Jules Winnfield disse:
Os portugueses, que até estavam a morrer menos este ano, nos dois primeiros meses, decidiram morrer mais em Março, assim como ninguém quer a coisa, morreram mais 700.... is to comparado com a média dos últimos 4 anos....
E porquê? Por que um sabetudo diz que estão todos preocupados com o Covid19 e esqueceram-se de tratar e cuidar dos outros que adoecem.
A única anormalidade são 700 seres humanos que perderam a vida. Já aqui referi que um dos bons trabalhos que a estatística faz é analisar números macro. Agora persistir em usar a estatística preditiva numa pandemia e mero exercício bolsista, com resultados cuja estatística bolsista também revela com clarividência.
Mas qual estatística macro, qual estatística preditiva? Eu fiz alguma previsão ou dei algum palpite? Se houve coisa que tenho tentado fazer é enquadrar tudo isto na realidade de uma pandemia, e por isso mesmo tenho consciência de que a maior parte dos números atirados para o ar, em jornais, televisões, redes-sociais são pura adivinhação ou devaneio ideológico (e serve para os dois lados, quem negligencia e quem exagera).
Tu é que estás a afirmar peremptoriamente que o adicional de óbitos é obrigatoriamente do covid. Já te perguntei, confirmaste que os óbitos adicionais são todos associados a pneumonias, sabes? Não sabes. Então não concluas aquilo que não pode ser concluído.
Eu não disse que o covid não trará um aumento do número de mortes considerável, nem sequer que deste aumento registado uma parte não vem do covid. Só que como gosto de ser rigoroso com números, acho absurdo dizer que os 700 a mais são covid. Simples.
PS: escusas de me continuar a tomar como alguém que menospreza esta situação, porque não sou, muito pelo contrário. Só que o resto dos problemas do mundo e principalmente de saúde, que é onde trabalho, não desapareceram, continuam todos cá e muitos deles agravados por consultas adiadas, operações adiadas, tratamentos adiados. Esta não é uma boa altura para se apanhar uma doença oncológica, nem se ter diabetes, nem se estar a recuperar de um enfarte...