pagar e a fazer transferências de milhões de euros só comparáveis ao que um médico e um enfermeiro recebe? A que pessoas te referes que se estavam a "marimbar para os velhotes esquecidos nos lares que morriam por gripes, infecções, outras questões indirectamente ligadas ao abandono dos mais próximos... e agora cada morte é uma indignação"? Estás a referir-te a Jair Messias Bolsonaro? A Donald Trump? A Dan Patrick?
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,829
5,970
45
Lisboa
Branco disse:
Uma coisa que eu concordo é que nada disto foi intencional por parte da China.

Outra coisa que eu também sou capaz de concordar (pelo menos em parte) é que parte da vontade em culpar somente a China, deve-se a uma tendência a desviar atenções sobre debilidades na forma como certos países preveniram e/ou estão a gerir a situação.

Mas algo que eu acho surreal é defender que a China não tem responsabilidade pelo que está a acontecer a nível global.

Para mim é aritmética simples, os primeiros casos conhecidos são do inicio de Novembro (isso é oficial) e a China só entra em quarentena total já no fim de Janeiro, ou seja, há uma diferença de mais de 2 meses entre uma coisa e outra.

E o que aconteceu nesse período de tempo ?

Fizeram de tudo para minimizar a situação inclusive fornecer informação falsa a entidades internacionais.

Só quem é muito ingénuo é que pode achar que os números oficiais da China tanto de infectados como de óbitos são minimamente reais, repito são mais de 2 meses entre os primeiros casos conhecidos e a quarentena, e isto numa das zonas de maior densidade populacional do mundo que não é propriamente conhecida pelas suas condições higiénicas, e ainda por cima com festividades pelo meio ao nível do novo ano chinês.

Alguém acredita que com os números reais da infecção e dos óbitos os paises ocidentais teriam sido tão complacentes em adoptar medidas drásticas ?

Tenho quase a certeza que teriam adoptado algumas medidas bem mais cedo, a começar por controlar as rotas aéreas e a situação nunca teria chegado ao que chegou, teriam tido tempo para adoptar estratégias que tanto ao nível médico como na forma de minimizar a quebra económica, teriam sido fundamentais para isto não ter atingido estas proporções.
Toda essa argumentação cai por terra se olhares para o que aconteceu noutros países:

- Nos EUA (é só um exemplo por ser uma referência, podia ser outro qualquer) o primeiro caso é de 20 de Janeiro. Já estão em quarentena total?
Agravado do facto de em relação aos chineses terem muito mais informação disponível no dia do 1o caso.

- A taxa de mortalidade apresentada pelos chineses é muito semelhante à média mundial e é inferior à que muitos países considerados insuspeitos têm apresentado. Aliás os dados chineses tinham uma informação pertinente e muito negligenciada ainda hoje, a taxa em wuhan é muito maior do que no resto da China, ou seja nos focos em que a doença satura o sistema de saúde a situação agrava-se drasticamente.

- Realtorio do Imperial College, agora corroborado por estudos vindos de Itália. Todos os países estão a falhar por muito o número de infectados. Não é por um bocado, é por uma ou duas ordens de grandeza.

- Há países considerados insuspeitos que já declararam oficialmente que só iriam apresentar os doentes com sintomatologia grave. E outros em que mortes fora dos Hospitais não estão a ser incluídas nas estatísticas. A culpa destes não pode ser diferente da dos chineses.

- Acresce a tudo isto o facto de não estares a incluir aqui o tempo da ciência. Não percebo que se diga que eles demoraram muito tempo sem que me dêem uma estimativa para o tempo que demoraria desde a primeira infecção à caracterização real da doença num país ideal.
 

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
Vlk disse:
Toda essa argumentação cai por terra se olhares para o que aconteceu noutros países:

- Nos EUA (é só um exemplo por ser uma referência, podia ser outro qualquer) o primeiro caso é de 20 de Janeiro. Já estão em quarentena total?
Agravado do facto de em relação aos chineses terem muito mais informação disponível no dia do 1o caso.

- A taxa de mortalidade apresentada pelos chineses é muito semelhante à média mundial e é inferior à que muitos países considerados insuspeitos têm apresentado. Aliás os dados chineses tinham uma informação pertinente e muito negligenciada ainda hoje, a taxa em wuhan é muito maior do que no resto da China, ou seja nos focos em que a doença satura o sistema de saúde a situação agrava-se drasticamente.

- Realtorio do Imperial College, agora corroborado por estudos vindos de Itália. Todos os países estão a falhar por muito o número de infectados. Não é por um bocado, é por uma ou duas ordens de grandeza.

