Covid-19

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,887
318
O António Costa que ganhe vergonha na cara! Quer reabrir o secundário em Maio quando não faz puto ideia de quantos infectados temos verdadeiramente em Portugal, quando não faz puto ideia qual o grau de imunidade da população.

É importante que ninguém se esqueça que era o mesmo António Costa que não queria fechar as escolas no inícios em Março...

Que idiotice!

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
58
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Eclipsisboy disse:
Ou a ministra está louca, ou Espanha está  de tal forma com a corda ao pescoço que decidiu levantar as mãos a Deus e rezar...!
O problema é que isso era sabido logo no início desta crise mas pelos vistos o cenário ainda é pior,atenção que a Itália não está muito melhor e pasme-se a própria França está numa situação muito delicada.
Portugal e Grécia é que demonstram estar melhores que na crise de uma década atrás mas são economias pequenas e bastante dependentes de contextos externos favoráveis o que não é o caso longe disso.

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,887
318
https://twitter.com/drericding/status/1247872359312351232?s=21

R0 pode ser 5.7 (intervalo de confiança 3.8 - 8.9) em vez dos 3.87 sugeridos pelo Imperial College.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,702
52,428
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
D10s disse:
Como diz a minha mãe, nao sei o que o cu tem a ver com as calças com essas comparações no segundo parágrafo.

Sim o NYT e a CNN, mas não convém esquecer que tiveste o Colin Powell em plena assembleia da UN a embalançar um frasquinho como prova. Teorias da conspiração sobre a russia confirmadas por todas as agências de segurança dos USA, no envolvimento nas eleições. É isto que eu digo o sentido crítico muito forte sobre as fontes oficiais (que ta certo pk nos supostamente somos o estado) e depois muito leve para um indivíduo que faz um video no Youtube. A liberdade de expressão é um direito que tem de ser protegido a 100%, mas o que as pessoas tem de ter noção é que essa liberdade pode ter consequências também.

Olha como fez o Trump com o Bill Maher so porque ele disse que ele nao sabia se o Trump era filho de um orangotango e que ele.tinha de demonstrar o certificado de nascimento para provar que nao era, na altura dele andar a dizer que o Obama era nascido no Quênia (acabou por perder pk era uma piada, claramente).

Sent from my SM-G975F using Tapatalk
Tem tudo a ver, mas se precisas de um exemplo mais facil podes pensar na PT, Zon etc. 

Pois é as teorias da conspiração que levam a guerras e teorias da conspiração como a russia são das boas e não há problema, o zé da esquina é que é um perigo.

Eclipsisboy

UM PASSADO ÍMPAR E UM FUTURO RISONHO! 💙🤍
25 Maio 2014
32,903
49,537
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
8down disse:
Quer dizer, para parar esta m, temos de vacinar 82% da populacao?
Antes da vacina, tens que imunizar 82% da população.. o problema será arranjar uma estratégia para isso acontecer!

fjpfcp

Falar com gente Boa, fanáticos egocentricos longe
26 Março 2012
41,444
82,238
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • Deco
  • Hulk
  • Sérgio Conceição
Eclipsisboy disse:
Antes da vacina, tens que imunizar 82% da população.. o problema será arranjar uma estratégia para isso acontecer!
Estás a fazer aí alguma confusão.

Se já houvesse vacina podias aplicar imediatamente. Se chegarmos ao ponto de ter 80% de pessoas imunizadas a vacina já não é precisa porque já não há contágio relevante.

o que não quer dizer que não se possa vacinar. Mas deixa de ser imperioso.

Eclipsisboy

UM PASSADO ÍMPAR E UM FUTURO RISONHO! 💙🤍
25 Maio 2014
32,903
49,537
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
fjpfcp disse:
Estás a fazer aí alguma confusão.

Se já houvesse vacina podias aplicar imediatamente. Se chegarmos ao ponto de ter 80% de pessoas imunizadas a vacina já não é precisa porque já não há contágio relevante.

o que não quer dizer que não se possa vacinar. Mas deixa de ser imperioso.
Sim, tens razão. O que eu queria dizer é que antes de se pensar em vacina que teriamos de pensar em imunizar a população. Porque até a vacina sair ainda falta muito tempo.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,702
52,428
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Branco disse:
No global concordo contigo, a única coisa que não acho que as plataformas estejam obrigadas é a manter uma relação comercial com quem usa as mesmas, ou seja, um gajo que avança teorias da conspiração ou uma qualquer ideologia extrema não pode ter a garantia que ganha dinheiro com isso.

E obviamente existem limites, mas mesmo em países onde a liberdade à expressão está consagrada em lei já existem essas salvaguardas, é uma falsa questão argumentar que tudo é possível nos mesmos.