- Há países considerados insuspeitos que já declararam oficialmente que só iriam apresentar os doentes com sintomatologia grave. E outros em que mortes fora dos Hospitais não estão a ser incluídas nas estatísticas. A culpa destes não pode ser diferente da dos chineses.

- Acresce a tudo isto o facto de não estares a incluir aqui o tempo da ciência. Não percebo que se diga que eles demoraram muito tempo sem que me dêem uma estimativa para o tempo que demoraria desde a primeira infecção à caracterização real da doença num país ideal.
Pergunta muito directa.
Na tua opinião os números chineses são os únicos que eles tinham ou uma versão pública? (reformulei a pergunta inicial que tinha feito).

22 Janeiro quando entraram em lockdown, tinham 570 infectados e 17 mortos (estes número são muito underwelming para um lockdown).

https://www.worldometers.info/coronavirus/country/china/
 

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
17,906
9,420
dragao86 disse:
Muito boa esta agora na CMTV...  uma estudante (de medicina, supostamente) parada pela GNR com a desculpa para andar de carro "vou só buscar os livros a casa com o meu namorado para estudar para os exames em Novembro". 😂

Porra...
Crime de desobediência. Gozou a frente das câmaras da tv com a polícia. O exemplo deveria ter sido imposto e não foi!
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,808
25,824
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
O problema do Branco é que tem imensas certezas perante a realidade chinesa e depois, comparado com outras realidades, ou diz que é preciso esperar para se ter certeza ou então é culpa dos media que cismaram em implicar com os presidentes desse mesmo país.. É o mesmo tipo de coerência quando se analisa estes casos e outras pandemias que existem no mundo, como é o caso da obesidade, categorizada por muitos como a nova pandemia deste novo século. Mas aí as certezas ou desaparecem ou então ficam escondidas num canto qualquer da mente.
 

Dragão de Ferro

Arquibancada
21 Fevereiro 2020
197
0
Vlk disse:
Toda essa argumentação cai por terra se olhares para o que aconteceu noutros países:

- Nos EUA (é só um exemplo por ser uma referência, podia ser outro qualquer) o primeiro caso é de 20 de Janeiro. Já estão em quarentena total?
Agravado do facto de em relação aos chineses terem muito mais informação disponível no dia do 1o caso.

- A taxa de mortalidade apresentada pelos chineses é muito semelhante à média mundial e é inferior à que muitos países considerados insuspeitos têm apresentado. Aliás os dados chineses tinham uma informação pertinente e muito negligenciada ainda hoje, a taxa em wuhan é muito maior do que no resto da China, ou seja nos focos em que a doença satura o sistema de saúde a situação agrava-se drasticamente.

- Realtorio do Imperial College, agora corroborado por estudos vindos de Itália. Todos os países estão a falhar por muito o número de infectados. Não é por um bocado, é por uma ou duas ordens de grandeza.

- Há países considerados insuspeitos que já declararam oficialmente que só iriam apresentar os doentes com sintomatologia grave. E outros em que mortes fora dos Hospitais não estão a ser incluídas nas estatísticas. A culpa destes não pode ser diferente da dos chineses.

- Acresce a tudo isto o facto de não estares a incluir aqui o tempo da ciência. Não percebo que se diga que eles demoraram muito tempo sem que me dêem uma estimativa para o tempo que demoraria desde a primeira infecção à caracterização real da doença num país ideal.
Eu vou-me meter na conversa. Não tens qualquer tipo de defesa possível a favor da China quando andaram a prender os denunciantes que avisaram sobre o perigo deste novo virus e que o governo estava a abafar tudo (os rui pintos da China), quando a China andava a fornecer informação falsa à OMS (como ser um virus que se transmitia dificilmente entre humanos) que não avisou o resto dos países que era imperativo fechar fronteiras com a China. Se a China tivesse considerado os avisos dos médicos que estavam em Wuhan em vez de os prender e "desaparecem" isto teria sido muito diferente.

E mais depressa criticas a actuação dos países ocidentais que seguiam recomendações da OMS, a OMS que baseava as sua recomendações com base nos relatórios da China! E não podes basear a tua argumentação nos dados chineses  quando qualquer um de nós sabe que são bem martelados.

Como é possível argumentar que a China não tem culpa?  Eles merecem ser castigados pelo sucedido. Se chegarem a ir para a fila do desemprego se calhar já exigem responsabilidades

Ganhem juízo.
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,251
4,864
Conquistas
1
  • Junho/18
Vlk disse:
Toda essa argumentação cai por terra se olhares para o que aconteceu noutros países:

- Nos EUA (é só um exemplo por ser uma referência, podia ser outro qualquer) o primeiro caso é de 20 de Janeiro. Já estão em quarentena total?
Agravado do facto de em relação aos chineses terem muito mais informação disponível no dia do 1o caso.

- A taxa de mortalidade apresentada pelos chineses é muito semelhante à média mundial e é inferior à que muitos países considerados insuspeitos têm apresentado. Aliás os dados chineses tinham uma informação pertinente e muito negligenciada ainda hoje, a taxa em wuhan é muito maior do que no resto da China, ou seja nos focos em que a doença satura o sistema de saúde a situação agrava-se drasticamente.

- Realtorio do Imperial College, agora corroborado por estudos vindos de Itália. Todos os países estão a falhar por muito o número de infectados. Não é por um bocado, é por uma ou duas ordens de grandeza.

- Há países considerados insuspeitos que já declararam oficialmente que só iriam apresentar os doentes com sintomatologia grave. E outros em que mortes fora dos Hospitais não estão a ser incluídas nas estatísticas. A culpa destes não pode ser diferente da dos chineses.

- Acresce a tudo isto o facto de não estares a incluir aqui o tempo da ciência. Não percebo que se diga que eles demoraram muito tempo sem que me dêem uma estimativa para o tempo que demoraria desde a primeira infecção à caracterização real da doença num país ideal.
A urgência de um país em tomar medidas sérias tem uma relação directa com aquilo que estão a ver acontecer noutros países, isto porque ninguém quer rebentar com a sua economia, algo inevitável quando se faz uma quarentena prologada, agora, se for óbvio que num país onde o vírus ganha raiz este facilmente se espalha por milhões de pessoas com centenas de milhares de óbitos, é praticamente impossível que isso não leva a um endurecimento das medidas de contenção quase automático noutros países, tendo estes noção que vivem num mundo globalizado.

E esse tipo de informação estava (se estivesse interessada em a recolher) disponível depois de 2 meses dos primeiros casos, bastava testar a população em massa e acompanhar a causa dos óbitos, estamos a falar de um país que tem história recente com este tipo de situações e obrigação de os acompanhar dado o facto de ser recorrente ser o epicentro deste tipo de fenómenos, por alguma razão o tal laboratório é localizado em Wuhan, não existia ao nível dos meios dificuldade em fazer isto, houve depois dificuldade foi quando perderam o controlo da capacidade instalada para lidar com quem já estava em estado critico, mas isso foi depois de deixar durante mais de 2 meses e com festividades pelo meio (ano novo chinês) o virus se espalhar numa zona de elevada densidade populacional.

E no fundo foi por ( e isso ainda nem sequer aconteceu) não ter fornecido o retrato real do que passou dentro de portas nesses primeiros meses que a China contribuiu para a pandemia, se em Janeiro tivesse explicado o que estava a acontecer, isso forçaria todo o mundo a tomar medidas sérias muito mais cedo, mesmo que os políticos não quisessem a sociedade civil obrigaria a isso, como foram aos poucos obrigando a quem no principio se foi arrastando no resto do mundo.

Ter tomado medidas mais de 1 a 2 meses antes no ocidente poderia ter sido a diferença entre uma pequena recessão e crise médica, e uma enorme recessão e crise médica como está a acontecer, se houvesse noção do sentido de urgência poderia ter sido esse o caminho seguido.

Agora, como referes e bem a responsabilidade não é só da China, todos os países a dado momento reagiram e geriram a crise de diferentes formas, e se o resultado disso é diferente de país para país então isso tem correlação com o que se passa no mesmo, nesse sentido culpar apenas a China também será injusto e forma de desviar atenções para insuficiências locais.

 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,829
5,970
45
Lisboa
slowboy disse:
Pergunta muito directa.
Na tua opinião os números chineses são os únicos que eles tinham ou uma versão pública? (reformulei a pergunta inicial que tinha feito).

22 Janeiro quando entraram em lockdown, tinham 570 infectados e 17 mortos (estes número são muito underwelming para um lockdown).

https://www.worldometers.info/coronavirus/country/china/
Resposta muito directa esses números não representavam a verdade, por estarem a ser ocultados e por ser virtualmente impossível para qualquer país determinar esse número.

A declaração de um lock down não se baseia no número total de infectados mas na taxa de crescimento, e como viste em todos os países sem excepção há um período de latência em que o número de infectados se mantém abaixo de um certo limiar e depois um momento de explosão. A identificação desse momento é que normalmente condiciona a tomada de ações de condicionamento social. Isto não é só uma característica deste vírus, é de quase todos. Para além disso não te esqueças que foram eles que tiveram que partir pedra na formulação dos testes à infecção.

Tiveste países (os EUA são um exemplo) em que durante mais de um mês o número de casos foi residual, e provavelmente por isso se desvalorizou a tomada de ações.