Creio que o que é importante salvaguardar é a questão do acesso às plataformas desde que esses limites não sejam ultrapassados, de que os logaritmos não pratiquem uma forma de censura encapotada, e de que existam regras claras sobre a utilização das mesmas para que os utilizadores não sejam castigados à posteriori por algo que não sabiam estar a fazer.

Num cenário desses o que há a fazer para combater a desinformação é fornecer boa informação, ou seja, é tratar de arranjar gente que produza bom conteúdo e que ofereça réplica a quem envereda pelas fake news.

Quanto à imprensa tradicional que também produz regularmente fake news, essa é uma questão antiga, mas a resposta aí será o mercado a funcionar, quem quiser publicar disparates vai publicar disparates como aqui faz o CM, e a mesma coisa em formato televisivo com a CMTV, penso que o que a sociedade civil tem que fazer é decidir quem merece ser levado a sério ou não, e se calhar existe em alguns casos demasiado respeito por algumas instituições só porque possuem alguma dimensão ou usam um meio de partilha de informação mais tradicional.
O teu segundo paragrafo resolve tudo, não é assim tão difícil ,  os Facebboks etc, querem vir para Portugal (por exemplo) seguem as leis e a constituição do País, e pagam os impostos como as outras empresas já agora.

Deixar nas maos destas grandes corporações direitos fundamentais é uma aberração.

https://twitter.com/RepDanCrenshaw/status/1144057944599871490

https://www.youtube.com/watch?v=q1YENAvOveE

https://www.youtube.com/watch?v=EbTXqrS9l5E

Quanto há comunicação social, parece-me mais grave que jornalistas que têm deveres e um codigo possam fazer reportagens como a da sic há umas semanas sem ninguém importar.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,973
6,580
Incrível o aumento da mortalidade na Europa este ano! Só que não.
Como é que se explica isto de implodir a economia dum país, do mundo inteiro, com base numa epidemia que nem sequer consegue provocar (excepto em Espanha e Itália) um aumento significativo da mortalidade? E isto apesar de as autoridades atribuírem ao covid-9 (indevidamente) a morte de qualquer pessoa que tenha o vírus, mesmo que além do vírus tenha dez patologias graves e 95 anos de vida. Isto é fraude científica.
Esta história do vírus cheira pior a cada dia que passa. Já não acredito em nada que venha das entidades oficiais ou da CS. Cada vez me convenço mais de que estamos simplesmente a ser manipulados, por razões políticas e económicas. 

https://www.euromomo.eu/index.html

Mais informação (a sério, vocês deviam pagar-me pelo menos uma cerveja):

In the current situation, the old and proven propaganda rule applies again: the less is known, the more is speculated. For attentive readers, however, this offers an opportunity to assess the standards and focus of different media outlets and authors.

One may ask, for example:

Who merely counts test-positive case and death figures without asking what these people actually fall ill with or die of?
    Who brings headlines such as „21-year-old football coach dies of coronavirus“ and only mentions in the last sentence that he had undiagnosed leukaemia?
    Who addresses the issue of so-called excess mortality, which is still within or even below the normal range in all countries and age groups?
    Who asks how many additional, unexpected pneumonia patients there are in intensive care units, and what their age and health profile is?
    Who verifies if the number of test-positive people is simply rising proportional to the number of tests, i.e. stays constant in percentage terms?
    Who prefers frightening pictures of viruses, protective suits and coffins rather than actual data, facts and background information?
    Who discusses the well-known problems with virus test kits in general, and the missing clinical validation of the currently used virus test kit in particular?
    Who highlights the problematic role played by the WHO in previous cases, and in this one?
    Who is trying to add a political or geopolitical spin to the current situation?
    Who is still talking about „biological weapons“, even though this scenario has long been ruled out by hardly spectacular death rates and death profiles?

https://swprs.org/corona-media-propaganda/

Grutz

Bancada central
26 Dezembro 2017
1,999
2,954
Conquistas
4
  • Deco
  • Lucho González
  • Jorge Costa
  • Hulk
Dagerman disse:
Incrível o aumento da mortalidade na Europa este ano! Só que não.
Como é que se explica isto de implodir a economia dum país, do mundo inteiro, com base numa epidemia que nem sequer consegue provocar (excepto em Espanha e Itália) um aumento significativo da mortalidade? E isto apesar de as autoridades atribuírem ao covid-9 (indevidamente) a morte de qualquer pessoa que tenha o vírus, mesmo que além do vírus tenha dez patologias graves e 95 anos de vida. Isto é fraude científica.
Esta história do vírus cheira pior a cada dia que passa. Já não acredito em nada que venha das entidades oficiais ou da CS. Cada vez me convenço mais de que estamos simplesmente a ser manipulados, por razões políticas e económicas. 

https://www.euromomo.eu/index.html

Mais informação (a sério, vocês deviam pagar-me pelo menos uma cerveja):

In the current situation, the old and proven propaganda rule applies again: the less is known, the more is speculated. For attentive readers, however, this offers an opportunity to assess the standards and focus of different media outlets and authors.

One may ask, for example:

Who merely counts test-positive case and death figures without asking what these people actually fall ill with or die of?
    Who brings headlines such as „21-year-old football coach dies of coronavirus“ and only mentions in the last sentence that he had undiagnosed leukaemia?
    Who addresses the issue of so-called excess mortality, which is still within or even below the normal range in all countries and age groups?
    Who asks how many additional, unexpected pneumonia patients there are in intensive care units, and what their age and health profile is?
    Who verifies if the number of test-positive people is simply rising proportional to the number of tests, i.e. stays constant in percentage terms?
    Who prefers frightening pictures of viruses, protective suits and coffins rather than actual data, facts and background information?
    Who discusses the well-known problems with virus test kits in general, and the missing clinical validation of the currently used virus test kit in particular?
    Who highlights the problematic role played by the WHO in previous cases, and in this one?
    Who is trying to add a political or geopolitical spin to the current situation?
    Who is still talking about „biological weapons“, even though this scenario has long been ruled out by hardly spectacular death rates and death profiles?

https://swprs.org/corona-media-propaganda/
Vou tentar ser educado para não insultar a tua inteligência. Aliás, vou pegar numa frase que citaste: the less is known, the more is speculated.

Ora, tá aí o cerne da questão, meu caro. Não se conhecia o vírus e ainda pouco se conhece, daí todo este cuidado. Sabes porque é que a mortalidade é muito mais baixa do que seria expectável? Porque, talvez, tenhas meio mundo em lockdown para evitar a propagação da doença e tens todos os esforços reunidos para salvar as pessoas em estado crítico, não é exactamente como numa gripe em que só dás valor quando a pneumonia já alastrou.

Mais, é preciso ter-se muita má fé para achar que é por questões políticas ou económicas que isto está parado. Não, está parado para salvar vidas, o máximo que der até se ter um conhecimento suficiente e uma vacina para que, num futuro ainda distante, se possa retomar a uma vida ligeiramente aproximada da realidade. Sim, porque a gripe mata pouco, também, por haver muito boa gente que toma vacina por esse mundo fora.

Outra muito engraçada, prende-se com a questão dos tais de 95 anos e 10 patologias. Ora, quem te garante que essa pessoa, com todas essas patologias, não teria sobrevivido caso não tivesse sido infectado? Caso não saibas, e existe um vídeo para explicar às crianças, este vírus não só infecta células saudáveis como confunde o sistema imunitário, que não o reconhece, a atacar as células doentes e também outras saudáveis, o que tem efeitos ainda mais nocivos. Pensa, se conseguires, que o vírus é de tal forma forte que provoca um agravamento súbito de todas essas 10 patologias que, hipoteticamente, uma pessoa de 95 anos teria.

Podia alongar-me, mas é difícil quebrar barreiras mentais aos super-homens da atualidade. Deixo-te também a seguinte informação de que a minha prima, médica, contraiu o vírus sem estar em contacto directo (que se saiba) e durante 3 dias houve uma grande preocupação relativa à saúde dela e a possibilidade de ser entubada. 27 anos e uma saúde de ferro. Como vês, isto não é uma gripe. É algo sério, não uma puta duma brincadeira política e económica.

Um bem-haja e um prato de noção.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,973
6,580
Ripas disse:
Quem está por trás deste episódio tão fascinante de Black Mirror?
Essa é a pergunta dum bilião de dólares. Não faço a mínima ideia, nem ninguém faz. Mas quando eu vejo um incêndio deflagrar à mesma hora, a meio da noite, em vários pontos da mesma floresta, posso não saber quem é o criminoso, mas pelo menos fico com a certeza de que se tratou de fogo-posto.

Agora o momento humorístico da noite:
Depois de ter expulso dez mil médicos cubanos do país, dizendo que não eram médicos mas "terroristas e guerrilheiros comunas, agora o bolsonaro quer que eles voltem para ajudar na luta contra o covid.

https://www.cmjornal.pt/mundo/detalhe/brasil-vai-chamar-medicos-cubanos-expulsos-por-bolsonaro-para-combaterem-o-coronavirus

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,973
6,580
Grutz disse:
Vou tentar ser educado para não insultar a tua inteligência. Aliás, vou pegar numa frase que citaste: the less is known, the more is speculated.

Ora, tá aí o cerne da questão, meu caro. Não se conhecia o vírus e ainda pouco se conhece, daí todo este cuidado. Sabes porque é que a mortalidade é muito mais baixa do que seria expectável? Porque, talvez, tenhas meio mundo em lockdown para evitar a propagação da doença e tens todos os esforços reunidos para salvar as pessoas em estado crítico, não é exactamente como numa gripe em que só dás valor quando a pneumonia já alastrou.

Mais, é preciso ter-se muita má fé para achar que é por questões políticas ou económicas que isto está parado. Não, está parado para salvar vidas, o máximo que der até se ter um conhecimento suficiente e uma vacina para que, num futuro ainda distante, se possa retomar a uma vida ligeiramente aproximada da realidade. Sim, porque a gripe mata pouco, também, por haver muito boa gente que toma vacina por esse mundo fora.

Outra muito engraçada, prende-se com a questão dos tais de 95 anos e 10 patologias. Ora, quem te garante que essa pessoa, com todas essas patologias, não teria sobrevivido caso não tivesse sido infectado? Caso não saibas, e existe um vídeo para explicar às crianças, este vírus não só infecta células saudáveis como confunde o sistema imunitário, que não o reconhece, a atacar as células doentes e também outras saudáveis, o que tem efeitos ainda mais nocivos. Pensa, se conseguires, que o vírus é de tal forma forte que provoca um agravamento súbito de todas essas 10 patologias que, hipoteticamente, uma pessoa de 95 anos teria.

Podia alongar-me, mas é difícil quebrar barreiras mentais aos super-homens da atualidade. Deixo-te também a seguinte informação de que a minha prima, médica, contraiu o vírus sem estar em contacto directo (que se saiba) e durante 3 dias houve uma grande preocupação relativa à saúde dela e a possibilidade de ser entubada. 27 anos e uma saúde de ferro. Como vês, isto não é uma gripe. É algo sério, não uma puta duma brincadeira política e económica.

Um bem-haja e um prato de noção.
Tu não conseguias insultar a minha inteligência nem que dedicasses a isso o resto da tua vida. O resto do teu comentário não leio, a não ser que me apresentes as tuas credenciais de virologista, microbiologista ou pneumonologista. Desculpa lá, mas os bitaites de quem se limita a seguir este problema pela CS não me interessam nada. Eu faço a minha própria investigação, todos os dias, durante horas, e tenho a gentileza (não precisas de agradecer) de ir pondo aqui algumas das coisas estranhas que vou desenterrando. Se não quiseres ler, não leias. É-me indiferente.

Grutz

Bancada central
26 Dezembro 2017
1,999
2,954
Conquistas
4
  • Deco
  • Lucho González
  • Jorge Costa
  • Hulk
Dagerman disse:
Tu não conseguias insultar a minha inteligência nem que dedicasses a isso o resto da tua vida. O resto do teu comentário não leio, a não ser que me apresentes as tuas credenciais de virologista, microbiologista ou pneumonologista. Desculpa lá, mas os bitaites de quem se limita a seguir este problema pela CS não me interessam nada. Eu faço a minha própria investigação, todos os dias, durante horas, e tenho a gentileza (não precisas de agradecer) de ir pondo aqui algumas das coisas estranhas que vou desenterrando. Se não quiseres ler, não leias. É-me indiferente.
Por isso é que és, e serás, um ignorante. Se lesses, vias que não há bitaite de virologista, microbiologista ou pneumonologista. E verias que tem um exemplo real.

A tua própria investigação consiste em blog e notícias do CM. A estupidez tá aí, na ignorância. É esperar que te infecte ou a um dos teus, aí vais abrir o caralho dos olhos. Aí vais ver os teus avós/pais/companheiro(a), ficas a tremer dos de baixo e eles vão-te dizer "Relaxa, é só manipulação política e económica. Manda-me um artigo de blog e isto já passa"

Pavão

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,589
11,410
Conquistas
7
46
  • Novembro/21
  • João Pinto
  • Jorge Costa
  • Paulinho Santos
ixnay disse:
https://twitter.com/drericding/status/1247872359312351232?s=21

R0 pode ser 5.7 (intervalo de confiança 3.8 - 8.9) em vez dos 3.87 sugeridos pelo Imperial College.
Isto muda muita coisa... Vejam que afinal o r0 é bem superior ao que inicialmente se supunha (mais uma vez reitero... Fruto de informação escondida que não nos levou aos números reais).

Atenção que eu não tenho simpatias políticas mas admito que até estamos bem de momento. Quando passei em Madrid se houve coisa que me assustou foi a tosse generalizada em todo o aeroporto... Ainda não senti esse clima de terror, de medo, de doença, cá.

Isso deve se e muito às medidas de isolamento social adoptadas.

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,734
1,105
sirmister disse:
https://twitter.com/Telegraph/status/1247807779571552261
No inicio do mês foram reportados 5 casos iguais, 5 pacientes em estado critico que se safaram.